quarta-feira, 27 de setembro de 2023

📆 *28 de Setembro de 2023 (5a Feira)*

 📆 *28 de Setembro de 2023 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUINTA-FEIRA DA XXV SEMANA DO TEMPO COMUM (Cor Verde)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. VENCESLAU / SS. LOURENÇO E COMPANHEIROS, MÁRTIRES / S. EUSTÓQUIA.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Ageu 1, 1-8* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Início da profecia de Ageu.

1No segundo ano do reinado de Dario, no sexto mês, no primeiro dia, foi dirigida a palavra do Senhor, mediante o profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote: 

2“Isto diz o Senhor dos exércitos: Este povo diz: ʽAinda não chegou o momento de edificar a casa do Senhorʼ”. 

3A palavra do Senhor foi assim dirigida, por intermédio do profeta Ageu: 4“Acaso para vós é tempo de morardes em casas revestidas de lambris, enquanto esta casa está em ruínas?

5Isto diz, agora, o Senhor dos exércitos: Considerai, com todo o coração, a conjuntura que estais passando: 

6tendes semeado muito, e colhido pouco; tende-vos alimentado, e não vos sentis satisfeitos, bebeis e não vos embriagais; estais vestidos e não vos aqueceis; quem trabalha por salário, guarda-o em saco roto. 

7Isto diz o Senhor dos exércitos: Considerai, com todo o coração, a difícil conjuntura que estais passando: 

8mas subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; ela me será aceitável, nela me glorificarei, diz o Senhor”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Ageu 1, 1-8* 

*Reflexão - “Precisamos também subir o monte”*

“Ainda não chegou o momento de edificar a casa do Senhor”. Esta é ainda hoje, como ontem, a mentalidade da maioria das pessoas no mundo. Muitos estão preocupados somente com a sua vida, com o sucesso, com a sobrevivência, com o amealhar, com o construir para si, com o divertir-se, gozar a vida, satisfazer os desejos da carne.  Poucas pessoas percebem que o tempo urge e que a casa do seu coração está em ruínas, precisando de restauração. A consequência disso tudo é que vivemos em um mundo paganizado onde as coisas que têm mais valor são justamente aquelas que mais ofendem a Deus. Refletindo com esta leitura, nós podemos, então, fazer  uma analogia entre o que o profeta Ageu aqui retrata, em relação a necessidade de reedificar o templo do Senhor, e o estado do homem que trabalha pelas “coisas que passam” e, por mais que se esforce, nunca está satisfeito.   “Tendes semeado muito e colhido pouco”, “tende-vos alimentado e não vos sentis satisfeitos.” Essa é, portanto, a conjuntura do coração do homem que não busca a Deus.  A humanidade vive em constante conflito porque procura alimento para a sua fome e bebida para a sua sede nos lugares onde não há pastagem nem água fresca. Para suprir as necessidades da nossa alma precisamos também subir o monte e buscar o que nos falta e o que sacia o nosso interior. Subir o monte, portanto, é procurar na oração, no diálogo com Deus, na Sua Palavra o alimento que nos sacia e a bebida que mata a nossa sede. É na intimidade com o Senhor que oferecemos a “madeira” para edificar a Sua morada no nosso coração.  Sozinhos, porém, nunca iremos a lugar nenhum por mais que nos esforcemos. O anseio do nosso coração de homem e de mulher só será satisfeito quando no Senhor nós colocarmos toda a atenção, o nosso afeto e o nosso ideal de vida.  - E você como se sente? Saciado (a) ou faminto (a)? Você tem paz, paciência, alegria? O que lhe está faltando?  - O que seria a madeira de que você precisa buscar para sentir-se em casa, feliz? - Você também acha que é muito cedo para edificar a casa de Deus no seu coração? - Você tem colhido alguma coisa do trabalho a que tem dedicado a sua vida? - Ele tem servido só para a sua vida aqui na terra, ou contribui para você ir ao céu também?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 149* 

🗣 *O Senhor ama seu povo de verdade.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos; com louvores do Senhor em sua boca; eis a glória para todos os seus santos.🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 149* 

*Reflexão* - “O amor de Deus por nós que somos o seu povo, nos dá garantia da vitória. Humildes são todos os que reconhecem a bondade do Senhor e, ao mesmo tempo lhe prestam honras e glória. O homem que sai de si mesmo, que se expõe, sem respeito humano, e glorifica o Senhor com danças e cânticos, é alguém que é fiel a sua origem. Viemos do céu, somos filhos do Pai e irmãos de Jesus Cristo, portanto, somos o povo de Deus por Ele amado. A Ele devemos a honra a glória e o poder.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 9, 7-9*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. *(Jo 14, 6)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 

8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado.

9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Por que queremos ver Jesus?”*

“De pouco nos adiantaria ver Jesus com os olhos da carne se O não pudéssemos ver com os da fé. Viram-no as multidões, viram-no Pilatos e Herodes, mas só uns poucos tiveram os olhos abertos pela graça para ver quem de fato Ele era. A fama de Jesus chega a Herodes (cf. Mt 14, 1s; Mc 6, 14ss; Lc 9, 7ss). — Desde que rolou no prato a cabeça do Batista, a imagem da vítima cruenta continuamente perseguia o tirano, como sói acontecer, atormentando-o qual um fantasma ou suplício invisível. Era pois de esperar que, com a rápida difusão por toda a Galileia da fama sobre a pregação e os milagres de Cristo, o infeliz tetrarca pensasse que João voltara à vida no novo Profeta, como se a sua consciência, picada de remorsos, não pudesse deixar entre os mortos aquele a quem mandara degolar. Por isso, Herodes procurava ver Jesus, a saber: com o fim de desfazer suas dúvidas e finalmente sossegar o coração, além de satisfazer a curiosidade que a notícia de tantos prodígios tinha nele despertado (cf. Lc 23, 8). Mas porque eram más as disposições com que desejava vê-lO, por isso Jesus se recusou todas as vezes que pôde a comparecer diante dele. E para compreendermos que até no desejo de ver Jesus pode haver vício e má paixão, comparemos o de hoje com o Evangelho que a Igreja nos irá proclamar amanhã. Hoje, procura o tetrarca Herodes ver Jesus; amanhã, confessá-lo-á Pedro como o Filho de Deus. Hoje, movido de curiosidade, um rei quer ver aquele de quem todos falam; amanhã, movido pela graça, um Apóstolo irá crer naquele a quem muitos vinham sem crer. Nesta diferença entre um e outro Evangelho vemos o pouco que vale ver Jesus com os olhos da carne se não o podemos ver com os da fé. Com efeito, viam as multidões de Israel os milagres de Cristo, mas porque não tinham olhos para ver, pensavam ser Ele ou João Batista ressuscitado, ou o profeta Elias, ou algum dos profetas redivivo. Mesmo diante de tantos sinais e evidências, não puderam as turbas ver o que só Pedro poderá ver amanhã, iluminado pelo Pai do céu: Tu és o Cristo de Deus (Lc 9, 20). Também o tetrarca Herodes, como muitos de nós, quer ver o Senhor, não porque cresse no que dEle se falava, mas para satisfazer a curiosidade dos olhos e para, vendo, decidir se iria crer ou não. Herodes, de fato, terá ainda a chance de ver Jesus pouco antes da Paixão, mas morrerá sem nunca ter sabido quem de fato Ele era. — Que não seja assim a nossa atitude, mas de humilde submissão à Palavra de Deus, em quem devemos crer, por ser Ele quem diz e atesta o que diz, sem dEle exigirmos sinais ou provas palpáveis. Porque mesmo que, como Tomé, tivéssemos o privilégio de contemplar a Cristo em carne visível, ainda assim precisaríamos da graça para crermos na verdade invisível que se revela no Ressuscitado: Meu Senhor e meu Deus (Jo 20, 28).” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...