segunda-feira, 4 de setembro de 2023

📆 *10 de Setembro de 2023 (Domingo)*

📆 *10 de Setembro de 2023 (Domingo)*

_ _ _ _ _ _

*DOMINGO DA XXIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde) 

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. NICOLAU DE TOLENTINO, PRESBÍTERO AGOSTINIANO / JÁDER, SÓSTENES E CÂNDIDA MENOR.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia. *(Sl 118, 137. 124)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem no Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Ezequiel 33, 7-9*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Profecia de Ezequiel.

Assim diz o Senhor: 7“Quanto a ti, filho do homem, eu te estabeleci como vigia para a casa de Israel. Logo que ouvires alguma palavra de minha boca, tu os deves advertir em meu nome. 8Se eu disser ao ímpio que ele vai morrer, e tu não lhe falares, advertindo-o a respeito de sua conduta, o ímpio vai morrer por própria culpa, mas eu te pedirei contas da sua morte. 9Mas, se advertires o ímpio a respeito de sua conduta, para que se arrependa, e ele não se arrepender, o ímpio morrerá por própria culpa, porém, tu salvarás tua vida”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura -  Ezequiel 33, 7-9*

 *Reflexão - “A nossa responsabilidade diante de Deus”* 

“Todos nós somos chamados como o profeta a ser sentinelas na vida daqueles por quem temos responsabilidade. Muitas vezes, entendemos que é bastante nos ocuparmos com a nossa caminhada espiritual e ficamos tranquilos, pois, vivemos de acordo com os mandamentos da Lei de Deus e, assim, estamos quites com a nossa obrigação. Entendemos que a nós não compete julgar o que os nossos irmãos fizerem. No entanto, a Palavra do Senhor nos adverte: “Eu te pedirei contas da morte do ímpio a quem não abristes os olhos”. Nós seremos cobrados (as) por todas as vezes em que nos omitirmos e deixarmos de lado a salvação dos nossos irmãos e irmãs. Quem ama, chama, adverte, exorta, abre os olhos e mostra os erros.  Deus nos estabeleceu como vigias para o Seu povo e somos sentinelas do reino, por isso, precisamos nos colocar à sua disposição e estar atentos (as) às necessidades do povo de Deus onde quer que estejamos. Na nossa família, no trabalho, no mundo, na comunidade, não podemos nos excluir.  Abramos, pois, os nossos olhos e estejamos prevenidos, para quando chegar a hora de prestar contas com Deus pela vida ou morte das pessoas com quem convivemos não sejamos pegos de surpresa. - Você tem tido coragem de admoestar os seus amigos quando estes erram? - Você acha que tem responsabilidade com aqueles com quem convive? – Você tem sido sentinela de Deus na sua casa?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 94*

🗣 *”Não fecheis o coração, ouvi, hoje, a voz de Deus!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras”.🗣

_ _ _ _ _

↪ *Salmo - 94*

 *Reflexão* - “Muitas vezes nós fechamos os nossos olhos e não conseguimos enxergar os prodígios do Senhor no nosso meio. Por isso, somos mal agradecidos (as) e lentos (as) em reconhecer a Sua grandeza e Seu  poder na nossa vida. O salmista nos conclama a mantermos o nosso coração aberto e grato em adoração e louvor e ajoelharmo-nos diante do nosso Deus que nos criou. Não devemos seguir o exemplo das pessoas obstinadas que rejeitam o amor de Deus quando não O reconhecem como Senhor e Salvador.”

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - Romanos 13, 8-10*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos. 

Irmãos: 8não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o próximo está cumprindo a Lei. 9De fato, os mandamentos: “Não cometerás adultério”, “Não matarás”, “Não roubarás”, “Não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento, se resumem neste: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. 10O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.

*Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Romanos 13, 8-10*

 *Reflexão - “Amar é a nossa maior responsabilidade”*

“Nesta carta São Paulo nos revela que o amor é o cumprimento perfeito da lei de Deus e que amar é a nossa maior responsabilidade. Não precisamos nos preocupar em fazer “coisas certinhas” e dentro de regras estabelecidas. Somente as nossas ações concretas de amor darão o toque para que estejamos cumprindo toda a Lei. Não matar, não roubar, não adulterar, não cobiçar, significam, amar. Quem ama não pratica estas coisas. O amor vem de Deus e Ele não quer o mal para ninguém, portanto, nós também não podemos praticar nada que seja contrário ao pensamento d’Aquele que nos motiva a amar. No entanto, para que possamos afirmar como São Paulo, que toda a Lei e os mandamentos podem se resumir em um só:  AMARÁS AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO, precisamos, primeiramente, amar a nós mesmos. Quem não ama a si mesmo não sente o Amor de Deus e, por isso, não tem motivação para amar o seu próximo. É com o amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo que nós amamos a nós mesmos e, com efeito, a todas as pessoas. - Para você o que é amar a si mesmo (a)? - Você ama a si mesmo (a)?  - Você tem cumprido a Lei de Deus? – Você acha que exortar, admoestar é também, amar?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 18, 15-20*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_O Senhor reconciliou o mundo em Cristo, confiando-nos sua Palavra; a Palavra da reconciliação, a Palavra que hoje, aqui, nos salva. *(cf. 2Cor 5, 19)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 15“Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público. 18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Corrigir sim, mas para salvar!”*

“Eu não devo chamar a atenção do próximo simplesmente para que ele seja punido ou para que eu pareça justo aos olhos dos outros. Ao narrar no Evangelho o “roteiro” da correção fraterna, Jesus ensina que as pessoas devem ser corrigidas porque as almas precisam ser salvas! Meditação. — 1. Deus quer a salvação de todos os homens. Nosso Senhor Jesus Cristo desceu dos céus para redimir pessoalmente cada ser humano, dando-lhe uma participação em sua filiação divina. Em razão disso, o chamado discurso eclesiástico, cuja leitura iniciamos no Evangelho deste domingo, deve ser compreendido a partir da “economia da salvação”, para a qual a Igreja foi instituída. O Corpo Místico de Cristo existe, antes de tudo, para levar os homens à perfeita comunhão com Deus, nutrindo-os com o alimento da Palavra e dos sacramentos. Nesse contexto, faz parte da prática da Igreja a chamada “correção fraterna”. “Se o teu irmão pecar contra ti”, explica-nos o Senhor, “vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo”. Mais do que uma resolução para relacionamentos problemáticos, o que Jesus nos propõe, aqui, é um caminho para ganhar nossos irmãos e conduzi-los à vida eterna. Dentro da comunidade cristã, portanto, as exortações não têm o propósito de simplesmente fazer justiça, como se estivéssemos cobrando uma dívida. Deve haver uma razão mais elevada e meritória, a saber: sermos “pescadores de homens”, retirando os homens do pecado em que tantas vezes e de tantas formas eles se encontram. E, a esse respeito, Santo Tomás de Aquino esclarece sobre a necessidade de se preservar a boa fama dos outros. Porque, uma vez arrependidos, eles deverão voltar ao convívio da comunidade. Se, contudo, os expomos vexatoriamente, há grande chance de perdê-los. Daí que Nosso Senhor fale, em primeiro lugar, da correção em particular como forma de acolher a pessoa transviada, motivando-a a retornar ao caminho. 2. Na primeira leitura, Deus fala ao profeta Ezequiel do dever de advertir o ímpio: “Se eu disser ao ímpio que ele vai morrer, e tu não lhe falares, advertindo-o a respeito de sua conduta, o ímpio vai morrer por própria culpa, mas eu te pedirei contas da sua morte”. Naturalmente, não podemos ser indiferentes ao erro dos outros. Contudo, o Doutor Angélico insiste, a partir da lição de Jesus, que essa correção pode ter um efeito negativo em dois casos: primeiro, quando a pessoa é obstinada e, diante de uma advertência, tende a agir com mais rebeldia; e, segundo, quando a correção, por algum motivo, pode desencadear uma perseguição à Igreja. Não havendo risco de escândalo, não é oportuno fazer uma correção imediata ante essas duas circunstâncias. Por outro lado, na ocasião de um escândalo público e notório, que esteja causando furor na comunidade, é obrigação nossa, sobretudo dos pastores, defender a integridade da verdade e debelar o erro. Em tudo isso, rege a lei suprema da Igreja: salus animarum, isto é, a “salvação das almas”. É pautada nisso que ela previne, exorta, adverte, censura e, em situações mais extremas, excomunga alguns de seus filhos, segundo o poder que Cristo mesmo lhe deu: “Tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu”. 3. A “correção fraterna” é, no fim da contas, um ato de caridade. Por ocasião da eleição do Cardeal Ratzinger ao papado, em 2005, muitos jornalistas se espantaram com a alegria dos jovens na Praça de São Pedro. A imprensa esperava que os fiéis rejeitassem aquele que, por anos, havia exercido o papel de “grande inquisidor”. Mas os bons católicos tinham, naquele dia, a certeza de que Bento XVI seria um “ministro da caridade”, justamente por ter esclarecido a verdade do Evangelho quando prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. A Igreja, quando adverte algum teólogo, atua exatamente como manda Nosso Senhor: chama-o privadamente para um colóquio, dá-lhe a oportunidade de emenda e, somente depois de muita espera e não vendo a boa vontade do sujeito, ela o pune com alguma censura mais severa. Isso pode parecer distante da nossa realidade, mas, quando falamos da salvação da alma de nossos filhos, colegas, companheiros etc., devemos agir do mesmo modo: como “pescadores de homens” que, vendo um irmão afundado no pecado, buscam salvá-lo daquela condição, a fim de garantir-lhe a vida eterna. Sejamos, pois, zelosos pela alma de nossos irmãos, sempre prontos a reconduzir o ímpio ao caminho da salvação. Oração. — Ó Deus, pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem no Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém..”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...