sexta-feira, 25 de agosto de 2023

📆 *28 de Agosto de 2023 (2a Feira)*

 📆 *28 de Agosto de 2023 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SANTO AGOSTINHO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA* (Cor Branco, Pref. Comum ou dos Pastores, Ofício da Memória)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. AGOSTINHO, BISPO DE HIPONA E DOUTOR DA IGREJA / S. HERMES, MÁRTIR / VIVIANO E JOÃO III.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

No meio da Igreja o Senhor colocou a palavra nos seus lábios; deu-lhe o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu de glória. *(Eclo 15, 5)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Renovai, ó Deus, na vossa Igreja aquele espírito com o qual cumulastes o bispo Santo Agostinho para que, repletos do mesmo espírito, só de vós tenhamos sede, fonte da verdadeira sabedoria, e só a vós busquemos, autor do amor eterno. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 Tessalonicenses 1, 1-5. 8b-10*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses. 

1Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz! 2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5Porque o nosso evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso, com toda a abundância.


Sabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 8bA vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Tessalonicenses 1, 1-5. 8b-10*

*Reflexão - “O Espírito Santo é o motor que gera em nós a energia da santidade e da justiça”*

“São Paulo e seus companheiros se congratulam com os tessalonicenses pelo testemunho de fé em Deus que estes apresentam diante da comunidade. A vivência das virtudes teologais, fé, esperança e caridade são evidenciadas e ressaltadas no elogio que São Paulo lhes faz. Assim ele também faz alusão à força do Espírito Santo que lhes impulsionou a levar o Nome de Jesus a toda parte. Assim pode acontecer com cada um de nós. O Espírito Santo é o motor que gera em nós a energia da santidade e da justiça a fim de que possamos dar verdadeiro testemunho de fé, esperança e amor. Por meio do nosso testemunho o Nome de Jesus poderá também alcançar multidões. Não precisaremos sair apregoando com palavras nem gritando nas ruas o nome de Jesus, mas apenas as nossas ações e reações concretas diante das circunstâncias da vida podem soar e ressoar em muitos corações, gerando um efeito multiplicador. Da realidade da nossa conversão podem surgir também muitas mudanças e transformações no mundo. A fé diante dos revezes da vida, a esperança, que é sinal de confiança nas promessas de Deus e o amor que desinteressadamente move as nossas atitudes com o próximo podem se constituir armas poderosas de evangelização. O mundo precisa de homens e mulheres que deem testemunho de que com Deus a vida toma outro sentido, que não viemos aqui à toa e que existe um plano de amor e felicidade para todos nós. – Você tem conseguido dar testemunho de fé, esperança e amor diante dos homens? – Você tem consciência de que o Espírito Santo é quem o torna capaz disso? – O que as pessoas dizem de você, do seu comportamento e da sua maneira de encarar a vida?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 149* 

🗣 *O Senhor ama seu povo de verdade.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em Quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 149* 

*Reflexão* - “O povo que se sente amado por Deus retribui este Amor com louvores diante da assembleia reunida. O amor de Deus no nosso coração também nos faz cantar um canto novo diante dos homens dando testemunho de alegria e, principalmente, de confiança nas Suas realizações. Quando exaltamos o Senhor diante dos homens a Sua glória se espalha na terra por meio de nós.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 23, 13-22*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. *(Jo 10, 27)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, 14nem deixais entrar aqueles que o desejam. 15Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós. 16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!’ 17Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’  19Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. 22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Orgulho e hipocrisia.”*

“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão”. No Evangelho de hoje, entrecortado de lamentações pela dureza dos fariseus e mestres da Lei: “Ai de vós”, o Senhor nos adverte contra duas coisas: a) a primeira é o pecado em que, de modo principal, incorreram esses homens; b) a segunda é um dos vícios que deste pecado decorrem por sua própria natureza. a) Pois bem, o pecado em que caíram os fariseus, valendo-lhe as duras palavras de Jesus, é a soberba, um desejo desordenado da própria excelência. Ora, a soberba, fundada em uma distorcida apreciação quer dos próprios méritos, quer dos defeitos alheios, costuma manifestar-se de quatro maneiras: 1.ª) quando pensamos ser nós, e não Deus, a fonte dos bens que possuímos: “Que é que possuis que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se o não tivesses recebido?” (1Cor 4, 7); 2.ª) quando, mesmo reconhecendo que tudo vem de Deus, pensamos tê-lo conseguido unicamente por mérito nosso: “É gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus” (Ef 2, 8); 3.ª) quando julgamos ter o que não temos ou num grau muito superior àquele em que o temos: “Dizes: ‘Sou rico, faço bons negócios, de nada necessito’, e não sabes que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu” (Ap 3, 17); 4.ª) quando desprezamos os outros, mas queremos ser tidos em alta conta: “Todo o que se exaltar será humilhado” (Lc 18, 14). É verdade que, geralmente, não somos culpados de soberba completa, como se nos colocáramos realmente acima de Deus — o que seria um pecado gravíssimo —, mas não é menos certo que, graças à nossa inclinação ao mal, cometemos com muitíssima frequência atos de soberba incompleta, que, embora não passem, em regra, de culpa venial, não deixam de ser um verdadeiro pecado, e um dos mais perigosos, por ir enraizando em nós uma tendência vinda de berço que, se não for combatida, pode tornar-se causa certa de condenação. b) Da soberba, por sua vez, nasce o vício da hipocrisia, que consiste em querer manifestar a própria excelência mascarando-a com aparências de virtude. Eis por que Jesus repreende os fariseus nestes termos: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão” (Mt 23, 17). Por carecer de uma reta apreciação de si mesmo, o soberbo não vê com justa medida nem as próprias qualidades nem pode aceitar as dos outros, que lhe parecem um acinte à sua própria grandeza. Por isso, tem necessidade de rebaixar os demais exibindo-se como superior a todos. E este vício tão pernicioso, que começa às vezes com a dissimulação de um pequeno defeito, pode crescer a tal ponto que o homem acabe perdendo a própria personalidade, encoberta sob as máscaras de uma personagem que talvez engane o mundo, mas não pode enganar a Deus: “Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes” (Tg 4, 6). Contra tão má raiz e tão podre fruto, peçamos a Deus que nos conceda a graça de nos conhecermos à luz da sua verdade. Tenhamos sempre diante dos olhos os pecados da nossa vida passada, antes de nos convertermos; consideremos francamente o variadíssimo gênero de defeitos que possuímos; reconheçamos que todos os dotes de que nos poderíamos orgulhar não são senão dons de Deus, a serem postos ao serviço dele. Tampouco nos esqueçamos de contemplar frequentemente a humildade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, “sendo de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fp 2, 6-8). E, enfim, como bons discípulos, ponhamos em prática o que nos ensina o Mestre: “Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas” (Mt 11, 29).” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (Blog: https://padrepauloricardo.org/programas/) _

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...