sexta-feira, 25 de agosto de 2023

📆 *26 de Agosto de 2023 (Sábado)*

 📆 *26 de Agosto de 2023 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÁBADO DA XX SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde – Ofício do dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

BEATO JOÃO PAULO I / S. ZEFERINO, PAPA / S. MAXIMILIANO MÁRTIR / S. ALEXANDRE / JOANA ISABEL E ISABEL RICHIER. 

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar, e contemplai a face do vosso Ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil. *(Sl 83, 10-11)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas, que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Rute 2, 1-3. 8-11; 4, 13-17*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Início do Livro de Rute. 

1Noemi tinha um parente por parte do marido, homem poderoso e muito rico, da família de Elimelec, chamado Booz. 

2Rute, a moabita, disse à sua sogra: “Permite que eu vá ao campo apanhar espigas, onde possa encontrar quem se mostre clemente para comigo”. Noemi respondeu: “Vai, minha filha”. 

3Rute foi, pois, colher espigas num campo atrás dos ceifeiros. Aconteceu que aquele era justamente o campo de Booz, parente de Elimelec. 

8E Booz disse a Rute: “Ouve, minha filha, não vás apanhar espigas em outro campo, e não te afastes daqui, mas junta-te às minhas servas. 

9Observa onde estão ceifando e vai atrás delas; pois ordenei aos meus servos que ninguém te moleste. Quando tiveres sede, vai aos cântaros e bebe da água de que bebem os meus servos”. 

10Então Rute, caindo-lhe aos pés, inclinou-se profundamente e disse: “Como pude encontrar graça a teus olhos, e te dignaste fazer caso de mim, uma mulher estrangeira?” 

11Respondeu-lhe Booz: “Contaram-me tudo o que fizeste por tua sogra, depois da morte de teu marido: como deixaste teus pais e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conhecias”,

4, 13Então Booz tomou Rute e recebeu-a como esposa. Uniu-se a ela e o Senhor concedeu-lhe a graça de conceber e dar à luz um filho. 

14As mulheres diziam a Noemi: “Bendito seja o Senhor, que não permitiu que faltasse um sucessor à tua família e quis que o seu nome se conservasse em Israel, 

15para que tenhas quem console a tua alma e te sustente na velhice, porque nasceu um menino de tua nora, que te ama e é para ti melhor que sete filhos”. 

16E Noemi tomou o menino, colocou-o no colo, e serviu-lhe de ama. 

17As vizinhas congratulavam-se com ela, dizendo: “Nasceu um filho a Noemi”, e deram-lhe o nome de Obed. Ele foi o pai de Jessé, pai de Davi.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Rute 2, 1-3. 8-11; 4, 13-17*

*Reflexão - “Deus resiste aos soberbos, diz o livro dos Provérbios.”*

“Rute reconhece a sua indigência de viúva e de imigrante numa terra que não era a dela. Essa situação não a deprime. Com muita dignidade, procura ganhar o alimento para ela e para a sogra, Noemi. Para isso, pede-lhe que a autorize a ir respigar no campo de alguém que lho permita: «Deixa-me ir respigar nos campos de alguém que queira acolher-me com bondade» (v. 2). É humilhante ter que ir respigar, por não ter o necessário para viver. É humilhante estar em situação de dependência da compaixão dos outros. Rute aceita tudo com humildade, com simplicidade. Quando Booz se interessa por ela, não se mostra orgulhosa, mas prostra-se e diz: «Porque encontrei tal bondade da tua parte, tratando-me como natural, a mim que sou uma estrangeira?» (v. 10). Reconhece que não tem qualquer direito, que nada merece. Mas, por causa dessa atitude humilde, dá consigo no verdadeiro caminho para a glória divina. Tendo-se humilhado, será exaltada, terá a honra de ser mãe, e de ter como descendente David e, finalmente, Jesus Cristo. É assim que o Antigo Testamento nos coloca no caminho da humildade, que nos permite receber os dons de Deus, com pureza de coração, e de caminhar para a plenitude da vida. «Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado», diz Jesus no evangelho (v. 12). A humildade atrai a misericórdia de Deus. A soberba afasta-a. Jesus, tão misericordioso para com os pecadores que reconhecem a sua situação, mostra-se severo para com os orgulhosos, para com aqueles que se julgam justos. Os que reconhecem o seu pecado, abrem-se ao perdão e ao amor benevolente de Deus. Para aqueles que não o reconhecem, Deus nada pode fazer. A graça não consegue penetrar na auto-suficiência dos orgulhosos, dos convencidos dos seus próprios méritos. É por isso que Jesus critica os que fazem tudo para «se tornarem notados pelos homens» (v. 5), os que gostam dos lugares de honra, dos primeiros lugares, de serem cumprimentados... «Deus resiste aos soberbos», diz o livro dos Provérbios. Então, você está praticando a humildade? Como está sua relação com Deus? Você tem parado para escutar o que Deus tem para a sua vida? Que o Espírito Santo nos ilumine sempre em nossa caminhada! Amém.” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 127* 

🗣 *Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 127* 

*Reflexão* - “Este salmo, muito cantado nas celebrações de matrimônio, retrata o desejo de Deus para que o homem e a mulher sejam felizes e tenham uma vida profícua e fecunda. Temer o Senhor significa estar atento a Sua Palavra e aos Seus ensinamentos, estar acessível à Sua vontade no dia a dia da vida e por isso, receber a bênção para o trabalho, para o  lar e para filhos.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 23, 1-12*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Vós tendes um só Pai, que está no céu, vosso Guia é um somente, é o Messias. *(Mt 23, 9b. 10b)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: 

2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 

3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam.

4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 

5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. 

6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 

7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre.

8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 

9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 

10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 

11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve.

12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“O humilhado é sempre exaltado pela sabedoria de Deus.”*

“Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado” (Mateus 23,11-12). Jesus está ensinando aos Seus discípulos e a nós também, nos dias de hoje, a termos cuidado com os mestres da Lei e com os fariseus e, a sobretudo, observarmos a nossa própria vida, para que não nos tornemos um mestre da Lei e um fariseu na vivência religiosa. É importante dizer que os mestres da Lei e os fariseus eram as grandes referências religiosas na época de Jesus. Os mestres da Lei eram mestres da Lei porque conheciam a Lei, porque estudavam e tinham autoridade sobre ela. Os fariseus eram aqueles que tinham uma observância estrita da Lei Divina, observavam até mais que os outros. E Jesus está nos dizendo que eles não servem de referência nem de exemplo, porque eles falam, mas não fazem; eles ensinam, mas não praticam; eles cobram dos outros, mas não cobram de si mesmos; ou seja, eles não têm autoridade. Até escutem eles, mas não façam o que eles fazem; o que eles ensinam sobre a Lei não é mentira, a Palavra de Deus é essa, mas se eles não dão exemplo, não siga o mau exemplo deles. Isto é, mais do que nunca, pertinente para os tempos em que vivemos. Quem se exalta, será humilhado pela vida, mais humilhado, inclusive, pelo julgamento de Deus. É preciso dizer que, muitas vezes, até nós, que estamos ensinando a Palavra de Deus, precisamos realmente nos revermos, porque não basta ensinar, é preciso viver o que se ensina; não basta falar, é preciso primeiro viver o que se fala, porque senão cairemos na grande contradição da vida religiosa. São religiões que muito cobram e pouco na prática vivem, são autoridades religiosas que são boas para falar, para gritar, para exigir dos outros, mas pouco exigem de si mesmas. Que a Palavra de Deus nos ensine a não sermos guias cegos, mas sermos guias da luz; e, para isso, precisamos viver na luz e na graça. A primeira coisa que precisamos aprender é não sermos grandes, é não querermos ser importantes, é não querermos ser donos da verdade porque começamos a cair em contradição quando nos sentimos senhores do bem e do mal. Quando pegamos para nós a autoridade da verdade, achamos que sabemos tudo, que podemos tudo, que só passa pelo meu critério, que só a minha verdade é a verdade. Cuidado! Aquele que se sente grande, se torne menor; aquele que acha que sabe tudo, procure ser aquele que mais deve aprender. A grande lição da vida é sabermos aprender, inclusive, com os pequenos. Quem se exalta, será humilhado pela vida, mais humilhado, inclusive, pelo julgamento de Deus. Procure humilhar o próprio coração, a própria sabedoria e a própria razão que se sente maior do que todos, porque quem se humilha será sempre exaltado pela sabedoria de Deus. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova: https://www.cancaonova.com/homilia-capa/o-humilhado-e-sempre-exaltado-pela-sabedoria-de-deus/)_

*_Outros Comentários: http://www.dehonianos.org/portal/# com adaptações e, Salmo, Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...