segunda-feira, 14 de agosto de 2023

📆 *21 de Agosto de 2023 (2a Feira)*

 📆 *21 de Agosto de 2023 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÃO PIO X, PAPA, MEMÓRIA* (Cor Branco, Pref. Comum ou dos Pastores - Of. da Memória) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. PIO X, PAPA / CIRÍACA E HUMBELINA. 

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

O Senhor o escolheu para a plenitude do sacerdócio e, abrindo seus tesouros, o cumulou de bens. 

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que, para defender a fé católica e restaurar todas as coisas em Cristo, cumulastes o papa São Pio X de sabedoria divina e coragem apostólica, fazei-nos alcançar o prêmio eterno, dóceis às suas instruções e seus exemplos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Juízes 2, 11-19*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro dos Juízes. 

Naqueles dias, 11os filhos de Israel fizeram o que desagrada ao Senhor, servindo a deuses cananeus. 

12Abandonaram o Senhor, o Deus de seus pais, que os havia tirado do Egito, e seguiram outros deuses dos povos que em torno deles habitavam, e os adoraram, provocando assim a ira do Senhor.

13Afastaram-se do Senhor, para servir a Baal e a Astarte. 

14Por isso acendeu-se contra Israel a ira do Senhor, que os entregou nas mãos dos salteadores que os saqueavam, e os vendeu aos inimigos que habitavam nas redondezas. E eles não puderam resistir aos seus adversários. 

15Em tudo o que desejassem empreender, a mão do Senhor estava contra eles para sua desgraça, como lhes havia dito e jurado. A sua aflição era extrema.

16Então o Senhor mandou-lhes juízes, que os livrassem das mãos dos saqueadores. 

17Eles, porém, nem aos seus juízes quiseram ouvir, e continuavam a prostituir-se com outros deuses, adorando-os. Depressa se afastaram do caminho seguido por seus pais, que haviam obedecido aos mandamentos do Senhor; não procederam como eles.

18Sempre que o Senhor lhes mandava juízes, o Senhor estava com o juiz, e os livrava das mãos dos inimigos enquanto o juiz vivia, porque o Senhor se deixava comover pelos gemidos dos aflitos. 

19Mas, quando o juiz morria, voltavam a cair e portavam-se pior que seus pais, seguindo outros deuses, servindo-os e adorando-os. Não desistiram de suas obras perversas nem da sua conduta obstinada.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Juízes 2, 11-19*

*Reflexão - “Deus nos corrige e nos ampara”*

“Hoje também a nossa caminhada de povo de Deus tem as mesmas características do que foi a caminhada do povo, ontem! O homem abandona a Deus, peca, sofre as consequências, depois clama ao Senhor e Ele volta a ampará-lo. Quando abandonamos o Senhor para seguir os nossos ídolos, (criados por nós), acontece também que somos desamparados e entregues “nas mãos dos piratas”. Tudo vem como consequência. Deus usa a mesma metodologia para que soframos aflições e voltemos para Ele. Ao mesmo tempo em que somos atribulados para a nossa correção, somos também amparados e defendidos para que não fraquejemos. O amor de Deus por nós, Seu povo é maior do que qualquer sentimento de vingança, por isso, Ele está sempre mandando alguém para nos ajudar na hora da nossa aflição mesmo que tudo ocorra em decorrência do nosso pecado. Deus nos corrige e nos ampara.  O saqueador é o inimigo de Deus que se aproveita da nossa fraqueza e nos atinge. - Como você está se sentindo atualmente: nas mãos de Deus ou dos saqueadores? - O que você mais implora a Deus: para ter ou para ser? Você percebe qual é a diferença entre uma e outra coisa?“

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 105* 

🗣 *Lembrai-vos de nós ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Não quiseram suprimir aqueles povos, que o Senhor tinha mandado exterminar; misturaram-se, então, com os pagãos, e aprenderam seus costumes depravados.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Aos ídolos pagãos prestaram culto, que se tornaram armadilha para eles; pois imolaram até mesmo os próprios filhos, sacrificaram suas filhas aos demônios.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Contaminaram-se com suas próprias obras, prostituíram-se em crimes incontáveis. Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, e o Senhor abominou a sua herança.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Quantas vezes o Senhor os libertou! Eles, porém, por malvadez o provocavam. Mas o Senhor tinha piedade do seu povo, quando ouvia o seu grito na aflição.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 105* 

*Reflexão* - “Hoje também são muitas as armadilhas que estão prontas para nos apanhar. Mesmo quando nos consideramos povo de Deus, nós também nos misturamos com os pagãos e aprendemos seus costumes depravados. Mas o Senhor também tem piedade da nossa fraqueza e ouve o nosso grito na hora da aflição quando caímos. Nós sabemos que Ele é cheio de amor e por isso, devemos que Ele nos acolha, segundo o Seu amor.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 19, 16-22*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. *(Mt 5, 3)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 

17Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 

18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 

19honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”.

20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?” 

21Jesus respondeu: “Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 

22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Deus tem um sonho para nós.”*

“Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. O Evangelho de hoje nos traz o episódio do jovem rico narrado por São Mateus, graças a qual a cena ficou conhecida com esse nome, uma vez que nem Marcos nem Lucas deixam claro se se trata ou não de um jovem, enquanto Mateus, no v. 22, diz expressamente: Ao ouvir isso, o jovem se afastou com tristeza. Em grego, ele é chamado νεανίσκος, palavra aparentada com νεανίας, que significa “homem jovem” (νέος, com efeito, quer dizer “jovem” ou “novo”, daí expressões como “neófito”, “neologismo” etc.). A pergunta porém é a seguinte: ele era “jovem” em que sentido? Podemos, é claro, tomar a palavra em sentido literal e interpretá-la como jovem em idade que procurou Jesus para pedir um conselho; mas nada impede, e é o que se vê pelo contexto, que a interpretemos como um jovem em experiência ou maturidade espiritual, isto é, como uma alma principiante. Temos portanto uma descrição do estado espiritual em que vive o cristão no início de sua caminhada. Quem é, pois, o jovem rico? É a alma que já superou os pecados mortais, que é o ponto de partida do processo de santificação. O jovem pergunta a Cristo: O que eu devo fazer para possuir a vida eterna? Jesus responde-lhe com os dez Mandamentos, e o rapaz observa que já cumpre a Lei, o que quer dizer que ele está realmente em estado de graça, embora não tenha ainda progredido muito além disso. Aqui é importante notar o seguinte. No Antigo Testamento, almas foram salvas. No entanto, a salvação durante a antiga Lei, isto é, antes de Cristo nos dar os sacramentos, era muito mais rara e difícil. Afinal, era necessário receber uma graça especial para alcançar uma contrição perfeita, viver os Mandamentos com perseverança até o fim da vida e morrer em amizade com Deus. É fato que, antes da paixão de Nosso Senhor, houve justos do Antigo Testamento, mortos em graça e na esperança do futuro Messias, mas nenhum deles tinha entrado na glória celeste, senão que aguardavam ser glorificados no que o Credo apostólico, em tradução portuguesa, chama mansão dos mortos, isto é, no limbo dos Patriarcas. Ora, provavelmente, o jovem rico foi uma dessas almas excepcionais e agraciadas que, no Antigo Testamento, antes de o Verbo encarnado sacrificar-se na cruz pela remissão dos pecados e, pelo ministério da Igreja, dar aos homens os meios de santificação, alcançaram a salvação, ainda que nem todas tenham alcançado a santidade. Ora, se a salvação, no Antigo Testamento, já era rara, mais rara ainda era a santidade. Obediente e bem intencionado, o jovem rico seguia os Mandamentos, o que é admirável, mas achava que isso era mais do que suficiente. Eis por que se trata de um principiante, de um “bebê” em termos espirituais, que ainda não entendeu a que alturas de perfeição Deus chama os homens. Deus, com efeito, não quer apenas que deixemos de pecar. Abandonar os pecados é, sim, um passo importante, e é bem provável que o jovem rico tenha sido salvo. O evangelho de Marcos, afinal, diz claramente que Jesus, ao ouvir que ele obedecia à Lei de Deus, o olhou com amor. Ora, se Cristo a olha com amor, é porque a alma está em graça, ou seja, é grata a Deus. Apesar disso, o jovem vivia como que estagnado no amor. Faltava-lhe ser generoso, e é disso que Jesus fala neste Evangelho, provocando-o a dar mais de si. De fato, uma das maiores graças que podemos receber de Deus é que Ele nos peça mais. Se Deus não nos pedisse nada, poderia ser sinal de que Ele não se importa conosco, mas quando nos chama a dar-lhe algo, a entregar-lhe um sonho, a renunciar por Ele a algum projeto, a dizer não à nossa vontade para fazer a dele, como fez Jesus com o jovem rico, é sinal de que nos ama tanto que quer de nós voos mais altos. Deus não quer que o cristão seja a vida inteira um νεανίσκος, um “jovenzinho”, mas se torne um sábio ancião, um πρεσβύτερος, capaz de entregar-se por amor e dar passos de gigante na vida espiritual. Para isso, há que sair da preguiça, da mentalidade de “salário mínimo”, típica de quem pensa que o importante é ser salvo, e basta… Ora, se não respondermos a Deus com generosidade, pode até ser que nos salvemos, mas não teremos no céu todo o grau de glória que o Senhor quer nos dar, pois não o teremos amado tanto quanto possível. O Evangelho do jovem rico quer nos instigar e nos acordar para o sonho de santidade que Deus tem para nós. Devemos, sim, observar fielmente os Mandamentos; mas, uma vez que tivermos alcançado a graça de superar os pecados mortais, não pensemos já ter cumprido nossa missão. Somos chamados a muito mais, à generosidade. E hoje temos os meios para isso. No Antigo Testamento, para chegar à santidade não se contava com os auxílios de que dispomos hoje, a começar pelo conhecimento explícito do amor de Deus Pai, manifestado em Cristo crucificado, sem falar dos sacramentos e da Igreja, que nos conduzem à perfeição no amor. Então coragem! Sigamos o caminho de Deus com generosidade, amemos a Cristo não só obedecendo aos Mandamentos, mas dando-nos sem medida.

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...