segunda-feira, 29 de maio de 2023

📆 *30 de maio de 2023 (3a Feira)*

 📆 *30 de maio de 2023 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*TERÇA-FEIRA DA OITAVA SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde - ofício do dia)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

S. JOANA D'ARC / S. FERNANDO III / S. DIMPNA / S. PETRONILA /  BATISTA VARANO E JOSÉ MARELLO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

O Senhor se tornou o meu apoio, libertou-me da angústia e me salvou porque me ama. *(Sl 17, 19-20)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Eclesiástico 35, 1-15*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Eclesiástico.

1Aquele que guarda a lei faz muitas oferendas; 

2aquele que cumpre os preceitos oferece um sacrifício salutar. 

(3)4Aquele que mostra agradecimento, oferece flor de farinha, e o que pratica a beneficência oferece um sacrifício de louvor.

05O que agrada ao Senhor é afastar-se do mal, e o que o aplaca é deixar a injustiça. 

6Não te apresentes na presença de Deus de mãos vazias, 

7porque tudo isso se faz em virtude do preceito. 

8O sacrifício do justo enriquece o altar, o seu perfume sobe ao Altíssimo. 

9A oblação do justo é aceitável, e sua memória não cairá no esquecimento.

10Honra ao Senhor com coração generoso e não regateies as primícias que apresentares. 

11Faze todas as tuas oferendas com semblante sereno, e com alegria consagra o teu dízimo. 

12Dá a Deus segundo a doação que ele te fez, e com generosidade, conforme as tuas posses; 

13porque ele é um Deus retribuidor, e te recompensará sete vezes mais. 

14Não tentes corrompê-lo com presentes: ele não os aceita; 

15nem confies em sacrifício injusto, porque o Senhor é um juiz que não faz discriminação de pessoas.

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Eclesiástico 35, 1-15*

 *Reflexão - “Guardar a Lei do Senhor é amar”*

“A leitura nos leva a uma conclusão de que a justiça é o parâmetro para tudo quanto oferecemos a Deus. Por isso, quando nos apresentarmos diante do Senhor, devemos ter nas mãos a marca das nossas ações de amor. Diante disso devemos refletir: o que estamos oferecendo ao Senhor? Como O estamos honrando? O que nos garante que a nossa oferta seja agradável ao Senhor? Como saber se o perfume da nossa oração subiu aos céus? Ser justo é amar ao próximo com o amor que recebemos de Deus, assim sendo, guardar a Lei do Senhor é amar; cumprir os preceitos é concretizar o amor por meio das nossas ações. Agradamos ao Senhor quando as nossas boas obras nos afastam do mal que é o desamor. A melhor oração é amar, por meio dos gestos, pensamentos, palavras e obras. Tudo isso, com o amor que parte do nosso interior e nos motiva a oferecer sacrifícios de louvor com o coração aberto, simples e amoroso. Se formos olhar somente para a nossa situação de pecadores nunca conseguiremos agir assim, no entanto, pela graça que recebemos de Deus, com certeza aos poucos nós iremos adotando esta nova maneira de ser e de viver como uma oferta perene a Deus, em tudo o que realizarmos. - Você tem oferecido ao Senhor um coração amoroso com o próximo? - Você tenta se afastar das obras más para não desagradar a Deus? - A sua oração o (a) tem levado a compreender as consequências do amor?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo 49* 

🗣*”A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.”*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ “Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios!” Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ “Escuta, ó meu povo, eu vou falar; ouve, Israel, eu testemunho contra ti: Eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus! Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos.🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Imola a Deus um sacrifício de louvor e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.🗣 

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo 49* 

 *Reflexão* - “A salvação que Jesus veio nos trazer é o que nos fará proceder retamente, imolar a Deus um sacrifício de louvor e cumprir os votos que fazemos ao Altíssimo. Quando acolhemos a Jesus como nosso único Senhor e Salvador nós entramos em unidade com o Seu Espírito e assim podemos oferecer a Deus um sacrifício de louvor. O verdadeiro sacrifício é aquele que Jesus ofertou na Cruz e hoje nós celebramos juntamente com toda a Sua Igreja quando participamos da Eucaristia. Pela participação no mistério da Eucaristia nós honramos de verdade o Santo Nome de Deus.” 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 10, 28-31*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! *(Cf. Mt 11, 25)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos* 

Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 

29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 

30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. 

31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.

 *Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”A perfeição é dos generosos.”*

“Para que Deus realize em nós a obra de nossa santificação, precisamos tudo a Ele entregar, a exemplo de Cristo, que nos amou até o fim, e de seus santos, que se deixaram consumir no altar de uma perfeita generosidade. Ontem, o Senhor pedia ao jovem rico que, deixando tudo para trás, o seguisse e imitasse no caminho da perfeição; hoje, é S. Pedro quem testemunha que, como os demais Apóstolos, também ele deixou tudo para seguir a Cristo. As palavras de Pedro, porém, nada têm de queixa ou lamento. Ao contrário, elas expressam a alegria de um coração que se sabe bem encaminhado, iluminado pelas pegadas do único que é o caminho, a verdade e a vida: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Sabemos, é claro, que S. Pedro, a esta altura do ministério público de Nosso Senhor, não é ainda santo; o príncipe dos Apóstolos tem muito o que progredir, até ao ponto de, chegado o momento oportuno, provar sua fidelidade a Jesus derramando o próprio sangue. Mas o testemunho que ele nos dá hoje, em todo o caso, é fonte de grande animação para que também nós, cada um no estado a que Deus o houver chamado, assumamos nossa vocação à santidade e deixemos tudo: a perfeição que Deus quer ver realizada em nós, em efeito, exige mais do que obediência a leis; requer, fundamentalmente, generosidade, amar sem limites, abandonar com radicalidade evangélica todo espírito mundano. Que S. Teresinha do Menino Jesus, acompanhada de seu santos pais, Luís e Zélia, intercedam do céu a nosso favor e nos alcancem a graça de nos abandonarmos sem medo nos braços de Deus, deixando para trás tudo quanto não conduza a Ele, renunciando a quanto possa ofendê-lo, abraçando amorosamente o que quer que nos leve para mais perto dele.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...