sexta-feira, 19 de maio de 2023

📆 *20 de Maio de 2023 (Sábado)*

 📆 *20 de Maio de 2023 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÁBADO DA VI SEMANA DA PÁSCOA (Branco – Ofício do dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

S. BERNARDINO DE SENA, PRESBÍTERO / S. ÁUREA / COLUMBANO DE RIETI E AUSTREGÉSILO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Povo resgatado por Deus, proclamai suas maravilhas: ele vos chamou das trevas à sua luz admirável, aleluia! *(1Pd 2, 9)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, inspirai aos nossos corações a prática das boas obras para que, buscando sempre o que é melhor, vivamos constantemente o mistério pascal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 18, 23-28*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

23Paulo permaneceu algum tempo em Antioquia. Em seguida, partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos. 

24Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era homem eloquente, versado nas Escrituras.

25Fora instruído no caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João. 

26Então, ele começou a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila tomaram-no consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus.

27Como ele estava querendo passar para a Acaia, os irmãos apoiaram-no e escreveram aos discípulos para que o acolhessem bem. Pela graça de Deus, a presença de Apolo aí foi muito útil aos fiéis. 

28Com efeito, ele refutava vigorosamente os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 18, 23-28*

*Reflexão - “O conhecimento leva à convicção.”*   

“Embora sendo um ilustre desconhecido, Apolo atraiu a atenção dos discípulos de Jesus pelo entusiasmo e convicção com que falava do seu Mestre ensinando com exatidão tudo a respeito das Escrituras. Podemos, então, perceber que para ter sucesso na nossa missão evangelizadora não é necessário fazer parte de algum grupo especial, mas sim dar testemunho da verdade de Jesus Cristo. Esta verdade nós a adquirimos quando refletimos na Sua Palavra e nos deixamos mover pelo sopro do Seu Espírito Santo. Deus não dispensa a ajuda de ninguém na construção do Seu Reino aqui na terra. Por isso, Ele chama a todos que têm o coração aberto e, prepara-os, exercita-os e até os prova para que, assim como Apolo, possam ser úteis no anúncio da Palavra e na renovação da Sua Igreja. O conhecimento que adquirimos de Deus, a convicção que demonstramos ter da Sua ação em nós e por meio de nós dão subsídios para que possamos trabalhar na Sua vinha.  Deus tem necessidade de nós e das outras gerações que virão depois, por isso, precisamos também instruir àqueles que dependem da nossa assistência nos caminhos do Senhor a fim de que o trabalho do reino de Deus nunca termine. Sempre haverá alguém precisando conhecer e ter experiência com a Salvação de Jesus. – Você tem convicção quando fala em Nome de Jesus? -  Ofereça, então, os seus dons e talentos e a sua inteligência a Deus para que Ele o (a) use na edificação do Seu reino aqui na terra. – Em que você pode ajudá-Lo? - Você canta, toca, reza, é comunicativo (a), é zeloso (a), tem outros dons artísticos, é habilidoso (a), é impetuoso (a), corajoso (a), é trabalhador (a), sabe escutar, sabe silenciar, sabe consolar, sabe pedir, é um (a) líder? -  Deus precisa de si do jeito que você é! – Faça a oferta do Seu coração!”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 46* 

🗣*”O Senhor é o grande Rei de toda a terra.”*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Os chefes das nações se reuniram com o povo do Deus santo de Abraão, pois só Deus é realmente o Altíssimo, e os poderosos desta terra lhe pertencem!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 46* 

*Reflexão* - “A vida na terra não deixa de ser um mistério a ser desvendado, porém se tivermos a certeza e a convicção de que Deus é realmente o Altíssimo, o soberano que domina todo o universo nós conseguiremos vislumbrar, já aqui, as delícias do céu e poderemos cantar e bater palmas como fala o Salmo. “Só Deus é realmente o Altíssimo e os poderosos desta terra lhe pertencem!” 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 16, 23b-28*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_Saí do Pai e vim ao mundo, eu deixo o mundo e vou ao Pai. *(Jo 16, 28)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João* 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 23b“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 

24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa.

25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 

26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós,

27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 

28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”A essência da oração cristã.”*

“Em Cristo, aprendemos não só que a oração é boa e necessária, mas ainda como rezar bem: submetendo tudo à soberana e sábia vontade de Deus, nosso Pai. O Senhor nos exorta hoje a rezar ao Pai em seu nome. O Evangelho deste sábado nos serve, assim, para diferenciarmos a oração verdadeiramente cristã da oração pagã. Neste última, quem reza pretende mudar a vontade de Deus, procurando subordiná-la à satisfação dos próprios desejos ou expectativas mediante toda sorte de táticas e sortilégios (repetição mágica de palavras, fixação da mente no objeto desejado, os chamados “pensamentos positivos” ou, até mesmo, a prática de “despachos” e macumbas). Na oração cristã, ao contrário, o que pedimos sobretudo é que seja feita a vontade soberana de Deus, e não o nosso capricho pessoal: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”, ensina-nos Jesus no Pai-nosso. Aqui, porém, parece haver uma pequena contradição: se Deus tudo sabe e a sua vontade cumpre-se infalivelmente, por que Ele quer, afinal, que peçamos o cumprimento de seus desígnios? A resposta a essa aparente dificuldade encontra-se, antes de tudo, na pessoa mesma de Cristo, que, sendo Deus encarnado, não deixava nunca de rezar ao Pai celeste, a quem é igual em poder e majestade. Ora, se o próprio Senhor Jesus, Filho unigênito, se dignava rezar é porque o homem encontra na oração algo de salutífero e necessário: é para o nosso próprio bem que Deus nos manda rezar, já que é em virtude da oração que Ele determinou conceder-nos boa parte das graças da nossa salvação. Mas esta oração, para estar em sintonia com a do Coração de Cristo, deve brotar de uma alma disposta a mudar a si mesma, e não a Deus; a sujeitar-se ao que for do agrado do Pai; a deixar-se guiar por Aquele que sabe o que realmente nos convém. Que o Espírito Santo, cuja descida em Pentecostes celebraremos em poucos dias, nos outorgue hoje o dom da oração e de um coração dócil às suas divinas moções. — Ó Espírito Santo, ditai-nos os gemidos da oração!” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...