sábado, 13 de maio de 2023

📆 *14 de Maio de 2023 (Domingo)*

 📆 *14 de Maio de 2023 (Domingo)*

_ _ _ _ _ _

*DOMINGO DA VI SEMANA DA PÁSCOA* (Cor Branco, Glória, Creio, IV Semana do Saltério)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. MATIAS, APÓSTOLO / S. MIGUEL GARICOTS, PRESBÍTERO / PETRONILA DE MONCEL E MARIA DOMINGAS MAZZARELLO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Anunciai com gritos de alegria, proclamai até os extremos da terra: o Senhor libertou o seu povo, aleluia! *(Cf. Is 48, 20)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Deus todo-poderoso, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra do Cristo ressuscitado, para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que recordamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 8, 5-8. 14-17*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Ato dos Apóstolos.

Naqueles dias, 5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 

6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. 

7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 

8Era grande a alegria naquela cidade.

14Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria acolhera a Palavra de Deus, e enviaram lá Pedro e João. 

15Chegando ali, oraram pelos habitantes da Samaria, para que recebessem o Espírito Santo. 

16Porque o Espírito ainda não viera sobre nenhum deles; apenas tinham recebido o batismo em nome do Senhor Jesus. 

17Pedro e João impuseram-lhes as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 8, 5-8. 14-17*

 *Reflexão - “Era  grande a alegria por causa do Espírito Santo!”*

“Pela oração dos apóstolos, da imposição de suas mãos sobre os que acolhiam a Palavra de Deus e a abertura dos seus corações o Espírito Santo se manifestava com poder nas cidades por onde andavam. Na medida em que a Palavra de Deus ia sendo anunciada, os milagres se evidenciavam e muitas conversões aconteciam.  “Era grande a alegria naquela cidade”. A alegria é o primeiro sinal de que o Espírito Santo está se manifestando dentro de nós. Um coração repleto do Espírito Santo se alegra mesmo no meio das dificuldades e do sofrimento. É, portanto, uma alegria contagiante que não fica somente na pessoa que recebeu o dom; ela se espalha e é capaz de, despertar no coração dos outros, o desejo de também viver a mesma experiência.  O nosso testemunho de alegria é uma grande arma de evangelização. Portanto, nós também, como os apóstolos, poderemos incendiar uma cidade e até o mundo com o fogo da alegria que nos vem do Espírito. – Você sente o poder do Espírito agindo dentro do seu coração? – Você é uma pessoa que transmite a alegria do Espírito? – Ou você é uma pessoa carrancuda, séria, de semblante preocupado?  - Você tem sabido evangelizar através da sua postura, da sua espontaneidade e da sua alegria?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 65*

🗣 *Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso!”*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: “como são grandes vossas obras!🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome!” Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 65*

 *Reflexão* - “O salmista nos ensina a expressar alegria e gratidão a Deus pelos feitos que Ele tenha realizado na nossa vida. Contar as maravilhas do Senhor, revelar a todos os sentimentos que nos vêm da alma é uma maneira de aclamar a Deus e de cantar salmos ao seu nome glorioso. Não nos basta apenas o ler ou orar com o salmo. Somos chamados a testemunhar ao mundo, com a voz e com a vida para manifestar a todos “como são grandes as obras do Senhor!”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - 1 Pedro 3, 15-18* 

Caríssimos: 15Santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo, e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir.

16Fazei-o, porém, com mansidão e respeito e com boa consciência. Então, se em alguma coisa fordes difamados, ficarão com vergonha aqueles que ultrajam o vosso bom procedimento em Cristo. 

17Pois será melhor sofrer praticando o bem, se esta for a vontade de Deus, do que praticando o mal. 

18Com efeito, também Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo, pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *2a Leitura - 1 Pedro 3, 15-18*

 *Reflexão - “O modelo é Jesus Cristo.”*

“Damos provas de que estamos a serviço do amor de Deus, quando acolhemos até as pessoas que nos difamam. Por isso, nesta carta São Pedro nos ensina a acolher todas as pessoas, mesmo aquelas que nos caluniam e nos perseguem, com mansidão e respeito tendo como modelo, Jesus Cristo, o Justo que morreu pelos injustos. Assim ele nos ensina: “pois será melhor sofrer praticando o bem, se essa for a vontade de Deus, do que praticando o mal”. Isto significa que, se tivermos de sofrer que seja por uma causa justa e segundo a vontade de Deus, por uma causa nobre, na prática do bem. A vontade de Deus será sempre uma vida nova para nós, testemunhada pelas nossas ações que demonstram o nosso servir com amor.   Assim Jesus viveu e sofreu a morte, mas recebeu a nova vida pelo Espírito Santo. Portanto, é o Espírito Santo quem nos ajuda a enfrentar o sofrimento por amor, com paciência. – Como tem sido a sua reação diante dos sofrimentos e perseguições próprias do viver?  - Você tem pedido o auxílio do Espírito Santo Consolador? -  Os seus sofrimentos têm sido em vista da prática do bem ou é uma consequência dos seus atos errados?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 14, 15-21*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Eu sou o bom pastor, diz o Senhor; eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem a mim. *(Jo 10, 14)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.*

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15Se me amais, guardareis os meus mandamentos, 

16e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: 

17o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. 18Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. 

19Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. 

20Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. 

21Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Não vos deixarei órfãos.”*

“O amor é uma virtude sobrenatural, portanto, está acima de nossa natureza. Para amarmos, precisamos implorar a Deus a graça atual, a fim de que a nossa vida sobrenatural saia da inércia e realizemos verdadeiros atos de caridade. Na esteira do Evangelho do último domingo, Jesus responde à solidão de Seus discípulos com uma promessa maravilhosa: “Não vos deixarei órfãos”. Mas, como se dará isto? Antes de partirmos ao Evangelho, é preciso colocar uma verdade de fé: Quando nós somos batizados e estamos em estado de graça, Deus habita em nosso coração, a Trindade inteira. E isso é comprovado pelas palavras de Jesus. Ele não apenas fala que “o Espírito da Verdade (...) estará dentro de vós” – realidade confirmada também por São Paulo [1] –, mas, como cremos que as três pessoas divinas nunca se separam – o que, na teologia, chamamos de pericorese –, com o Espírito Santo vêm à alma o Filho e o Pai. É o que Jesus diz mais adiante: “Eu virei a vós. (...) Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós.” E ainda: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada” [2]. Enfim, “quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele”. Então, se nós permanecemos na caridade, Deus habita em nós. Mas, isso não é suficiente. Quando estamos na graça divina, é como se recebêssemos um organismo espiritual, cuja ação mais extraordinária é amar a Deus de todo o coração. No entanto, se ficamos como uma pessoa que dorme, inerte, ou como um carro parado, sem funcionar, de nada adianta. Não basta possuir a vida da graça, é preciso colocá-la em ato. E, para isto, urge pedir a Deus, na oração, uma coisa chamada “graça atual”. O amor é uma virtude sobrenatural. Portanto, ela está acima de nossa natureza. Não está em nosso poder ou em nossa capacidade amar. Para que sejamos capazes do sobrenatural, precisamos de duas coisas: um organismo espiritual – que é a vida da graça – e as graças atuais, graças que nenhum santo, sequer a Virgem Santíssima, mereceu. Para recebê-las, é preciso pedir a Deus, com humildade, confiança e perseverança: “Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto”. Portanto, cultivemos com afinco a vida de oração, conscientes de que não pedimos a Deus sozinhos, Jesus está pedindo conosco: “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...