quinta-feira, 11 de maio de 2023

📆 *12 de Maio de 2023 (6ª Feira)*

 📆 *12 de Maio de 2023 (6ª Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEXTA-FEIRA DA V SEMANA DA PÁSCOA (Branco – Ofício do dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

S. GERMANO DE CONSTANTINOPLA, BISPO / SS. NEREU E AQUILEU, MÁRTIRES / S. PANCRÁCIO / AQUILES E LEOPOLDO MANDIC.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra, aleluia *(Ap 5, 12)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Preparai, ó Deus, nossos corações para vivermos dignamente os mistérios pascais, a fim de que esta celebração realizada com alegria nos proteja por sua força inesgotável e nos comunique a salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 15, 22-31*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 

23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 

24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 

25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 

26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 

27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 

28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 

29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”

30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 

31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia.

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 15, 22-31*

 *Reflexão - “O Espírito Santo é o nosso instrutor.”*

“A comunidade dos apóstolos reunida com o Espírito Santo chegou a um consenso sobre a circuncisão. O jugo que pesava sobre os pagãos foi retirado e o Deus de amor e misericórdia revelou a sua face àquele povo, que descobriu o Nome de Jesus. O Espírito Santo é quem nos dá a garantia no discernimento dos nossos questionamentos. Tudo o que Deus quer é a felicidade do homem. Deus não quer dificultar as coisas para nós, Ele quer que sejamos felizes seguindo o Seu mandamento. O santo é feliz e vive no amor e na alegria mesmo que possa passar por sofrimento e suplício. A vida aqui na terra já nos impõe muitas dificuldades, mas nem por isso deixamos de dar testemunho do grande amor que Deus tem por nós. Precisamos estar alertas! Às vezes passamos pelas tribulações para dar ao mundo um testemunho coerente de cristão que segue os passos de Jesus. Jesus venceu a morte, nós também podemos vencê-la confiando na Sua força.  O Senhor nos escolhe hoje, como escolheu os apóstolos e discípulos para que nós possamos, guiados pelo Espírito, ajudar a abrir as portas da salvação para os pagãos. - Você quer ser santo (a)? – O que você entende por santidade? – Peça ao Espírito Santo que o (a) revele como o Pai deseja que seja a sua santidade desde já. – Você entende os momentos de dificuldades? – Em que você cresceu durante os últimos tempos de isolamento?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 56* 

🗣*”Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.”*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Meu coração está pronto, meu Deus, está pronto o meu coração! Vou cantar e tocar para vós: desperta, minh'alma, desperta! Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora!🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, dar-vos graças por entre as nações! Vosso amor é mais alto que os céus, mais que as nuvens a vossa verdade! Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, vossa glória refulja na terra!🗣 

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 56* 

 *Reflexão* - “Quando o nosso coração está pronto para louvar o Senhor, realmente, nós como o salmista, conseguimos “acordar a aurora”, pois nós começamos desde cedo a entrar em sintonia com o Senhor. O amor de Deus é mais alto que os céus, no entanto, ele se acomoda dentro do nosso coração. Por isso, o desejo da nossa alma é cantar e tocar para o Senhor com toda a alegria que existe dentro de nós, dizendo: “desperta, minha alma, desperta”!”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 15, 12-17*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou. *(Jo 15, 15b)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João* 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 

13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.

14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 

15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 

16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 

17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”O amor vem de Deus.”*

“Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. Nestas palavras, de todos tão conhecidas e por todos tão repetidas, está contida in nuce a Lei evangélica, fundada no amor a Deus e ao próximo, e a economia da graça, sem a qual é impossível cumpri-la. Porque, se bem já na Antiga Aliança havia o povo de Israel recebido de Deus o mandamento de o amar sobre todas as coisas, e uns aos outros por amor a Ele, foi só na Nova Aliança que o povo do novo Israel, que é a Igreja, passou a receber em plenitude a graça de Cristo redentor, que cria em nós um coração novo, capaz de amar com amor verdadeiramente divino, absoluto e eficaz, segundo a promessa feita pela boca de Ezequiel: “Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne” (Ez 36, 26). Erram, portanto, os que pensam que o homem pode por si só, a partir de suas meras forças naturais e contando unicamente com o exemplo de Nosso Senhor, amar a Deus como Ele quer e deve ser amado, isto é, como autor e fim da ordem não apenas natural, mas sobrenatural. A Igreja, pelo contrário, ensina e professa, em plena conformidade com as SS. Escrituras, que se a todo ato salutar é necessária a graça interna, com mais forte razão será ela necessária ao maior e mais perfeito de todos os atos salutares, que é o amor a Deus. É por isso que o Concílio de Trento anatematiza quem quer que diga “que o homem, sem a inspiração preveniente do Espírito Santo e sem o seu auxílio, pode crer, esperar e amar ou arrepender-se como convém, para obter a graça da justificação” (DH 1553), e o Concílio Arausicano II reitera: “É pois dom de Deus o amar a Deus. Foi Ele, que ama antes de ser amado, quem nos deu o poder amá-lo. Quando éramos inimigos, fomos amados, para que se nos desse o amar como amigos. Difunde pois a caridade em nossos corações o Espírito do Pai e do Filho, a quem amamos com o Pai e o Filho” (Denz. 198). Daí se entendem, por último, as conhecidas palavras de S. Agostinho: “Donde vem aos homens o amor a Deus e ao próximo, senão de Deus? Ora, se não vem de Deus, mas dos homens, venceram os pelagianos; se porém vem de Deus, vencemos os pelagianos. Tome pois assento o Apóstolo João e nos julgue esta causa. ‘Caríssimos’, diz ele, ‘amemo-nos uns aos outros’. Nestas palavras de João, começam a deblaterar os pelagianos, dizendo: ‘Por que se nos prescreve isto, senão porque temos em nós mesmos donde nos amemos uns aos outros?’, esquecendo o que diz logo em seguida o mesmo João, para confusão deles: ‘Porque o amor vem de Deus’ (Jo 4, 7). Não é de nós, portanto, que vem a caridade, mas de Deus” (De gratia et libero arbitrio XVIII 37: PL 44, 903).” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...