sexta-feira, 5 de maio de 2023

📆 *06 de Maio de 2023 (Sábado)*

  📆 *06 de Maio de 2023 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÁBADO DA IV SEMANA DA PÁSCOA* (Branco – Ofício do dia)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

SS. MARIANO E TIAGO MÁRTIRES / SÃO LÚCIO DE CIRENE / BENTA, HELIODORO E IDIBERTO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Povo resgatado por Deus, proclamai suas maravilhas: ele vos chamou das trevas à sua luz admirável, aleluia! *(1Pd 2, 9)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus eterno e todo-poderoso, fazei-nos viver sempre mais o mistério pascal para que, renovados pelo santo batismo, possamos, por vossa graça, produzir muitos frutos e chegar às alegrias da vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 13, 44-52*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus. 

45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia. 

46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que nos vamos dirigir aos pagãos. 

47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra’”.

48Os pagãos ficaram muito contentes quando ouviram isso, e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna, abraçaram a fé. 

49Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região. 

50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. 

51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. 

52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 13, 44-52*

 *Reflexão - “Em busca dos pagãos.”*

“Os apóstolos continuavam na sua missão de propagadores do Evangelho, a multidão afluía, porém, os judeus, a quem a palavra de Deus foi primeiramente anunciada enchiam-se de inveja e se opunham radicalmente à proposta de Jesus.  Com isso, eles rejeitavam a vida eterna, como diz a Palavra: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que nos vamos dirigir aos pagãos.” Os pagãos, no entanto, acolhiam a mensagem de Jesus Cristo e foi por isso, que o Evangelho chegou até nós.  Deus não faz acepção de pessoas, todos nós somos chamados à salvação: os que estão mais afastados, os mais ignorantes, os marginalizados, todos são alvo da atenção do Senhor, entretanto, nós temos a opção de aceita-la ou rejeitá-la. Quando a rejeitamos, na certa estaremos nos reconhecendo indignos da vida eterna. Quando abraçamos a fé e cremos no Senhorio de Jesus e deixamo-nos conduzir pelo vento do Espírito, nós podemos levar a salvação de Deus aos confins do universo, isto é, aonde vamos, e onde estamos. Cabe ao Espírito Santo a tarefa de convencer às pessoas a quem nós evangelizamos e, se não aceitam  a Palavra que  proclamamos, não podemos, por isso, desistir de anunciá-la. O Senhor nos recompensa com a alegria que vem da consciência do dever cumprido. – Você tem convicção de que já abraçou a fé em Jesus Cristo? – Você já se considera possuidor (a) da vida eterna? – Em que você poderá estar rejeitando Jesus e a Sua Palavra? – Você já é um (a) discípulo (a) cheio (a) de alegria e do Espírito Santo?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 97* 

🗣*”Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.”*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ “Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.”🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!🗣 

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 97* 

 *Reflexão* - “Contemplar a salvação de Deus como fala o Salmo é contemplar o próprio Filho de Deus que veio a nós em missão do Pai, falando as coisas do Pai, realizando as obras que o Pai quer realizar em nós, por isso, nós nos alegramos e exultamos cantando ao Senhor um canto novo.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 14, 7-14*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_Se guardais minha palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos. *(Jo 8, 31b-32)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João* 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 

8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”

9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Paiʼ? 

10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.

11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 

12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 

13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 

14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Cristo vive e age em nós.”*

“Cristo age sempre dentro de nós, convidando-nos a crer que Ele é um só com o Pai e a participar intimamente da vida que ambos compartilham. Ontem, perguntado por Tomé, Jesus disse ser o caminho; hoje, instado por Filipe, quer introduzir-nos na vida íntima que Ele e o Pai compartilham. “Quem me vê”, diz o Senhor, “vê também o Pai”, ou seja, quem participa de sua vida, já aqui na terra, toma parte também na vida escondida de Deus Pai lá no céu. Isso nos mostra a importância e o valor de uma vida espiritual bem cultivada. Assim como o Filho, gerado desde toda a eternidade, vive reclinado sobre o peito do Pai, assim também nós, renascidos pela água e pelo Espírito, temos de viver com a cabeça reclinada sobre o Coração de Nosso Senhor, a exemplo do discípulo amado na Última Ceia. É por este caminho, de união com Cristo, que receberemos o influxo vivificante de sua graça. Mas esta união só será possível se tivermos fé: “Crede-me”, pede Ele aos Apóstolos, senão pelas palavras, ao menos em razão das obras que o veem realizar, sobretudo em suas próprias almas. Que Jesus se digne abrir os nossos olhos para a sua presença em nossas vidas e, tocando-nos com sua graça, faça-nos crescer de fé em fé, até o dia em que, rasgado o véu, poderemos contemplá-lo a rosto descoberto.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...