sexta-feira, 28 de abril de 2023

📆 *30 de Abril de 2023 (Domingo)*

 📆 *30 de Abril de 2023 (Domingo)*

_ _ _ _ _ _

*DOMINGO DA IV SEMANA DA PÁSCOA* (Cor Branco, Glória, Creio, IV Semana do Saltério)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. PIO V, PAPA / S. QUIRINO, MÁRTIR / S. PEDRO LEVITA, DIÁCONO / LOURENÇO DE NOVARA, HILDEGARDA E SOFIA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

A terra está repleta do amor de Deus; por sua palavra foram feitos os céus, aleluia! *(Sl 32, 5-6)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 2, 14a. 36-41*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Ato dos Apóstolos.

No dia de Pentecostes, 14aPedro, de pé, no meio dos Onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 

36“Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.

37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, o que devemos fazer?”

38Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 

39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”. 

40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” 

41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 2, 14a. 36-41*

 *Reflexão - “Recado para ontem e para hoje”*

“Ainda hoje, Pedro continua falando para todos nós que tomamos consciência do nosso pecado e estamos conscientes de que somos responsáveis pelo sofrimento, paixão e morte de Jesus, na Cruz, Por isso, nós também nos perguntamos: “e agora, o que eu devo fazer?”  Para o povo de ontem e para nós, hoje, a resposta será sempre a mesma: “convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados”. Mesmo sabendo que já fomos batizados em Nome de Jesus, muitos de nós nos esquecemos da herança que recebemos, por isso vivemos na penúria e na escuridão.  No nosso Batismo nós ganhamos de presente o dom do Espírito Santo que é o nosso Auxiliador e nos ajuda a assumir uma nova vida, convertida e transformada. A conversão implica em que nos entreguemos totalmente nas asas do Espírito de Deus que é quem nos santifica dia a dia, conforme vamos caminhando, caindo, errando, porém na certeza de que a promessa de Deus é para nós e para nossos filhos. Por isso, precisamos nos apossar Dele!  A promessa do Espírito Santo é a promessa do Pai que nos chama a uma mudança radical de mentalidade e nos leva a perseverar na amizade com o Senhor e dar testemunho ao mundo de que realmente a nossa vida foi transformada. O Espírito é quem nos faz reconhecer que Jesus é o nosso Senhor e Salvador, mas principalmente que Ele é o Pastor que nos conduz e que nada nos faltará!  Jesus assumiu a nossa vida de pecado e nos livrou da morte eterna, por essa razão, não pereceremos, somos povo santo, escolhido de Deus.  – Você tem consciência do poder que recebeu no Batismo? – Qual tem sido a ação do Espírito Santo em você? – Você se sente responsável pela morte de Jesus na Cruz? – Como você tem vivido o seu Batismo, com alegria ou desconfiança?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 22*

🗣 *O Senhor é o pastor que me conduz; para as águas repousantes me encaminha.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.🗣

_ _ _ _ _ _

2 Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei; estais comigo com bastão e com cajado; eles me dão a segurança!🗣

_ _ _ _ _ _

3 Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça; o meu cálice transborda.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 22*

 *Reflexão* - “A misericórdia do Senhor é a graça maior que nós podemos desfrutar durante a nossa vida. Apesar dos homens O terem rejeitado, Jesus se entregou por nós e alcançou para nós a justiça de Deus. Jesus é a pedra que os construtores rejeitaram, mas para os que creem Nele é a pedra central do edifício do reino de Deus. Todos os dias nós podemos afirmar que “este é o dia que o Senhor fez para nós” e abraçarmos a prosperidade e a paz que vem ao nosso coração.”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - 1 Pedro 2, 20b-25* 

Leitura da Primeira Carta de São Pedro.

Caríssimos: 20bSe suportais com paciência aquilo que sofreis por ter feito o bem, isto vos torna agradáveis diante de Deus. 

21De fato, para isto fostes chamados. Também Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos. 

22Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. 

23Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça.

24Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados. 

25Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *2a Leitura - 1 Pedro 2, 20b-25*

 *Reflexão - “O mistério da dor que se transforma em amor”*

“O grande mistério da dor que se transforma em amor acontece quando nós a colocamos na Cruz de Jesus.  Por isso, São Pedro nos exorta a sofrer com Jesus, em solidariedade ao que Ele viveu na Sua Paixão e Morte. Assim fazendo as nossas dores alcançam um refrigério que só conhece as almas que assim se comprometem.  Com efeito, São Pedro nos aponta Jesus como exemplo de paciência na provação e de justiça. Jesus sofreu por amor e o Seu sacrifício foi agradável a Deus. Isto é um grande mistério de amor. Este mistério de amor também acontece conosco quando pacientemente suportamos o peso dos encargos da nossa vida, as nossas dores e sofrimentos em conformidade com a Paixão de Jesus. Assim, também nos tornamos ofertas agradáveis ao Pai que vê em nós a imagem do Seu Filho amado. Tornamo-nos discípulos da Cruz e ovelhas feridas que são resgatadas pelo pastor. O sofrimento vivido em conjunto com Jesus Cristo nos torna pessoas mais interessantes. Afinal o que pode dizer aquele (a) que nunca experimentou? – Como você tem enfrentado o sofrimento: com paciência ou com desespero? – Você se lembra de Jesus quando sofre?  - Você tem oferecido a Ele as suas angústias e tribulações? – Experimente fazê-lo.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 10, 1-10*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Eu sou o bom pastor, diz o Senhor; eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem a mim. *(Jo 10, 14)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.*

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 

2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 

3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 

4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 

5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.

6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 

7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 

8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 

9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 

10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Eu sou a porta das ovelhas.”*

“Jesus é a única porta pela qual entram os verdadeiros pastores das ovelhas. Com isso, Ele quer ensinar que “a única subida legítima rumo ao ministério do pastor é a cruz” e que só unindo-se a Ele pela caridade é possível que o sacerdote se torne um “bom pastor”. No Evangelho deste domingo, Jesus fala do “bom pastor”. Seguindo os passos de Ezequiel, que profetizou contra os maus pastores de Israel, Ele se serve de uma parábola para mostrar a diferença entre o verdadeiro pastor das ovelhas e aqueles que vêm “para roubar, matar e destruir”. O discurso de Cristo é enigmático, conforme atesta o próprio evangelista: “Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer”. Jesus começa falando de um “redil” e, mais adiante, diz ser “a porta das ovelhas”. Para entender essa afirmação, é preciso compreender que, no tempo de Cristo, os pastores de ovelhas viviam como nômades e só juntavam o seu rebanho no período do inverno. Nos redis mais simples, com portas pouco confiáveis, os pastores deitavam-se em frente à porta do aprisco, servindo eles próprios de porta para guardar as ovelhas. Por isso Jesus fala que é “a porta das ovelhas”. É claro que, com esse discurso, Jesus queria dizer algo muito mais profundo. Ele falava de outro redil, que é a Igreja, cujo pastor, Ele próprio, é responsável por conduzir o rebanho a outras pastagens. Essas, por sua vez, indicam o Céu, a morada definitiva das ovelhas. Ao falar de si mesmo como “a porta das ovelhas”, Jesus aponta para o único caminho possível de entrada neste redil: a Cruz, a passagem por Sua morte e ressurreição, a Sua Páscoa. O Papa Bento XVI, ao comentar este Evangelho, ensina: “‘Eu sou a porta’ (Jo 10, 7). É através dele que se deve entrar no serviço de pastor. Jesus põe em evidência de maneira muita clara esta condição fundamental, afirmando: ‘Quem... sobe por outro lado, é um ladrão e salteador’ (Jo 10, 1). Esta palavra, ‘sobe’ anabainei, em grego, evoca a imagem de alguém que escala um recinto para ir, ultrapassando, aonde legitimamente não poderia chegar. ‘Subir’ aqui pode-se ver também a imagem do carreirismo, da tentativa de chegar ‘ao alto’, de procurar uma posição por meio da Igreja: servir-se, não servir.” “É a imagem do homem que, através do sacerdócio, quer tornar-se importante, ser uma personagem; a imagem daquele que tem em vista a sua própria exaltação e não o humilde serviço a Jesus Cristo. No entanto, a única subida legítima rumo ao ministério do pastor é a cruz. Esta é a autêntica ascese, esta é a verdadeira porta. Não desejar tornar-se pessoalmente alguém mas, ao contrário, servir o outro, servir Cristo e, assim, através dele e com Ele, colocar-se à disposição dos homens que Ele procura, que Ele quer conduzir pelo caminho da vida. Entra-se no sacerdócio através do Sacramento e isto significa precisamente: mediante a entrega de si mesmo a Cristo, a fim de que Ele disponha de mim; a fim de que eu O sirva e siga o seu chamamento, mesmo que este venha a entrar em oposição com os meus desejos de auto-realização e estima. Entrar pela porta, que é Cristo, quer dizer conhecê-lo e amá-lo cada vez mais, para que a nossa vontade se una à sua e o nosso agir se torne um só com o seu.” “O bom pastor dá a vida por suas ovelhas”: eis o método de Cristo. Santo Tomás, ao comentar esse trecho do Evangelho, fica perplexo diante da ideia de um pastor que entrega a vida pelas ovelhas: “Em relação aos pastores terrenos, não se exige do bom pastor que se exponha à morte para defender o rebanho. Mas já que a salvação espiritual da grei tem mais importância que a vida corporal do pastor, cada pastor espiritual deve aceitar a perda de sua vida pela salvação do rebanho.” No mundo natural, a vida do pastor, de um ser humano, é muito mais valiosa que a vida da ovelha, um animal irracional. Seria descabido, portanto, que, para salvar uma ovelha, uma pessoa entregasse a sua própria vida. Mas, no mundo espiritual, a vida da “ovelha” é a vida sobrenatural, é a salvação eterna de sua alma. Por isso, vale a pena perder a vida material para conceder a vida eterna ao rebanho; vale a pena doar a própria vida para que as ovelhas “tenham vida e a tenham em abundância”. Aqui é possível ver intima associação entre o pastoreio e o sacerdócio. O sacerdote cristão não é um funcionário que trabalha para si mesmo, mas uma vítima, alguém que deve estar disposto a dar a sua vida, assim como Cristo entregou a sua na Cruz. Essa é a chave para distinguir os bons pastores, a porta pela qual eles devem entrar. Santo Tomás recorda que Jesus, ao dizer que é o pastor e a porta, fá-lo, no entanto, de modo diferente. Ele se apresenta como “o bom pastor”, no singular, mas admite a existência de outros pastores; com a palavra “porta”, porém, não há transigência: Cristo é a única porta pela qual todos devem entrar, porque somente Ele tem acesso a Deus: “Cristo disse que o pastor entra pela porta e que ele é a porta. Aqui diz ser ele o pastor; é preciso então que ele entre por si mesmo. Entra, na verdade, por si mesmo porque se manifesta a si e por si mesmo conhece o Pai. Nós, porém, entramos por ele, porque por ele somos cumulados de beatitude.” “Contudo, atenta em que nenhum outro, exceto ele, é porta, porque nenhum outro é luz verdadeira, mas apenas por participação: Não era a luz, isto é, João Batista, mas veio para dar testemunho da luz (Jo 1, 8). De Cristo, porém, diz: Era a luz verdadeira que ilumina a todo homem (Jo 1, 9). Por este motivo ninguém diz ser porta; é propriedade exclusiva de Cristo. Quanto a ser pastor, comunicou-o a outros e deu a seus membros; Pedro é pastor, os outros apóstolos foram pastores e todos os bons bispos também. Dar-vos-ei, diz a Escritura, pastores segundo meu coração (Jr 3, 15). Os prelados da Igreja, que são filhos, são todos pastores; no entanto diz no singular: eu sou o bom Pastor, para seguir a virtude da caridade. Ninguém é bom pastor, se não se tornar pela caridade um só com Cristo e membro do verdadeiro pastor.” “Ninguém é bom pastor, se não se tornar pela caridade um só com Cristo e membro do verdadeiro pastor”. Pode parecer muito óbvio este apelo, mas os padres precisam amar a Jesus. Ele deve ser a razão de seus sacrifícios apostólicos, o “combustível”, por assim dizer, de seu celibato, o fundamento de seu ministério sacerdotal. Nos últimos tempos, infelizmente, as pessoas têm querido “baratear” o sacerdócio católico. Fazem uma campanha contra o celibato, por exemplo, esquecendo-se que o sacerdócio é dar a vida, é cultivar um amor indiviso a Cristo. Urge que rezemos para que nós, Igreja do Ocidente, mantenhamos essa antiquíssima tradição do celibato eclesiástico. Que o padre seja aquele que, impelido pelo amor de Deus – “Caritas Christi urget nos” –, ame a Cristo com o coração indiviso e, por causa desse amor, dê a vida por seu rebanho. Não se ama as ovelhas pelas ovelhas, mas por amor a Jesus. E que o Senhor nos conceda a graça de muitas e santas vocações, como Ele mesmo prometeu, pela boca do profeta: “Dar-vos-ei pastores segundo meu coração”.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...