quarta-feira, 26 de abril de 2023

📆 *27 de Abril de 2023 (5ª Feira)*

 📆 *27 de Abril de 2023 (5ª Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUINTA-FEIRA DA III SEMANA DA PÁSCOA* (Cor Branco, Pf. Pascal, Of. do dia)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

S. SIMEÃO, BISPO / S. ZITA DE LUCCA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Cantemos ao Senhor, ele se cobriu de glória. O Senhor é a minha força e o meu cântico: foi para mim a salvação, aleluia! *(Ex 15, 1-2)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus eterno e onipotente, que nestes dias vos mostrais tão generoso, dai-nos sentir mais de perto o vosso amor paterno para que, libertados das trevas do erro, sigamos com firmeza a luz da verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 8, 26-40*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 26um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. 

27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém.

28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 

29Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 

30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?”

31O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém mo explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 

32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 

33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”.

34E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 

35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 

36Eles prosseguiam o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. 

37Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”

38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco. 

39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 

40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 8, 26-40*

*Reflexão - “Somos missionários do Senhor.”*

“Para cumprir as ordens do Senhor por intermédio do anjo, Felipe enfrentou o deserto, lugar de penúria, de dificuldade e de sequidão. Não questionou nem deu palpites, pois, estava consciente de que Deus o estava convocando para uma missão importante.  Assim também acontece na nossa vida, por isso, precisamos estar atentos ao chamado do Senhor! Somos Seus missionários e para obedecer às Suas ordens nós também, como Felipe, estamos sujeitos a enfrentar o deserto, lugar penoso e cheio de dificuldades. No nosso caminho também encontraremos aqueles que estão na ignorância, e precisam ser evangelizados e encontrar a verdade. Nós evangelizamos quando falamos de nós mesmos (as), da nossa mudança e transformação, de como nos sentimos alegres por causa de Jesus. Quando fazemos isso, despertamos nas outras pessoas o desejo de também conhecer a Jesus e cumprir com a missão de anunciar o Seu Nome. Portanto, evangelizar é anunciar a nossa experiência com Jesus Cristo dando testemunho da ação da Palavra de Deus na nossa vida em todos os momentos. Sair de Jerusalém é sair do templo, do Sagrado, para ir ao mundo é sair com a luz para irradiá-la nas trevas: “o caminho é deserto”. Quando nos afastamos do conforto das “coisas de Deus” na casa de Deus, em missão, nós enfrentamos as dificuldades do deserto.  Às vezes somos enviados para um ambiente hostil, e precisamos evangelizar aqueles que estão na completa ignorância das coisas de Deus e precisam encontrar a verdade. Encontrar os “ministros e administradores do tesouro do mundo” é também a nossa missão. Eles não estão no templo, eles estão no mundo, no deserto por onde andamos. “Aqui temos água. O que impede de que eu seja batizado”? Como Felipe, nós também somos chamados (as) a renovar o Batismo do Espírito Santo para aqueles (as) que estão nos desertos do mundo. – Você já foi chamado para evangelizar? – Você se considera um missionário do amor de Deus? – Você acha melhor estar somente num grupo de oração recebendo amor? – Você não se sente devedor do amor que recebe de Deus? – Você tem falado de Deus dentro da sua casa?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 65* 

🗣*Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 65* 

*Reflexão* - “É o Senhor quem dá vida à nossa vida, diz o salmista. Você já pensou nisso? A nossa vida só tem sentido se for vivida em Deus. O Senhor nos escuta quando nós elevamos para Ele a nossa voz e o nosso clamor. Ele não nos deixa a ver navios quando imploramos a Sua assistência. Por isso, podemos dizer também com o salmista: “Bendito seja o Senhor Deus que me escuta e não rejeita a minha oração e o meu clamor!”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 6, 44-51*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_Eu sou o pão vivo descido do céu, quem deste pão come, sempre há de viver. *(Jo 6, 51)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João* 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 

45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 

46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.

48Eu sou o pão da vida. 

49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 

50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 

51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Atraídos pelo Pai.”*

“Os discursos mais eloquentes, repletos das verdades eternas mais sublimes, de nada adiantam, se não rompermos a nossa surdez à Revelação interna do Pai. Na liturgia pascal desta quinta-feira, em que continuamos a leitura do capítulo sexto do Evangelho de São João, Nosso Senhor, Sabedoria Eterna, afirma: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai" (v. 44). Reveladoras do agir divino, engana-se quem pensa que essas palavras estão de alguma forma desligadas do seu contexto eucarístico, notadamente dramático e decisivo, uma vez que, ao final, narra-nos o evangelista que muitos dos discípulos do Senhor se retiraram e já não andavam mais com Ele (cf. Jo 6, 66). De fato, diante do discurso do Pão da Vida, da Carne e do Sangue de Cristo para a salvação do mundo (cf. Jo 6, 51-56), muitos dos seus ouvintes começaram a murmurar e a considerar insuportável aquele discurso (Jo 6, 41-43, 60-61). Mas, por que motivo não o aceitaram e desprezaram o Pão vivo descido do Céu? Porque se fecharam à voz do Pai que, desde dentro, no íntimo do coração, a todos ensina. "Todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim" (v. 45). Com efeito, todos quantos receberam o sopro da vida do Criador, do qual são "imagem e semelhança", têm dentro de si esse Mestre divino que convida ao conhecimento e amor do Filho Unigênito de Deus, de tal modo que o fechar-se a esse convite torna inútil qualquer discurso, escrito ou palavra externa, mesmo aquele cuja fonte é os lábios benditos do Verbo encarnado. À luz do Evangelho de hoje, portanto, devemos examinar-nos seriamente e fazer um sincero propósito de emenda. Pois a nossa surdez à Revelação interna do Pai é o que nos faz, por exemplo — ainda que em estado de graça e comungando o Santíssimo Corpo do Senhor todos os dias —, continuar apegados aos prazeres e comodidades mundanos, buscando honras e riquezas perecíveis. Rezemos, por isso, ao Senhor e Lhe peçamos, neste dia, a graça de uma autêntica vida de oração, a fim de que, recolhendo-nos frequentemente para meditar os mistérios da nossa fé, à procura da Voz interna do Pai, tenhamos a inteligência alumiada pela Luz que ilumina todo homem (cf. Jo 1, 9) e a vontade convidada à intimidade do Seu Amor. Deus abençoe você!” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...