terça-feira, 11 de abril de 2023

📆 *11 de Abril de 2023 (3a Feira)*

 📆 *11 de Abril de 2023 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*TERÇA-FEIRA NA OITAVA DA PÁSCOA* (Cor Branco, Glória Pref. da Páscoa I, Of. Próprio)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. ESTANISLAU, BISPO / S. GEMA GALGÁNI / ISAAC. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Deu-lhes a água da sabedoria, tornou-se a sua força, e não vacilam; vai exaltá-los para sempre, aleluia! (Cf. Eclo 15, 3-4)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que nos concedestes a salvação pascal, acompanhai o vosso povo com vossos dons celestes, para que, tendo conseguido a verdadeira liberdade, possa um dia alegrar-se no céu, como exulta agora na terra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Apóstolos 2, 36-41*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos. 

No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36“Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.

37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, o que devemos fazer?”

38Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 

39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”.

40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!”

41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Apóstolos 2, 36-41*

 *Reflexão - “Fomos batizados, mas ainda não nos convertemos!”8

“Os mesmos judeus que incitaram as autoridades romanas para que Jesus fosse crucificado, agora, ao ouvir as palavras de Pedro, tinham o coração aflito, reconhecendo que haviam pregado na cruz Aquele a quem Deus constituíra Senhor e Cristo. Agora, perguntavam o que deveriam fazer. Pedro, então, lhes anunciou a salvação de Jesus e o caminho que deveriam seguir para que se redimissem do erro: “convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo”. É este o conselho que nos servirá de orientação todas às vezes em que tomarmos consciência do nosso pecado e de que somos os causadores da paixão e morte de Jesus Cristo. “Convertei-vos”! Fomos batizados, no entanto, ainda não nos convertemos porque não assumimos a necessidade de mudar de vida e de postura diante de muitas situações do nosso dia a dia. Só o poder do Espírito Santo nos fará adotar uma nova atitude de vida nas coisas nas quais precisamos de conversão. O Espírito Santo que nós recebemos no Batismo nos une a Jesus Cristo, portanto, não precisamos de coisas especiais, nem extraordinárias, de testes nem de concursos, de muito estudo ou muito trabalho, mas, apenas crer que Jesus é o nosso Salvador. A promessa é para nós e nossos filhos e para todos que Deus assim chamar. Convertei-vos – Crede! Todos nós podemos acolher esta Palavra, hoje, agora e começar uma nova caminhada oferecendo ao mundo os frutos do Espírito Santo! – Você tem se apoderado das graças que recebeu no Batismo? – Você sabia que o Batismo nos afeiçoa a Jesus, por isso, seremos reconhecidos (as) pelo Pai? – Você já começou o seu processo de conversão? – Você já vive voltado (a) para Deus?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 32* 

🗣 *Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 32* 

 *Reflexão* - “O amor de Deus se reflete em nós na medida em que nos voltamos para Ele e esperamos confiantes o Seu auxílio e proteção. Deus nunca nos deixará sem resposta, se estivermos atentos (as) às Suas obras de bondade. É uma via de mão dupla: nós esperamos confiantes e o Senhor nos atende fielmente.”                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 20, 11-18*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia!_  

 _Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! *(Sl 117, 24)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.* 

Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 

12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.

13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 

14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 

15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.

16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 

17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 

18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *A Ressurreição aconteceu na história!*

”Estamos na Oitava de Páscoa. O dia santíssimo da Páscoa do Senhor é prolongado por oito dias como se fosse um único. Celebrar a Ressurreição de Jesus é celebrar a verdadeira novidade. O Papa Bento XVI, em livro a respeito de Jesus, nos recorda que, quando dizemos crer na Ressurreição de Jesus, estamos crendo num advento que não é comum na história, mas que aconteceu de fato na história. Deixe-me explicá-lo. Alguns “teólogos”, ao analisar a ressurreição de Jesus, dizem que ela é uma realidade “meta-histórica”, ou seja, além da história. Para eles, não podemos ficar presos a evidências históricas como, por exemplo, o sepulcro vazio. Esses “teólogos” — como, por exemplo, o Pe. Queiruga — chegam a dizer que, se encontrassem o cadáver de Jesus, continuariam a crer na Ressurreição, por ser uma realidade que aconteceu “fora da história”. Ora, Bento XVI diz que, se Jesus não ressuscitou de fato, isto é, se não houve um sepulcro vazio de fato, então não houve Boa-Nova, não houve Evangelho, ou seja, nada aconteceu de real e radicalmente novo; as coisas continuam como antes… Mas nós, cristãos, cremos na Ressurreição. Cremos que o sepulcro vazio é uma realidade histórica e, é claro, que Nosso Senhor, ao ressuscitar de fato, introduz a nossa existência humana na vida eterna. É claro, devemos também admitir que, num certo sentido, trata-se de uma realidade “meta-histórica”, para além da história; mas devemos ter muito cuidado ao afirmar que a Ressurreição de Cristo, para ser compreendida, deve ser pensada “fora da história humana”, na eternidade. Temos de ter muito cuidado para não esvaziar o significado do Credo cristão. Quando cremos que Jesus ressuscitou, cremos de verdade. Não é historinha nem faz-de-conta, não é metáfora nem só um símbolo. Nós cremos em Cristo Ressuscitado, e as aparições de Jesus servem para deixar isso bem claro. Jesus, quando aparece, mostra suas chagas, mostra que aquele corpo que ali está é o mesmo corpo do Crucificado. Ele faz questão de dizer a Tomé, como ouviremos no próximo domingo: “Põe tuas mãos aqui nas minhas chagas”. Ele faz questão de pedir alimento aos discípulos, a fim de comer com eles. Sim, é verdade: Jesus, ao ressuscitar, introduziu a humanidade no eterno de Deus; mas isso aconteceu porque Ele, que se encarnou historicamente e existiu historicamente, deixou um sepulcro vazio e, realmente, a novidade aconteceu. No Evangelho de hoje, quando Jesus diz a Maria Madalena: “Não me detenhas”, ou seja, “não me toques, não me segures, porque ainda não subi para o meu Pai”, Jesus não está dizendo a Maria Madalena que Ele era um fantasma etéreo sem consistência física. Nada disso. Ele está dizendo o seguinte: “Sim, eu, ressuscitado, estou entre vós, mas estou entre vós para vos levar para a meta-história”, ou seja, para a eternidade, para uma vida que não conhece ocaso.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (blogdasagradafamilia.blogspot.com) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...