sexta-feira, 28 de abril de 2023

📆 *02 de Maio de 2023 (3ª Feira)*

  📆 *02 de Maio de 2023 (3ª Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*TERÇA-FEIRA DA IV SEMANA DA PÁSCOA* (Branco – Ofício do dia)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

S. ATANÁSIO, BISPO / ZOÉ E GERMANO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

No meio da Igreja o Senhor colocou a palavra nos seus lábios; deu-lhe o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu de glória. *(Eclo 15, 5)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus eterno e todo-poderoso, que nos destes em Santo Atanásio um exímio defensor da divindade de vosso Filho, concedei-nos, por sua doutrina e proteção, crescer continuamente no vosso conhecimento e no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 11, 19-26*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 19aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estêvão, chegaram à Fenícia, à ilha de Chipre e à cidade de Antioquia, embora não pregassem a Palavra a ninguém que não fosse judeu.

20Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da cidade de Cirene, chegaram a Antioquia e começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus. 

21E a mão do Senhor estava com eles. Muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor.

22A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia. 

23Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. 

24É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor.

25Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 

26Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 11, 19-26*

 *Reflexão - “Deus dá a graça a quem permanece firme Nele.”*

“Na medida em que somos fiéis e permanecemos confiantes nas promessas do Senhor, a obra do Senhor se realiza, pois, ninguém segura o poder de Deus!  Assim, foi que a perseguição por conta da morte de Estevão fez com que os discípulos se dispersassem e se espalhassem por vários lugares chegando a outras regiões.  Deste modo, eles tiveram a oportunidade de anunciar a boa nova de Jesus em outras cidades, aos judeus e, também, aos gregos, cumprindo o mandamento de Jesus: “Ide e evangelizai”! O que visivelmente era considerado uma derrota, foi, ao contrário, um ensejo de crescimento para a Igreja de Jesus. Na nossa vida também podemos observar que a perseguição nos desacomoda, nos desinstala e nos leva a caminhar e crescer com mais firmeza. Toda dificuldade pela qual tivermos que passar será, para nós, uma ocasião favorável para que percebamos a força de Deus agindo em nós e por nosso intermédio. Com efeito, firmados na Sua palavra, podemos dar ao mundo um testemunho de vida nova, de transformação e de conversão.  A iniciativa é de Deus. Aquele (a) que está de coração aberto, Deus o (a) faz Seu instrumento. É assim que o reino cresce!  O Espírito Santo é quem nos sustenta e nos capacita! Deus dá a graça a quem permanece firme Nele. Ele tem um plano a realizar a partir da nossa compreensão para as coisas que são humanamente incompreensíveis. Precisamos perceber e avaliar se as dificuldades pelas quais estamos passando atualmente, estão sendo para nós motivo de crescimento. Deste modo, nós também poderemos nos alegrar e permanecer fiéis ao Senhor, com perseverança e de coração. - Você entende que com a graça de Deus quanto mais somos perseguidos mais oportunidade temos de crescer? – A dificuldade faz você criar mais coragem ou o (a) desestimula? – Você atualmente está passando por alguma dificuldade? – Você tem esperança de que irá crescer?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 86* 

🗣*Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filisteia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!” 🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 86* 

*Reflexão* - “O salmista exalta a terra em que nascem aqueles (as) que têm Deus como sua segurança.  Todo homem que confia no Senhor tem sua origem na cidade Santa, isto é, o monte santo que é o coração de Deus. No coração do Senhor, como num livro, estão inscritos os nomes de todos os que têm fé. A fé em Jesus nos faz ser Seus irmãos e irmãs e nos dá a unidade e comunhão com todos os que Nele confiam. O Senhor é a fonte da alegria que nos motiva a cantar e dançar alegremente os seus louvores.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 10, 22-30*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. *(Jo 10, 27)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João* 

22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 

23Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 

24Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”.

25Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 

26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 

27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 

28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.

29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 

30Eu e o Pai somos um”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Eu e o Pai somos um”*

“A verdade de que Jesus é o Filho de Deus não deve ser para nós um simples conceito teológico, mas realidade vivida e experimentada, porque Cristo mesmo, ressuscitado dentre os mortos, continua vivo e atuante. Após falar de sua humanidade, representada na figura do bom pastor, Jesus refere-se hoje à sua divindade, declarada categoricamente naquela frase tão conhecida: “Eu e o Pai somos um”. Vale a pena destacar que o contexto em que esta fala de Nosso Senhor se insere é a festa da Dedicação do Templo, uma celebração estreitamente vinculada à expectativa pela vinda do Messias de Israel. É por isso que os judeus, ao verem Jesus passear pelo Templo, no pórtico de Salomão, perguntam-lhe com insistência: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”. O Senhor, então, revela-lhes muito mais do que haviam perguntado. Ele é não só o Messias prometido, mas também o Deus que o prometera: “Eu e o Pai somos um”. Prova de que os judeus compreenderam a fundo o que Cristo lhes dizia é o modo como reagiram a estas palavras: escandalizados, “pegaram pela segunda vez em pedras para o apedrejar” (Jo 10, 31). Mas nós, que temos a graça de pertencer ao rebanho do Senhor, ouvimos as suas palavras sem escândalo e as aceitamos com fé. Sabemos que Ele não é uma pura memória histórica, petrificada em acontecimentos de dois mil anos atrás. Jesus continua vivo e ressuscitado, presente como alimento na SS. Eucaristia e atuante por meio de sua graça. E quanto mais nos abrimos à sua ação santificante, mais cresce a nossa fé e, portanto, a nossa capacidade de perceber a verdade, viva e pulsante, daquelas palavras: “Eu e o Pai somos um”. Que o Senhor as faça lançar raízes mais profundas em nossos corações e tornar-se, mais do que um conceito teológico distante e indiferente, realidade experimentada, vivida, saboreada e, sobretudo, amada com todo o nosso ser. Que a nossa fé, alimentada dia a dia, nos leve a ouvir com docilidade a verdade daquele que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


📆 *01 de Maio de 2023 (2ª Feira)*

 📆 *01 de Maio de 2023 (2ª Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEGUNDA-FEIRA DA IV SEMANA DA PÁSCOA* (Branco – Ofício do dia) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia* 

S. JOSÉ OPERÁRIO, ESPOSO DA SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA, PROTETOR DOS TRABALHADORES / S. JEREMIAS, PROFETA / GRATA E ANDÉOLO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

O Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais poder sobre ele, aleluia! *(Rm 6, 9)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo dacaído, enchei de santa alegria os vossos filhos e filhas que libertastes da escravidão do pecado e concedei-lhes a felicidade eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 11, 1-18*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1os apóstolos e os irmãos, que viviam na Judeia, souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus.

2Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 

3“Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!” 

4Então, Pedro começou a contar-lhes, ponto por ponto, o que havia acontecido: 

5“Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: Vi uma coisa parecida com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até junto de mim.

6Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e aves do céu. 

7Depois ouvi uma voz que me dizia: ʽLevanta-te, Pedro, mata e come’. 

8Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! Porque jamais entrou coisa profana e impura na minha boca’. 

9A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chames impuro o que Deus purificou’.

10Isso repetiu-se por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 

11Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesareia, à minha procura. 

12O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam e nós entramos na casa daquele homem.

13Então ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: ‘Manda alguém a Jope para chamar Simão, conhecido como Pedro. 

14Ele te falará de acontecimentos que trazem a salvação para ti e para toda a tua família’. 

15Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 

16Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’.

17Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus?” 

18Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: “Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!”

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 11, 1-18*

*Reflexão - “O Pai quer salvar a todos.”*

“A imagem que Jesus mostrou a Pedro retrata também a imagem que criamos para outras pessoas que não comungam das nossas ideias, das nossas concepções, das nossas preferências e a quem também discriminamos. Deus nos purifica e por meio de nós Ele chama todas as pessoas, pois deseja salvar a todos. Não podemos nos pôr contra elas, pois combatemos somente as ideias. A quem nos mandar ir, o Senhor Deus dará a vida, gerada no Espírito Santo.  Assim como Pedro visitou a casa dos pagãos e o Espírito foi derramado em profusão, assim também pelo poder do Espírito Santo Ele purifica os corações das pessoas e por meio de nós Ele visita os corações. Não podemos discriminar ninguém porque Deus concede a todos o mesmo dom que deu a nós. Não podemos desprezar a nossa família quando entendemos e dizemos que lá não conseguimos nada nem às pessoas que não estão dentro da Igreja ou que pertencem à outra religião que não é a nossa. Jesus nos mandar ir a todos com a vivência do amor. Ele quer santificar as nossas famílias através de nós e das nossas fraquezas e elevar o mundo com a nossa fé. – Adiantará para você salvar-se sozinho (a) e a sua família se perder? - O que pensa das pessoas da sua casa, na sua família a quem considera impuras porque não são como você? – E no mundo, no seu trabalho, como você as vê? – E as pessoas que são de outras religiões? – Você as ama?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 41* 

🗣*Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus!🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ A minh’alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?🗣 

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até a vossa morada! 🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 41* 

*Reflexão* - “Esta é uma grande verdade. Se, nos for dada a graça de poder sondar o mais profundo do nosso ser, nós iremos perceber que as palavras do salmista são o grito da nossa alma. Anelamos e desejamos ardentemente viver na presença de Deus. Este é o maior desejo do coração do homem. Conscientes disto, nós podemos experimentar, desde já, da Luz que vem do céu e nos guia aqui na terra. Somos novas criaturas quando deixamos que a luz do céu entre no nosso coração.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 10, 11-18*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia._ 

_Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor. *(Jo 10, 14)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João* 

Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 

12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 

13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. 

14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 

15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 

16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

17É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 

18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“É bom demais para ser verdade…”*

“Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai”. Fala-nos Cristo no Evangelho de hoje que há de entregar por si mesmo sua vida e há de retomá-la depois por seu próprio poder. São as duas verdades em que devemos renovar nossa fé neste tempo da Páscoa, e também os dois escândalos por que tantos a rejeitam no todo ou a deformam em parte. Diz Jesus que há de retomar sua vida, referindo-se ao mistério da Ressurreição, e diz que a entregou livremente, referindo-se ao da Paixão. E porque em ambos os mistérios se manifesta, contra toda expectativa humana, a bondade divina e se anunciam as duas melhores notícias que já ouviu o mundo, por isso muitos as rejeitam em bloco, julgando tratar-se de loucuras ou mentiras, e tantos as deformam em parte, julgando excessivo o que contêm. Com a Ressurreição, revela Cristo que a morte já não tem poder sobre Ele nem sobre os que o seguirem. Com a Paixão, revela que o homem é tão amado de Deus, que vale a vida de seu Filho unigênito. Por não crerem que um Homem voltou da morte e que por ela todos podem ganhar a vida, muitos rejeitam a primeira e, com ela, toda a fé cristã; por não aceitarem que Deus, tendo um Filho, o entregou ao suplício por amor à criatura, outros deformam a segunda e, com ela, a identidade de Nosso Senhor. Para aqueles, Cristo nem era Deus nem ressuscitou, se é que existiu; para estes, não era Deus, apesar de ter ressuscitado “em nossos corações”. Mas para nós, se somos verdadeiros católicos, Cristo, sendo Deus, experimentou em sua humanidade a morte física e, sendo Homem, retomou gloriosa a própria vida pelo poder de sua divindade, e tanto no dá-la como no retomá-la foi movido por um único e fundamental motivo, que é o seu amor aos homens: “Eu dou minha vida pelas ovelhas”, não porque a tirem de mim, mas porque “eu a dou por mim mesmo […] e tenho poder de recebê-la novamente”. Que sejam estes os dois artigos mais presentes ao nosso coração neste resto de Páscoa, porque neles estão contidas nossas duas maiores alegrias e nossas duas melhores armas contra os desvios na fé: Jesus, Verbo encarnado, morreu verdadeiramente por nossa salvação, e ressuscitou verdadeiramente como primícia dos mortos e causa exemplar de nossa glorificação. Ele, elevado à destra do Pai, é a nossa Cabeça viva, Deus eterno e Homem perfeito, a quem esperamos nos unir um dia em corpo e alma, depois da páscoa deste mundo, na plenitude da glória eterna. Amém.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


📆 *30 de Abril de 2023 (Domingo)*

 📆 *30 de Abril de 2023 (Domingo)*

_ _ _ _ _ _

*DOMINGO DA IV SEMANA DA PÁSCOA* (Cor Branco, Glória, Creio, IV Semana do Saltério)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. PIO V, PAPA / S. QUIRINO, MÁRTIR / S. PEDRO LEVITA, DIÁCONO / LOURENÇO DE NOVARA, HILDEGARDA E SOFIA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

A terra está repleta do amor de Deus; por sua palavra foram feitos os céus, aleluia! *(Sl 32, 5-6)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 2, 14a. 36-41*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Ato dos Apóstolos.

No dia de Pentecostes, 14aPedro, de pé, no meio dos Onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 

36“Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.

37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, o que devemos fazer?”

38Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 

39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”. 

40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” 

41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 2, 14a. 36-41*

 *Reflexão - “Recado para ontem e para hoje”*

“Ainda hoje, Pedro continua falando para todos nós que tomamos consciência do nosso pecado e estamos conscientes de que somos responsáveis pelo sofrimento, paixão e morte de Jesus, na Cruz, Por isso, nós também nos perguntamos: “e agora, o que eu devo fazer?”  Para o povo de ontem e para nós, hoje, a resposta será sempre a mesma: “convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados”. Mesmo sabendo que já fomos batizados em Nome de Jesus, muitos de nós nos esquecemos da herança que recebemos, por isso vivemos na penúria e na escuridão.  No nosso Batismo nós ganhamos de presente o dom do Espírito Santo que é o nosso Auxiliador e nos ajuda a assumir uma nova vida, convertida e transformada. A conversão implica em que nos entreguemos totalmente nas asas do Espírito de Deus que é quem nos santifica dia a dia, conforme vamos caminhando, caindo, errando, porém na certeza de que a promessa de Deus é para nós e para nossos filhos. Por isso, precisamos nos apossar Dele!  A promessa do Espírito Santo é a promessa do Pai que nos chama a uma mudança radical de mentalidade e nos leva a perseverar na amizade com o Senhor e dar testemunho ao mundo de que realmente a nossa vida foi transformada. O Espírito é quem nos faz reconhecer que Jesus é o nosso Senhor e Salvador, mas principalmente que Ele é o Pastor que nos conduz e que nada nos faltará!  Jesus assumiu a nossa vida de pecado e nos livrou da morte eterna, por essa razão, não pereceremos, somos povo santo, escolhido de Deus.  – Você tem consciência do poder que recebeu no Batismo? – Qual tem sido a ação do Espírito Santo em você? – Você se sente responsável pela morte de Jesus na Cruz? – Como você tem vivido o seu Batismo, com alegria ou desconfiança?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 22*

🗣 *O Senhor é o pastor que me conduz; para as águas repousantes me encaminha.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.🗣

_ _ _ _ _ _

2 Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei; estais comigo com bastão e com cajado; eles me dão a segurança!🗣

_ _ _ _ _ _

3 Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça; o meu cálice transborda.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 22*

 *Reflexão* - “A misericórdia do Senhor é a graça maior que nós podemos desfrutar durante a nossa vida. Apesar dos homens O terem rejeitado, Jesus se entregou por nós e alcançou para nós a justiça de Deus. Jesus é a pedra que os construtores rejeitaram, mas para os que creem Nele é a pedra central do edifício do reino de Deus. Todos os dias nós podemos afirmar que “este é o dia que o Senhor fez para nós” e abraçarmos a prosperidade e a paz que vem ao nosso coração.”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - 1 Pedro 2, 20b-25* 

Leitura da Primeira Carta de São Pedro.

Caríssimos: 20bSe suportais com paciência aquilo que sofreis por ter feito o bem, isto vos torna agradáveis diante de Deus. 

21De fato, para isto fostes chamados. Também Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos. 

22Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. 

23Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça.

24Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados. 

25Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *2a Leitura - 1 Pedro 2, 20b-25*

 *Reflexão - “O mistério da dor que se transforma em amor”*

“O grande mistério da dor que se transforma em amor acontece quando nós a colocamos na Cruz de Jesus.  Por isso, São Pedro nos exorta a sofrer com Jesus, em solidariedade ao que Ele viveu na Sua Paixão e Morte. Assim fazendo as nossas dores alcançam um refrigério que só conhece as almas que assim se comprometem.  Com efeito, São Pedro nos aponta Jesus como exemplo de paciência na provação e de justiça. Jesus sofreu por amor e o Seu sacrifício foi agradável a Deus. Isto é um grande mistério de amor. Este mistério de amor também acontece conosco quando pacientemente suportamos o peso dos encargos da nossa vida, as nossas dores e sofrimentos em conformidade com a Paixão de Jesus. Assim, também nos tornamos ofertas agradáveis ao Pai que vê em nós a imagem do Seu Filho amado. Tornamo-nos discípulos da Cruz e ovelhas feridas que são resgatadas pelo pastor. O sofrimento vivido em conjunto com Jesus Cristo nos torna pessoas mais interessantes. Afinal o que pode dizer aquele (a) que nunca experimentou? – Como você tem enfrentado o sofrimento: com paciência ou com desespero? – Você se lembra de Jesus quando sofre?  - Você tem oferecido a Ele as suas angústias e tribulações? – Experimente fazê-lo.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 10, 1-10*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Eu sou o bom pastor, diz o Senhor; eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem a mim. *(Jo 10, 14)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.*

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 

2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 

3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 

4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 

5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.

6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 

7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 

8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 

9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 

10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Eu sou a porta das ovelhas.”*

“Jesus é a única porta pela qual entram os verdadeiros pastores das ovelhas. Com isso, Ele quer ensinar que “a única subida legítima rumo ao ministério do pastor é a cruz” e que só unindo-se a Ele pela caridade é possível que o sacerdote se torne um “bom pastor”. No Evangelho deste domingo, Jesus fala do “bom pastor”. Seguindo os passos de Ezequiel, que profetizou contra os maus pastores de Israel, Ele se serve de uma parábola para mostrar a diferença entre o verdadeiro pastor das ovelhas e aqueles que vêm “para roubar, matar e destruir”. O discurso de Cristo é enigmático, conforme atesta o próprio evangelista: “Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer”. Jesus começa falando de um “redil” e, mais adiante, diz ser “a porta das ovelhas”. Para entender essa afirmação, é preciso compreender que, no tempo de Cristo, os pastores de ovelhas viviam como nômades e só juntavam o seu rebanho no período do inverno. Nos redis mais simples, com portas pouco confiáveis, os pastores deitavam-se em frente à porta do aprisco, servindo eles próprios de porta para guardar as ovelhas. Por isso Jesus fala que é “a porta das ovelhas”. É claro que, com esse discurso, Jesus queria dizer algo muito mais profundo. Ele falava de outro redil, que é a Igreja, cujo pastor, Ele próprio, é responsável por conduzir o rebanho a outras pastagens. Essas, por sua vez, indicam o Céu, a morada definitiva das ovelhas. Ao falar de si mesmo como “a porta das ovelhas”, Jesus aponta para o único caminho possível de entrada neste redil: a Cruz, a passagem por Sua morte e ressurreição, a Sua Páscoa. O Papa Bento XVI, ao comentar este Evangelho, ensina: “‘Eu sou a porta’ (Jo 10, 7). É através dele que se deve entrar no serviço de pastor. Jesus põe em evidência de maneira muita clara esta condição fundamental, afirmando: ‘Quem... sobe por outro lado, é um ladrão e salteador’ (Jo 10, 1). Esta palavra, ‘sobe’ anabainei, em grego, evoca a imagem de alguém que escala um recinto para ir, ultrapassando, aonde legitimamente não poderia chegar. ‘Subir’ aqui pode-se ver também a imagem do carreirismo, da tentativa de chegar ‘ao alto’, de procurar uma posição por meio da Igreja: servir-se, não servir.” “É a imagem do homem que, através do sacerdócio, quer tornar-se importante, ser uma personagem; a imagem daquele que tem em vista a sua própria exaltação e não o humilde serviço a Jesus Cristo. No entanto, a única subida legítima rumo ao ministério do pastor é a cruz. Esta é a autêntica ascese, esta é a verdadeira porta. Não desejar tornar-se pessoalmente alguém mas, ao contrário, servir o outro, servir Cristo e, assim, através dele e com Ele, colocar-se à disposição dos homens que Ele procura, que Ele quer conduzir pelo caminho da vida. Entra-se no sacerdócio através do Sacramento e isto significa precisamente: mediante a entrega de si mesmo a Cristo, a fim de que Ele disponha de mim; a fim de que eu O sirva e siga o seu chamamento, mesmo que este venha a entrar em oposição com os meus desejos de auto-realização e estima. Entrar pela porta, que é Cristo, quer dizer conhecê-lo e amá-lo cada vez mais, para que a nossa vontade se una à sua e o nosso agir se torne um só com o seu.” “O bom pastor dá a vida por suas ovelhas”: eis o método de Cristo. Santo Tomás, ao comentar esse trecho do Evangelho, fica perplexo diante da ideia de um pastor que entrega a vida pelas ovelhas: “Em relação aos pastores terrenos, não se exige do bom pastor que se exponha à morte para defender o rebanho. Mas já que a salvação espiritual da grei tem mais importância que a vida corporal do pastor, cada pastor espiritual deve aceitar a perda de sua vida pela salvação do rebanho.” No mundo natural, a vida do pastor, de um ser humano, é muito mais valiosa que a vida da ovelha, um animal irracional. Seria descabido, portanto, que, para salvar uma ovelha, uma pessoa entregasse a sua própria vida. Mas, no mundo espiritual, a vida da “ovelha” é a vida sobrenatural, é a salvação eterna de sua alma. Por isso, vale a pena perder a vida material para conceder a vida eterna ao rebanho; vale a pena doar a própria vida para que as ovelhas “tenham vida e a tenham em abundância”. Aqui é possível ver intima associação entre o pastoreio e o sacerdócio. O sacerdote cristão não é um funcionário que trabalha para si mesmo, mas uma vítima, alguém que deve estar disposto a dar a sua vida, assim como Cristo entregou a sua na Cruz. Essa é a chave para distinguir os bons pastores, a porta pela qual eles devem entrar. Santo Tomás recorda que Jesus, ao dizer que é o pastor e a porta, fá-lo, no entanto, de modo diferente. Ele se apresenta como “o bom pastor”, no singular, mas admite a existência de outros pastores; com a palavra “porta”, porém, não há transigência: Cristo é a única porta pela qual todos devem entrar, porque somente Ele tem acesso a Deus: “Cristo disse que o pastor entra pela porta e que ele é a porta. Aqui diz ser ele o pastor; é preciso então que ele entre por si mesmo. Entra, na verdade, por si mesmo porque se manifesta a si e por si mesmo conhece o Pai. Nós, porém, entramos por ele, porque por ele somos cumulados de beatitude.” “Contudo, atenta em que nenhum outro, exceto ele, é porta, porque nenhum outro é luz verdadeira, mas apenas por participação: Não era a luz, isto é, João Batista, mas veio para dar testemunho da luz (Jo 1, 8). De Cristo, porém, diz: Era a luz verdadeira que ilumina a todo homem (Jo 1, 9). Por este motivo ninguém diz ser porta; é propriedade exclusiva de Cristo. Quanto a ser pastor, comunicou-o a outros e deu a seus membros; Pedro é pastor, os outros apóstolos foram pastores e todos os bons bispos também. Dar-vos-ei, diz a Escritura, pastores segundo meu coração (Jr 3, 15). Os prelados da Igreja, que são filhos, são todos pastores; no entanto diz no singular: eu sou o bom Pastor, para seguir a virtude da caridade. Ninguém é bom pastor, se não se tornar pela caridade um só com Cristo e membro do verdadeiro pastor.” “Ninguém é bom pastor, se não se tornar pela caridade um só com Cristo e membro do verdadeiro pastor”. Pode parecer muito óbvio este apelo, mas os padres precisam amar a Jesus. Ele deve ser a razão de seus sacrifícios apostólicos, o “combustível”, por assim dizer, de seu celibato, o fundamento de seu ministério sacerdotal. Nos últimos tempos, infelizmente, as pessoas têm querido “baratear” o sacerdócio católico. Fazem uma campanha contra o celibato, por exemplo, esquecendo-se que o sacerdócio é dar a vida, é cultivar um amor indiviso a Cristo. Urge que rezemos para que nós, Igreja do Ocidente, mantenhamos essa antiquíssima tradição do celibato eclesiástico. Que o padre seja aquele que, impelido pelo amor de Deus – “Caritas Christi urget nos” –, ame a Cristo com o coração indiviso e, por causa desse amor, dê a vida por seu rebanho. Não se ama as ovelhas pelas ovelhas, mas por amor a Jesus. E que o Senhor nos conceda a graça de muitas e santas vocações, como Ele mesmo prometeu, pela boca do profeta: “Dar-vos-ei pastores segundo meu coração”.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...