quarta-feira, 29 de março de 2023

📆 *29 de Março de 2023 (4a Feira)*

 📆 *29 de Março de 2023 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUARTA-FEIRA DA QUINTA SEMANA DA QUARESMA* (Cor Roxo, Pref. Paixão I, ofício do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. EUSTÁSIO, BISPO / SÃO SEGUNDO DE ASTI / JONAS.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Vós me livrais, Senhor, de meus inimigos; vós me fazeis suplantar o agressor e do homem violento me salvais! *(Sl 17, 48-49)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus de misericórdia, iluminai nossos corações purificados pela penitência. E ouvi com paternal bondade aqueles a quem dais o afeto filial. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Daniel 14-20. 24. 49a. 91-92. 95*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro dos Daniel. 

Naqueles dias, 14o rei Nabucodonosor tomou a palavra e disse: “É verdade, Sidrac, Misac e Abdênago, que não prestais culto a meus deuses e não adorais a estátua de ouro que mandei erguer? 

15E agora, quando ouvirdes tocar trombeta, flauta, cítara, harpa, saltério e gaitas, e toda espécie de instrumentos, estais prontos a prostrar-vos e adorar a estátua que mandei fazer? Mas, se não fizerdes adoração, no mesmo instante sereis atirados na fornalha de fogo ardente; e qual é o deus que poderá libertar-vos de minhas mãos?”

16Sidrac, Misac e Abdênago responderam ao rei Nabucodonosor: “Não há necessidade de te respondermos sobre isto: 

17se o nosso Deus, a quem rendemos culto, pode livrar-nos da fornalha de fogo ardente, ele também poderá libertar-nos de tuas mãos, ó rei. 

18Mas, se ele não quiser libertar-nos, fica sabendo, ó rei, que nós não prestaremos culto a teus deuses e tampouco adoraremos a estátua de ouro que mandaste fazer”.

19A estas palavras, Nabucodonosor encheu-se de cólera contra Sidrac, Misac e Abdênago, a ponto de se alterar a expressão do rosto; deu ordem para acender a fornalha com sete vezes mais fogo que de costume; 

20e encarregou os soldados mais fortes do exército para amarrarem Sidrac, Misac e Abdênago e os lançarem na fornalha de fogo ardente.

24Os três jovens andavam de cá para lá no meio das chamas, entoando hinos a Deus e bendizendo ao Senhor. 

49aMas o anjo do Senhor tinha descido simultaneamente na fornalha para junto de Azarias e seus companheiros.

91O rei Nabucodonosor, tomado de pasmo, levantou-se apressadamente, e perguntou a seus ministros: “Porventura, não lançamos três homens bem amarrados no meio do fogo?” Responderam ao rei: “É verdade, ó rei”. 

92Disse este: “Mas eu estou vendo quatro homens andando livremente no meio do fogo, sem sofrerem nenhum mal, e o aspecto do quarto homem é semelhante ao de um filho de Deus”.

95Exclamou Nabucodonosor: “Bendito seja o Deus de Sidrac, Misac e Abdênago, que enviou seu anjo e libertou seus servos, que puseram nele sua confiança e transgrediram o decreto do rei, preferindo entregar suas vidas a servir e adorar qualquer outro Deus que não fosse o seu Deus.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Daniel 14-20. 24. 49a. 91-92. 95*

 *Reflexão - “A melhor oração é o louvor!”*

“Os três jovens que se rejeitaram a adorar aos deuses do rei não se deixaram seduzir por ele e confiaram no Senhor que não os deixou cair na sua mão. Assim, deixando-se prender por Amor à causa do Senhor eles deram exemplo de fidelidade à Lei de Deus. A nossa vida e a nossa sobrevivência também estão entregues nas mãos do Senhor todo poderoso!  Se Ele quiser que passemos pelo fogo, nós provaremos da sua assistência e proteção e Ele nos enviará um anjo para nos libertar do calor do fogo, nos refrescar e, assim, também poder louvá-Lo!  O exemplo dos jovens na fornalha ardente é uma motivação para que possamos resistir diante dos reis deste mundo quando eles insistem em nos fazer propostas promissoras quando enfrentamos os desafios do nosso dia a dia. Há momentos na nossa vida em que nos sentimos encurralados (as) e não vemos saída para as sugestões do mundo e somos tentados a de ceder às investidas do inimigo que nos acena com a vida e nos dá de bandeja, a morte. Precisamos estar muito firmes e confiantes na Palavra de Deus que nos prometeu mandar um anjo para guardar o nosso caminhar. O rei acabou reconhecendo o poder de Deus e exaltando o Seu Nome. Assim também, nós despertamos as pessoas que não acreditam na intervenção de Deus quando desafiamos as práticas do mundo e somos fiéis ao Evangelho. Nesses momentos a melhor oração será o louvor. O louvor que nos liberta na hora da tentação e da dificuldade nos dá a certeza de que o anjo do Senhor desceu para perto de nós e nos livrará da morte. Aquele que confia no Senhor nunca será confundido e será salvo e protegido apesar das chamas o rodearem e o cercarem.   – Você já experimentou louvar a Deus na hora da dificuldade? – Como você reage quando o fogo da existência o rodeia? – Você costuma praguejar ou orar? – Experimente louvar!”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – Dn 3, 52-57* 

🗣 *A vós louvor, honra e glória eternamente!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. A vós louvor, honra e glória eternamente! Sede bendito, nome santo e glorioso. A vós louvor, honra e glória eternamente!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ No templo santo onde refulge a vossa glória. A vós louvor, honra e glória eternamente! E em vosso trono de poder vitorioso. A vós louvor, honra e glória eternamente!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Sede bendito, que sondais as profundezas. A vós louvor, honra e glória eternamente! E superior aos querubins vos assentais. A vós louvor, honra e glória eternamente!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Sede bendito no celeste firmamento. A vós louvor, honra e glória eternamente!🗣

_ _ _ _ _ _

5️⃣ Obras todas do Senhor, glorificai-o. A ele louvor, honra e glória eternamente!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – Dn 3, 52-57* 

 *Reflexão* - “Louvar e honrar a glória do Senhor é para nós um remédio muito eficaz. Eternamente, significa para sempre, por isso mesmo, em todas as ocasiões e por qualquer motivo nós devemos dar graças ao Senhor como fez Daniel na fornalha ardente. Faça hoje a sua oração de louvor imitando a Daniel e diante das obras que têm acontecido na sua vida repita também como ele: “a vós louvor, honra e glória, eternamente!”                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 8, 31-42*

_ _ _ _ _ _ 

 _Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!_  

 _Felizes os que observam a palavra do Senhor, de reto coração, e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! *(Cf. Lc 8, 15)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.* 

Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 

32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. 

33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?”

34Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 

35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 

36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 

37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 

38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”.

39Eles responderam então: “O nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 

40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez.

41Vós fazeis as obras do vosso pai”. Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. 

42Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Filhos do diabo!”*

“Continuamos a leitura do capítulo oitavo do evangelho de São João. Jesus entra numa polêmica acirrada com os judeus que creram. Não é isso espantoso? O Evangelho de ontem terminava dizendo que, “enquanto Jesus dizia essas coisas, vários judeus creram nele”. Agora, Jesus começa uma polêmica, dizendo: “Vocês não têm somente de crer em mim. Têm de permanecer na verdade”. Jesus os está acusando de ter uma fé superficial, “mas se vocês permanecerem na verdade”, isto é, na sua Palavra, “vocês conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. Por isso não basta crer em Jesus. É necessário crer, mas crer profundamente. Para entender esse Evangelho e ter uma boa chave de leitura, é interessante olhar um pouco à frente. Estamos no capítulo oitavo; olhemos para o capítulo nono de São João. Jesus cura um cego de nascença que ainda não o conhecia, e os judeus tentam seduzir o cego para que ele comece a mentir dizendo que Jesus, na verdade, é um pecador, pois quem curou foi Deus, e não Jesus. O cego se recusa e professa a verdade, disposto a pagar o preço da verdade, por isso é expulso pelos judeus. Ao ser expulso pelos judeus, Jesus aparece-lhe, e ele então finalmente crê com profundidade. O capítulo nono é a chave de leitura da polêmica que está aqui: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Jesus não está dizendo que a verdade será agradável de ouvir. Às vezes é necessário estar disposto a pagar o preço da verdade. Muitas vezes, as pessoas acolhem a Palavra de Deus, e no entanto a Palavra não germina, não chega a brotar no coração delas, porque são pessoas muito superficiais: enquanto a Palavra é agradável, boa ou causa alguma satisfação interior, aceitam-na alegremente; mas quando começa a desafiá-las, numa luta tremenda entre o bem o mal, em que finalmente têm de optar pela verdade dolorida, as pessoas cedem à mentira. É por isso que Jesus, neste Evangelho, termina dizendo: “Vocês acham que são filhos de Abraão? Vocês são filhos do diabo”. Ele não diz isso explicitamente no trecho do Evangelho proclamado hoje, mas se continuarmos os versículos, veremos Jesus dizer que os fariseus são filhos do diabo, assassino desde o princípio, por isso o estão querendo matar. O diabo é o pai da mentira. Que grande contraste! Existe o Pai do Céu, que pronuncia a verdade, que é Jesus, e existe o pai da mentira, Satanás, assassino desde o princípio. Pois bem, Cristo quer libertar-nos, e, para sermos libertos, precisamos crer nele com profundidade. Isso quer dizer que não podemos crer em Jesus e, não obstante, continuar com a mesma vida de sempre. Precisamos crer em Jesus e saber que iremos pagar um preço. Se você crê em Jesus, e não está pagando um preço, talvez você seja um desses judeus superficiais… O Evangelho de hoje fala ao coração de todos nós, pessoas de fé que vão à igreja com frequência. Fala ao nosso coração, porque é mais fácil acreditar que um Hitler ou um grande assassino como Nero e Stálin sejam filhos do diabo, e não nós: “Pobrezinhos de nós, que cremos em Jesus! Nós, chamados de filhos do diabo?!” Mas é justamente isso que Jesus faz: diz-nos uma verdade que dói mas liberta, porque, se cremos apenas superficialmente, sem querer pagar o preço da verdade, sem querer mudar de vida, então não somos filhos do Pai do Céu que pronunciou a sua verdade em Jesus Cristo.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...