terça-feira, 21 de março de 2023

📆 *22 de Março de 2023 (4a Feira)*

 📆 *22 de Março de 2023 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUARTA-FEIRA DA QUARTA SEMANA DA QUARESMA* (Cor Roxo, Of. do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

SÃO ZACARIAS, PAPA / S. PAULO, BISPO / S. LIA / SÃO OTAVIANO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

A vós, Senhor, minha oração dirijo, no tempo em que me ouvis; respondei-me, ó Deus, com a largueza de vossa misericórdia e com a verdade de vossa salvação. *(Sl 68, 14)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que recompensais os méritos dos justos e perdoais aos pecadores que fazem penitência, sede misericordioso para conosco: fazei que a confissão de nossas culpas alcance o vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 49, 8-15*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías.

8Isto diz o Senhor: “Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa; 

9para dizer aos que estão presos: ‘Saí!’ e aos que estão nas trevas: ‘Mostrai-vos’. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; 

10não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes d’água.

11Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. 

12Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim. 

13Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres. 

14Disse Sião: ʽO Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!ʼ 

15Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 49, 8-15*

*Reflexão - “O Senhor nos chama para ser aliança com os povos”*

“Somos obras das mãos de Deus e a nós Ele prometeu uma herança eterna, por isso, a nossa vida é preservada para que possamos cumprir a nossa missão de ajudar na obra de salvação dos nossos irmãos. Comprovamos isto nesta profecia de Isaías, onde Deus nos fala claramente que fomos destinados (as) a ajudá-Lo na obra de salvação e nos incentiva a manter firme confiança na Sua promessa de atender os nossos pedidos. Aos que estão presos (as) às dúvidas, indecisões e comodismo Ele diz: “Saí”. Àqueles (as) que estão escondidos (as) nas trevas do pecado, da mentalidade do mundo Ele diz: “mostrai-vos”. De qualquer maneira Ele nos quer salvar e nivelar os nossos caminhos, derrubar os montes que existem dentro de nós e nos fazer alegrar, nos deixando em sintonia com o louvor do céu. O Senhor nos chama para ser aliança com os povos promovendo a paz, sendo instrumento de reconciliação entre as pessoas e ajudando-as na sua reestruturação. Somos chamados a edificar o reino dos céus aqui na terra. Para isto, Ele nos ampara e exercita no Seu amor. Nunca poderemos nos queixar alegando que fomos abandonados por Deus, por quem mais que uma mãe Ele não nos pode esquecer. – Você já se sentiu abandonado (a) por Deus? – O que esta palavra quer dizer para você? – Qual será a herança que o Senhor destinou a você? – Será que você já pode usufruir dela desde já aqui na terra? – Pense sobre isso!”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 144* 

🗣 *Misericórdia e piedade é o Senhor*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 144* 

*Reflexão* - “Perceba quais as qualidades que o salmista usa para definir o Senhor Deus! Ele é: misericórdia, piedade, amor fiel, paciência, compaixão, bondade, ternura, santidade, sustentador, justo, presente. Procure mais definições sobre o poder de Deus e faça a Ele um louvor igual ao que é feito no céu pelos Seus anjos e santos.”                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 5, 17-30*

_ _ _ _ _ _ 

 _Jesus Cristo, sois bendito, sois o Ungido de Deus Pai!_  

 _Eu sou a ressurreição, eu sou a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá. *(Jo 11, 25a. 26)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.* 

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 

18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.

19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 

20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.

21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 

22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 

23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

24Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 

25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem, viverão. 

26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 

27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 

28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 

29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.

30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Eu não posso fazer nada por mim mesmo.”*

“Tanto para Cristo, enquanto homem, quanto para nós, que não passamos de simples homens, tudo o que se pode fazer é devido à graça de Deus. É ela que precede, excita e ajuda; é ela que auxilia, acompanha e termina; é por ela que tudo fazemos do que fazemos de bom, e é por ela que são boas aos olhos de Deus as obras que Ele nos… Ontem, Jesus curou um paralítico; em seguida, os fariseus começaram a repreendê-lo por tê-lo feito em dia de sábado; hoje, o Senhor lhes responde, dizendo: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. Ontem, víamos a necessidade de sairmos da inação e pormos mãos à obra a fim de sermos salvos; hoje, Jesus nos mostra que espírito deve animar os nossos esforços, ao dizer de si mesmo, enquanto homem: “Eu não posso fazer nada por mim mesmo […], porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”. E se a humanidade de Cristo nada podia sem Deus, que poderemos nós? Porque, como Ele dirá na Última Ceia, “quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15, 5). Que querem dizer esses dois nadas, o nada de Cristo com respeito ao Pai, e o nosso nada com respeito a Cristo? São dois nadas, mas uma é a resposta: tanto para Cristo, enquanto homem, quanto para nós, que não passamos de simples homens, tudo o que se pode fazer é devido à graça de Deus. É ela que precede, excita e ajuda; é ela que auxilia, acompanha e termina; é por ela que tudo fazemos do que fazemos de bom, e é por ela que são boas aos olhos de Deus as obras que Ele nos concede realizar. A diferença é que Cristo recebeu tal cúmulo de graça, que se tornou Ele mesmo fonte da graça, ao passo que nós recebemos dele, e somente dele, graça sobre graça (cf. Jo 1, 16), segundo a medida que ao Espírito Santo aprouve distribuir-nos. Disto se segue que, por sua abundância de graça, Cristo não poderia estar mais unido a Deus: a sua plenitude era e é infinita em toda linha, incapaz de ser aperfeiçoada; nós, ao contrário, podemos sempre ser mais agraciados e estar cada vez mais unidos a Deus, através da humanidade de Nosso Senhor. Com efeito, deu o Pai ao seu Unigênito uma humanidade sacrossanta, que nada poderia fazer sem a graça, para que nós, que já nada podemos sem Deus, em tudo passássemos a depender desta humanidade, já que é por meio dela, cheia de graça e de verdade (cf. Jo 1, 14), que de agora em diante nos desce do céu “toda dádiva boa e todo dom perfeito” (Tg 1, 17). Que saibamos cultivar uma intensa devoção à divina-humanidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, instrumento de nossa redenção, meio de união com Deus e penhor da nossa glorificação futura.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...