sexta-feira, 17 de março de 2023

📆 *19 de março de 2023 (Domingo)*

 📆 *19 de março de 2023 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUARTO DOMINGO DA QUARESMA* (Cor Roxo, Creio, Pref. Próprio, IV Semana do Saltério)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. JOSÉ, ESPOSO DA SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA, PADROEIRO DA IGREJA UNIVERSAL / QUINTILA E APOLÔNIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Alegra-te, Jerusalém! Reuni-vos, vós todos que a amais; vós que estais tristes, exultai de alegria! Saciai-vos com a abundância de suas consolações. *(Cf. Is 66, 10-11)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que por vosso Filho realizais de modo admirável a reconciliação do gênero humano, concedei ao povo cristão correr ao encontro das festas que se aproximam cheio de fervor e exultando de fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 Samuel 16, 1b. 6-7. 10-13a*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Primeiro Livro de Samuel.  

Naqueles dias, o Senhor disse a Samuel: 1bEnche o chifre de óleo e vem para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos. 

6Assim que chegou, Samuel viu a Eliab e disse consigo “Certamente é este o ungido do Senhor!” 

7Mas o Senhor disse-lhe: Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”.

10Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: “O Senhor não escolheu a nenhum deles”. 

11E acrescentou: “Estão aqui todos os teus filhos?” Jessé respondeu: Resta ainda o mais novo que está apascentando as ovelhas”. E Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa enquanto ele não chegar”. 

12Jessé mandou buscá-lo. Era Davi, ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: “Levanta-te, unge-o: é este!”

13aSamuel tomou o chifre com óleo e ungiu a Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia o espírito do Senhor se apoderou de Davi.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Samuel 16, 1b. 6-7. 10-13a*

*Reflexão - “Precisamos esperar o tempo de Deus”*

“Humanamente falando nunca poderemos entender o modo de Deus agir, porque difere completamente do nosso modo de escolher. Aquele, porém, que tem sintonia com o Senhor e está muito atento aos Seus sinais e moções poderá entender as Suas escolhas. As deliberações de Deus, muitas vezes, são inconcebíveis aos nossos olhos.  As nossas eleições são feitas de acordo com a nossa empatia ou no melhor dos casos, a partir da capacidade que nós julgamos que a pessoa tenha. O Senhor, no entanto, “olha o coração” e vê claramente na pessoa o que é essencial para a missão que lhe será outorgada. O Senhor conhece aqueles (as) a quem capacita de acordo com os Seus desígnios. Nesta leitura percebemos que Samuel, um homem de Deus, a princípio foi traído pela sua humanidade, no entanto, teve paciência e esperou a confirmação do Senhor para ungir o rei que lhe seria apresentado. Assim, ele esperou pacientemente e, mesmo diante da perspectiva de não ter mais opções, ele foi mais além e fez uma pergunta meio sem propósito: “Estão aqui todos os teus filhos?” Jessé respondeu de uma maneira muito simplória: “Resta ainda o mais novo, que está apascentando as ovelhas”. E no momento certo, não duvidou e ungiu David como rei de Israel. Com certeza, o pai de Davi nunca imaginara que o mais novo dos seus filhos, simples pastor de ovelhas seria o escolhido de Deus. Com este fato nós aprendemos que precisamos esperar o tempo de Deus para que não atropelemos as Suas resoluções pela pressa e falta de discernimento. O Senhor também nos motiva a fazer escolhas segundo o Seu coração e precisamos de muita prudência para não ser enganados (as) pela aparência, das pessoas, das coisas e dos fatos que nos atraem à primeira vista. – Você tem tido paciência para fazer as suas opções de vida? – Você espera algum sinal de Deus para decidir as suas escolhas? – Você já perdeu a esperança de encontrar aquele (a) que você espera? – Talvez seja alguém que você nunca imagina, pois, aos seus olhos, é uma pessoa muito simples e sem expressão! Já pensou nisso?”  

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 22* 

🗣 *O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 22* 

*Reflexão* - “Por isso mesmo é que somente Ele, o Senhor, pode fazer as escolhas corretas para a nossa vida. A Sua mão é segura  e firme e a Sua sabedoria extrapola as nossas conveniências. Confiando nisso, nós temos a perspectiva de caminhar com esperança pois nunca nos faltará coisa alguma, tudo será providenciado, no tempo certo.”                           

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - Efésios 5, 8-14*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios. 

Irmãos: 8Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz. 9E o fruto da luz chama-se: bondade, justiça, verdade. 

10Discerni o que agrada ao Senhor. 

11Não vos associeis às obras das trevas, que não levam a nada; antes, desmascarai-as. 

12O que essa gente faz em segredo, tem vergonha até de dizê-lo. 

13Mas tudo que é condenável torna-se manifesto pela luz; e tudo o que é manifesto é luz. 

14É por isso que se diz: “Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá”.

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Efésios 5, 8-14*

*Reflexão - “A luz de Cristo nos tira da ignorância.”*

“São Paulo nos conscientiza da nossa condição de filhos da Luz, chamados a refletir a luz que emana de Jesus Cristo.  Assim ele nos convoca a sair da mornidão e da morte pelo pecado, para viver como filhos de Deus batizados em Nome de Jesus. Para que isso aconteça precisamos nos colocar sob Seu senhorio a fim de dar frutos de bondade, de justiça e de verdade, oferecendo ao mundo o testemunho das grandes obras de Deus na nossa vida. Tudo isso irá se refletir na nossa vivência humana e espiritual pois aprenderemos a discernir o que agrada a Deus e fugiremos das obras do mal. Assim fazendo, as trevas não terão mais poder sobre nós e as nossas obras serão vistas por todos. A luz de Cristo nos tira da ignorância, da injustiça e da maldade e nos fará resplandecer de esperança diante de todos. – Você tem sabido refletir a luz de Cristo no mundo? – As suas ações dão testemunho da manifestação do amor de Deus em você? – Você já despertou para perceber que, diante de Deus você é responsável pelas pessoas com quem você convive?” 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 9, 1. 6-9. 13-17. 34-38 – forma breve*

_ _ _ _ _ _ 

 _Louvor e honra a vós, Senhor Jesus.._ 

 _Pois eu sou a luz do mundo, quem nos diz é o Senhor; e vai ter a luz da vida quem se faz meu seguidor! *(Jo 8, 12)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.* 

Naquele tempo, 1ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 

6E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego.

7E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando. 

8Os vizinhos e os que costumavam ver o cego — pois ele era mendigo — diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” 

9Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”. Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!”

13Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 

14Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!”

16Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?”

17E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”.

34Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da Comunidade. 

35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do Homem?” 

36Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” 

37Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele: 38“Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Quem me segue não anda em trevas.”8

“Refletindo sobre o evangelho da cura do cego de nascença, damo-nos conta de que a humanidade é dividida em dois grupos de pessoas: as que se abriram à luz de Cristo e as que permanecem fechadas a esta luz e veem o distorcido pela cegueira do pecado. Refletindo sobre o evangelho da cura do cego de nascença, damo-nos conta de que a humanidade é dividida em dois grupos de pessoas: as que se abriram à luz de Cristo e começa a enxergar o mundo como ele realmente é; e as que permanecem fechadas a esta luz e veem o distorcido pela cegueira do pecado. O famoso exegeta padre Alonso Schöckel, jesuíta, comenta, sobre este trecho do evangelho: "Nele assistimos a dois processos encontrados: a progressiva iluminação do cego, cada vez mais penetrante em sua visão sobrenatural. O processo se adverte no que vai dizendo de Jesus: um homem (v. 11), um profeta (v. 17), procede de Deus (v. 33), Senhor (v. 38). A progressiva cegueira das autoridades, que resistem em não compreender e quereriam não ver. No princípio estão divididas, depois asseguram duas vezes ‘consta-nos’, depois recorrem ao insulto e à expulsão". Essa "progressiva iluminação" que acontece com quem recebe a fé pode parecer, a um leitor desatento, apenas uma metáfora. No entanto, a experiência dos Doutores místicos e as próprias Sagradas Escrituras atestam que se trata de uma experiência bem real. A fé realmente torna-nos capazes de enxergar a realidade em sua profundidade. É algo que podemos experimentar no ordinário do nosso dia a dia. Quando entramos em um relacionamento de amor com Deus, fazemos a experiência de que é mais fácil aprender as coisas. A nossa fé verdadeiramente ilumina a nossa inteligência. Por isso, não existe nenhuma oposição entre a fé e a razão. De fato, no ser humano existe uma única inteligência, mas esta única faculdade pode ser iluminada por dois tipos diferentes de luz: a natural e a sobrenatural. E esta é, sem dúvida, a mais excelente das luzes. O exemplo mais clamoroso dessa realidade foi a conversão de Santo Agostinho. Se para maior parte das pessoas a conversão se dá num processo de mudança moral, com Agostinho aconteceu diferentemente, como é possível ler em suas "Confissões". Após ler um trecho da carta de São Paulo, ele escreve: "Quando cheguei ao fim da frase, uma espécie de luz de certeza se insinuou em meu coração, dissipando todas as trevas de dúvida". Ou seja, foi quando deu o passo da fé que ele começou a enxergar melhor a realidade. A fé "potencializou" a sua inteligência. Ele fez a experiência daquilo que São João expôs em todo o seu Evangelho e que é o que acontece em nosso batismo. São Justino, o mártir, é o primeiro Padre da Igreja a usar a palavra "iluminação" (φωτισμός) como termo técnico para indicar o sacramento do Batismo: "A este batismo dá-se também o nome de ‘iluminação’, porque os iniciados desta doutrina são iluminados na sua capacidade de compreender as coisas". O que São Justino diz sobre os cristãos é exatamente o contrário do que o mundo costuma pensar sobre eles. Se os mundanos acham que são os batizados quem vivem na ignorância, nas trevas, o que acontece, na verdade, é justamente o contrário: quando se perde a fé, perde-se a luz para enxergar as coisas. É o que atestam São Pedro e São Paulo, em várias de suas cartas. Então, a luz de Cristo ilumina as inteligências dos homens. Só que, para cultivar uma vida intelectual, é indispensável o recurso à oração. Antes, no alvorecer da civilização cristã, os grandes teólogos eram, ao mesmo tempo, grandes místicos. Com a fundação das universidades, no entanto, aconteceu uma separação trágica entre a vida espiritual e a vida de estudo: as pessoas começaram a estudar não para descobrir a Verdade ou para viver a santidade, mas para conseguirem diplomas, esquecendo que, quando o estudo não está unido a uma vida autenticamente espiritual, não pode haver fruto. Jesus, nesse Evangelho, quer que saiamos de nossa cegueira. Talvez o melhor comentário a essa carta sejam as palavras de São Paulo aos Efésios, exortando-os a que não se comportem mais "como se comportam os pagãos, por sua mentalidade fútil (ἐν ματαιότητι τοῦ νοὸς αὐτυῶν). αὐτυῶν). Eles têm a inteligência obscurecida e são alheios à vida de Deus por causa da ignorância produzida neles pela dureza de seus corações". A falta de conversão deixa o homem na ignorância. Por isto que se veem tantas pessoas com diplomas incapazes de enxergar realidades óbvias e tantas pessoas analfabetas, mas, com fé e conversão, capazes de ver: a luz de Cristo faz falta às inteligências humanas.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...