sexta-feira, 3 de março de 2023

📆 *05 de março de 2023 (Domingo)*

 📆 *05 de março de 2023 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEGUNDO DOMINGO DA QUARESMA* (roxo, creio, prefácio próprio, II semana do saltério)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. LÚCIO I, PAPA / S. JOÃO JOSÉ DA CRUZ, PRESBÍTERO / SÃO DOMINGOS SÁVIO / S. ADRIANO / EUSÉBIO, VIRGÍLIO DE ARLES.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Meu coração disse: Senhor, buscarei a vossa face. É vossa face, Senhor, que eu procuro, não desvieis de mim o vosso rosto! *(Sl 26, 8-9)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que nos mandastes ouvir o vosso Filho amado, alimentai nosso espírito com a vossa palavra, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Gênesis 12, 1-4a*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Gênesis.  

Naqueles dias, o Senhor disse a Abrão: “Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar. 

2Farei de ti um grande povo e te abençoarei: engrandecerei o teu nome, de modo que ele se torne uma bênção. 

3Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão abençoadas todas as famílias da terra!”. 

4aE Abrão partiu, como o Senhor lhe havia dito.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gênesis 12, 1-4a*

*Reflexão - “A conquista da nova terra”*

“Sem saber para onde teria de ir nem tampouco como conseguiria chegar, Abrão seguiu em busca da terra que Deus lhe prometera. Partiu como o Senhor lhe havia dito sem argumentar nem duvidar. Ele apenas acreditou e confiou nas promessas de bênção do Senhor para ele e a sua descendência, mesmo que ainda não tivesse gerado nenhum filho.  O Senhor nos chama também a deixar a “terra e a família”, isto é, abandonar tudo o que nos prende à nossa vida velha e sem sentido. A família, no caso, significa as pessoas a quem nos apegamos e que nos impedem de seguir a Deus sem constrangimento e sem barreiras. A terra, é a situação na qual nos prendemos, nos enraizamos e, por isso, também se torna para nós motivo de acomodação e renitência. O Senhor nos promete também, terra e bênção, para nós e para a nossa descendência, desde que nos tornemos livres dos padrões que o mundo nos impõe dando passos concretos em busca de uma vida consoante com o modelo evangélico de viver. Desse modo, nós somos filhos de Abraão, pela fé e pela obediência.  Somos parte da sua descendência e teremos também garantido o nosso lugar no reino dos céus. – Você já se sentiu chamado por Deus (a) a abandonar “a terra e a família” para obedecer somente a Ele? – Qual foi a sua resposta? – Você já deu algum passo concreto em relação a essa convocação?”  

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 32* 

🗣 *Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, venha a vossa salvação!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 32* 

*Reflexão* - “A graça de Deus se manifesta na nossa vida na mesma proporção em que confiamos no cumprimento das Suas promessas para nós. Podemos fazer essa experiência quando, em algumas ocasiões em que somos afligidos nós reconhecemos a nossa incapacidade e limitação e nos entregamos ao Senhor refletindo, principalmente, na Sua Palavra que é reta e que faz  jus a a nossa esperança. A Palavra de Deus nos dá a certeza de que seremos vitoriosos pois o Seu olhar está sobre nós e Ele não nos desampara,”                           

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - 2 Timóteo 1, 8b-10*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo. 

Irmãos: 12Consideremos o seguinte: O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram.

13Na realidade, antes de ser dada a Lei, já havia pecado no mundo. Mas o pecado não pode ser imputado, quando não há lei. 

14No entanto, a morte reinou, desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não pecaram como Adão, – o qual era a figura provisória daquele que devia vir –. 

15Mas isso não quer dizer que o dom da graça de Deus seja comparável à falta de Adão! A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobres todos. 

16Também, o dom é muito mais eficaz do que o pecado de um só. Pois a partir de um só pecado o julgamento resultou em condenação, mas o dom da graça frutifica em justificação, a partir de inúmeras faltas.]

17Por um só homem, pela falta de um só homem, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e superabundante da justiça. 

18Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim o ato de justiça de um só trouxe, para todos os homens, a justificação que dá a vida.

19Com efeito, como pela desobediência de um só homem a humanidade toda foi estabelecida numa situação de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça.

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - 2 Timóteo 1, 8b-10*

*Reflexão - “A nossa caminhada para a santidade.”*

“Nesta leitura São Paulo também nos faz um chamado muito significativo para a nossa vida, em relação a nossa caminhada para a santidade. O sofrer pela causa do Evangelho nos proporciona uma graça inestimável, pois nos condiciona a viver segundo a vontade de Deus. Sabemos que, se somos filhos e filhas do Pai cheio de amor e de poder, a Sua vontade é para nós o veículo que nos levará para uma vida também  plena de amor e de poder. Assim, Deus nos chamou para uma vocação santa, não por causa das nossas boas obras, mas em virtude da Sua graça por meio de Jesus Cristo. Portanto, o que sofrermos em função da vivência e do anúncio do Evangelho, é lenitivo e motivação para sermos fiéis a Jesus, que destruiu a morte e suscitou em nós uma nova vida. A eternidade começa agora e viver a vida eterna, desde já, implica em um testemunho corajoso, sem medo de censuras e de cadeias. – Como você tem sofrido pelo Evangelho? – Você também é mal compreendido (a) e criticado (a) por aqueles (as) que não entendem nada? – Você tem dado o seu testemunho de fidelidade a Deus no meio dos homens? – Vale a pena sofrer pelo Evangelho?” 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 17, 1-9*

_ _ _ _ _ _ 

 _Louvor a vós, ó Cristo, rei da eterna glória!._ 

 _Numa nuvem resplendente fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós. *(cf. Lc 9, 35)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 

2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 

3Nisto apareceram-lhe Moisés e Elias, conversando com Jesus. 

4Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.

5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!”

6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 

7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos e não tenhais medo”.

8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 

9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”A glória futura que nos espera.”*

“Hoje se fala muito pouco do Céu. A consequência trágica disso é que, sem olharmos para a glória futura que nos espera, as cruzes desta vida parecem absurdas e, pouco a pouco, vão se tornando até mesmo esmagadoras. Mas qual é o sentido, afinal, de estarmos aqui? Por que, entre tantas pessoas procurando a felicidade, são tão poucas as que realmente a encontram? A razão de o Evangelho da Transfiguração do Senhor constar, todos os anos, no itinerário litúrgico quaresmal, depreende-se do contexto em que se deu esse episódio da vida de Cristo: é exatamente antes de subir a Jerusalém para ser crucificado que Ele toma consigo três dos Apóstolos e dá-lhes a conhecer um pouco de sua glória, como se quisesse consolar com essa visão os discípulos, antes que vivenciassem o difícil drama do Calvário. "Saboreando por alguns instantes, por pia providência, o gozo definitivo", comenta nesta linha São Beda, o Venerável, "os discípulos haveriam de suportar com mais fortaleza as adversidades" (S. Th. III, q. 45, a. 1). Isso é verdadeiro também para nós, que passamos pela Quaresma, tempo forte de oração e penitência. Contemplando Jesus glorioso, torna-se-nos muito mais fácil mortificar a própria carne agora e assistir, na Páscoa que se aproxima, à morte na carne do Filho de Deus. Se hoje nos cobrimos de cinzas e vestimos de sacos, é porque um dia também nós, a exemplo de Cristo transfigurado no Tabor, teremos brilhante o rosto como o sol e brancas as roupas como a luz. Em nossos dias, no entanto, muito pouco se fala do Céu. A consequência trágica disso é que, sem olharmos para a glória futura que nos espera, as cruzes desta vida parecem absurdas e, pouco a pouco, vão se tornando até mesmo esmagadoras. Para muitos, então, sedentos de algo que lhes conforte e anestesie das dores inevitáveis desta existência, é tentadora a ilusão de esquecer-se definitivamente das verdades eternas e transcendentes para apegar-se às mentiras deste mundo, às sensações banais de nossa carne de morte. Deus, eterno, é abandonado e trocado então por um casamento — que finda com a morte —, por um bom trabalho — que finda com uma crise, com a velhice ou com a invalidez — ou pelo culto idolátrico ao próprio corpo — que, no fim, se transformará em um punhado de cinzas. Em suma, nossos contemporâneos não querem o Céu, o qual se alcança após muitos sofrimentos (cf. At 14, 21); o que querem é armar tendas no Tabor — isto é, nesta vida terrenal —, alimentando a imagem de uma vida fácil e sem sofrimentos. Acontece que, infelizmente, "não sofrer" não é opção nenhuma. Aqui, neste mundo, somos todos herdeiros de Adão e Eva: sofrem igualmente justos e injustos; sofrem casados, sofrem solteiros e sofrem celibatários; sofrem crianças, adultos e anciãos; sofrem homens e mulheres; sofrem, enfim, sem exceção, todos os seres humanos. A escolha que precisa ser feita é se queremos a cruz com Cristo ou sem Ele; se queremos passar pelas dores desta vida ancorados na esperança cristã ou entregues ao desespero dos mundanos. Pedro, João e Tiago escolheram o caminho de Jesus — cada um a seu modo e com a sua particularidade. Justamente por isso, ensina São João Crisóstomo, foram os três elegidos pelo Senhor como testemunhas de sua transfiguração: "Pedro, que sobressaiu pelo amor a Cristo e pelo poder que lhe foi conferido; João, pelo privilégio do amor com que era amado por Cristo e por causa da virgindade, e pela prerrogativa do ensinamento de seu evangelho; e Tiago, pela prerrogativa do martírio" (S. Th. III, q. 45, a. 3, ad 4). Ao tomar consigo esses discípulos, no entanto, quem Nosso Senhor deseja realmente chamar, para testemunhar a sua glória, somos eu e você: porque somos prediletos dEle, como foi São João; porque precisamos amá-lO, como O amou São Pedro; e porque precisamos pagar o preço desse amor, como pagou com seu sangue o apóstolo Tiago. Intercedam eles por nós, junto ao Cristo, para que sejamos dignos de suas promessas. Amém.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...