sexta-feira, 31 de março de 2023

📆 *02 de Abril de 2023 (Domingo)*

 



📆 *02 de Abril de 2023 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR* (Cor Vermelho, Creio, Pref. Próprio, II Semana do Saltério)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. FRANCISCO DE PAULA / S. MARIA DO EGITO / LEOPOLDO DE GAICHE E MARIA DO EGITO. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Saudemos com hosanas o Filho de Davi! Bendito o que nos vem em nome do Senhor! Jesus, rei de Israel, hosana nas alturas! *(Mt 21, 9)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus eterno e todo-poderoso, para dar aos homens um exemplo de humildade, quisestes que o nosso Salvador se fizesse homem e morresse na cruz. Concedei-nos aprender o ensinamento da sua paixão e ressuscitar com ele em sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho antes da Procissão de Ramos - Entrada de Jesus em Jerusalém - Mateus 21, 1-11*

Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos aproximaram-se de Jerusalém e chegaram a Betfagé, no monte das Oliveiras. Então Jesus enviou dois discípulos, 

2dizendo-lhes: “Ide até o povoado que está ali na frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada, e com ela um jumentinho. Desamarrai-a e trazei-os a mim! 

3Se alguém vos disser alguma coisa, direis: ‘O Senhor precisa deles’, mas logo os devolverá’”.

4Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta: 

5“Dizei à filha de Sião: Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho, num potro de jumenta”.

6Então os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes havia mandado. 

7Trouxeram a jumenta e o jumentinho e puseram sobre eles suas vestes, e Jesus montou. 

8A numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho. 

9As multidões que iam na frente de Jesus e os que o seguiam, gritavam: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!”

10Quando Jesus entrou em Jerusalém a cidade inteira se agitou, e diziam: “Quem é este homem?” 11E as multidões respondiam: “Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia”.

*Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Isaías 50,4-7*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías.

O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo. 

5O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 

6Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. 

7Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 50,4-7*

*Reflexão - “O servo tem os ouvidos bem abertos”*

“O servo a que se refere esta passagem é Jesus, no entanto, cada um de nós, homem ou mulher, que nos propomos a segui-Lo como discípulo, deveremos ter o entendimento para escutar as palavras desta profecia: “O Senhor deu-me uma língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida”; “Ele me excita o  ouvido para prestar atenção como um discípulo”. Jesus é o nosso Referencial e Mestre e nós somos os seus discípulos, portanto, como Ele, precisamos ter os ouvidos bem abertos e não resistir ao chamado de Deus apesar de todas as dificuldades, porque Ele é o nosso auxiliador e não nos deixará desanimar.  O servo que é fiel ao projeto de Deus está sempre atento às Suas orientações e ensinamentos como um aluno atencioso. Deus mesmo é quem nos conduz e mesmo que enfrentemos a fúria e a rebeldia dos inimigos, permaneceremos firmes e não desistiremos.   Todos nós que dizemos ser servos e servas de Jesus, precisamos seguir o caminho que Ele mesmo nos abriu e nos pôr à disposição do Espírito Santo que nos inspirará e nos conduzirá. Servo é quem se compromete livremente a prestar serviço ao próximo, por amor, não desviando o rosto nem procurando se esquivar dos encargos e compromissos confiante de que o Senhor Deus é o Auxiliador e não o deixará humilhado(a).   Você é servo de alguém? – A quem você está servindo aqui na terra? – Você tem enfrentado dificuldades no seu seguimento de cristão? – Você tem se deixado conduzir pelo Espírito Santo no serviço que presta a Deus e aos homens? – Você é obediente?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 21* 

🗣 *Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Riem de mim todos aqueles que me veem, torcem os lábios e sacodem a cabeça: “Ao Senhor se confiou, ele o liberte. E agora o salve, se é verdade que ele o ama!”🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Cães numerosos me rodeiam furiosos, e por um bando de malvados fui cercado. Transpassaram minhas mãos e os meus pés e eu posso contar todos os meus ossos.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Eles repartem entre si as minhas vestes e sorteiam entre si a minha túnica. Vós, porém, ó meu Senhor, não fiqueis longe, ó minha força, vinde logo em meu socorro!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Anunciarei o vosso nome a meus irmãos e no meio da assembleia hei de louvar-vos! Vós que temeis ao Senhor Deus, dai-lhe louvores, glorificai-o, descendentes de Jacó, e respeitai-o, toda a raça de Israel!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 21* 

*Reflexão* - “Na liturgia de hoje nós acompanhamos os passos de Jesus na caminhada para o calvário. O salmista antecipa tudo o que Jesus iria passar durante o Seu martírio até o momento em que Ele se sentiu abandonado pelo próprio Deus. Isso nos leva a pensar nos momentos em que nós também nos sentimos sem ninguém, vivendo a nossa dor, solitários no meio da multidão ao nosso redor. São momentos em que precisamos enfrentar o deserto tão necessário para o nosso crescimento. Mesmo assim, como Jesus, nós ainda temos força para dizer: “anunciarei o vosso nome a meus irmãos e no meio da assembleia hei de louvar-vos!” O Pai que sofre conosco mesmo sem percebermos, alegrar-se-á conosco com o nosso louvor.”                           

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - Filipenses 2, 6-11*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses.

Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7 mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, 

8 humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.

9 Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome. 

10Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 

11 e toda língua proclame: “Jesus Cristo é o Senhor”, para a glória de Deus Pai. 

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Filipenses 2, 6-11*

 *Reflexão - “Jesus não se prevaleceu de sua igualdade com Deus!”*

“Ele esvaziou-se e humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.” Com estas palavras São Paulo nos esclarece a respeito da vivência de Jesus como homem, aqui na terra, e nos motiva a meditar como tem sido a nossa própria experiência de vida.  Mesmo sendo Deus, Jesus Cristo não se prevalecia desta condição e agia livremente, igual a qualquer homem, assumindo até a condição de escravo, sujeitando-se aos homens.  Fazendo um paralelo com a nossa vida chegamos à conclusão de que Jesus fez exatamente o contrário do que nós sempre costumamos fazer. Na nossa condição humana nós nos prevalecemos da posição social ou de qualquer outra justificativa para sermos privilegiados e não precisarmos passar por alguma situação de humilhação!  Nas ocasiões em que enfrentamos algum processo, queremos sempre ser considerados, adulados, admirados e, na maioria das vezes, cheios de orgulho, temos o impulso de argumentar: “Você sabe com quem está falando?” “Você sabe quem sou eu”? O nosso primeiro impulso é de continuamente querer mostrar quem somos nós, o nosso status, poder, situação financeira, contanto que nos livremos da obediência ao tributo que nos é imposto. Com Jesus Cristo, o Senhor, aconteceu exatamente o oposto: “Mesmo sendo de condição divina, Ele não se prevaleceu de sua igualdade com Deus,  mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens”.  Por isso, Deus o exaltou acima de tudo, dando-lhe o Nome diante do qual todos nós devemos nos ajoelhar. Portanto, hoje, nós devemos tomar consciência da nossa condição humana imperfeita e, assim, seguindo o exemplo de Jesus, também diante de Deus nos humilhar. Assim fazendo, com certeza, também seremos exaltados e acolhidos na vida eterna. – Como você costuma agir quando tem que enfrentar alguma situação constrangedora? – Você acha que a recompensa de ser exaltado mais adiante, compensa a vergonha de hoje ser humilhado? – Como você age quando passa por alguma situação humilhante no trânsito, nas repartições, nas filas de bancos, etc?”     

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 27, 11-54 — forma breve*

_ _ _ _ _ _ 

 _Glória e louvor a vós, ó Cristo._  

 _Jesus Cristo se tornou obediente, obediente até a morte numa cruz. Pelo que o Senhor Deus o exaltou, e deu-lhe um nome muito acima de outro nome. *(Fl 2, 8-9)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *℣. Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo ✠ segundo São Mateus* 

 *Narrador 1* - Naquele tempo, 11Jesus foi posto diante de Pôncio Pilatos, e este o interrogou:

 *Narrador 2* - “Tu és o rei dos judeus?”

 *Narrador 1* - Jesus declarou:

✝️ - “É como dizes”,

 *Narrador 1* -12e nada respondeu, quando foi acusado pelos sumos sacerdotes e anciãos. 13Então Pilatos perguntou:

 *Narrador 2* - “Não estás ouvindo de quanta coisa eles te acusam?”

 *Narrador 1* - 14Mas Jesus não respondeu uma só palavra, e o governador ficou muito impressionado. 

15Na festa da Páscoa, o governador costumava soltar o prisioneiro que a multidão quisesse. 

16Naquela ocasião, tinham um prisioneiro famoso, chamado Barrabás. 

17Então Pilatos perguntou à multidão reunida:

 *Narrador 2* - “Quem vós quereis que eu solte: Barrabás, ou Jesus, a quem chamam de Cristo?”

 *Narrador 1* -18Pilatos bem sabia que eles haviam entregado Jesus por inveja. 

19Enquanto Pilatos estava sentado no tribunal, sua mulher mandou dizer a ele:

 *Narrador 2* - “Não te envolvas com esse justo, porque esta noite, em sonho, sofri muito por causa dele”.

 *Narrador 1* -20Porém, os sumos sacerdotes e os anciãos convenceram as multidões para que pedissem Barrabás e que fizessem Jesus morrer.

21O governador tornou a perguntar:

 *Narrador 2* - “Qual dos dois quereis que eu solte?”

 *Narrador 1* - Eles gritaram:

 *Todos - “Barrabás”.*

 *Narrador 1* -22Pilatos perguntou:

 *Narrador 2* - “Que farei com Jesus, que chamam de Cristo?”

 *Narrador 1* - Todos gritaram: 

 *Todos - “Seja crucificado!”*

 *Narrador 1* -23Pilatos falou:

 *Narrador 2* - “Mas, que mal ele fez?”

 *Narrador 1* - Eles, porém, gritaram com mais força:

 *Todos - “Seja crucificado!”*

 *Narrador 1* -24Pilatos viu que nada conseguia e que poderia haver uma revolta. Então mandou trazer água, lavou as mãos diante da multidão, e disse:

 *Narrador 2* - “Eu não sou responsável pelo sangue deste homem. Este é um problema vosso!”

 *Narrador 1* - 25O povo todo respondeu:

 *Todos - “Que o sangue dele caia sobre nós e sobre os nossos filhos”.*

 *Narrador 1* -26Então Pilatos soltou Barrabás, mandou flagelar Jesus, e entregou-o para ser crucificado. 

27Em seguida, os soldados de Pilatos levaram Jesus ao palácio do governador, e reuniram toda a tropa em volta dele. 

28Tiraram sua roupa e o vestiram com um manto vermelho; 

29depois teceram uma coroa de espinhos, puseram a coroa em sua cabeça, e uma vara em sua mão direita. Então se ajoelharam diante de Jesus e zombaram, dizendo:

 *Todos - “Salve, rei dos judeus!”*

 *Narrador 1* -30Cuspiram nele e, pegando uma vara, bateram na sua cabeça. 

31Depois de zombar dele, tiraram-lhe o manto vermelho e, de novo, o vestiram com suas próprias roupas. Daí o levaram para crucificar. 

32Quando saíam, encontraram um homem chamado Simão, da cidade de Cirene, e o obrigaram a carregar a cruz de Jesus. 33E chegaram a um lugar chamado Gólgota, que quer dizer “lugar da caveira”. 

34Ali deram vinho misturado com fel para Jesus beber. Ele provou, mas não quis beber. 

35Depois de o crucificarem, fizeram um sorteio, repartindo entre si as suas vestes. 

36E ficaram ali sentados, montando guarda. 

37Acima da cabeça de Jesus puseram o motivo da sua condenação: “Este é Jesus, o Rei dos Judeus”.38Com ele também crucificaram dois ladrões, um à direita e outro à esquerda de Jesus. 39As pessoas que passavam por ali o insultavam, balançando a cabeça e dizendo:

 *Narrador 2* - 40“Tu, que ias destruir o Templo e construí-lo de novo em três dias, salva-te a ti mesmo! Se és o Filho de Deus, desce da cruz!”

 *Narrador 1* - 41Do mesmo modo, os sumos sacerdotes, junto com os mestres da Lei e os anciãos, também zombavam de Jesus:

 *Narrador 2* - 42“A outros salvou... a si mesmo não pode salvar! É Rei de Israel... Desça agora da cruz! E acreditaremos nele. 

43Confiou em Deus; que o livre agora, se é que Deus o ama! Já que ele disse: Eu sou o Filho de Deus”.

 *Narrador 1* - 44Do mesmo modo, também os dois ladrões que foram crucificados com Jesus, o insultavam. 

45Desde o meio-dia até as três horas da tarde, houve escuridão sobre toda a terra. 

46Pelas três horas da tarde, Jesus deu um forte grito:

✝️ - “Eli, Eli, lamá sabactâni?”,

 *Narrador 1* - que quer dizer: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”47Alguns dos que ali estavam, ouvindo-o, disseram:

 *Narrador 2* - “Ele está chamando Elias!”

 *Narrador 1* -48E logo um deles, correndo, pegou uma esponja, ensopou-a em vinagre, colocou-a na ponta de uma vara, e lhe deu para beber. 

49Outros, porém, disseram:

 *Narrador 2* - “Deixa, vamos ver se Elias vem salvá-lo!”

 *Narrador 1* -50Então Jesus deu outra vez um forte grito e entregou o espírito.

 _(Todos se ajoelham um instante)_

 *Narrador 1* - 51E eis que a cortina do santuário rasgou-se de alto a baixo, em duas partes, a terra tremeu e as pedras se partiram. 

52Os túmulos se abriram e muito corpos dos santos falecidos ressuscitaram! 

53Saindo dos túmulos, depois da ressurreição de Jesus, apareceram na Cidade Santa e foram vistos por muitas pessoas. 

54O oficial e os soldados que estavam com ele guardando Jesus, ao notarem o terremoto e tudo que havia acontecido, ficaram com muito medo e disseram:

 *Todos - “Ele era mesmo Filho de Deus!”*

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Na verdade, este homem era o Filho de Deus!”*

“Vendo Jesus expirar, um oficial do exército romano faz aquilo que os judeus não foram capazes de fazer, e confessa: “Na verdade, este homem era o Filho de Deus!” Unidos à fé da Virgem Maria, professar as mesmas palavras do soldado romano diante da Cruz e reconhecer que, por trás da crueldade daquele crime, há o alvorecer da Redenção. Meditação. — Na celebração litúrgica deste domingo, recordamos duas realidades: a entrada triunfal de Jesus na cidade santa de Jerusalém, ocasião em que se manifesta a Sua realeza divina — Ele é aclamado com cantos de hosana pela multidão — e, ao mesmo tempo, o mistério da Sua Paixão. Nesse estranho paradoxo, somos apresentados ao fato de que Jesus é, sim, o Messias que vai nos libertar, mas o Messias inesperado. Ele não vem como um revolucionário político, “não se apoia na violência, não começa uma insurreição militar contra Roma”, mas vem como “servo sofredor”, cujo “poder é de caráter diferente; é na pobreza de Deus, na paz de Deus que Ele individualiza o único poder salvador” (Ratzinger, 2011, p. 18). Os judeus, porém, não O reconhecem. E não O reconhecem porque não têm as lentes da fé que abrem o coração humano e o fazem exclamar como o centurião no final do Evangelho deste domingo: “Na verdade, este homem era o Filho de Deus!” Como “a cortina do santuário rasgou-se de alto a baixo, em duas partes”, precisamos, hoje, rasgar os véus que cobrem a Cruz de Cristo para enxergá-lO como Aquele que vai nos salvar de nossos pecados. Do contrário, o episódio da Cruz será, para nós, apenas mais um crime, um espetáculo de horror como o foi para os judeus. Quando Mel Gibson lançou A Paixão de Cristo nos cinemas, grande parte do público viu apenas um filme de terror. Mas por trás de todo aquele sofrimento e flagelo havia o mistério da redenção. Na Cruz, Jesus não sofreu apenas uma execução cruel e injusta; Ele deu a sua vida livremente — “ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a dar, como tenho o poder de a reassumir” (Jo 10, 18) — para, através do Seu sangue, realizar um gesto de justiça, amando a Deus como Ele deve ser amado, e um gesto de misericórdia, reavendo o gênero humano, perdido pelo pecado. Em outras palavras, Jesus deu a sua vida pela salvação do homem. Para crermos no mistério da Cruz, devemos apoiar-nos na fé da Virgem Maria. Ela, a mãe do Salvador, foi a única que não vacilou diante da Paixão. Mesmo o apóstolo João, que estava também ao pé da cruz, precisou ver o sepulcro vazio para acreditar na ressurreição. Maria, por outro lado, manteve-se o tempo todo firme, stabat mater, crendo na providência divina apesar de ouvir o próprio filho dizer: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”, pois sabia que Ele precisava padecer a dor do homem, precisava ser dilacerado pelas nossas impurezas. Unida ao mistério da Redenção, Maria ofereceu o único sacrifício que nenhum outro poderia oferecer: o sacrifício da sua fé. Neste Domingo de Ramos e da Paixão, portanto, façamos de Maria a nossa companheira para que, no crime da cruz, vejamos o alvorecer da nossa redenção. Oração. — Senhor Jesus, Vós que fostes pregado à Cruz para redimir-me de minhas culpas, ajudai-me a reconhecer-Vos como o meu Rei e Salvador. Na Vossa Paixão, não quero me comportar como os fariseus e os soldados romanos, agindo com escárnio e desprezo, nem chorar como as mulheres em vosso caminho, que são constrangidas pela visão desesperadora das Vossas chagas. Quero, ao contrário, estar de pé como a Vossa Mãe, Maria Santíssima, confiando na providência divina, que sabe tirar proveito de todos os males. Aumentai, portanto, a minha fé, a fim de que me arrependa dos meus pecados e diga como o Centurião: “Na verdade, este homem era o Filho de Deus!” Propósito. — Decide-te a viver de fé e progredir na vida de santidade para que, uma vez curado de teus pecados, possas contemplar a face de Jesus misericordioso. Ó, meu amado Jesus, até agora caminhei como um descrente, adiando a minha conversão sempre para depois. Concedei-me hoje a firmeza dos santos para que tenha coragem e decida-me de uma vez por todos a viver de fé e nada mais!. 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...