domingo, 5 de fevereiro de 2023

📆 *06 de Fevereiro de 2023 (2a Feira)*

 📆 *06 de Fevereiro de 2023 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÃO PAULO MIKI E COMPANHEIROS, MÁRTIRES, MEMÓRIA* (Vermelho, Pref. Comum ou dos Mártires - Of. da Memória)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

SS. PAULO MIKI PRESBÍTERO E COMPANHEIROS, MÁRTIRES JAPONESES / S. DOROTÉIA / GASTÃO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Alegram-se nos céus os santos que na terra seguiram a Cristo. Por seu amor derramaram o próprio sangue; exultarão com ele eternamente.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, força dos santos, que em Nagasaki chamastes à verdadeira vida são Paulo Miki e seus companheiros pelo martírio da cruz, concedei-nos, por sua intercessão, perseverar até a morte na fé que professamos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Gênesis 1, 1-19*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Gênesis.  

1No princípio Deus criou o céu e a terra. 

2A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam a face do abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. 

3Deus disse: “Faça-se a luz!” E a luz se fez. 

4Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. 

5E à luz Deus chamou “dia” e às trevas, “noite”. Houve uma tarde e uma manhã: primeiro dia. 

6Deus disse: “Faça-se um firmamento entre as águas, separando umas das outras”. 

7E Deus fez o firmamento, e separou as águas que estavam embaixo, das que estavam em cima do firmamento. E assim se fez. 

8Ao firmamento Deus chamou “céu”. Houve uma tarde e uma manhã: segundo dia. 

9Deus disse: “Juntem-se as águas que estão debaixo do céu num só lugar e apareça o solo enxuto!” E assim se fez. 

10Ao solo enxuto Deus chamou “terra” e ao ajuntamento das águas, “mar”. E Deus viu que era bom. 

11Deus disse: “A terra faça brotar vegetação e plantas que deem semente, e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, que tenham nele sua semente sobre a terra”. E assim se fez. 

12E a terra produziu vegetação e plantas que trazem semente segundo a sua espécie, e árvores que dão fruto tendo nele a semente da sua espécie. E Deus viu que era bom. 

13Houve uma tarde e uma manhã: terceiro dia. 

14Deus disse: “Façam-se luzeiros no firmamento do céu, para separar o dia da noite. Que sirvam de sinais para marcar as épocas, os dias e os anos, 

15e que resplandeçam no firmamento do céu e iluminem a terra”. E assim se fez. 

16Deus fez os dois grandes luzeiros: o luzeiro maior para presidir ao dia, e o luzeiro menor para presidir à noite, e as estrelas. 

17Deus colocou-os no firmamento do céu para alumiar a terra, 

18para presidir ao dia e à noite e separar a luz das trevas. E Deus viu que era bom. 19E houve uma tarde e uma manhã: quarto dia.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gênesis 1, 1-19*

*Reflexão - “E Deus viu que era bom”!*

”A Palavra de Deus foi quem criou tudo e todas as coisas criadas têm um motivo real para existir. Nada foi feito por acaso!  Constatamos isto, quando meditamos no Livro Sagrado que narra a origem da criação e da nossa vida. Tudo o que Deus fez é bom! Ele nos providenciou tudo: dia, noite, terra, céu e mar, sol, lua, estrelas. A tudo Ele deu um nome e viu que era bom, portanto, tudo o que é bom é criação de Deus e tudo o que Ele criou tem uma razão de ser e disso não poderemos nos esquecer!  Terra, céu, noite, dia, são variações da nossa vida, por isso, também, situações palpáveis e oportunidades de crescimento. Na nossa caminhada aqui na terra, há momentos em que atravessamos o dia claro e logo mais vem a noite escura, mas, em todos os momentos, Deus vê o que é bom para nós.   Cada coisa com sua singularidade, porém, com um objetivo único: levar-nos a santidade, que é a intimidade e a experiência com Deus, na Sua presença. Temos a oportunidade, todos os dias, de olhar para a natureza e as coisas criadas como uma prova do amor de Deus e perceber nelas a manifestação do Seu carinho e do Seu zelo por cada um de nós, Seus filhos e Suas filhas. Somos a obra prima de Deus e foi para nós que Ele criou todas as coisas.  – Você já pensou que Deus criou o mundo para si? - Você percebe o toque de Deus em tudo o que vê ou isto passa despercebido? – A sua vida é uma experiência maior com a noite ou com o dia? – Como você tem atravessado as noites escuras da sua caminhada? – O que o (a) impressiona mais na criação de Deus?”  

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 103* 

🗣 *Alegre-se o Senhor em suas obras!.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ A terra vós firmastes em suas bases, ficará firme pelos séculos sem fim; os mares a cobriam como um manto, e as águas envolviam as montanhas.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Fazeis brotar em meio aos vales as nascentes que passam serpeando entre as montanhas; às suas margens vêm morar os passarinhos, entre os ramos eles erguem o seu canto..🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, e que sabedoria em todas elas! Encheu-se a terra com as vossas criaturas! Bendize, ó minha alma, ao Senhor!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 103* 

*Reflexão* - “O salmista exalta a sabedoria do Senhor em todas as Suas obras e reconhece nelas a Sua grandeza. Deus se revestiu de Luz e de Majestade para fazer acontecer a criação, por isso a nossa alma apregoa sem cessar a Sua glória: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor!” Repita muitas vezes essa afirmação porque quanto mais nós reconhecemos as obras do Senhor e O louvamos por elas, nós agradamos a nossa alma e nos tornamos sábios (as) aos olhos de Deus.”                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 6, 53-56*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Jesus pregava a Boa-nova, o Reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo. *(Cf. Mt 4, 23)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 

54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus.

55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.

56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”A graça da Unção dos Enfermos.”*

“A Unção dos Enfermos confere uma graça especial, que dá forças a quem está gravemente enfermo para preservar intacto um bem que vale mais do que a mais robusta saúde: o amor a Deus. O evangelista S. Marcos oferece-nos hoje um panorama das atividades de Nosso Senhor, especialmente de suas curas milagrosas, em virtude das quais muitos doentes acorrem a Ele, desejosos de tocar-lhe ao menos a barra da veste. Esse quadro geral nos revela que a salvação que Cristo veio nos trazer refere-se não apenas à alma, mas também ao corpo. Embora seja verdade que é a alma o sujeito próprio do pecado, nem por isso o corpo tem menos importância ou está alheio de todo às faltas do espírito. O ser humano — vale lembrar — não é um anjo, um ser carente de toda materialidade, mas uma unidade substancial entre corpo e alma, unidos de tal maneira que o homem só pode ser verdadeiramente salvo se o for na sua integridade anímica e corporal. E foi para remediar a debilidade em que se encontra o espírito quando o corpo, já no fim da vida, está doente que o Senhor instituiu o sacramento da Unção dos Enfermos, cujo efeito primário, mais do que devolver a saúde física, consiste em fortalecer a alma contra as últimas tentações do demônio. A doença e a fragilidade, de fato, costumam ser ocasião de revolta, de desesperança, de inconformismo com a vontade de Deus. Por isso, a graça própria da Unção dos Enfermos vem em auxílio da alma, para que ela, resistindo ao cansaço e às provações a que está submetido o corpo, não se afaste do amor e da esperança logo no entardecer da vida. Deus está preocupado, sim, com a nossa caridade, e para que essa joia espiritual não se quebre antes de partirmos deste mundo, Ele nos oferece uma graça final e reconfortante, pela qual é preservado em nossos corações o amor e a pureza com que, após a morte, nos apresentaremos, de uma vez para sempre, aos olhos do nosso Salvador.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...