terça-feira, 17 de janeiro de 2023

📆 *18 de Janeiro de 2023 (4a Feira)*

 📆 *18 de Janeiro de 2023 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUARTA-FEIRA DA SEGUNDA SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde – Ofício do Dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

SANTA MARGARIDA DA HUNGRIA / PRISCA, LIBERATO, AMÂNCIO E BV. REGINA PROTTMANN. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! *(Sl 65, 4)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Hebreus 7, 1-3. 15-17*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 1Melquisedec, rei de Salém, sacerdote de Deus Altíssimo, saiu ao encontro de Abraão, quando esse regressava do combate contra os reis, e o abençoou. 

2Foi a ele que Abraão entregou o dízimo de tudo. E o seu nome significa, em primeiro lugar, “Rei de Justiça”; e, depois: “Rei de Salém”, o que quer dizer, “Rei da Paz”.

3Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem início de dias, nem fim de vida! É assim que ele se assemelha ao Filho de Deus e permanece sacerdote para sempre. 

15Isto se torna ainda mais evidente, quando surge um outro sacerdote, semelhante a Melquisedec, 

16não em virtude de uma prescrição de ordem carnal, mas segundo a força de uma vida imperecível. 

17Pois diz o testemunho: “Tu és sacerdote para sempre na ordem de Melquisedec”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Hebreus 7, 1-3. 15-17*

*Reflexão - “Ofereçamos a Jesus os dons que temos.”*

“A carta aos Hebreus refere-se a Jesus Cristo como um Sacerdote que se assemelha a Melquisedeque, “rei da justiça”, “rei da paz”. Lá no Antigo Testamento  (Gen 14, 18-20 e 15,1) nós vemos  falar de Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote de Deus que mandou trazer pão e vinho e depois abençoou Abraão recebendo dele o dízimo de tudo quanto este possuía. Por isso, Deus o abençoou e o  incentivou, dizendo: “Nada temas, Abraão! Eu sou o teu protetor, tua recompensa será muito grande!”   Jesus Cristo é sacerdote, segundo a força de uma vida imperecível, isto é, para sempre. Portanto, ofereçamos a Jesus os dons que nós temos e Ele os colocará nas mãos do Pai e seremos abençoados (as), e recompensados (as) eternamente. O nosso trabalho e sofrimento, os nossos bens e conquistas, a nossa família, os nossos amigos, são dons preciosos que podemos todos os dias ofertar a Jesus, de coração contrito e assim, receber bênçãos e graças do céu. Com a bênção de Deus nós recebemos também, a paz e a justiça que Jesus veio nos trazer.  – O que você entende por ser sacerdote? – Você tem ofertado a Jesus os dons e os bens que possui para que Ele ofereça ao Pai? – Você tem muitos dons?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 109* 

🗣 *Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Palavra do Senhor ao meu Senhor: “Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!”🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz: “Domina com vigor teus inimigos;🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!”🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Jurou o Senhor e manterá sua palavra: “Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedec!”🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 109* 

*Reflexão* - “O Salmo exalta a Jesus Cristo como o Sacerdote de Deus, que está assentado ao lado direito do Pai e que domina o mundo todo, até os inimigos. Ele é o príncipe desde o dia em que nasceu, é o Senhor do Universo, cheio de glória e esplendor. Ore com este Salmo e assim fazendo exalte você também o Santo de Deus!”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 3, 1-6*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Jesus pregava a Boa-nova, o Reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo. *(Cf. Mt 4, 23)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 

2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 

3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 

4E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram.

5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada.

6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Não há descanso para o amor.”*

“Privado do auxílio sobrenatural de Deus, o homem é moralmente impotente tanto para observar por longo tempo os Mandamentos da Lei quanto para realizar qualquer obra meritória da vida eterna. A cura do homem de mão seca se dá no contexto de mais um conflito entre Jesus e alguns de seus adversários, fariseus e mestres da Lei, que procuram sem descanso um motivo para acusá-lo. Cristo, que falava como quem tem autoridade, arrogando-se com justiça o título de Senhor do sábado, rompia sem falsos escrúpulos o descanso sabático, o que deixa transtornados os que, ainda aferrados à letra da Lei, se opõe à doutrina salvífica do Evangelho. Eis o sentido literal do texto que a Liturgia nos propõe hoje à reflexão. De um ponto de vista espiritual, no entanto, este episódio nos revela, sob a imagem da mão ressequida, a nossa incapacidade de amar e praticar o bem como convém à salvação. É só com o auxílio da graça de Cristo, sem o qual nada podemos fazer (cf. Jo 15, 5), que nos tornamos capazes de realizar aquelas obras de justiça que o Pai tanto deseja recompensar. Privado, pois, do auxílio sobrenatural de Deus, o homem é moralmente impotente para observar por longo tempo os Mandamentos da Lei — que se resumem em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (cf. Mt 22, 34-40) —, não só de forma meritória, em ordem à vida eterna, mas nem mesmo quanto à substância dos preceitos. Eis por que tão cedo a Lei se tornou para os judeus um fardo a ser carregado com uma obediência puramente externa, sem as disposições interiores sem as quais nem o maior dos sacrifícios tem valor (cf. 1Cor 13, 1ss). Por isso, devemos hoje estender nossas mãos ressequidas a Cristo Jesus e, humilhados diante dele, confessar nossa incapacidade de amar como Ele ama e de fazer como convém o que Ele deseja. O Senhor, que tudo pode e nos ama mais do que imaginamos, olhará compadecido para a nossa paralisia e realizará o prodígio de fazer brotar do rochedo de nosso coração a água de uma caridade benigna, sofredora, generosa e paciente (cf. 1Cor 13, 4-7).” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


  AUDIOVISUAL: COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATÓLICOS:
SANTA MISSA:

Padre Joaozinho:
Padre João Carlos (Blog):
Padre Paulo Ricardo (Site):
Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:
*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...