domingo, 8 de janeiro de 2023

📆 *09 de Janeiro de 2023 (2a Feira)*

 📆 *09 de Janeiro de 2023 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEGUNDA-FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA DO TEMPO COMUM - BATISMO DO SENHOR* (Branco, Glória, Prefácio Próprio – Ofício da Festa) 

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

S. ANDRÉ CORSINI, BISPO / B. ANTÔNIO FATATI, BISPO / SANTO ADRIANO DA CANTUÁRIA / MARCIANA, FELIX, VIDAL, FELIPE.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Batizado o Senhor, os céus se abriram e o Espírito Santo pairou sobre ele sob a forma de pomba. E a voz do Pai se fez ouvir: Este é o meu Filho muito amado, nele está todo o meu amor! *(Cf. Mt 3, 16-17)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus eterno e todo-poderoso, que, sendo o Cristo batizado no Jordão, e pairando sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 42, 1-4. 6-7*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías. 

Assim fala o Senhor: 1“Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 

2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 

3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 

4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos. 

6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 

7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 42, 1-4. 6-7*

*Reflexão - “O servo eleito.”*

“Jesus é o Servo eleito, escolhido, no qual o Pai pôs toda a Sua alegria e que possui a plenitude do Espírito Santo. Nele se cumpriu a profecia de Isaías. No entanto, nós que fomos batizados (as) no Seu Sangue, e Dele, recebemos o Espírito que nos santifica e nos ensina a seguir os Seus passos, também podemos ser servos e servas fieis. O servo fiel não clama, isto é, não brada nem esbraveja pelas ruas, não escandaliza as pessoas, mas usa de sabedoria e mansidão para não apagar a chama da fé que ainda existe no meio do povo. Da mesma forma, o servo que imita a Jesus Cristo tem o cuidado para não “quebrar uma cana rachada”, isto é, não romper relacionamentos nem decepcionar os que estão marcados e feridos pela vida. Pelo contrário, o servo ou a serva, eleitos, promovem a paz e a justiça e lutam pela concretização do Plano de Deus para os homens. Somos chamados (as) a ser fiéis à nossa condição de filhos e filhas de Deus, e, constituídos (as) como aliança do povo e luz das nações para abrir os olhos dos cegos e tirar os cativos da prisão. Onde nós nos encontrarmos, na família, no trabalho, na sociedade, na comunidade teremos a mesma missão de Jesus Cristo, o Servo perfeito que tudo fazia por amor. – Você já assumiu a missão de servo eleito do Senhor? – Como você tem cumprido esta incumbência? -  Você tem sabedoria quando fala das coisas de Deus para alguém? – Você tem ajudado outras pessoas a encontrar o caminho de Deus? – Eis a sua missão!” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 28* 

🗣 *Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; adorai-o com santo ornamento!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Sua voz no trovão reboando! No seu templo os fiéis bradam: “Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 28* 

*Reflexão* - “Tudo o que existe no mundo, a natureza e as criaturas dão testemunho da glória e do poder de Deus. É justo, e oportuno, que todos nós tributemos ao Senhor o louvor que Lhe convém. A natureza e tudo que nela existe revela para nós a voz do Senhor. A Palavra de Deus criou o mundo e todas as coisas, portanto, nós criaturas humanas, temos em nós a necessidade básica de louvar, adorar e glorificar o nosso Criador.”                          

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - Atos dos Apóstolos 10, 34-38*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos. 

Naqueles dias, 34 Pedro tomou a palavra e disse: "De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 

35 Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença. 

36 Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-Nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. 

37 Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 

38 como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele".

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Atos dos Apóstolos 10, 34-38*

*Reflexão - “Deus não faz distinção de pessoas.”*

“É muito bom saber que todos nós, no mundo todo, independentemente de credo, de raça, de cor, em qualquer situação de vida somos convidados a aceitar a boa nova da paz por meio de Jesus Cristo. Ele é o Senhor de todos e, como todos nós, recebeu o batismo e foi ungido com o Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo que nós recebemos no nosso Batismo é quem nos motiva a viver a justiça e paz de Deus e, mesmo que sejamos os maiores pecadores nós podemos seguir o exemplo de Jesus Cristo. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando todos os necessitados. Hoje também, Jesus nos convoca a participar da Sua vida, ministrando em Seu Nome e dando guarida a todos os que precisam professar o Seu Nome. O nosso julgamento humano é vão e imperfeito, por isso, muitas pessoas que nós não acreditamos possam ser salvas, conseguirão a salvação porque temem a Deus e praticam a justiça.  Mas a justiça de Deus não faz distinção de pessoas. – Você aceita todas as pessoas como elas são ou faz alguma entre elas? - Você já acolheu a Boa Nova de que Jesus é o seu Salvador mesmo que você seja um grande pecador? – Você acha que Deus está com você?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 3, 13-17*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado; escutai-o, todos vós! *(cf. Mc 9, 6)*._

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo,13Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. 

14Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”

15Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. 

16Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele.

17E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Por que Jesus Cristo quis ser batizado?”*

“Sendo a própria plenitude da graça, Nosso Senhor Jesus Cristo não precisava ser batizado. No entanto, Ele assim o quis tendo em vista o nosso batismo. Não foram as águas batismais que santificaram Cristo, mas Ele que as santificou, a fim de que, por meio delas, pudéssemos receber a filiação divina. Deste modo, a partir do batismo, podemos recorrer a Deus como Pai, mas também a Maria como mãe, que zela e intercede por nós, a fim de que sejamos fiéis à fé que recebemos da Igreja. Meditação. — 1. Neste dia, a Igreja celebra a festa do Batismo do Senhor. Ao lermos o relato do batismo de Jesus no Evangelho de São Mateus (3, 13-17), surge-nos o seguinte questionamento: “Por que Nosso Senhor quis ser batizado?” Tal pergunta também foi feita pelo próprio João Batista ao indagar: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” (Mt 3, 14). Em outras palavras, como Aquele que é a fonte do batismo pode querer ser batizado? Jesus foi ser batizado a fim de santificar as águas batismais, de modo que o nosso batismo fosse santificado por Ele. Essa ideia é bastante recorrente na liturgia da Igreja. Por exemplo, no batismo de uma criança, durante a oração de benção da água batismal, o padre mergulha a mão dentro da água, porque, neste gesto, a mão chagada de Cristo, por meio da mão ungida do padre, santifica a água. Do mesmo modo, na Vigília Pascal, quando o padre abençoa as águas batismais, ele toma o Círio Pascal, que representa Cristo, e o imerge nas águas, para santificá-las. Assim, ao ser batizado, Jesus não é santificado pelas águas batismais; é Ele que as santifica. Por isso, João Batista protesta dizendo que era Jesus que devia batizá-lo. A resposta de Nosso Senhor é extremamente profunda e precisa ser meditada: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” (Mt 3, 15). Nessa afirmação, Jesus está dizendo que, como nós não conseguimos pagar a pena dos nossos pecados, Ele próprio coloca-se no lugar dos pecadores e se oferece em sacrifício por nossas iniquidades. Observa-se aqui a humildade de Nosso Senhor, que desce dos céus — fato simbolizado por sua descida da Galileia até o vale do rio Jordão — e rebaixa-se à nossa condição miserável — simbolizado por sua imersão nas águas do Jordão, como prefiguração de sua morte redentora, através da qual é sepultado com nossos pecados. Assim, depois de submergido nas águas, Jesus emerge delas, elevando consigo a humanidade — representando sua ressurreição no terceiro dia. Em seguida, “o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus” (Mt 3, 16). Santo Tomás (STh III 39 5c.) explica que, no batismo de Cristo, os céus se abriram para mostrar que a salvação se tornou acessível aos batizados. Ou seja, naquele instante, Cristo estava vendo os céus se abrirem para nós. A salvação está acessível para nós, porque, no batismo, o Espírito Santo desce sobre nós e nos une a Jesus, de modo que o Pai, vendo Jesus em nós, diz-nos: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado” (Mt 3, 17). É somente unidos a Cristo que podemos agradar a Deus. 2. Para refletirmos sobre o nosso batismo, é relevante recorrermos a uma meditação bíblica sobre Rebeca e Jacó, proposta por São Luís Maria Grignion de Montfort, no capítulo VI do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem (n. 183 a 212). No livro do Gênesis (27, 1-40), Isaac no fim da vida, antes de conceder a bênção ao seu filho primogênito Esaú, pediu a ele que caçasse um animal e lhe preparasse uma refeição, para depois ser abençoado. A mulher de Isaac, Rebeca, ciente de que a vontade de Deus era que Jacó fosse abençoado, prepara-o para receber a bênção no lugar de seu irmão. Rebeca pede a Jacó que traga dois cabritos para serem preparados e levados a Isaac para, então, receber a bênção. Interpretando essa passagem, São Luís faz um paralelo entre Rebeca e Maria, afirmando que Nossa Senhora é a administradora das bênçãos e das maldições de Deus. Obviamente, se estivermos unidos a Maria, receberemos as bênçãos de Deus. Já os dois animais que Jacó sacrificou, São Luís nos diz que representam o seu corpo e a sua alma. E é isso que fazemos no batismo, entregamos todo o nosso ser, corpo e alma, para Deus; descemos nas águas batismais para morrer com Cristo e nos oferecer com Ele. No entanto, nosso corpo e nossa alma oferecidos não são agradáveis a Deus, porque estamos manchados pelo pecado. Então, Nossa Senhora — assim como Rebeca —, junto com o Espírito Santo, no batismo, prepara um “prato suculento” que agrada a Deus Pai — simbolizado por Isaac. Deste modo, quando Deus recebe o nosso oferecimento, nosso corpo e alma, Ele sente o “cheiro” do seu filho primogênito Jesus e diz: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”. 3. Embora cause estranheza para alguns, é preciso dizer que Nossa Senhora estava presente no nosso batismo. O Filho no qual o Pai coloca todo seu agrado possui uma mãe, a Santíssima Virgem Maria, que não deixa de estar presente espiritualmente quando recebemos a bênção do Pai, assim como Rebeca observava Isaac abençoar Jacó. Do mesmo modo, a Virgem Maria está junto de nós no dia do nosso batismo, e quer que sejamos filhos amados de Deus Pai. Assim como cuidou de Jesus, ela cuida de nós, a fim de que vivamos bem a nossa fé batismal. Entre nós, católicos, existe um belíssimo costume de consagrar a Nossa Senhora as crianças recém-batizadas, pois se elas podem, a partir do batismo, dirigir-se a Deus como Pai, também podem voltar-se para Maria e chamá-la de mãe, como o fez Jesus. Ela é “a mulher”, que, junto com seu Filho, esmaga a cabeça da serpente (cf. Gn 3, 15) e nos auxilia a sermos fiéis à fé que recebemos da Igreja e professamos desde o nosso batismo. Que este dia da festa do Batismo do Senhor nos leve a uma renovação do nosso batismo, a fim de que, sob o cuidado materno de Maria, recebamos o Espírito Santo e, com os céus abertos, ouçamos a voz do Pai que nos diz: “Eis o meu filho muito amado”. Oração. — Senhor Jesus Cristo, que quisestes ser batizado tendo em vista o nosso batismo, a fim de que pudéssemos receber a filiação divina, fortalecei-nos na fé e fazei-nos fiéis aos vossos ensinamentos. Assim seja!” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

 AUDIOVISUAL: COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATÓLICOS:

SANTA MISSA:
Padre Joaozinho:
Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):
Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):

Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):
Liturgia das Horas:
*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...