quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

📆 *05 de Janeiro de 2023 (5a Feira)*

 📆 *05 de Janeiro de 2023 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUINTA-FEIRA DO TEMPO DO NATAL ANTES DA EPIFANIA* (Branco, Prefácio do Natal – Ofício do dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

S. EDUARDO / S. JOÃO NEPOMUCENO NEUMANN, BISPO / EMILIANA, EDUARDO, SIMEÃO ESTILITA E SANTA AMÉLIA. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

No princípio e antes dos séculos o Verbo era Deus, e dignou-se nascer para salvar o mundo. *(Cf. Jo 1, 1)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, pelo nascimento do vosso Filho, iniciastes maravilhosamente a redenção do vosso povo. Concedei a vossos servos e servas uma fé tão firme, que nos deixemos conduzir por ele e cheguemos à glória prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 João 3, 11-21*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Primeira Carta de São João. 

Caríssimos, 11esta é a mensagem que ouvistes desde o início: que nos amemos uns aos outros, 

12não como Caim, que, sendo do Maligno, matou o seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, ao passo que as do seu irmão eram justas. 

13Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia. 

14Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. 

15Todo aquele que odeia o seu irmão é um homicida. E vós sabeis que nenhum homicida conserva a vida eterna dentro de si. 

16Nisto conhecemos o amor: Jesus deu a sua vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos. 

17Se alguém possui riquezas neste mundo e vê o seu irmão passar necessidade, mas, diante dele fecha o seu coração, como pode o amor de Deus permanecer nele?

18Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! 

19Aí está o critério para saber que somos da verdade e para sossegar diante dele o nosso coração, 

20pois, se o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. 

21Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, temos confiança diante de Deus.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 João 3, 11-21*

*Reflexão - “Amor em ação.”*

“Nessa leitura São João nos conscientiza de que o verdadeiro amor gera a vida e não a morte. O amor que gera vida é aquele que devotamos aos nossos irmãos com obras concretas de solidariedade e ajuda mútua. Quem não ama permanece na morte, assim, pois, quem odeia o irmão é um homicida e não pode conservar a vida eterna dentro de si.   Por isso, ele nos diz que damos a vida pelos irmãos quando concretamente partilhamos o que possuímos com aqueles que estão necessitados e não somente com palavras e de boca. Segundo nos fala São João, o critério para saber se vivemos na verdade e na justiça de Deus é a prática do amor. Se assim vivemos, mesmo que o nosso coração nos acuse do pecado podemos ter paz, porque Deus nos conhece, conhece as nossas boas ações e nos alcança com a Sua misericórdia. Se, temos a consciência tranquila de que estamos praticando a justiça, tenhamos também confiança diante de Deus, pois Ele sabe de tudo a nosso respeito. – Você tem plena confiança na Misericórdia de Deus? – As suas ações de amor são concretas ou você apenas diz que ama? – Você é uma pessoa solidária com os outros ou vive apenas para si? – Reflita sobre isso!” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 99* 

🗣 *Aclamai o Senhor, ó terra inteira!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 99* 

*Reflexão* - “O salmo de hoje nos leva a  proclamar que somos povo de Deus, rebanho do Pai, portanto, só a Ele pertencemos. É o nosso desígnio e o anseio do nosso coração servi-Lo com alegria, pois para isto foi que viemos ao mundo. Entrar por suas portas é acolher a sua graça e a sua misericórdia, sem temer mal algum, pois, como diz o salmista, Sua bondade perdura para sempre e Seu amor é fiel eternamente!”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Jo 1, 43-51*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Um dia sagrado brilhou para nós: nações, vinde todas adorar o Senhor: pois hoje desceu grande luz sobre a terra._

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.* 

Naquele tempo, 43Jesus decidiu partir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse: “Segue-me”. 

44Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.

45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. 

46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 

47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 

48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”.

49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 

50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: ʽEu te vi debaixo da figueira?ʼ Coisas maiores que esta verás!” 

51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Jesus, a escada de Jacó.”*

“Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, é aquela escada que Jacó viu em sonhos na cidade de Betel. Em seu primeiro encontro com Natanael, Jesus se apresenta como chave de leitura de uma passagem um tanto enigmática do Antigo Testamento. Trata-se do sonho que Jacó teve na cidade de Betel, onde viu uma grande escadaria unindo a terra ao céu e sobre a qual os anjos do Senhor subiam e desciam; será neste lugar, ademais, que se construirá o Templo de Jerusalém, a casa terrena em que o Deus de Israel quererá habitar. Tudo isso, porém, era apenas imagem e profecia, cumpridas agora em Jesus Cristo, em quem se dá a união mais estreita possível entre o céu e a terra, entre o divino e o humano. Ele é, com efeito, o próprio Filho de Deus, por cuja adorável pessoa foi assumida a santíssima humanidade que o Espírito Santo formara no seio de Maria sempre Virgem; Ele é o nosso verdadeiro Mediador e Sumo Pontífice, já que nele há uma só pessoa subsistente em duas naturezas, unidas, mas sem confusão; inseparáveis, cada uma com o que lhe é próprio. O Filho de Deus tornou-se Filho do Homem, fez-se verdadeiramente aquela escadaria sobre a qual sobem e descem os anjos do céu. Aquele que, gerado desde toda a eternidade pelo Pai celeste e nascido no tempo por obra do Espírito Santo das entranhas puríssimas da Virgem Mãe, nasceu para nós na noite de Natal, deseja agora ser gerado pela graça em nossos corações, que hoje lhe queremos oferecer e franquear em sinal de gratidão pelos inúmeros benefícios que nos vieram de sua humildade e rebaixamento.”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


 AUDIOVISUAL: COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATÓLICOS:

SANTA MISSA:

Padre Joaozinho:

Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:

Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...