sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

📆 *24 de Dezembro de 2022 (Sábado)*

 📆 *24 de Dezembro de 2022 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÁBADO DA QUARTA SEMANA DO ADVENTO* (Roxo, Prefácio do Advento II)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

SANTA PAULA ISABEL CERIOLI / S. TARSILA / S. IRMINA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Eis que já veio a plenitude dos tempos, em que Deus mandou à terra o seu Filho. *(Cf. Gl 4, 4)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Apressai-vos e não tardeis, Senhor Jesus, para que a vossa chegada renove as forças do que confiam em vosso amor. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Samuel 7, 1-5. 8b-12. 14a. 16*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Segundo Livro de Samuel. 

1Tendo-se o rei Davi instalado já em sua casa e tendo-lhe o Senhor dado a paz, livrando-o de todos os seus inimigos, 

2ele disse ao profeta Natã: “Vê: eu resido num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!”

3Natã respondeu ao rei: “Vai e faze tudo o que diz o teu coração, pois o Senhor está contigo”. 

4Mas, naquela mesma noite, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 

5“Vai dizer ao meu servo Davi: Assim fala o Senhor: ʽPorventura és tu que me construirás uma casa para eu habitar? 

8bFui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel. 

9Estive contigo em toda a parte por onde andaste, e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre como o dos homens mais famosos da terra.

10Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel: eu o implantarei, de modo que possa morar lá sem jamais ser inquietado. Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo como outrora, 

11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos. E o Senhor te anuncia que te fará uma casa. 

12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. 

14aEu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 

16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempreʼ”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Samuel 7, 1-5. 8b-12. 14a. 16*

*Reflexão - “Deus proverá.”*

“O rei Davi preocupava-se porque a Arca da Aliança estava alojada em uma tenda, enquanto ele morava num palácio de cedro. Por meio do profeta Samuel Deus o faz entender que é Ele é o Autor de todas as coisas e que seria por Sua providência e no momento oportuno, que o Seu templo seria edificado. Assim, o Senhor foi muito claro quando fez ver a David que Ele é quem provê todas as coisas e que a Sua casa seria erguida de acordo com a Sua vontade e no tempo certo. Às vezes nós também temos a pretensão de fazer as coisas no lugar de Deus. As promessas de Deus são irrevogáveis, deste modo, devemos descansar no lugar em que Ele nos coloca e louvá-Lo por todas as coisas e pela Sua providência na nossa vida.  É Ele quem prepara um lugar para nós quando nos tira do pecado e nos concede uma vida tranquila e em paz. A Davi Ele prometeu uma casa e um reino estáveis. Jesus Cristo veio para confirmar as promessas do Pai para nós, descendentes de Davi, pela fé. A cada um de nós compete esperar com confiança e estar aberto para agir na hora certa.    Você acredita na providência de Deus ou só no que você mesmo (a) providencia? - Você tem deixado que o Senhor construa a Sua casa no seu coração? Você tem permitido isso? – Você espera confiante nas promessas do Senhor para si e os seus descendentes?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 88* 

🗣 *Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre”. E a vossa lealdade é tão firme como os céus.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor. Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, de geração em geração garantirei o teu reinado.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Ele, então, me invocará: ʽÓ Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!ʼ Guardarei eternamente para ele a minha graça e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 88* 

*Reflexão* - “O amor de Deus é a nossa maior herança e é por isso, que precisamos nos apropriar deste bem precioso. A mesma aliança que Deus firmou com os homens da Bíblia, Ele o fez também conosco. Somos assim aliados (as) de Deus nos Seus projetos e nas Suas realizações. Somos Seus servidores (as) e somente seremos plenos de alegria se reconhecermos isto com cânticos de louvor e exaltação. Cantar o amor de Deus é motivar o nosso coração e a nossa alma para viver a felicidade aqui na terra.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 1, 67-79*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Ó sol da manhã, ó sol de justiça, da eterna luz esplendor: oh, vinde brilhar para o povo sentado na sombra da morte._

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 67Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: 68“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. 

69Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, 

70como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas, 

71para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam.

72Ele usou de misericórdia para com nossos pais, recordando-se de sua santa aliança 

73e do juramento que fez a nosso pai Abraão, para conceder-nos, 

74que, sem temor e libertos das mãos dos nossos inimigos, nós o sirvamos, 

75com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias.

76E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, 

77anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados. 

78Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, 

79para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*“Benedictus”: o cântico de Zacarias.”*

“Nesta noite, iremos celebrar o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, e o Evangelho que a Igreja medita na parte da manhã apresenta o Benedictus, um cântico que já faz parte do nosso dia a dia. Mas, são justamente esses textos preciosos que, repetidos muitas vezes, nos fazem notar a profundidade e o verdadeiro significado deles. Esse cântico, que saiu da boca de Zacarias tão-logo ele foi curado da mudez, é um benedictus, ou beracá, ou seja, uma típica oração judaica de louvor a Deus. Deus é bendito, e louvá-lo é uma das notas mais profundas da oração judaico-cristã. É ação de graças. Antes mesmo de fazermos nossos pedidos, temos de agradecer, porque sabemos que já fomos objeto de misericórdia. O Benedictus então louva a Deus, e o louva olhando tanto para o passado (para as coisas que Deus fez) quanto para o presente (para as coisas que Deus está fazendo) e para o futuro. No passado, Zacarias louva a Deus por ter visitado e libertado o seu povo, e essa mesma história de libertação, que se estende desde o Egito, culmina agora no presente: Ele fez surgir um Salvador da casa de Davi, seu servidor, como havia prometido — e aqui lembra o passado outra vez — aos nossos pais etc. Toda essa história culmina em Jesus, que é chamado “o Sol nascente que vem nos visitar”, oriens ex alto, o Sol que nasce do alto, uma luz para os que caminhamos nas trevas. De fato, quem participar da Noite Santa, da Missa do Galo, irá ouvir a profecia que dizia: “Um povo que andava nas trevas viu uma grande luz”. Sim, nós estamos nas trevas, e Jesus nos vem iluminar e libertar. Qual é a consequência disso para o nosso dia a dia, para a nossa vida real e concreta? Responde o mesmo Zacarias: “Para que, libertos das mãos dos nossos inimigos, nós o sirvamos em santidade e em justiça todos os nossos dias”. É como sucedeu no passado, no Êxodo, quando Deus libertou o seu povo para que ele pudesse ir ao deserto e oferecer sacrifícios, um culto agradável, finalmente libertos do faraó, do demônio, do inimigo. A finalidade, pois, é que possamos servir: servir a Deus, entregar a vida a Ele! Infelizmente, o povo eleito não fez isso na prática, porque, liberto do Egito, se revoltou contra Deus e não quis servi-lo; começou a murmurar, a sentir saudade do Egito, das cebolas que lá comia... Que nós, ao contrário, vivamos nesse Natal o projeto de Deus, que está descrito aqui no Benedictus: por sua misericordiosa compaixão, nosso Deus, como Sol nascente, vem nos libertar, para que o sirvamos em santidade e justiça todos os dias de nossa vida.

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


AUDIOVISUAL: COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATÓLICOS:

 Padre Joaozinho: 

  

*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Laudes: 

Padre João Carlos (Blog): 

 

Padre Paulo Ricardo (Site):

 

Homilia Canção Nova:

 

Bispo Dom Adair José Guimarães: 

  

Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:

 

Padre Reginaldo Manzotti (Site): 

  

Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

  

Liturgia das Horas:

 

*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...