sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

📆 *18 de Dezembro de 2022 (Domingo)*

 📆 *18 de Dezembro de 2022 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUARTO DOMINGO DO ADVENTO* (Cor Roxa) 

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. MALAQUIAS, PROFETA / S. GACIANO, BISPO / SANTOS RUFO E ZÓZIMO /  FLAMANO E BASILIANO. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo; abra-se a terra, e brote o Salvador! *(Is 45, 8)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do Anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 7, 10-14*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías. 

Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 

11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”.

12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”.

13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 

14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 7, 10-14*

*Reflexão - “Deus está conosco!”*

“Jesus Cristo é a figura central da Sagrada Escritura e todos os profetas predisseram a Sua vinda como sinal de Salvação de Deus para a humanidade.  Assim sendo, por meio do profeta Isaias o próprio Deus nos deu a garantia do Seu projeto para nossa salvação: “uma virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de Emanuel, porque Deus está conosco”. A expressão, "Deus conosco” sugere mais do que uma breve visita para um ato sacrifical, é antes, o compartilhar da experiência humana, portanto, o sinal da Virgem que concebeu e deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Emanuel é a certeza de que Deus está aqui. Temos que sair do plano material para distinguir o plano divino que é o projeto de Deus para a nossa vida feliz. É algo espiritual! Jesus Cristo é o grande mistério do Amor de Deus por nós e foi concebido pelo Espírito Santo na terra do nosso coração!  Enquanto nós vivemos ansiosos (as) por sinais que nos revelem um pouco de Deus para a nossa vida, estamos nos esquecendo de que Jesus, é o Deus conosco, que nos acompanha e está sempre perto de nós em todos os momentos.  Deus planejou nos dar não só instruções e revelações, mas um modelo perfeito para copiar, Seu próprio Filho. E para que Jesus pudesse servir-nos de modelo, Ele teve de viver no mesmo mundo pecaminoso em que vivemos e enfrentar os mesmos desafios que enfrentamos. Precisamos, então ter consciência de que as barreiras as quais temos de enfrentar aqui na terra são algo inerente ao nosso ser humano e nem o Filho de Deus feito homem foi isento de encará-las. – Você pode afirmar que Jesus já foi concebido na terra do seu coração? – Para você o que significa Deus estar consigo? - A presença de Jesus na sua vida tem ajudado nos seus relacionamentos? – Você costuma imitar a Jesus nas suas ações?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 23* 

🗣 *O rei da glória é o Senhor onipotente; abri as portas para que ele possa entrar!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face”.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 23* 

*Reflexão* - “Diante do questionamento sobre quem subirá ao monte do Senhor e permanecerá na sua santa habitação o salmista mesmo nos dá a resposta: “quem tem mãos puras e inocente coração!” São os que agem com retidão de intenção, que não usam a sua mente para o mal. Podemos dizer que são os que praticam a Palavra do Senhor, buscam a Sua face e vivem aqui na terra sabendo que Deus é o Criador de todas as coisas. Sobre estes, desce a bênção do Senhor e a recompensa do Deus Salvador.”                          

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - Romanos 1, 1-7*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos. 

Eu, Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, 

2que pelos profetas havia prometido, nas Sagradas Escrituras 

3e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, 

4autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de Santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, Nosso Senhor. 

5É por Ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome.

6Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 

7A vós todos, que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Romanos 1, 1-7*

*Reflexão - “A santidade é a nossa primeira vocação”*

“Os profetas, já anunciavam a vinda do Messias, do Cristo, Filho de Deus e Salvador da humanidade. Pelo Batismo nós também recebemos a tríplice missão de ser profeta, sacerdote e rei, assim sendo, temos o mandato de anunciar, de celebrar e de viver realmente a salvação que Jesus Cristo veio nos trazer. Portanto, a nossa vocação para o apostolado, é uma graça que recebemos do Pai pelo merecimento de Jesus Cristo e o poder do Espírito Santo que O ressuscitou dos mortos. Não somos apóstolos (as) por um acaso, mas por um livre chamado que Deus fez por meio dos profetas, conforme as Escrituras. É pela Fé na ressurreição de Jesus Cristo que todos nós seremos salvos, portanto, como apóstolos, nós damos ao mundo o testemunho da nossa Fé em Jesus Cristo e vivemos a nossa vocação para honra e glória do Seu Nome. Antes, porém, de sermos apóstolos (as), nós precisamos ser também discípulos que aprendem com o Mestre, pois, somente aprendendo com Jesus Cristo e O imitando, nós chegaremos à santidade, que é a nossa primeira vocação. - Você é discípulo de Jesus Cristo? – Ele o tem ensinado a ser também apóstolo? – Como um verdadeiro apóstolo você tem dado testemunho de Jesus no mundo? – Você tem buscado a santidade?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 1, 18-24*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Chamar-se-á Emanuel, que significa: Deus conosco. *(Mt 1, 23)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 

19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 

20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 

21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.

22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 

23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 

24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”São José, nosso pai e senhor.”*

“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo”. Ao descobrir que Maria, sua esposa, estava grávida antes de viverem juntos (cf. Mt 1, 18), José decide abandoná-la (cf. v. 19). Por ser justo (gr. δίκαιος), isto é, fiel observador da Lei, José não podia conviver sob o mesmo teto com uma esposa grávida de outrem (cf. Dt 22, 23s). No entanto, não queria denunciá-la (gr. δειγματίσαι = difamar), isto é, acusá-la diante de juízes ou entregar-lhe publicamente uma carta de repúdio, pois a) era incapaz de duvidar de sua inocência e b) jamais acusaria alguém sem provas: “José, sabendo da castidade de Maria, mas atônito por sua gravidez, prefere calar-se diante de um mistério que não compreendia” (S. Jerônimo, In Matth., I, 19). Por isso, resolveu abandoná-la em segredo, para que só ele, que não fora chamado a participar desse mistério, arcasse diante do povo com a culpa pelo rompimento dos esponsais. Mas eis que o anjo do Senhor, provavelmente S. Gabriel, apareceu-lhe em sonhos, dizendo-lhe: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria” em tua casa “como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo” (v. 20), e não de outro homem. O anjo conta-lhe em seguida o que já fora revelado a Maria: “Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus” (v. 21). Deus concedeu a José, portanto, todos os direitos paternos sobre o Filho que nasceria da Virgem, pois tanto ao pai quanto à mãe cabe o direito de dar nome aos filhos (cf. Gn 4, 1; 5, 29; 21, 3 etc.). Com um ato de fé e obediência, sinal de sua insigne santidade, José, após acordar, “fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou” publicamente Maria como “sua esposa” (v. 23). Apesar de justo, José teve de passar por essa dolorosa provação, a fim de que se lhe confirmasse a fé de que ele tantas vezes dera prova, porque assim como a fé de Abraão foi provada pela entrega de um filho, Isaac (cf. Gn 22, 1-19), a de José foi provada pela aceitação de outro, Jesus, sobre quem mereceu exercer uma verdadeira autoridade de pai. — Que o exemplo de S. José, a quem Deus purificou pela obediência da fé e elevou à condição de primeiro de todos os santos, nos anime sempre a confiar nos desígnios divinos e a receber em nossas vidas, seja na dor, seja na alegria, a Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador..” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


 AUDIOVISUAL: COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATÓLICOS:


Padre Joaozinho:

Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:

Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):

Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):


Liturgia das Horas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...