quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

📆 *16 de Dezembro de 2022 (6a Feira)*

 📆 *16 de Dezembro de 2022 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEXTA-FEIRA DA TERCEIRA SEMANA DO ADVENTO* (Cor Roxo, pref. Advento I)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

S. DAVI, REI E PROFETA / S. ADELAIDE, IMPERATRIZ / ALBINA, ANANIAS E MISAEL.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

O Senhor descerá com esplendor, para visitar o seu povo na paz e fazê-lo viver a vida eterna. 

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Nós vos pedimos, ó Deus todo-poderoso, que a vossa graça sempre nos preceda e acompanhe, para que, esperando ansiosamente a vinda do vosso Filho, possamos obter a vossa ajuda nesta vida e na outra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 56, 1-3a. 6-8*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías. 

1Isto diz o Senhor: “Cumpri o dever e praticai a justiça, minha salvação está prestes a chegar e minha justiça não tardará a manifestar-se. 

2Feliz do homem que assim proceder e que nisso perseverar, observando o sábado, sem o profanar, preservando suas mãos de fazer o mal. 

3aNão diga o estrangeiro que aderiu ao Senhor: ʽPor certo o Senhor me excluirá de seu povoʼ. 

6Aos estrangeiros que aderem ao Senhor, prestando-lhe culto, honrando o nome do Senhor, servindo-o como servos seus, a todos os que observam o sábado e não o profanam, e aos que mantêm aliança comigo 

7— a esses conduzirei ao meu santo monte e os alegrarei em minha casa de oração; aceitarei com agrado em meu altar seus holocaustos e vítimas, pois minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”. 

8Diz o Senhor Deus, que reúne os dispersos de Israel: “Ainda reunirei com eles outros, além dos que já estão reunidos”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 56, 1-3a. 6-8*

*Reflexão - “Deus quer que todos os homens se salvem.”*

“Deus quer que todos os homens se salvem. As palavras de Isaías levam-nos a contemplar, admirados e agradecidos a imensa misericórdia de Deus para connosco. Convocou-nos, também a nós, de um povo que não era o seu povo. Convida todos os povos a participar na Sua vida e a servi-Lo. Ninguém pode permanecer longe do seu amor e da sua intimidade, alegando indignidade pela sua condição de criatura ou pelo seu pecado. Não nos pede títulos de mérito, mas apenas a busca da sua vontade e o desejo de habitar na sua «casa de oreçãt», o desejo de intimidade com Ele. Na casa do Senhor, escutamos a Palavra da Escritura, onde pulsa o coração de Cristo. A mesma Palavra traz até nós o eco da pregação de João Baptista que nos aponta o Cordeiro, o Esposo das nossas almas, Aquele que há-de vir encher-nos de luz e iluminar o nosso caminho. A Palavra da liturgia leva-nos a entrever algo do mistério de amor e de comunhão que liga o Filho ao Pai e que faz da pessoa de Jesus e das suas obras a manifestação perfeita do Rosto do Pai, que não quer julgar-nos, mas nos oferece a vida e a libertação. O Advento é tempo de grandes promessas e de grandes expectativas. Escutemos e saboreemos a promessa que, hoje, Deus, nosso Pai, nos faz: «Hei-de conduzi-los ao meu santo monte, hei-de cumulá-los de alegria na minha casa de oreção. (v. 7). Deus quer encher-nos de alegria. A ternura e a generosidade do seu coração paterno manifestam-se nesta promessa. Deus quer para nós uma felicidade total, uma superabundância de felicidade. Convencer-nos disso é já uma enorme alegria, uma luz para a nossa vida. Como só na intimidade com Deus é que podemos encontrar a alegria e a felicidade, Ele quer conduzir-nos ao seu monte santo, e dar-nos um lugar na sua «casa de orsçêo-, isto é, um lugar onde nos relacionemos com Ele de modo confiante: «Felizes os que habitam na vossa casa, Senhor!» (SI 83 (84), 3). As nossas inclinações naturais levam-nos, muitas vezes, a procurar a felicidade noutros lugares. A liturgia do Advento orienta-nos na busca: «Uma só coisa pedi ao Senhor, e por ele anseio: habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para saborear como o Senhor é bom» (SI 26 (27), 4). Assim nos dispomos para ser repletos de alegria na casa do Senhor.” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 66* 

🗣 *Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ A terra produziu sua colheita: o Senhor e nosso Deus nos abençoa. Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 66* 

*Reflexão* - “Todos os povos são chamados à salvação e precisam da graça e da bênção do Senhor. A alegria que nós sentimos por termos assumido a graça de Deus precisa se espalhar pela terra inteira, esse é o desejo do Pai. Somos chamados(as) a exalar no mundo o perfume do Amor de Deus para que todas as nações O glorifiquem e que o Senhor seja respeitado até os confins de toda a terra.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 5, 33-36*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Vinde visitar-nos, ó Senhor, em grande paz e segurança, para que nos alegremos ante vós com reto coração!_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.* 

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 33“Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 

34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 

35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.

36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou.”

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Vida ascética e o primado da graça.”* 


"Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou". Apoiando-nos na pessoa e na mensagem de São João Batista, meditamos ontem sobre a necessidade da mortificação, a fim de que sejamos movidos não pelas concupiscências, mas pelo suave toque da graça de Cristo. Contudo, para que não se pense equivocada e hereticamente que o homem pode, com suas forças naturais, dispor-se de modo conveniente para receber a graça, é preciso recordar o que nos ensina a Santa Igreja: "A preparação do homem para acolher a graça é já obra da graça" (CIC, n. 2001), pois "sem o auxílio da graça de Deus, só com as nossas forças, não podemos fazer nada que nos seja útil para a vida eterna" (Catecismo de São Pio X, n. 532). Ou seja, todo ato relacionado à salvação da alma — sobrenatural, portanto — requer de maneira indispensável a moção preveniente da graça de nosso Senhor Jesus Cristo, fazendo com que o queiramos realizar, e depois a sua ação cooperante, ajudando-nos a realizá-lo. Com o coração humilde, pois, e cheio de fé, acerquemo-nos do bem-aventurado presépio em que se encontra o nosso Sumo Bem — Aquele sem o qual nada podemos fazer (Jo 15, 5), pois é Ele quem produz em nós o querer e o operar (Fl 2, 13) —, e peçamos-Lhe: Dai-nos, Senhor, a vossa graça, libertai-nos e salvai-nos, para que vos amemos de todo nosso coração e sobre todas as coisas!” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: 1ª Leitura, Padres Dehonianos (https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=4026) Salmo, Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


 AUDIOVISUAL: COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATÓLICOS:


Padre Joaozinho:

Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):


Liturgia das Horas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...