domingo, 11 de dezembro de 2022

📆 *12 de Dezembro de 2022 (2a Feira)*

 📆 *12 de Dezembro de 2022 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, PADROEIRA PRINCIPAL DA AMÉRICA LATINA, FESTA* (Branco, Glória, Prefácio de Maria – Ofício da Festa)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE / SÃO VICELINO, BISPO / BEATO BÁRTOLO BUONPEDONI / SÃO SIMÃO PHAN DÀC HÒA / BEATO PIO BARTOSIK, SACERDOTE.   

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando a festa de Nossa Senhora de Guadalupe; conosco alegram-se os Anjos e glorificam o Filho de Deus.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que nos destes a Santa Virgem Maria para amparar-nos como mãe solícita, concedei aos povos da América Latina, que hoje se alegram com sua proteção, crescer constantemente na fé e alcançar o desejado progresso no caminho da justiça e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Gálatas 4, 4-7*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas. 

Irmãos, 4quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 

5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 

6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! 

7Assim, já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gálatas 4, 4-7*

*Reflexão - “Não somos mais escravos, mas herdeiros.”*

“Nesta leitura São Paulo nos mostra que Jesus veio ao mundo subordinado a toda a dificuldade a que um homem comum está submisso. Tornou-se igual a nós, porém, sem o pecado que nos manchou, a fim de que homens e mulheres tivessem acesso à filiação divina. E Isto aconteceu no tempo previsto por Deus Pai, conforme Ele já o havia prometido. Jesus veio para nos fazer herdeiros(as) do Espírito Santo que nos faz chamar Deus de Pai, Abá. Com efeito, todos nós conhecemos se somos filhos e filhas quando o nosso coração, inspirado pelo Espírito Santo, também grita, Abá, que significa paizinho. O Pai dá tudo de que nós os seus filhos precisamos e a nossa maior necessidade é, justamente, a de estarmos plenos do Espírito Santo e tenhamos uma vida nova, libertados da condição de reféns do mundo. O tempo já se completou! É hoje, não precisamos esperar por outro libertador, Jesus já veio, por isso não somos mais escravos! Nele, somos também filhos e filhas de Maria e legatários(as) das graças de Deus Pai. – Você já se apossou da graça de ser filho(a) de Deus, irmão(ã) de Jesus e filho(a) de Maria? - O que você está precisando receber hoje do Pai? Peça a Ele com a confiança, porque você é filho e tem direito à herança! Peça com fé!” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 95* 

🗣 *Manifestai a sua glória entre as nações.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu Santo nome.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Publicai entre as nações: “Reina o Senhor! Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça”.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 95* 

*Reflexão* - “Desde já podemos cantar ao Senhor esse canto novo e anunciar a sua salvação ao mundo inteiro. O Senhor já reina nos nossos corações e é isto que nos leva a cantar as Suas maravilhas e prodígios entre os povos do universo. Quando temos realmente essa experiência com Deus somos capazes de cantar o novo da nossa vida.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 1, 39-47*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra! *(Cf. Lc 1, 28)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 

41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 

42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 

43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 

44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 

45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 

46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 

47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?”*

“Em suas aparições no México, Maria Santíssima como que fez o Evangelho encarnar-se nas Américas; trouxe-o aos povos que aqui viviam afastados da luz de Cristo e fechados ao amor de Deus, entregues aos seus cultos satânicos e idolátricos. Com grande alegria celebramos hoje a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina. As circunstâncias que rodeiam a aparição da Virgem SS. no México, há cerca de 5 séculos, são um exemplo verdadeiramente divino de como deve a Igreja inculturar o Evangelho a cada povo ou, melhor dizendo, inculturar cada povo ao Evangelho. Com efeito, no tempo em que apareceu Nossa Senhora de Guadalupe, o México vivia sob a opressão de uma religião pagã. O império asteca alimentava-se de sangue, e sangue indígena, pelo sacrifício constante de dezenas de prisioneiros aos seus falsos deuses, com base na crença, de origem claramente satânica, de que apenas a oblação de carne humana garantiria o nascimento diário do sol. E Maria, quando quis aparecer no México, adotou feições indígenas, trajada com a veste típica da imperatriz asteca, portando em seu ventre um menino. Como mãe do futuro imperador, sob os pés dela jaziam, derrotados, o sol e a lua — cultuados como deuses pelos astecas —, a fim de mostrar que o Filho que ela traz dentro de si vem para libertar aquele povo da sua religião falsa e assassina. Nós, centenas de anos depois, vivemos ainda a mesma situação: não temos, é verdade, uma religião pagã que exija sacrifícios humanos, mas temos hoje a nossa própria cultura da morte. E embora não tenhamos altares, quantos homens não são consumidos diariamente nesta máquina de moer carne que é o aborto, expressão máxima da idolatria da própria “liberdade”, da própria “autonomia”? Mas Maria nos apareceu grávida, para dizer-nos que esta vida vale, sim, a pena, porque é nela que temos a chance de receber o batismo, porta de entrada para a outra vida, conquistada por Cristo na cruz. Como os milhões de índios que se converteram à religião da vida e da salvação, graças às aparições da Virgem de Guadalupe, também nós tenhamos a coragem de abandonar os nossos falsos deuses, de dizer um basta à cultura da morte em cujas “clínicas”, templos daquele que é homicida desde o princípio, incontáveis vidas são ceifadas, e refugiemo-nos debaixo do manto de Nossa Senhora. Por meio dela, temos acesso fácil e seguro ao nosso Rei e Senhor, que deseja reinar sobre nós com cetro de ferro, de verdade e justiça, mas com a delicadeza de um Salvador compassivo.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


 AUDIOVISUAL: COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATÓLICOS:


Padre Joaozinho:


Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):

Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...