terça-feira, 6 de dezembro de 2022

📆 *07 de Dezembro de 2022 (4a Feira)*

 📆 *07 de Dezembro de 2022 (4a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SANTO AMBRÓSIO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA, MEMÓRIA* (Pf. Pastores, Cor Branco) 

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SANTO AMBRÓSIO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA / MARTINHO E URBANO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada*:

Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor. *(1Sm 2, 35)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, que fizestes o bispo Santo Ambrósio doutor da fé católica e exemplo de intrépido pastor, despertai na vossa Igreja homens segundo o vosso coração, que a governem com força e sabedoria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Isaías 40, 25-31*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías. 

25“Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?” – fala o Santo. 

26Levantai os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? – Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada. 

27Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: “Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus?” 

28Acaso ignoras, ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 

29ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. 

30Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 

31mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 40, 25-31*

 *Reflexão - “O Senhor renova as nossas forças e nos dá asas para voar”*

“O profeta nos convida a refletir no poder do Deus Criador dos confins da terra, que não falha, nem se cansa e cuja sabedoria é insondável! Muitas vezes nós nos encontramos dizendo a mesma coisa que o Jacó e o Israel da leitura: “minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus”.  Sentimo-nos abandonados (as) no meio da avalanche de dificuldades que a nossa vida nos impõe e entendemos que o Senhor esqueceu-se de nós. Todavia, quando nos dispomos a enxergar a beleza das coisas criadas e percebemos que o mesmo Deus que é capaz de expressar em números o exército das estrelas e chama pelo nome cada uma, é também, Aquele, que dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do fraco, o nosso coração se enche de esperança. Se realmente esperamos no Senhor, não temos o direito de desanimar nem desesperar, porque Ele renova as nossas forças e nos dá asas para voar. Não podemos também nos esquecer de que o Senhor nos conhece por inteiro e nos dá a capacidade necessária para continuar a nossa caminhada. O Advento é um tempo propício para que possamos recuperar a esperança de uma vida mais santa e nos apossar da graça de Deus que nos leva a correr sem nos cansar  e a caminhar sem parar. -  Você tem feito cálculos para  começar um novo ano? - Você conta com Deus nos seus propósitos e planos? – Você  acha que a sua vida precisa mudar?”

 _ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 102*

🗣 *”Bendize, ó minha alma, ao Senhor.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Pois ele te perdoa toda culpa e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão;🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo - 102*

 *Reflexão* - “O salmista nos ensina a como motivar a nossa alma para bendizer ao Senhor. A nossa alma é quem anima o nosso corpo. É nela que estão os nossos sentimentos e as nossas emoções, portanto, ela é capaz de perceber as dores, as alegrias da vida, e, do mesmo modo, o carinho, o perdão e a compaixão de Deus. Experimente fazer o mesmo, colocando a sua alma de prontidão para compreender os favores de Deus na sua vida, e você verá!”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 11, 28-30*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

 _Eis que o Senhor há de vir, a fim de salvar o seu povo; felizes são todos aqueles que estão prontos para ir-lhe ao encontro._

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 

29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 

30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *É hora de alcançar a Cristo!.”*

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso”. Jesus nos convida hoje a vir até Ele, num movimento quase contrário ao do Advento porque, afinal das contas, é Deus quem vem até nós neste tempo de preparação para a vinda de Cristo, razão por que a Igreja, sua Esposa, clama no Espírito Santo: “Vem, Senhor”, Maranatha! E no entanto o Evangelho de hoje diz o contrário: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” (v. 28). Sim, existe um duplo movimento espiritual: é Deus quem vem, mas é necessário que nós cooperemos com a graça e, portanto, corramos até Deus. S. Paulo no-lo explica na Epístola aos Filipenses comparando-o com uma corrida. O Apóstolo diz que, assim como ele mesmo foi alcançado por Cristo, como um corredor no estádio, por isso é necessário agora — continua — deixar tudo para trás e lançar-se para frente, a fim de alcançar a Cristo. Nessa imagem do corredor que se lança, S. Paulo emprega o termo grego ἐπέκτασις (cf. Fp 3, 13), que significa um impulso interior, como o do atleta que se joga realmente, num último esforço para conquistar o troféu. Ora, Jesus nos chama hoje a ir até Ele, cansados como estamos da nossa servidão neste mundo, do nosso apego às coisas. É necessário, pois, deixar tudo para trás, os fardos que o próprio pecado impôs sobre nossos ombros. Ficamos procurando a felicidade onde ela, na verdade, não se encontra, e isso nos causa tristeza, decepção, frustração. Mas somos nós mesmos que tecemos a corda em que nos amarramos. Por isso diz Jesus: “Vinde a mim, vinde a mim”, quer dizer, desapegai-vos, jogai-vos, deixai tudo para trás e lançai-vos em direção a Cristo! Daí que Ele nos convide a tomar outro fardo, não o do apego às coisas materiais, mundanas; mas o da caridade, do amor. Esse é o seu fardo, que é suave; esse é o seu jugo, que é leve. No fundo, trata-se de um “transplante de coração”: precisamos nos livrar do nosso coração, apegado e mesquinho, e tomar para nós o de Cristo. “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração” (v. 29)! Façamos, então, nesse Advento o propósito espiritual de nos aproximar mais do Coração de Jesus, para ter por Ele mais devoção, mais afeito; para, em cada passagem do Evangelho, investigar, conhecer e saber quem Ele é, como nos ama e quais são seus sentimentos. É mais uma vez S. Paulo, escrevendo aos filipenses, quem nos diz: “Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus”, Ele que não se apegou ao ser igual a Deus, mas se esvaziou a si mesmo (cf. Fp 2, 5s), humilde, manso e obediente até a morte e morte de Cruz. Corramos para Cristo e, deixando o que está para trás, lancemo-nos a Ele, que de braços abertos nos diz: “Vinde a mim todos vós que estais cansados”. Vamos a Ele, porque ele mesmo veio até nós e já nos alcançou: a graça nos alcançou; agora é a vez de nos lançarmos para alcançar a graça.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...