terça-feira, 22 de novembro de 2022

📆 *22 de Novembro de 2022 (3a Feira)*

 📆 *22 de Novembro de 2022 (3a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SANTA CECÍLIA, VIRGEM E MÁRTIR* (Cor Vermelha, Prefácio Comum ou das Santas – Ofício da Memória) 

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SANTA CECÍLIA / ÁFIA E PRAGMÁCIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada*:

Louvem as virgens o nome do Senhor, porque só ele é excelso; sua glória excede a terra e o céu. *(Sl 148, 12-14)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, sede favorável às nossas súplicas e dignai-vos atender as nossas preces pela intercessão de Santa Cecília. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Apocalipse 14, 14-19*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Apocalipse de São João. 

Eu, João, 14na minha visão, vi uma nuvem branca e sentado na nuvem alguém que parecia um “filho de homem”. Tinha na cabeça uma coroa de ouro e, nas mãos, uma foice afiada. 

15Saiu do Templo um outro anjo, gritando em alta voz para aquele que estava sentado na nuvem: “Lança tua foice, e ceifa. Chegou a hora da colheita. A seara da terra está madura!” 

16E aquele que estava sentado na nuvem lançou a foice, e a terra foi ceifada. 

17Então saiu do templo que está no céu mais um anjo. Também ele tinha nas mãos uma foice afiada. 

18E saiu, de junto do altar, outro anjo ainda, aquele que tem o poder sobre o fogo. Ele gritou em alta voz para aquele que segurava a foice afiada: “Lança a foice e colhe os cachos da videira da terra, porque as uvas já estão maduras”. 

19E o anjo lançou a foice afiada na terra, e colheu as uvas da videira da terra. Depois, despejou as uvas no grande lagar do furor de Deus.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Apocalipse 14, 14-19*

 *Reflexão - “Seremos julgados pelo Amor que vivenciarmos”*

“Por meio da sua visualização, São João nos revela o momento do exame final quando Jesus vier coroado de ouro, sobre as nuvens, para julgar as nações. A voz do anjo ressoará: “Lança tua foice e ceifa. Chegou a hora da colheita. A seara da terra está madura.” A comparação simbólica de São João nos leva a refletir sobre cada um de nós, como terra onde foi plantada a semente do amor de Deus. Já recebemos a semente, temos tido tempo e oportunidade para adubar e regar a nossa terra e, na hora certa Jesus virá para colher o fruto que produzirmos. Não podemos perder tempo pensando que essas coisas não são para agora, mas para o final do mundo. A qualquer dia da nossa vida necessitamos estar prevenidos e prontos para a colheita. Seremos julgados pelo Amor que vivenciamos. O Pai nos acompanha agora, hoje e sabe de tudo de que somos capazes ou incapazes de realizar. Portanto, precisamos apenas acolher a Palavra de Deus que nos manda amar e esperar tranquilamente o grande dia. Jesus, Rei do Universo virá em glória e, com o auxílio da Sua graça nós já estaremos maduros (as) para sermos ceifados (as). É fácil avaliarmos a nossa situação para percebermos se estamos produzindo frutos bons. Basta somente que façamos uma reflexão se as nossas ações denotam amor, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança, atitudes que se originam do fruto do Espírito Santo ou se pelo contrário estamos cultivando inimizades, malquerenças, incompreensão e discórdia.”

 _ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 95*

🗣 *”O Senhor vem julgar nossa terra.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 95*

 *Reflexão* - “Jesus virá como Rei soberano para julgar nossa terra. Saber isso é motivo para nós de alegria e de esperança. Desde já anunciamos que Jesus é Rei e proclamamos isto com o nosso viver, com as nossas ações. O reino de Jesus é um reino de amor e de justiça. Cantando esse salmo nós nos rejubilamos na presença do Senhor que vem para julgar a nossa terra, a nossa vida, a nossa história e nos recompensará com dias de glória.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 21, 5-11*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

 _Permanece fiel até a morte, e a coroa da vida eu te darei! *(Ap 2, 10c)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 

6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 

7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 

8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 

9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 

10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 

11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Vem, Senhor Jesus!*

“O mundo tal como o conhecemos passará e, em seu lugar, surgirá um novo céu e uma nova terra. Será o Dia do Juízo, da vinda gloriosa de Nosso Senhor. Jesus fala-nos no Evangelho de hoje da destruição do Templo de Jerusalém e dos sinais que acompanharão o Fim dos Tempos. Esse tom escatológico, tão característico das últimas semanas do Ano Litúrgico, aponta justamente para o caráter passageiro da história humana, cujo ponto final coincidirá com a vinda gloriosa do Filho do Homem, que dará aos justos a alegria do céu e aos maus, os tormentos do inferno. Ao longo desta última semana antes do início do Advento, a Liturgia das Horas cantará o hino Dies iræ, composto no século XIII por Tomás de Celano e largamente utilizado, até as reformas do Concílio Vaticano II, como sequentia antes do Evangelho nas Missas de Requiem. Somos assim despertados para a realidade daquele dia tremendo em que, ao som das trombetas do Juízo, se dissolverão em cinza os séculos, conforme o testemunho profético de David, rei de Israel, e da Sibila, símbolo dos povos pagãos, em cujo espírito, ainda que privado da luz da fé e das promessas divinas, não faltou essa intuição tão clara quanto humana de que o mundo, esfacelando-se pouco a pouco, há de chegar a um fim. A caducidade das realidades visíveis — a natureza, os corpos, a saúde, a beleza, o vigor físico etc. — grita-nos aos ouvidos e indica, inclusive aos que não crêem ou se obstinam na infidelidade, que o mundo não pode durar para sempre. E a Revelação divina, vindo lançar novas luzes sobre o que a razão natural por si mesma é capaz de descobrir, abre-nos o horizonte de um outro mundo, que não é transitório como este, mas eterno. Cristo virá, sim, e virá premiar com um Reino de amor e de paz, de justiça e de verdade, aos que perseverarem até o fim no cumprimento de seus Mandamentos e, de cabeça erguida e cheios de esperança, forem encontrados dignos de participar de sua Ressurreição. — Maranatha! Vem, Senhor Jesus!” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...