quarta-feira, 16 de novembro de 2022

📆 *16 de Novembro de 2022 (4a Feira)*

 📆 *16 de Novembro de 2022 (4a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*QUARTA-FEIRA DA XXXIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. MARGARIDA DA ESCÓCIA / S. GERTRUDES / S. INÊS DE ASSIS, IRMÃ DE S. CLARA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada*:

Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis, e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes. *(Jr 29, 11. 12. 14)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Apocalipse 4, 1-11*

_ _ _ _ _ _

✉ Início do Livro do Apocalipse de São João. 

Eu, João, 1vi uma porta aberta no céu, e a voz que antes eu tinha ouvido falar-me como trombeta, disse: “Sobe até aqui, para que eu te mostre as coisas que devem acontecer depois destas”. 

2Imediatamente, o Espírito tomou conta de mim. Havia no céu um trono e, no trono, alguém sentado. 

3Aquele que estava sentado parecia uma pedra de jaspe e cornalina; um arco-íris envolvia o trono com reflexos de esmeralda. 

4Ao redor do trono havia outros vinte e quatro tronos; neles estavam sentados vinte e quatro anciãos, todos eles vestidos de branco e com coroas de ouro nas cabeças. 

5Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante do trono estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus.

6Na frente do trono havia como que um mar de vidro cristalino. No meio, em redor do trono, estavam quatro Seres vivos, cheios de olhos pela frente e por detrás. 

7O primeiro Ser vivo parecia um leão; o segundo parecia um touro; o terceiro tinha rosto de homem; o quarto parecia uma águia em pleno voo. 

8Cada um dos quatro Seres vivos tinha seis asas, cobertas de olhos ao redor e por dentro. Dia e noite, sem parar, eles proclamavam: “Santo! Santo! Santo! Senhor Deus Todo-Poderoso! Aquele que é, que era e que vem!” 

9Os Seres vivos davam glória, honra e ação de graças ao que estava no trono e que vive para sempre. 

10E cada vez que os Seres vivos faziam isto, os vinte e quatro anciãos se prostravam diante daquele que estava sentado no trono, para adorar o que vive para sempre. Colocavam suas coroas diante do trono de Deus, e diziam: 

11“Senhor, nosso Deus, tu és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque tu criaste todas as coisas. Pela tua vontade é que elas existem e foram criadas”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Apocalipse 4, 1-11*

 *Reflexão - “O simbolismo do céu”*

“Na nossa limitação humana nunca poderemos encontrar as palavras exatas para exprimir a beleza do céu. Por isso, São João usa linguagem simbólica para nos descreve a glória, a honra e o poder do Deus criador de todas as coisas através da porta que se abriu à sua imaginação. Assim sendo, por meio do simbolismo nós podemos perceber a liturgia do céu e vislumbramos um lugar de delícia e de louvor. Somente usando símbolos e figuras extraordinárias nós podemos tentar descrever e perceber a magnitude do céu. Na Bíblia a palavra céu é mencionada 779 vezes, em diversas passagens, desde Gênesis ao Apocalipse. Vinte e quatro tronos, vinte e quatro anciãos, designam vinte e quatro sacerdotes, que são as doze tribos de Israel e os doze apóstolos de Jesus. Eles participam do julgamento do mundo. Os quatro animais representam os quatro evangelistas. São Marcos, representado pelo Leão – a nobreza; São Lucas, representado pelo Touro – força; São Mateus, – representado pelo Homem – inteligência; São João, representado pela Águia – agilidade.  Os quatro animais participam da realeza e proclamam a glória de Deus.   Aqui também na terra nós exaltamos o que há no céu quando damos glórias ao Senhor e dizemos junto com os anjos: “Santo, Santo, Santo! Senhor Deus todo Poderoso”! -  Você já tentou vislumbrar o céu e cantar louvores a Deus juntamente com os anjos? – Você acha que a realidade do céu, do infinito, e da glória de Deus está muito longe de nós? – Para você onde fica o trono de Deus?” 

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 150*

🗣 *”Santo, Santo, Santo Senhor Deus onipotente!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Louvai o Senhor Deus no santuário, louvai-o no alto céu de seu poder! Louvai-o por seus feitos grandiosos, louvai-o em sua grandeza majestosa!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Louvai-o com o toque da trombeta, louvai-o com a harpa e com a cítara! Louvai-o com a dança e o tambor, louvai-o com as cordas e as flautas!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Louvai-o com os címbalos sonoros, louvai-o com os címbalos de júbilo! Louve a Deus tudo o que vive e que respira, tudo cante os louvores do Senhor!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 150*

 *Reflexão* - “O salmo nos conclama justamente ao louvor! De todas as maneiras, cantando, dançando, tocando instrumentos, com a expressão do nosso amor, louvar o Senhor é o anseio da nossa alma. Louvá-Lo pela Sua grandeza, majestade, bondade, na terra como no céu, nos garantirá um clima de paz e serenidade interior.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 19, 11-28*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

 _Eu vos escolhi a fim de que deis, no meio do mundo, um fruto que dure. *(Cf. Jo 15, 16)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, 11Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. 

12Então Jesus disse: “Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. 

13Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurai negociar até que eu volte’. 

14Seus concidadãos, porém, o odiavam, e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Nós não queremos que esse homem reine sobre nós’. 

15Mas o homem foi coroado rei e voltou. Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado.

16O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais’. 

17O homem disse: ‘Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades’. 

18O segundo chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais’. 

19O homem disse também a este: ‘Recebe tu também o governo de cinco cidades’. 

20Chegou o outro empregado e disse: ‘Senhor, aqui estão as tuas cem moedas que guardei num lenço,

21pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’. 

22O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei.

23Então, por que tu não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’.

24Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil’. 

25Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem mil moedas!’ 

26Ele respondeu: ‘Eu vos digo: a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem. 

27E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente’”. 

28Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Uma recompensa sem proporção.”*

“Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurai negociar até que eu volte’”. No Evangelho de hoje, o Senhor nos conta pela pena de S. Lucas uma parábola muito parecida com a dos talentos, narrada no capítulo de 25 de S. Mateus, mas da qual se diferencia em alguns pormenores. A de S. Lucas, em primeiro lugar, nos fala de minas, equivalentes a cem moedas de prata, enquanto a de S. Mateus nos fala de talentos, que correspondem a trinta quilos de ouro. Em Lucas, portanto, vemos desde o início uma clara contraposição entre o pouco que é confiado e o muito que é recompensado. Além disso, ao passo que S. Mateus alude a um senhor, S. Lucas fala expressamente de um rei, em referência à coroação que dali a pouco receberia Jesus no trono da cruz: “Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei”. Em Mateus, por fim, a distribuição dos encargos é desigual: a um se dão cinco talentos; a outro, dois; a outro, um. Em Lucas, ao contrário, a mesma medida é entregue a todos: “Entregou cem moedas de prata a cada um”. Mas, apesar da igualdade da medida, desigual é o resultado dos esforços, que dependem da generosidade de cada empregado. Um faz as moedas renderem dez vezes mais, e embora tenha recebido tão pouco, a sua diligência o fez merecedor de dez cidades. O mesmo se passa com outro servo, que, tendo recebido a mesma quantia, a fez render cinco vezes mais, e é na medida dos seus esforços que ele recebe uma recompensa sem medida: “Recebe tu também o governo de cinco cidades”. No entanto, o servo que não fez render o recebido, ainda que não o tenha desbaratado, se torna digno de perder até o pouco que cuidara não perder: “Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil”. As minas são a graça divina, dada a cada um na medida necessária e suficiente à própria conversão; mas a fidelidade com que se corresponde a ela, para fazê-la render quanto possível, é quase sempre desigual, e é por isso que no céu, embora o prêmio da glória seja em si mesmo desproporcional a qualquer esforço humano, se dá em proporção com a generosidade de cada qual nesta terra, conforme aquilo: “Recompensará a cada um segundo suas obras” (Mt 16, 27). Sejamos, pois, generosos com a generosidade divina, que ao pouco que nos deu tem prometida uma recompensa além de toda conta. Façamos render, pelo tempo de vida que ainda nos resta, o que nos foi confiado, a fim de gozarmos da alegria de Cristo no céu na medida em que o houvermos amado na terra.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...