quinta-feira, 27 de outubro de 2022

📆 *30 de Outubro de 2022 (Domingo)*

 📆 *30 de Outubro de 2022 (Domingo)*

_ _ _ _ _ _

*DOMINGO DA XXXI SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)                                                                                                                                                        _ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. GERMANO, BISPO DE CÁPUA / SANTO AFONSO RODRIGUES / ANTÔNIO DE MILÃO E FOILANO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada*:

Não me abandoneis, jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! *(Sl 37, 22-23)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Sabedoria 11, 22-12, 2*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro da Sabedoria. 

Senhor, o mundo inteiro, diante de ti,é como um grão de areia na balança,uma gota de orvalho da manhã que cai sobre a terra.

23Entretanto, de todos tens compaixão,porque tudo podes. Fechas os olhos aos pecados dos homens,para que se arrependam.

24Sim, amas tudo o que existe,e não desprezas nada do que fizeste;porque, se odiasses alguma coisanão a terias criado.

25Da mesma forma,como poderia alguma coisa existir,se não a tivesses querido?Ou como poderia ser mantida,se por ti não fosse chamada?

26A todos, porém, tu tratas com bondade,porque tudo é teu, Senhor, amigo da vida.

12, 1O teu espírito incorruptível está em todas as coisas!

2É por isso que corriges com carinho os que caeme os repreendes, lembrando-lhes seus pecados,para que se afastem do male creiam em ti, Senhor.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Sabedoria 11, 22-12, 2*

 *Reflexão - “A infinita misericórdia de Deus”*

“O autor do Livro da Sabedoria se dirige diretamente a Deus para exaltar a Sua grandeza e a Sua misericórdia reconhecendo que o mundo em que vivemos diante da Onipotência divina é como um grão de areia na balança ou uma gota de orvalho da manhã que cai sobre a terra. Diante dessa realidade todos nós podemos fazer uma reflexão sobre a nossa pequenez e da nossa incapacidade de alcançar glória e poder por nossos próprios méritos. Apesar disso, também podemos refletir em que, o Deus que nos criou, Senhor todo poderoso, nos ama a despeito das nossas faltas e fecha os olhos aos nossos pecados para que possamos nos arrepender e voltar para Ele. O Senhor ama a vida que nos deu e enche com o Seu Espírito incorruptível todas as coisas que criou para o nosso bem estar. Ao contrário do que muitas vezes imaginamos o nosso Deus nos olha com carinho e ternura quando caímos nas nossas faltas. A Sua correção é um alento para que possamos nos afastar do mal e assumir a vida abundante que Ele nos preparou. Igualmente, nós podemos caminhar seguros (as), com o coração contrito e cheios de bons propósitos na certeza de que temos um amigo no céu que não se afasta de nós a não ser que não queiramos conversa com Ele. Nos tempos atuais, onde há tanto desacerto no mundo, precisamos saber que somos o grão de areia na balança, gota de orvalho da manhã, mas temos em nós o poder e a força amorosa do Deus Onipotente que nos ajuda a vencer os desafios e andar por um caminho certo e seguro. – Como você se sente diante da Onipotência de Deus? – Você O tem como amigo ou como Justiceiro? – Você reconhece a grandeza de Deus e também a Sua Misericórdia? – Você tem medo de Deus?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 144*

🗣 *”Bendirei eternamente vosso nome; para sempre, ó Senhor, o louvarei!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.🗣 

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 144*

 *Reflexão* - “O salmista também exalta o poder amoroso de Deus e coloca como princípio vital para nós o louvor e o reconhecimento dos atributos de Nosso Senhor. Por isso, ele se compromete consigo mesmo a bendizer o Nome de Deus eternamente e louvá-Lo para sempre. Todos nós deveríamos assumir diante do Senhor o propósito de reconhecer a Sua Misericórdia, Bondade, Amor, Paciência, e Compaixão, transformando a nossa vida num louvor perene a fim de que possamos também sentir o abraço de ternura com que Deus nos acolhe, sempre.”

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - Tessalonicenses 1, 11-2, 2*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

Irmãos: 11Não cessamos de rezar por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação. Que ele, por seu poder, realize todo o bem que desejais e torne ativa a vossa fé.

12Assim o nome de nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós, e vós nele, em virtude da graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.

2,1No que se refere à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa união com ele, nós vos pedimos, irmãos: 

2não deixeis tão facilmente transtornar a vossa cabeça, nem vos alarmeis por causa de alguma revelação, ou carta atribuída a nós, afirmando que o Dia do Senhor está próximo.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Tessalonicenses 1, 11-2, 2*

 *Reflexão - “Um motor que torne ativa a nossa fé”*

“Escrevendo aos tessalonicenses São Paulo expressa o seu desejo de que eles caminhem com fé e sejam dignos da vocação para a qual cada um foi chamado, isto é, a santidade. Para isso, ele intercede junto a Jesus e roga para que o bem que eles almejam fazer seja como um motor que torne ativa a sua fé. Hoje, também, não nos basta somente o saber de que precisamos ser santos, ser bons e fazer o bem, mas colocar todos os anseios que temos no coração diante do Senhor para que a nossa fé seja ativada. Muitas vezes, queremos que a nossa vida seja realmente um compromisso de serviço ao Senhor através do servir ao próximo; entusiasmamo-nos nos momentos de euforia, nos encontros, seminários, retiros, porém esquecemo-nos de pedir a Deus que nos abençoe com a graça da perseverança, da fidelidade colocando diante Dele os desejos do nosso coração e, por isso, nunca saímos do lugar, morremos na fé, antes de dar o primeiro passo. Precisamos reafirmar a nossa fé em Cristo todos os dias e assim nos apossar da graça que vem do céu. O nosso viver consciente e em estado de alerta deve ser também uma bandeira para esperar a vinda de Cristo. Todos os dias precisamos renovar o nosso Batismo pedindo a manifestação do Espírito Santo para que assim, possamos ser encontrados (as) no lugar certo quando Jesus voltar. – Você coloca diante de Deus o seu anseio de santidade? – Você pede a Ele a graça suficiente para continuar fazendo o bem? – Existe algum bom propósito que você ainda não conseguiu pôr em prática? – Peça o auxílio do Espírito Santo! – De que modo você tem esperado a vinda de Jesus?”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Lucas 19, 1-10*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

 _Deus o mundo tanto amou, que seu Filho entregou! Quem no Filho crê e confia, nele encontra eterna vida! *(Jo 3, 16)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*.

Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericóe estava atravessando a cidade.

2Havia ali um homem chamado Zaqueu,que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.

3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão,pois era muito baixo.

4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus,que devia passar por ali.

5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse:“Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”.

6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria.

7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!”

8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.

9Jesus lhe disse:“Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Cristo quer entrar em nossa casa.”*

“Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. O Evangelho de hoje, extraído de mais uma dessas páginas exclusivas de S. Lucas, retrata-nos a conversão de Zaqueu e de toda a sua casa. Zaqueu, como nota o evangelista, vivia em Jericó, onde exercia a função de chefe dos coletores de impostos, a serviço do Império Romano. Apesar de muito rico, era ele homem de baixa estatura, razão por que teve de trepar-se a uma figueira para poder ver Jesus, que passava pela cidade cortejado por uma multidão de fiéis e curiosos. Zaqueu, que desejava ver Cristo também por curiosidade, é aqui visto por Ele com misericórdia: “Zaqueu”, diz-lhe o Senhor ao pé da árvore, “desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. O chefe dos publicanos obedece prontamente e recebe Jesus “com alegria”, surpreso por ter sido alvo não só do olhar compassivo de Cristo, mas de uma prova de entranhável carinho: “Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele, que em sua consciência sabia das fraudes e furtos que por tantos anos cometera, se alegra de ver que Jesus não o despreza nem se envergonha de falar-lhe publicamente, e é por isso que lhe garante: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. A resposta de Cristo é luminosa: “Hoje a salvação entrou nesta casa”. Com efeito, a salvação, que é o próprio Jesus, já lhe havia em entrado em casa, mas só entrou como salvação efetiva quando Zaqueu o recebeu com espírito de fé e contrição, e é por isso que o Senhor acrescenta: “porque também este homem é um filho de Abraão”, isto é, filho daquele é pai para todos os que creem naquele que Abraão esperou. Pois “o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”, quer dizer, para o que estava condenado à perdição eterna, como é o caso de muitos nesta nossa sociedade de publicanos, de homens hipnotizados pelas riquezas, possuídos pelo que possuem, condenados em virtude daquilo mesmo que julgam dominar. Se for este também o nosso caso, lembremo-nos do olhar que o Senhor hoje dirigiu a Zaqueu e da alegria, sincera e verdadeira, que nasce de o acolhermos com fé e propósitos firmes de emenda. Acolhamo-lo em nossa casa, onde Ele não só deseja como deve estar, pois para isso se encarnou, e deixemos que Ele nos diga de uma vez por todas: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão”.

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...