quarta-feira, 26 de outubro de 2022

📆 *27 de Outubro de 2022 (5a Feira)*

 📆 *27 de Outubro de 2022 (5a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*QUINTA-FEIRA DA XXX SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. EVARISTO, PAPA / S. FRUMÊNCIO, BISPO / VICENTE DE ÁVILA E ODRAMO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada*:

Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face. *(Sl 104, 3-4)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Efésios 6, 10-20*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios. 

10Para terminar, irmãos, confortai-vos no Senhor, e no domínio de sua força, 

11revesti-vos da armadura de Deus, para estardes em condições de enfrentar as manobras do diabo. 

12Pois não é a homens que enfrentamos, mas as autoridades, os poderes, as dominações deste mundo de trevas, os espíritos do mal que estão nos céus. 

13Revesti, portanto, a armadura de Deus, a fim de que no dia mau possais resistir e permanecer firmes em tudo. 

14De pé, portanto! Cingi os vossos rins com a verdade, revesti-vos com a couraça da justiça 

15e calçai os vossos pés com a prontidão em anunciar o Evangelho da paz. 

16Tomai o escudo da fé, o qual vos permitirá apagar todas as flechas ardentes do Maligno. 

17Tomai, enfim, o capacete da salvação e o gládio do espírito, isto é, a Palavra de Deus. 

18Com preces e súplicas de vária ordem, orai em todas as circunstâncias, no Espírito, e vigiai com toda a perseverança, intercedendo por todos os santos. 

19Orai também por mim, para que a palavra seja colocada em minha boca para anunciar corajosamente o mistério do Evangelho, 

20do qual sou embaixador acorrentado. Possa eu, como é minha obrigação, proclamá-lo com toda a ousadia.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Efésios 6, 10-20*

 *Reflexão - “Uma luta espiritual”*

“Existe uma força espiritual do mal que nos atinge e age em nós, de dentro para fora. São “as manobras do diabo”, o inimigo de Deus que deseja a todo o custo nos tirar do nosso desígnio de santidade. Por isso, São Paulo nos ensina a nos preparar para enfrentar a tentação, do “dia mau”, que é o impulso que nos motiva a saciar os nossos desejos humanos e cair nas manobras do diabo.  Na maioria das vezes, estamos armados (as) e exercitados (as) para enfrentar as situações que surgem nos nossos relacionamentos pessoais. Para isso, nos precavemos contra as pessoas e os perigos, como nos assaltos e nas ameaças que sofremos no dia a dia. Temos munição para enfrentar os enganadores, os que querem nos passar para trás e estamos sempre de orelha em pé para não entrar nas situações em que possamos sair perdendo. Porém, contra a principal ameaça que ronda o nosso ao redor, poucos de nós temos consciência do que fazer para não cair.   Há uma luta espiritual dentro de cada um de nós, entre o que é de Deus e o que é da nossa carne. Porém, nunca devemos nos entregar e desistir de perseguir o bem, porque dentro de nós também há as armas que precisamos empunhar para que sejamos vencedores. Para isso, nos foi concedido uma armadura do cristão, que tem como escudo a Palavra de Deus que é a verdade e como espada, a Oração de Súplica ao Espírito Santo que é a estaca da nossa fé. A couraça da justiça é a vivência do Evangelho de Jesus Cristo no nosso dia a dia. Todas as pessoas que estão firmadas na Palavra de Deus e têm o coração ligado aos Seus ensinamentos, mesmo que sejam tentadas mais que as outras, têm com certeza, o antídoto que mata o veneno de satanás. Não tenhamos medo: com preces e súplicas oremos em todas as circunstâncias, no Espírito, e vigiemos com perseverança, confortados (as) no Senhor e no domínio da sua força. – Você tem mais medo dos “homens” ou dos espíritos que nos fazem cair em tentação? – Você tem usado a armadura do cristão? – Qual é a função que a Palavra de Deus tem tido na sua vida?” 

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 143*

🗣 *”Bendito seja o Senhor, meu rochedo!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Bendito seja o Senhor, meu rochedo, que adestrou minhas mãos para a luta, e os meus dedos treinou para a guerra!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; é meu escudo: é nele que espero, ele submete as nações a meus pés.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, nas dez cordas da harpa louvar-vos, a vós que dais a vitória aos reis e salvais vosso servo Davi.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 143*

 *Reflexão* - “É o próprio Senhor quem adestra as nossas mãos para a luta contra as forças espirituais do mal. Não precisamos fazer esforço sobre humano, mas apenas nos centralizar no louvor e na adoração ao nosso Deus. O louvor liberta o nosso coração da angústia e fortalece o nosso espírito. O Senhor submete ao Seu domínio todas as nações que tentam nos fazer mal. Por isso, o salmista O exalta, proclamando-O rochedo, fortaleza e abrigo. Assim também nós podemos afirmar.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 13, 31-35*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

 _Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Glória a Deus nos altos céus e na terra paz aos homens! *(Cf. Lc 19, 38; 2, 14)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 

32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 

33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 

34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 

35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: ‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor’”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Como a galinha reúne os pintinhos!”*

“Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste!” Nos v. 37-38, inseridos no contexto das lamentações sobre Jerusalém (cf. Mt 23, 34-39; Lc 11, 49-51; 13, 34-35), Jesus se queixa com grande amargura da contínua e obstinada dureza do povo eleito, representado pela Cidade Santa. — Jerusalém, Jerusalém, cidade de Deus, por Ele tão amada e eleita em preferência a todas as outras, enriquecida e ornada com tantas graças e benefícios como a Lei, o Templo, a doutrina, o sacerdócio, o reino, os profetas e muitos milagres, tu sempre lhe foste ingrata! — Quantas vezes eu quis, outrora pelos profetas, a quem mataste, e agora por mim e meus Apóstolos, a quem também hás de perseguir, reunir em meu seio e conduzir ao único Deus, à única fé e ao verdadeiro culto os teus filhos, isto é, os teus cidadãos, dispersos por vários erros quais ovelhas sem pastor! — Como a galinha reúne os pintinhos, errantes aqui e ali, debaixo das asas para os aquecer e proteger tanto das chuvas quanto dos milhafres, mas tu não quiseste! Cristo compara a si e o seu amor, a sua providência e solicitude em salvar os judeus a uma galinha que põe sob as asas os pintainhos: a) primeiro, porque a galinha parece ser, de todas as aves, a que com mais amor cuida dos filhotes; b) segundo, porque a galinha parece sofrer quando sofrem os pintinhos; c) terceiro, porque a galinha é símbolo de fecundidade, por botar quase todos os dias um ovo, de vigilância, e nada pode ser mais fecundo nem mais vigilante que o amor de Cristo; d) quarto, porque a galinha, em sentido tropológico, representa a Igreja, pela qual Cristo fala como sua Cabeça: com efeito, assim como a galinha não cessa de cacarejar até reunir os pintinhos, assim também a Igreja, com voz indefessa, clama a todos os errantes que olhem para ela e se ponham sob a proteção de suas asas, que não são outras senão as do mesmo Cristo: Quem vos ouve a mim ouve (Lc 10, 16) [1]. — Ouçamos pois a voz desta boa e santa Mãe, por cuja boca nos grita e às vezes lamenta Cristo. Não nos aconteça de ouvir dele, por causa de nossa ingratidão e surdez: Eis que vossa casa ficará abandonada, isto é, assim como o Templo e Jerusalém, sede do reino teocrático, foram desolados pela saída de Deus do primeiro e a destruição da segunda pelos romanos, assim também a nossa alma, se persistir no pecado, será abandonada: pela privação da graça nesta vida e a condenação eterna na outra.*

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...