segunda-feira, 24 de outubro de 2022

📆 *25 de Outubro de 2022 (3a Feira)*

 📆 *25 de Outubro de 2022 (3a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANA GALVÃO, RELIGIOSO, MEMÓRIA* (branco, pref. comum ou dos pastores - ofício da memória)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANA GALVÃO / SS. CRISANTO E DARIA, MÁRTIRES /  BALTAZAR DE CHIAVARI, CRISPIM E CRISPINIANO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada*:

Senhor, porção de minha herança e minha taça, tendes em mãos o meu destino; coube-me por sorte a boa parte; sim, é bela a herança que me cabe! *(Sl 15, 5-6)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, concedei-nos pelas preces de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, a quem destes perseverar na imitação do Cristo pobre e humilde, seguir a nossa vocação com fidelidade e chegar àquela perfeição que nos propusestes em vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. 

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Efésios 5, 21-33*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios. 

Irmãos, 21vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. 

22As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. 

23Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo. 

24Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos. 

25Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. 

26Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 

27Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. 

28Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 

29Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; 

30e nós somos membros do seu corpo! 

31Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 

32Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja. 

33Em todo caso, cada um, no que lhe toca, deve amar a sua mulher como a si mesmo; e a mulher deve respeitar o seu marido.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Efésios 5, 21-33*

 *Reflexão - “Uma via de mão dupla”* 

“São Paulo coloca como tema central desta carta, a solicitude uns para com os outros. Como cenário para a sua exposição ele apresenta o quadro do amor solícito entre marido e mulher comparando-o ao amor entre Cristo e a Sua Igreja. Daí, podemos apreender que a solicitude é a base que sustenta os relacionamentos cristãos, a partir da relação entre marido e mulher que formam o alicerce de uma família. É uma via de mão dupla! A missão do marido é amar a sua mulher, do mesmo modo que Cristo amou a Sua Igreja e a missão da mulher é acolher o amor do seu marido assim como a Igreja se submete ao amor de Cristo. Com efeito, o marido zela pela sua mulher da mesma forma que faz com o seu próprio corpo, pois está escrito: “Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne.”   É um grande mistério de amor e se todos o alcançassem, talvez não existisse a situação de agonia porque passa o casamento atualmente. O amor implica em solicitude, fraternidade, amizade e respeito mútuo. A submissão é uma entrega à missão do outro. A mulher é submissa ao amor do marido como a Igreja é submissa ao Amor de Jesus Cristo que se entregou por ela.  Se o marido ama a sua mulher e ela é submissa a esse amor, com certeza, os dois viverão na terra o projeto que Deus tem para as famílias da terra. – Você compreende bem a mensagem que São Paulo dá para o homem e a mulher? – O que você acha de a mulher ser submissa ao amor do seu marido? – Será que os casais, hoje, estão entendendo bem essa palavra? – É nosso dever anunciá-la.” 

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 127*

🗣 *”Felizes todos que respeitam o Senhor!*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 127*

 *Reflexão* - “Este salmo, muito cantado nas celebrações de matrimônio, retrata o desejo de Deus para que o homem e a mulher sejam felizes e tenham uma vida profícua e fecunda. Temer o Senhor significa estar atento a Sua Palavra e aos Seus ensinamentos, estar acessível à Sua vontade no dia a dia da vida e por isso, receber a bênção para o trabalho, para o lar e para filhos.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 13, 18-21*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

 _Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! *(Cf. Mt 11, 25)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 

19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 

20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 

21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”A força oculta da Palavra de Deus.”*

“A graça divina opera na vida da Igreja e na de todos os fiéis como uma semente que desabrocha e o fermento que faz crescer a massa. É preciso saber esperar e deixar essa força oculta de Deus transformar-nos dia após dia. 1. O grão de mostarda (v. 19). — O Reino de Deus é semelhante à “semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim”. Esta semente, embora seja a menor de todas, “cresce e torna-se uma grande árvore” (lt. ‘factum est in arborem’). Trata-se, é claro, de uma hipérbole ou, quem sabe, de uma expressão popular e corriqueira nos tempos de Cristo. Este “exagero” expressivo do qual Jesus aqui lança mão alude claramente ao vaticínio de Ezequiel, em que um ramo de cedro é arrebatado por Deus e plantado no cimo do monte Sião. Ali, ele “estenderá seus galhos e dará fruto; tornar-se-á um cedro magnífico, onde aninharão aves de toda espécie, instaladas à sombra de sua ramagem” (Ez 17, 22). Assim também o grão de mostarda, espargido neste mundo pelo Filho de Deus, ainda que pareça a menor e mais insignificante das sementes, vai crescendo dia após dia, a ponto de tornar-se, para espanto de muitos, uma árvore frondosa e verdejante, sob cujos ramos as aves do céu vêm fazer o seu abrigo. Esta semelhança entre o grão de mostarda e a Igreja se vê: a) por sua origem discreta e quase desprezível, pois a humildade é a “marca registrada” das obras de Deus, que escolhe o que é vil, estulto e fraco aos olhos do mundo para confundir os sábios e fortes da terra (cf. 1Cor 1, 27-31); b) por seu crescimento admirável, porque assim como de um pequenino grão brota uma planta vistosa, do mesmo modo a Igreja, minúscula nos seus primórdios, cresce à base da seiva vivificante da graça e da Palavra de Deus, infundidas pelo Espírito Santo nos corações dos seus ramos; c) por seu desenvolvimento orgânico, pois assim como a planta não é mais do que a semente já madura, assim também a Igreja que hoje vemos é a mesma que Nosso Senhor instituiu há dois mil anos sobre o fundamento dos Apóstolos. 2. O fermento na massa (v. 21). — O Reino de Deus é ainda “como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. Esta profunda e brevíssima parábola não só reitera o sentido da anterior, mas significa também o quão grande é a força oculta do Evangelho para transformar pouco a pouco, à semelhança da levedura, as convicções e os sentimentos mais íntimos da humanidade, a ponto de converter o mundo inteiro, morto pelo pecado e insípido pela falta de amor, numa massa saborosa, em um Corpo único em que estejam reunidos, como em uma só família, todos os que Cristo conquistou por seu Sangue. Esta virtude oculta da graça, por fim, não deixará de atuar “até que tudo fique fermentado”, ou seja, até que se cumpra plenamente em nós aquela vocação à perfeição na caridade a que fomos chamados. Por isso, podemos ver nesta parábola certa alusão à SS. Eucaristia, o fermento novo da pureza e da verdade que nos purifica do fermento velho da malícia e da corrupção (cf. 1Cor 5, 7-8), penetrando-nos com a vida do próprio Cristo e assemelhando-nos cada vez mais, por sua contínua ação santificadora, à natureza do próprio Deus.”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...