domingo, 16 de outubro de 2022

📆 *16 de Outubro de 2022 (Domingo)*

 📆 *16 de Outubro de 2022 (Domingo)*

_ _ _ _ _ _

*DOMINGO DA XXIX SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)                                                                                                                                                         _ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. MARGARIDA MARIA ALACOQUE / S. EDVIGES / S. GERALDO MAJELLA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada*:

Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me. *(Sl 16, 6. 8)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Êxodo 17, 8-13*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Êxodo. 

Naqueles dias, 8os amalecitas vieram atacar Israel em Rafidim. 

9Moisés disse a Josué: “Escolhe alguns homens e vai combater contra os amalecitas. Amanhã estarei, de pé, no alto da colina, com a vara de Deus na mão”.

10Josué fez o que Moisés lhe tinha mandado e combateu os amalecitas. Moisés, Aarão e Ur subiram ao topo da colina. 

11E, enquanto Moisés conservava a mão levantada, Israel vencia; quando abaixava a mão, vencia Amalec. 

12Ora, as mãos de Moisés tornaram-se pesadas. Pegando então uma pedra, colocaram-na debaixo dele para que se sentasse, e Aarão e Ur, um de cada lado, sustentavam as mãos de Moisés. Assim, suas mãos não se fatigaram até ao pôr-do-sol, 

13e Josué derrotou Amalec e sua gente a fio de espada.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Êxodo 17, 8-13*

 *Reflexão - “Vencendo os inimigos pela oração."*  

“A luta do nosso dia a dia é constante e quanto maiores forem as dificuldades, mais nós precisamos perseverar na oração. Nesta leitura vemos que, enquanto Moisés orava, Josué vencia a luta e, quando Moisés desanimava, venciam os inimigos. Mas, quando Moisés cansava, seus amigos o ajudavam a perseverar na oração e, por isso, o povo de Israel venceu a batalha final. Assim também acontece na nossa vida. A nossa vida espiritual acontece de maneira muito sutil e nós não a enxergamos nem a tocamos. Mas percebemos que, quando baixamos a guarda, quando nos afastamos da fonte do Amor, quando nos entregamos às nossas próprias sugestões e não pedimos ajuda aos céus nem aos irmãos, nós começamos a entrar em desarmonia conosco mesmos (as). E o inimigo aparentemente está ganhando a batalha para se apossar da nossa alma. Se, ficarmos sozinhos (as), com certeza, perderemos a batalha. Porém, quando vivemos dentro de uma comunidade, ou mesmo dentro de uma família cristã, nós contamos com a ajuda de verdadeiros irmãos e irmãs e, com certeza, podemos nos apossar da vitória. A perseverança é um dom de Deus, mas precisa ser exercitado e regado para poder permanecer. Portanto, a oração perseverante nos leva à vitória. O desejo de orar, a vontade de continuar em comunhão com Deus já é um grande passo que damos em direção a uma vida de oração. Assim sendo, que nós possamos nos ajudar mutuamente, em comunidade, incentivando-nos uns aos outros, sustentando-nos e, juntos em oração, intercedermos a Deus que vence por nós os nossos inimigos. - Você já experimentou a força da oração? - Você tem pedido a ajuda de alguém quando se encontra desanimado (a) na sua oração? - Você é perseverante na sua oração pessoal? - Você intercede por alguém ou você só se preocupa com os seus pedidos pessoais? - Você já tentou rezar junto com a sua família para vencer as dificuldades? Experimente a partir de hoje”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 120*

🗣 *”Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Eu levanto os meus olhos para os montes: de onde pode vir o meu socorro? “Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!”🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Ele não deixa tropeçarem os meus pés, e não dorme quem te guarda e te vigia. Oh! Não! Ele não dorme nem cochila, aquele que é o guarda de Israel!.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ O Senhor é o teu guarda, o teu vigia, é uma sombra protetora à tua direita. Não vai ferir-te o sol durante o dia, nem a lua através de toda a noite.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ O Senhor te guardará de todo o mal, ele mesmo vai cuidar da tua vida! Deus te guarda na partida e na chegada. Ele te guarda desde agora e para sempre!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 120*

 *Reflexão* - “O monte é o nosso próprio coração onde Deus habita. É de lá que nos vem o socorro para as nossas aflições. O Deus que fez o céu e a terra é o mesmo que nos criou. Ele não dorme nem cochila, está atento como um guarda para nos proteger das ciladas do inimigo. É Ele quem nos guarda, quem nos abriga sob a sua sombra protetora. Basta que nós nos voltemos confiantes para Ele e aí não tropeçaremos nem o mal poderá atingir a nossa alma. Na partida e na chegada, agora e para sempre , peçamos que o Senhor nos guarde.”

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - 2 Timóteo 3, 14-4, 2*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo: 14Permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste. 

15Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus. 

16Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, 

17a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra.

4, 1Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de vir a julgar os vivos e os mortos, e em virtude da sua manifestação gloriosa e do seu Reino, eu te peço com insistência: 

2proclama a palavra, insiste oportuna ou importunamente, argumenta, repreende, aconselha, com toda a paciência e doutrina.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - 2 Timóteo 3, 14-4, 2*

 *Reflexão - “Tempo de conscientização“*

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra.”  Deus tem um plano de Amor para cada um de nós e quer nos formar, nos direcionar e nos ensinar a dar os passos firmes na direção correta, no caminho certo. É por meio da Sua Palavra que Ele nos revela o itinerário para a conquista do estado da perfeição. Somos Seus filhos, adotados por Jesus Cristo, portanto, objeto da benevolência divina, isto é, amados e escolhidos para viver em harmonia com Ele, na intimidade da Sua Santidade. Todavia, Ele não quer que alcancemos sozinhos este clima de felicidade, pois deseja salvar a todos. Por isso, é que São Paulo nos manda ir mais além: “Proclama a palavra, insiste oportuna ou inoportunamente, argumenta, repreende, aconselha, com toda a paciência e doutrina”. Este mandato é para nós, hoje não podemos nos calar e deixar que as coisas aconteçam à mercê da mentalidade do mundo. Mesmo que sejamos considerados impertinentes, fanáticos e alienados, Deus nos convoca a ir em frente e não desistir. Assim sendo, os conselhos de São Paulo a Timóteo são de grande valia para a nossa vivência de seguidores de Jesus Cristo. A maioria de nós, também, desde a infância conhece as Sagradas Escrituras ou pelo menos teve uma formação embasada na doutrina de Jesus Cristo, no entanto, poucos de nós temos a convicção do poder que a Palavra de Deus pode ter na nossa vida. Hoje, porém, é tempo de conscientização e de assumir compromisso com a Palavra que o Senhor nos dirige. – Você tem proclamado a Palavra de Deus? – Você tem sido impertinente e insistente para falar das coisas de Deus? – Você tem se conformado com o pensamento do mundo? - Você acha que o mundo está numa boa? – O que você tem falado às pessoas que lhe estão mais próximas?”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Lucas 18, 1-8*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

 _A palavra de Deus é viva e eficaz em suas ações; penetrando os sentimentos, vai ao íntimo dos corações. *(Hb 4, 12)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*.

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo:

2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 

3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’

4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum.

5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me!’”

6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 

7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 

8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Deus quer intercessores!”*

“Se Deus já sabe o que é bom para nós, por que precisamos pedir e até ser insistentes? Qual o sentido de “rezar sempre, e nunca desistir”? Assim como Deus onipotente quis precisar da súplica de Moisés, Aarão e Ur para dar ao povo de Israel a vitória sobre os amalecitas, também hoje, é por intercessão de Nosso Senhor e de seus sacerdotes que a Igreja obtém e obterá a vitória sobre seus inimigos. Meditação. — 1. No Evangelho deste domingo, Jesus conta a parábola do juiz injusto para mostrar aos seus discípulos a importância da oração e da humilde perseverança. O juiz da parábola era um homem irreverente, que não temia a Deus nem respeitava homem algum. Mas, diante da insistência de uma pobre viúva, ele se viu constrangido a atender-lhe, pois já não suportava mais ouvi-la choramingar aos seus pés. “Vou fazer-lhe justiça”, decidiu o juiz, “para que ela não venha a agredir-me”. A oração persistente é a tônica do ensinamento de Nosso Senhor. Ele explica, por meio de uma parábola, como Deus está disposto a nos agraciar com os seus dons e a sua misericórdia, porque se um juiz injusto atende a uma pobre viúva, quanto mais o Pai dos Céus, que ama os seus filhos e deseja salvá-los, não atenderá àqueles que o procuram? “E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar?” Deus, contudo, espera a nossa oração perseverante para verificar a qualidade de nosso amor. Desde o início, Ele já conhece as nossas necessidades e sabe, melhor do que nós mesmos, o que precisamos. Se, portanto, nós não somos imediatamente correspondidos em nossas súplicas, é porque o Senhor, como ensina Santo Tomás de Aquino, deseja também a nossa união com Ele. Afinal de contas, fomos eleitos pela graça para participarmos do amor de Deus. E é por isso que precisamos pedir insistentemente pela misericórdia divina. Na oração de uma alma em estado de graça, Deus Pai enxerga o seu próprio Filho, que veio a este mundo e intercedeu por cada um dos homens e mulheres. Unidos, pois, a Jesus, nós podemos rezar humilde e eficazmente, porque somente o Filho unigênito possui um Coração agradável a Deus. Essa união acontece por meio da Igreja, Corpo Místico de Cristo, que é simbolizada pela viúva da parábola. Como essa humilde senhora, a Igreja deve suplicar a misericórdia e a justiça contra seus adversários. E o Pai dos Céus verá nessa oração a de seu próprio Filho Jesus, em quem Ele pôs a sua afeição. 2. Fomos eleitos pela graça para sermos, com Jesus, instrumentos da misericórdia divina. Sem essa eleição e a intervenção de Jesus, estaríamos todos arruinados, porque somente Cristo pode impedir a ira divina sobre nós, suplicando na cruz: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23, 24). Na primeira leitura da missa, essa oração perseverante e de intercessão já aparece prefigurada em Moisés. Para vencer os amalecitas, ele se pôs a orar insistentemente, e enquanto “conservava a mão levantada, Israel vencia; quando abaixava a mão, vencia Amalec”. Os sacerdotes Aarão e Ur, então, puseram uma pedra debaixo de Moisés, para que se sentasse, e seguraram as suas mãos erguidas, até finalmente vencerem “Amalec e sua gente a fio de espada”. Na cruz, Jesus também permaneceu de braços abertos e intercedeu por cada um dos filhos de Deus. Agora Ele intercede pelas batalhas da Igreja e nos conclama a segurarmos seus braços estendidos, a fim de que tenhamos parte na sua gloriosa vitória. O Leão da Tribo de Judá vencerá sobre os adversários da Santa Igreja e, por isso, pede apenas que tenhamos a mesma fé e constância dos justos que, como a viúva da parábola, suplicam a Deus: “Até quando tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar o nosso sangue contra os habitantes da terra?” (Ap 6, 10). E o Senhor lhes promete a certeza da vitória. Sim, Jesus vencerá. E as lutas que a Igreja vive contra o mundo, o diabo e a carne não lhe são alheias. Do céu, Ele permanece com os braços abertos, intercedendo por nós e nos conduzindo à vitória definitiva sobre as hostes infernais. De nossa parte, resta a perseverança na oração, porque quando o Filho do Homem voltar, Ele nos pergunta, “será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” 3. Diante das tribulações da Igreja, somos tentados a abandonar a jornada, como se Cristo já não houvesse vencido o maligno. Ora, é nesse momento de tribulação que Nosso Senhor conta com nossa perseverança, como Moisés contou com os braços de Aarão e Ur para apoiá-lo. Neste sentido, os sacerdotes têm uma missão especialíssima de suportar as dores do Corpo Místico de Jesus, unindo-se a Ele em sacrifício, como prometeram no dia da ordenação, quando o bispo lhes perguntou: “Queres implorar, juntamente conosco, a misericórdia divina para o povo a ti confiado, cumprindo sem desfalecer o mandato de orar?” Os sacerdotes devem, pois, ser fiéis a esse chamado de oração, celebrando toda a Liturgia das Horas e os demais compromissos de sua missão, sobretudo a Eucaristia. Desse modo, eles podem unir-se a Jesus na obra redentora. Na mensagem de Nossa Senhora de La Salette, muitos padres são censurados por não oferecerem sacrifícios pelos seus fiéis e, com isso, atraírem a ira divina sobre eles. Também Santo Tomás de Aquino adverte a respeito dos frutos de uma Missa celebrada por um mau padre. Embora a Missa seja sempre de Nosso Senhor Jesus Cristo e, portanto, “não vale menos a Missa de um sacerdote mau que a de um bom, pois ambos celebram o mesmo sacramento”, é igualmente verdade, “quanto à eficácia que tiram da devo­ção do sacerdote que as reza, que a Missa de um sacerdote melhor é mais frutuosa” (Suma Teológica, III, q. 82, a. 6). Seja como for, Deus conta com a fidelidade de sacerdotes e leigos para exercer a sua obra salvífica, uma vez que Ele mesmo nos elegeu para clamarmos dia e noite: “Senhor, tende misericórdia do teu povo”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...