quarta-feira, 5 de outubro de 2022

📆 *07 de Outubro de 2022 (6a Feira)*

 📆 *07 de Outubro de 2022 (6a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO* ( Branco, Prefácio de Maria – Ofício da Memória)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO / S. MARCOS, PAPA / SS. SÉRGIO E BACO / SANTA OSITA / HELANO E MATEUS DE MÂNTUA.     

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre. *(Lc 1, 28. 42)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo, pela mensagem do Anjo, a encarnação do Cristo, vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição pela intercessão da Virgem Maria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 1, 12-14*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.  

Depois que Jesus subiu ao céu, 12os apóstolos voltaram para Jerusalém, vindo do monte das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, a mais ou menos um quilômetro. 

13Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. 

14Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Atos dos Apóstolos 1, 12-14*

 *Reflexão - “A importância de Maria, como nossa Mãe e Auxiliadora”*

“No dia de Pentecostes a Igreja de Jesus Cristo foi fundada no poder do Espírito Santo, quando todos os apóstolos estavam reunidos, em oração, juntamente com Maria, Mãe de Jesus! A presença da Santíssima Virgem naquele momento vem sacramentar a Sua eleição como nossa Mãe, portanto, Mãe da Igreja, que somos nós. Deste modo, não deve haver mais dúvida nem questionamento dentro de nós, quando, às vezes, somos desvirtuados por pessoas de outras denominações cristãs que confundem a autenticidade e a importância de Maria, como nossa Mãe e Auxiliadora na nossa trajetória de cristãos. A Igreja, desde a sua formação, tem uma Mãe que está presente em todos os momentos, por isso, incontestavelmente, ela é reconhecida como Mãe da Igreja! A presença de Nossa Senhora, na nossa família, Igreja Doméstica, na nossa Comunidade,  lugar de oração e fraternidade, deve ser sempre preservada e enaltecida. Jesus precisou da Sua Mãe para estar junto dos apóstolos no início da Igreja! Nós também precisamos de Maria para se fazer presente em todos os momentos da nossa vida, como farol, como intercessora, como Mestra. O papel de Nossa Senhora é fundamental para a união e harmonia das nossas famílias. Família que reza unida à Nossa Senhora, permanece sempre unida e abençoada! – Você costuma reunir sua família em torno de Maria para a recitação do terço? – Você sabia que ela é a Mãe da Igreja e também da sua família? - Você acha importante a presença de Nossa Senhora nos seus momentos de oração?” 

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - Lc 1, 46ss*

🗣 *O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.🗣

_ _ _ _ _ _

5️⃣ Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.🗣 

_ _ _ _ _ _

 ↪ *Salmo - Lc 1, 46ss*

 *Reflexão* - “Maria anunciou em voz alta o Magnificat, que  é o canto de exaltação e engrandecimento pelas maravilhas que o Senhor lhe fez e, ao mesmo tempo, o canto que revela a sua pequenez diante do Deus todo poderoso que a fez proclamada bendita por todas as gerações. Esta é a verdadeira humildade: o reconhecimento da grandeza de Deus e da limitação humana, sabendo, porém, que Deus tem a força que supera a nossa fraqueza.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 1, 26-38*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra! *(Cf. Lc 1, 28)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 

28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 

30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 

31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.

32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 

33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 

35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 

36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 

37porque para Deus nada é impossível”.

38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Alegra-te, ó Maria! És bendita entre todas as mulheres!”*

“A partir de simples orações vocais, ensinadas pelo próprio Cristo e baseadas na Sagrada Escritura, o Santo Terço é um caminho simples e direto, aberto a todas as pessoas, para a meditação amorosa dos mistérios da nossa salvação. Celebramos hoje a memória de Nossa Senhora do Rosário, devoção que, graças a Deus, tem sido redescoberta nos últimos tempos, não sem um esforço da parte da própria Virgem Maria, que em várias aparições recentes insiste na importância de rezar todos os dias o Santo Terço. Mas a que se deve a importância desta devoção? Para muitos, o Rosário não passa da repetição aborrecida de fórmulas prontas. A Igreja e os grandes santos, porém, nos garantem que esta oração, simples em aparência, é uma porta de entrada para uma meditação cada vez mais profunda e, por isso mesmo, para um progresso contínuo e crescente na vida espiritual. O Rosário contém, antes de tudo, o primeiro grau de oração, a vocal, de maneira que, se fizermos bem, com atenção e pausa, os pai-nossos e as ave-marias, nos abriremos com certeza a muitas iluminações de Deus, que foi quem nos ensinou estas duas preces — o pai-nosso, por meio de seu Filho, e a ave-maria, pelo testemunho das Escrituras. Se rezadas, pois, devotamente, estas preces têm em si mesmas, como verdades sempre saborosas, o poder de nos conduzir para a meditação dos santos mistérios e, daí, para um trato de amor mais íntimo com Deus, a quem aprendemos a querer conhecendo-o no que Ele quis revelar-nos sobre si mesmo e sobre os seus desígnios de salvação. Pela recordação constante, a cada dezena, das várias provas de caridade de Deus para conosco na história da Redenção vamos nos inflamando, pouco a pouco, de respostas de amor ao mesmo Deus. O Terço, como se vê, não é uma devoção “popular”, adequado somente aos ignorantes e incultos, mas um caminho eficacíssimo para a santidade, da simples oração à meditação, da meditação aos afetos, dos afetos aos propósitos, dos propósitos às obras, e obras de amor, trespassadas de sentimentos de fé e esperança. — Que Nossa Senhora do SS. Rosário interceda por nós em nossas orações cotidianas no Santo Terço e nos ensine a rezar como ela.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...