quarta-feira, 5 de outubro de 2022

📆 *04 de Outubro de 2022 (3a Feira)*

 📆 *04 de Outubro de 2022 (3a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SÃO FRANCISCO DE ASSIS, MEMÓRIA* (Cor Branca) 

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. FRANCISCO DE ASSIS, FUNDADOR DA ORDEM FRANCISCANA, PADROEIRO DA ITÁLIA / AMÔNIO E PETRÔNIO.   

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Francisco de Assis, homem de Deus, deixou sua casa e sua herança e se fez pobre e desvalido. O Senhor, porém, o acolheu com amor.

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, que fizestes são Francisco de Assis assemelhar-se ao Cristo por uma vida de humildade e pobreza, concedei que, trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso Filho, unindo-nos convosco na perfeita alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Gálatas 1, 13-24*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.  

Irmãos, 13certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus 

14e como progredia no judaísmo mais do que muitos judeus de minha idade, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas. 

15Quando, porém, aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça 

16se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos, não consultei carne nem sangue 

17nem subi, logo, a Jerusalém para estar com os que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, parti para a Arábia e, depois, voltei ainda a Damasco. 

18Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele quinze dias. 

19E não estive com nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. 

20Escrevendo estas coisas, afirmo diante de Deus que não estou mentindo. 

21Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia. 

22Ainda não era pessoalmente conhecido das Igrejas da Judeia que estão em Cristo. 

23Apenas tinham ouvido dizer que “aquele que, antes, nos perseguia, está agora pregando a fé que, antes, procurava destruir”. 

24E glorificavam a Deus por minha causa.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Gálatas 1, 13-24*

 *Reflexão - “A mentalidade evangélica”*

“Reportando-se ao processo da sua conversão ao cristianismo depois que aceitou Jesus Cristo como Senhor e Salvador, São Paulo reconhece haver sido “extremamente zeloso das tradições paternas”. Como judeu e não querendo admitir outra fé e doutrina diferentes daquela que havia abraçado no judaísmo, ele devastava a Igreja de Deus e perseguia os cristãos. No entanto, depois que   teve um encontro com Jesus, ele não consultou carne nem sangue, isto é, não quis saber da opinião das pessoas, mas abraçou somente o que o Espírito Santo lhe mandava realizar. Por isso, as pessoas agora glorificavam a Deus e enxergavam que ele, de perseguidor de Cristo, imediatamente se tornara um pregador do Evangelho. Nunca é tarde também para que reconheçamos o nosso excesso de zelo pelas opiniões e crenças que estão enraizadas dentro de nós e nos deixemos conduzir pelo Espírito Santo, dando testemunho de verdadeira conversão. O encontrar-se com Jesus sinceramente, nos leva a uma mudança profunda na nossa maneira de agir e de pensar. Mesmo que não tenhamos ninguém que nos forme ou oriente, por meio da Palavra de Deus o Espírito Santo nos conduz e nos aperfeiçoa.  Precisamos, pois, abrir o nosso coração a fim de que o Espírito Santo nos conforme à imagem de Jesus e encarne em nós a mentalidade evangélica afim de que possamos dar exemplo de verdadeiras testemunhas como fez São Paulo. – A sua opinião sobre religião tem mudado na medida em que você conhece mais a Igreja e a sua doutrina? – Você também já foi perseguidor(a) de Cristo e agora é pregador(a) do Evangelho? – Você tem se deixado guiar pelo Evangelho de Cristo à luz do Espírito Santo?” 

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 138*

🗣 *Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! Que prodígio e maravilha as vossas obras!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Até o mais íntimo, Senhor, me conheceis; nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis; quando eu era modelado ocultamente, era formado nas entranhas subterrâneas.🗣

_ _ _ _ _ _

 ↪ *Salmo - 138*

 *Reflexão* - “O Senhor sonda os nossos corações e conhece as nossas intenções. Por mais que muitas vezes, por ignorância, tenhamos agido erradamente, Ele conhecendo o nosso intento, sabe o porquê das nossas ações. O tempo da ignorância não conta, portanto entreguemo-nos ao Senhor de coração rendido e reconheçamos a maravilha que Ele pode fazer na vida de cada um de nós.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 10, 38-42*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! *(Lc 11, 28)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 

39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 

40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 

41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 

42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Agora é o tempo da misericórdia.”*

“Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”. Ao nos desapegarmos das riquezas deste mundo por amor a Deus, passamos a sentir-nos como os pobres de espírito que efetivamente somos. Pois é quando descobrimos que Cristo é e sempre será o nosso único necessário que começamos a querer estar com Ele, a ter sede e fome de sua companhia e de seus dons espirituais. De Martas agitadas, metidas entre panelas e preocupações, transformamo-nos em Marias, que se comprazem em, sem dizer palavra, estar aos pés do Senhor. Foi o que sucedeu, de forma bastante concreta e expressiva, com São Francisco de Assis, cuja memória temos hoje a alegria de celebrar. Jovem ambicioso e mundano, Francisco deu-se conta de que todos os bens que este desterro lhe poderia proporcionar, longe de serem fonte de consolação, eram antes motivos de agitação, de preocupação desnecessária. Decidido pois a viver o Evangelho em sua pureza — sine glossa —, Francisco deixou tudo para entregar-se inteiramente a Cristo; abandonou, assim, o "amor" das criaturas para corresponder ao amor dAquele amado tão ingratamente desprezado e esquecido pelo coração dos homens. Invoquemos hoje a intercessão do santo poverello de Assis e peçamos-lhe que nos alcance do Senhor a graça de, pondo de lado as vaidades do mundo, termos o coração e a vontade repousados nEle, o único necessário de nossas almas sedentas de amor e verdade.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...