terça-feira, 20 de setembro de 2022

📆 *21 de Setembro de 2022 (4a Feira)*

 📆 *21 de Setembro de 2022 (4a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*25ª SEMANA DO TEMPO COMUM - SÃO MATEUS - APÓSTOLO E EVANGELISTA* (Vermelho, glória, Prefácio dos Apóstolos – Ofício da Festa)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. MATEUS, APÓSTOLO E EVANGELISTA / S. PÂNFILO / S. EFIGÊNIA / MAURA DE TROYES.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Ide e de todas as nações fazei discípulos, diz o Senhor, batizando-os e ensinando-os a observar todos os mandamentos que vos dei. *(Mt 18, 19-20)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, que na vossa inesgotável misericórdia escolhestes o publicano Mateus para torná-lo Apóstolo, dai-nos, por sua oração e exemplo, a graça de vos seguir e permanecer sempre convosco. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Efésios 4, 1-7. 11-13*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios. 

Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 

2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.

4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 

5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 

6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. 

7Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. 

11E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres.

12Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, 

13até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Efésios 4, 1-7. 11-13*

 *Reflexão - “A vocação para a santidade é o amor!”*

“Todos nós recebemos no nosso Batismo a vocação para a santidade, e, sabemos que estamos caminhando na santidade, quando abraçamos a vocação do amor. Por isso, todos nós que desejamos seguir a Jesus Cristo para ser santo como Ele é, devemos perseguir a humildade, a mansidão, a paciência e o amor. Estas, portanto, são as características próprias da vocação a que todos nós fomos chamados (as), a fim de formar a unidade no vínculo da paz. A paz é o sinal de que o Espírito Santo nos dá para revelar ao mundo que entre nós existe unidade. Recebemos um só Batismo, fomos consagrados (as) a um Só Senhor, somos chamados (as) por um só Deus e Pai a uma só esperança. Vivemos na mesma fé, portanto fazemos parte do mesmo Corpo. Neste Corpo somos muitos membros e em nós a graça de Deus age de acordo com a capacidade que Cristo, a Cabeça do Corpo, nos dá. O Espírito Santo é quem age e faz! É Ele quem nos torna capazes de caminhar com toda a humildade, mansidão, dando suporte uns aos outros com paciência e no amor. Somos como que uma orquestra regida com perfeição por um Maestro que conhece todos os acordes do nosso coração e, por isso, unidos, executamos para o mundo ouvir, a Sinfonia da Paz que vem do Amor de Deus. – Você tem plena consciência de que é um tijolo na construção de um reino de paz? – Você tem feito o seu papel dentro da sua família e na comunidade? – O que você entende por “suportai-vos uns aos outros”?  - Como estão os seus relacionamentos familiares?” 

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 18*

🗣 *Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.🗣

_ _ _ _ _ _

 ↪ *Salmo - 18*

 *Reflexão* - “Os céus proclamam a glória do Senhor! Se olharmos para o alto e contemplarmos a obra das mãos do Senhor, nós contemplaremos a glória de Deus que nos comunica a unidade da paz. Deus criou o mundo e tudo o que nele há para todos nós, para que vivamos desde já a eternidade que é o amor vivendo sempre em nós e através de nós. A voz de Deus ressoa através da Sua criação e nos conclama a usufruirmos de tudo o que para nós é providenciado, vivenciando a partilha, a solidariedade, nunca, porém, sozinhos (a) porque assim não somos nada.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 9, 9-13*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos, vos louva, ó Senhor, o coro dos apóstolos._

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.

10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 

11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”

12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 

13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Cristo veio resgatar o pecador do pecado.”*

“Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me!’ Ele se levantou e seguiu a Jesus”. O Evangelho de hoje nos apresenta a vocação de S. Mateus. Lembremo-nos, antes de mais, do contexto em que este episódio está inserido. Segundo o Evangelho escrito pelo mesmo Mateus, Jesus deu início ao seu ministério público com o Sermão da Montanha, compreendido nos capítulo 5, 6 e 7. Em seguida, antes da escolha e do envio oficial dos doze Apóstolos, há uma espécie de intermezzo em que o Senhor realiza algumas curas e milagres, além de chamar para o seguirem de mais perto algumas pessoas em especial, e é precisamente nesta altura da vida de Cristo que nos encontramos hoje. Uma dessas vocações, pois, é a de Levi, a quem Jesus vai buscar no lugar mais inesperado: na própria coletoria em que o futuro Apóstolo praticava, dia após dia, a sua corrupção. Jesus não o vai buscar no Templo, não o vai buscar em casa; não o encontra inquieto por causa de seus pecados nem, muito menos, preocupado pelo destino de sua alma. Com a ousadia da graça, Cristo o vai buscar na escuridão, para dali o tirar e pô-lo sob a luz de uma vida nova: “Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me!’ Ele se levantou e seguiu a Jesus”. Porque a graça de Deus não conhece obstáculo de lugares ou condições; ela age nas circunstâncias que os nossos cálculos humanos, tão “pastorais” e, ao mesmo tempo, tão pouco misericordiosos, julgariam as mais inconvenientes e inapropriadas. Assim sucedeu com Levi, a quem Jesus foi resgatar “sentado na coletoria de impostos”, não para o deixar ali, metido nos seus negócios fraudulentos, mas para o arrancar de uma vez para sempre do pecado: “E disse-lhe: ‘Segue-me!’ Ele se levantou e seguiu a Jesus” sem nunca mais olhar para trás. Que seja assim a nossa conversão, decidida e corajosa, e que assim seja o nosso apostolado. Não tenhamos receios de “incomodar” quem ainda vive no pecado, pois não há maior misericórdia do que conduzir à vida da graça a quem vive apenas em aparência, por já estar morto interiormente: “E disse-lhe: ‘Segue-me!’ Ele se levantou e seguiu a Jesus”.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...