domingo, 18 de setembro de 2022

📆 *19 de Setembro de 2022 (2a Feira)*

 📆 *19 de Setembro de 2022 (2a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SEGUNDA-FEIRA DA 25ª SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. JANUÁRIO, BISPO / CONSTÂNCIA E AFONSO DE OROZCO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Provérbios 3, 27-34*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro dos Provérbios. 

Meu filho, 27não recuses um favor a quem dele necessita, se tu podes fazê-lo. 

28Não digas ao próximo: “Vai embora, volta amanhã, então te darei”, quando podes dar logo! 

29Não trames o mal contra o próximo, quando ele vive contigo cheio de confiança. 30Não abras processo contra alguém sem motivo, se não te fez mal algum! 

31Não invejes o homem violento, e não escolhas nenhum de seus caminhos, 

32porque o Senhor detesta o perverso, mas reserva sua amizade aos íntegros. 

33O Senhor amaldiçoa a casa do ímpio, mas abençoa a morada dos justos. 

34Ele zomba dos zombadores, mas concede o seu favor aos humildes.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Provérbios 3, 27-34*

 *Reflexão - “Testemunhos de justiça.”*

“Aqui, nós encontramos as máximas da sabedoria de Deus para termos a Sua bênção e conservarmos a Sua amizade: “não recusar a ajuda a quem dela precisa; não despedir o necessitado; não tramar o mal contra quem confia em nós; não abrir processo sem motivo; não querer ser como os homens violentos, os perversos. Ser íntegro, ser humilde”. O autor sagrado nos dá a garantia de que o Senhor abençoa a nossa morada quando nos colocamos submissos à Sua Palavra e aos Seus ensinamentos. A nossa submissão a Deus é um testemunho de humildade, fé e confiança nos Seus desígnios. O homem justo e a mulher justa dão ao mundo testemunhos de justiça por meios de ações concretas de amor ao próximo e fraternidade. As nossas maquinações contra os nossos irmãos e irmãs são como um atestado de que vivemos na impiedade e, por isso, não receberemos os favores do Senhor. Precisamos, portanto, ter muito cuidado com as nossas palavras e ações, quando dispensamos alguém a quem podemos ajudar, quando não paramos para escutar a quem nos pede atenção ou quando denegrimos a imagem de alguém somente para satisfazer o nosso ego.  – Qual é a sua situação: você está mais perto de ser ímpio ou um (a) justo (a)? – O que você tem perseguido com as suas ações? – Você tem conseguido viver algum desses ensinamentos?” 

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 14*

🗣 *O justo habitará no monte santo do Senhor.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ “Senhor quem entrará em vossa casa?” Aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!🗣

_ _ _ _ _ _

 ↪ *Salmo - 14*

 *Reflexão* - “Fomos feitos para Deus e nosso espírito não descansará enquanto isto não acontecer, portanto, habitar no monte santo do Senhor é o anseio da nossa alma. Porém, quem entrará na casa do Senhor? O salmo nos ensina a como lutar para alcançar o desejo do nosso coração. Leia-o atentamente e tenha-o como uma lição de vida.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 8, 16-18*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos a vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste! *(Mt 5, 16)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. 

17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá torna-se conhecido e claramente manifesto.

18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Quem acende uma lâmpada para cobri-la?”*

“Cristo quer que o seu Evangelho, luz para as nações, seja pregado sobre os tetos, a fim de que todos se iluminem e conheçam a verdade. No Evangelho de hoje, o Senhor explica algumas das consequências da parábola do semeador, proclamada no sábado passado. Como sabemos, Jesus pregou esta parábola às multidões, mas não foi compreendido. Por isso, os discípulos o chamam à parte e pedem-lhe que manifeste qual é o verdadeiro sentido da história. É neste contexto de diálogo com os Apóstolos que se situam as explicações que Ele aqui nos oferece. Aquelas primeiras palavras que abrem o Evangelho de hoje: “Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha”, referem-se às próprias parábolas de Cristo, por meio das quais Ele vem tentando transmitir ao povo a doutrina da salvação; as que vêm logo em seguida: “Ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz”, são um mandato que Ele impõe aos Apóstolos, que, tendo conhecido o significado profundo do ensinamento cristão, têm agora o dever de comunicá-la a todos, porquanto “tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.” Isso significa, em primeiro lugar, que o Evangelho não é uma doutrina “esotérica”, reservada a um grupo seleto de iniciados, mas uma palavra de salvação endereçada à humanidade inteira. Daí não se segue, contudo, que todos os que a escutam cheguem de fato a compreendê-la; mas quem tem a graça de enxergar a luz que nela rutila contrai, por isso mesmo, o dever de iluminar com ela a quantas pessoas puder: “Coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz”. Pois de quem recebeu será exigido, e aquele a quem foi dado tem de guardar e comunicar o que recebeu, para que não mingüe — nem em si nem nos demais — a luz da fé e a chama da piedade. Que nós, que tivemos a graça de acolher pela obediência da fé a doutrina católica, nos empenhemos sempre em dá-la a conhecer a quantos nos rodeiam e a meditá-la frequentemente na oração.No Evangelho de hoje, o Senhor explica algumas das consequências da parábola do semeador, proclamada no sábado passado. Como sabemos, Jesus pregou esta parábola às multidões, mas não foi compreendido. Por isso, os discípulos o chamam à parte e pedem-lhe que manifeste qual é o verdadeiro sentido da história. É neste contexto de diálogo com os Apóstolos que se situam as explicações que Ele aqui nos oferece. Aquelas primeiras palavras que abrem o Evangelho de hoje: “Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha”, referem-se às próprias parábolas de Cristo, por meio das quais Ele vem tentando transmitir ao povo a doutrina da salvação; as que vêm logo em seguida: “Ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz”, são um mandato que Ele impõe aos Apóstolos, que, tendo conhecido o significado profundo do ensinamento cristão, têm agora o dever de comunicá-la a todos, porquanto “tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.” Isso significa, em primeiro lugar, que o Evangelho não é uma doutrina “esotérica”, reservada a um grupo seleto de iniciados, mas uma palavra de salvação endereçada à humanidade inteira. Daí não se segue, contudo, que todos os que a escutam cheguem de fato a compreendê-la; mas quem tem a graça de enxergar a luz que nela rutila contrai, por isso mesmo, o dever de iluminar com ela a quantas pessoas puder: “Coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz”. Pois de quem recebeu será exigido, e aquele a quem foi dado tem de guardar e comunicar o que recebeu, para que não mingüe — nem em si nem nos demais — a luz da fé e a chama da piedade. Que nós, que tivemos a graça de acolher pela obediência da fé a doutrina católica, nos empenhemos sempre em dá-la a conhecer a quantos nos rodeiam e a meditá-la frequentemente na oração.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...