terça-feira, 13 de setembro de 2022

📆 *17 de Setembro de 2022 (Sábado)*

 📆 *17 de Setembro de 2022 (Sábado)*

_ _ _ _ _ _

*SÁBADO DA 24ª SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. ROBERTO BELARMINO / S. COLUMBA / HILDEGARDES.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Ouvi, Senhor, as preces do vosso servo e do vosso povo eleito: dai a paz àqueles que esperam em vós, para que os vossos profetas sejam verdadeiros. *(Cf. Eclo 36, 18)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - 1 Coríntios 15, 35-37. 42-49*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 35alguém perguntará? Como ressuscitam os mortos? 

36Insensato! O que semeias não nasce sem antes morrer. 

37E, quando semeias, não semeias o corpo da planta, que há de nascer, mas o simples grão, como o de trigo, ou de alguma outra planta.

42Pois assim será também a ressurreição dos mortos. Semeia-se em corrupção e ressuscita-se em incorrupção. 43Semeia-se em ignomínia, e ressuscita-se em glória. Semeia-se em fraqueza, e ressuscita-se em vigor. 

44Semeia-se um corpo animal, e ressuscita-se um corpo espiritual. Se há um corpo animal, há também um espiritual. 

45Por isso está escrito: o primeiro homem, Adão, “foi um ser vivo”. O segundo Adão é um espírito vivificante. 

46Veio primeiro não o homem espiritual, mas o homem natural; depois é que veio o homem espiritual. 

47O primeiro homem, tirado da terra, é terrestre; o segundo homem vem do céu. 

48Como foi o homem terrestre, assim também são as pessoas terrestres; e como é o homem celeste, assim também vão ser as pessoas celestes. 

49E como já refletimos a imagem do homem terrestre, assim também refletiremos a imagem do homem celeste.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Coríntios 15, 35-37. 42-49*

 *Reflexão - “Uma vida de ressurreição, desde já.”*

“Fazendo uma comparação entre nós e uma semente que é plantada na terra, São Paulo explica a ressurreição dos mortos. A semente quando é espalhada na terra tem uma forma de grão e, quando nasce, tem o corpo de uma planta. Assim, também será o nosso corpo: semeado na fraqueza e na corrupção, ele é ressuscitado um corpo espiritual imaculado e puro assim como aconteceu com Jesus Cristo. Da mesma forma como Jesus, nós também iremos ressuscitar. Enquanto aqui vivemos não podemos separar o nosso corpo material, isto é a nossa humanidade do nosso espírito, mas podemos caminhar para uma vida de ressurreição, desde já. Jesus veio ao mundo a fim de dar dignidade à nossa condição humana e provou isto sendo um homem perfeito e sem pecados. Partindo da nossa natureza humana que é pó, nós também poderemos crescer e atingir a estatura de homem e de mulher submissos a Jesus Cristo, imitando-o e vivendo uma vida digna. Quando imitamos a Jesus Cristo nós nos assemelhamos a Ele e, mesmo que sejamos pessoas pecadoras, quando vivemos conformes à Sua Palavra, nós seremos capazes de superar as nossas fraquezas. – Você é um homem ou uma mulher, terrestre ou celeste? – A sua alma está mais ligada às coisas da terra ou do céu? – Quem é o seu referencial: Adão ou Jesus Cristo?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 55*

🗣 *Na presença do Senhor, andarei na luz da vida.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Meus inimigos haverão de recuar em qualquer dia em que eu vos invocar; tenho certeza: o Senhor está comigo.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Confio em Deus e louvarei sua promessa; é no Senhor que eu confio e nada temo: que poderia contra mim um ser mortal?🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Devo cumprir, ó Deus, os votos que vos fiz, e vos oferto um sacrifício de louvor, porque da morte arrancastes minha vida e não deixastes os meus pés escorregarem, para que eu ande na presença do Senhor, na presença do Senhor na luz da vida.🗣

_ _ _ _ _ _

 ↪ *Salmo - 55*

 *Reflexão* - “Aqui mesmo na terra nós andamos na presença do Senhor. Não precisamos esperar pelo momento da nossa morte. Ao contrário, como diz o salmo devemos cumprir os votos que fazemos a Deus aqui na terra ofertando sacrifício de louvor. Deus arranca da morte eterna aqueles que caminham na sua presença, na sua luz.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 8, 4-15*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! *(Cf. Lc 8, 15)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola:

5“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. 

6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 

7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 

8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. 

10Jesus respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. 

11A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 

12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. 

13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 

15E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Uma semente, três terrenos.”*

“Ouvi a parábola do semeador: Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração”. Interrogado pelos discípulos, expõe-lhes Cristo em privado o sentido da parábola do semeador; em S. Marcos, repreende-lhes antes a falta de inteligência: “Não entendeis essa parábola? Como entendereis então todas as outras?” (Mc 4, 13), isto é, se não compreendeis esta parábola, tão fácil de entender, como haveis de perceber o sentido das mais difíceis? Alguns autores, contudo, não veem aqui uma repreensão, mas uma única (e não dupla) interrogação: “Não entendeis esta parábola. Como então haveis de interpretar as outras?” A semente é a Palavra de Deus (Lc 8, 11), ou a palavra do Reino, isto é, sobre o Reino (em Mateus), ou simplesmente a palavra, ὁ λόγος (em S. Marcos), o que quer dizer: a pregação evangélica (a doutrina nela contida; a graça por ela infundida; a sociedade espiritual, ou seja, a Igreja por ela formada etc.). — O que semeia é Deus, Cristo, o ministro do Evangelho. 1.º óbice: negligência e preguiça espiritual. — O que foi semeado à beira do caminho (ou seja, o que recebe a semente, pois a locução “ser semeado” diz-se propriamente da semente e do campo) é aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, isto é, não a guarda profundamente no coração, não a medita, cobrindo-a, por assim dizer, com a terra do coração; e vem o Maligno (ὁ πονηρὸς: Satanás, em S. Marcos; diabo, em S. Lucas) e rouba o que foi semeado em seu coração, isto é, a memória da doutrina recebida, os afetos piedosos, as inspirações da graça. Este impedimento é atribuído a Satanás, não porque ele não cause os outros dois, mas porque deles é autor mediato, enquanto é ele quem, neste caso, muitas vezes perturba imediata e pessoalmente, com distrações e ilusões, a imaginação dos que ouvem a palavra. — É o primeiro inimigo do homem: o diabo, com suas armadilhas espirituais. 2.º óbice: inconstância. — O que caiu em terreno pedregoso (ou seja, o que recebe a semente, como antes) é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria, isto é, lhe admira a beleza, promete pô-la em prática; mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento (em S. Lucas: creem até certo tempo), isto é, sem empenho, sem meditação, mas por um impulso súbito de ânimo abraça a doutrina ou acolhe a inspiração da graça; por isso, larga mão da obra começada: “Não costuma haver, de fato, ouvintes mais inconstantes do que os que, no início, parecem ser os mais fervorosos” (Maldonado); quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, escandaliza-se e desiste logo, abandonando o caminho que vinha seguindo. — É o segundo inimigo do homem: a carne, com suas delicadezas e debilidades. Note-se com que propriedade as tribulações são comparadas à ação do sol, que aquece e faz crescer a semente lançada em terra boa, mas resseca e queima a lançada em terra má; a tribulação, com efeito, consolida e fortalece a alma bem disposta, mas enfraquece e muitas vezes espedaça a débil e de pouca fé. 3.º óbice: a concupiscência. — O que caiu (ou seja, o que recebe a semente, como antes) no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo (μέριμνα: os cuidados, as solicitações etc.), isto é, tudo aquilo de que se ocupa o homem à margem da salvação e da virtude; a ilusão da riqueza, isto é, as riquezas falazes, que assim se chamam porque facilmente seduzem o homem, fazendo-o desviar-se do bom caminho, ou também por serem instáveis como a própria fortuna; as múltiplas cobiças (em S. Marcos) e prazeres da vida (em S. Lucas), isto é, o desejo desordenado das outras coisas, a ambição, a soberba, os atrativos da carne etc., todas essas coisas sufocam a palavra, “porque com suas importunas cogitações nos estrangulam o coração” (S. Gregório, Hom. 15, 3). — É o terceiro inimigo do mundo: o mundo, com suas solicitações e vaidades. A espinhos são adequadamente comparados estes maus desejos, porque pungem como espinhos (isto é, perturbam e angustiam o coração com anseios quase intermináveis, e muitas vezes o cruciam com o remorso de faltas passadas), e ferirem: com quantos pecados não atormentam a alma, coberta de chagas! O que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende, guarda-a profundamente no coração e a medita; esse produz fruto, isto é, a põe em prática. Chama-se boa não só a terra que, por natureza, é boa, mas a que é bem cultivada, arada, purgada; a natureza e a vontade humanas, com efeito, são boas por si mesmas, mas alguns, por falta de cuidado, a tornam semelhante a uma estrada batida; ou, por falta de arado, a um terreno pedregoso; ou ainda, por falta de enxada, a um campo abrolhado. — De acordo com S. Lucas, na terra boa são os que ouvem a palavra com coração reto e bom, retêm-na e dão fruto pela paciência, isto é, pela constância e perseverança. E deu fruto, cem por um etc. Daí se vê que nem todos recebem, neste mundo, a mesma cópia de graças nem, no futuro, o mesmo grau de glória, pois uma é a claridade do sol, outra a claridade da lua e outra a claridade das estrelas […], assim também é a ressurreição dos mortos (1Cor 15, 41s). De resto, não se deve concluir do fato de apenas ¼ das sementes ter caído em terra boa que apenas uma quarta parte dos homens (isto é, uma ínfima minoria) há de ser salva, quando, em verdade, parece dever-se concluir justamente o contrário: com efeito, quem ousaria crer que um semeador sábio como Deus lançaria adrede a maior parte de suas graças entre os espinhos, sobre as pedras e ao longo do caminho?”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_



Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...