sábado, 3 de setembro de 2022

📆 *03 de Setembro de 2022 (Sábado)*

 


📆 *03 de Setembro de 2022 (Sábado)*

_ _ _ _ _ _

*SÁBADO DA 22ª SEMANA DO TEMPO COMUM - SÃO GREGÓRIO MAGNO PAPA E DOUTOR* (Branco, Prefácio Comum ou dos Pastores – Ofício da Memória)*  

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SÃO GREGÓRIO MAGNO / ARISTEU E BARILISSA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

O Senhor o escolheu para a plenitude do sacerdócio e, abrindo seus tesouros, o cumulou de bens. 

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, que cuidais do vosso povo com indulgência e o governais com amor, dai, pela intercessão de São Gregório Magno, o espírito de sabedoria àqueles a quem confiastes o governo da vossa Igreja, a fim de que o progresso das ovelhas contribua para a alegria eterna dos pastores. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - 1 Coríntios 4, 6b-15*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

6bIrmãos, apliquei essa doutrina a mim e a Apolo, por causa de vós, para que o nosso exemplo vos ensine a não vos inchar de orgulho, tomando o partido de um contra outro, e a “não ir além daquilo que está escrito”. 

7Com efeito, quem é que te faz melhor que os outros? O que tens que não tenhas recebido? Mas, se recebeste tudo que tens, por que, então, te glorias, como se não o tivesses recebido?

8Vós já estais saciados! Já vos enriquecestes! Sem nós, já começastes a reinar! Oxalá estivésseis mesmo reinando, para nós também reinarmos convosco! 

9Na verdade, parece-me que Deus nos apresentou, a nós apóstolos, em último lugar, como pessoas condenadas à morte. Tornamo-nos um espetáculo para o mundo, para os anjos e os homens. 

10Nós somos os tolos por causa de Cristo, vós, porém, os sábios nas coisas de Cristo. Nós somos os fracos; vós, os fortes. Vós sois tratados com toda a estima e atenção, e nós, com todo o desprezo.

11Até a presente hora, padecemos fome, sede e nudez; somos esbofeteados e vivemos errantes; 

12fadigamo-nos, trabalhando com as nossas mãos; somos injuriados, e abençoamos; somos perseguidos, e suportamos; 

13somos caluniados, e exortamos. Tornamo-nos como que o lixo do mundo, a escória do universo, até ao presente.

14Escrevo-vos tudo isto, não com a intenção de vos envergonhar, mas para vos admoestar como meus filhos queridos. 

15De fato, mesmo que tivésseis dez mil educadores na vida em Cristo, não tendes muitos pais. Pois fui eu que, pelo anúncio do Evangelho, vos gerei em Jesus Cristo.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Coríntios 4, 6b-15*

 *Reflexão - “Uma cota de sacrifício.”*

“Apesar de serem formados por Paulo e Apolo que se dedicavam a eles com zelo e cuidado, os fiéis de Coríntios, já estavam dando testemunho de incoerência no trato com as coisas espirituais.   Por terem crescido no conhecimento da doutrina eles chegavam até a humilhá-los e esnobar deles, que os conduziam no caminho de Deus. Havia discórdia e soberba no meio deles e Paulo, então, com sabedoria e propriedade abria-lhes os olhos para que enxergassem a sua arrogância mostrando-lhes todas as penúrias que estavam passando para que eles conhecessem a Jesus Cristo. Para nós que caminhamos no conhecimento de Deus fica o exemplo. Ninguém pode no serviço do reino considerar-se já muito especial, maduro e preparado. A qualquer momento podemos receber uma rasteira por causa da nossa fraqueza e da nossa humanidade frágil. Toda nossa capacidade vem do Senhor e no ofício a Deus é necessário muito mais esforço para que sejamos humildes, do que no serviço ao mundo. Na verdade, tudo o que realizamos no serviço do reino de Deus deve ser por amor a Cristo Jesus. Por isso, como os apóstolos, nós também precisamos nos desapegar das situações privilegiadas para ceder diante das pessoas a quem pretendemos apresentar Jesus Cristo. Coisas como padecer fome, sede e nudez, trabalhar com as mãos, ser injuriado, viver errante, ser perseguido, para abençoar, exortar para anunciar o Evangelho a toda criatura, devem fazer parte do nosso currículo. Mesmo que, literalmente, não passemos por todas essas provações nos cabe uma cota de sacrifício quando estamos a serviço do reino. Apesar de tudo, valerá o trabalho de gerar filhos em Jesus Cristo, pois é este o nosso chamado. – Como você tem servido ao reino de Deus? – Você tem enfrentado barreiras por causa da incompreensão das pessoas? – Você se revolta ou tem consciência de que isso faz parte do seguimento de Jesus? -  Quem é o seu referencial no serviço do reino? – Você se inspira mais nas pessoas humildes ou nas pessoas autossuficientes? – Você valoriza mais a uns do que aos outros?  - Vale a pena sofrer por Cristo?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 144*

🗣 *O Senhor está perto de quem o invoca!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ O Senhor cumpre os desejos dos que o temem, ele escuta os seus clamores e os salva. O Senhor guarda todo aquele que o ama, mas dispersa e extermina os que são ímpios.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Que a minha boca cante a glória do Senhor e que bendiga todo ser seu nome santo desde agora, para sempre e pelos séculos.”🗣

_ _ _ _ _ _

 ↪ *Salmo - 144*

 *Reflexão* - “O Senhor está muito perto de quem O invoca, de quem O louva, de quem O adora, de quem espera Nele. Temer ao Senhor é ter por Ele respeito e amor. Quem assim proceder terá atendido os desejos do seu coração e escutado os seus clamores, porque o Senhor guarda todo aquele que o ama. O Senhor está muito perto de você! Cante este salmo com alegria e perceba se realmente você está sentindo esta proximidade de Deus na sua vida.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 6, 1-5*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Sou o Caminho, a Verdade e a Vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim. *(Jo 14, 6)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 

2Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”

3Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? 

4Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. 

5E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Sem oração não existe pastoreio.”*

“Celebramos hoje a memória do grande São Gregório, Papa, que, por sua grandeza, ficou conhecido como São Gregório Magno. São Gregório é para nós um exemplo fulgurante de como uma pessoa dedicada à vida de oração e à vida contemplativa é, verdadeira e necessariamente, também um bom pastor, mas não o inverso. Vejamos o que isso significa. Muitos se iludem, dizendo que a vida contemplativa e a vida pastoral são a mesma coisa, que a “ordem dos tratores não altera o tombar da terra”… Mas não são a mesma coisa. Não, porque quem tem uma vida contemplativa como São Gregório Magno — que foi monge, debruçou-se sobre a Palavra de Deus e deixou-se iluminar e transformar por ela —, quando alguém assim, que se deixou modificar interiormente pela graça , é designado para exercer o pastoreio das ovelhas, torna-se então um pastor fantástico. Mas o inverso já não é verdadeiro. Uma pessoa que se entrega ao pastoreio, mas não possui vida interior, não passará de uma Marta agitada, “porque sem mim”, diz Nosso Senhor Jesus Cristo, “nada podeis fazer”. A vida de São Gregório Magno é exemplar. Em primeiro lugar, Gregório decidiu ser monge e se dedicar a Deus. Nessa dedicação aos estudos e à oração, o Papa pediu que ele fosse aprocrisiário (cargo semelhante ao de núncio apostólico) em Constantinopla, na época a sede do Império. Então, como “embaixador” em Constantinopla, teve tempo de ler os escritos antigos, comentar e conhecer profundamente a Palavra de Deus. Com isso, ele foi transformando-se espiritualmente. Em Roma, iniciou uma comunidade monástica no monte Célio, onde verdadeiramente queria dedicar o resto dos seus dias a Nosso Senhor; mas as necessidades da cidade de Roma, que estava sendo dizimada tanto de fora para dentro como de dentro para fora, levaram Gregório ao pastoreio. Roma era uma cidade invadida pelos bárbaros e internamente dizimada pela peste. Não somente isso, também havia um processo de decadência moral, com o agravamento da ignorância das pessoas… É o início da Idade Média, num tempo de verdadeira tragédia e catástrofe para a Igreja, no sentido de que ela havia perdido o substrato civilizacional do Império Romano, sobre o qual a Igreja ia semeando o Evangelho. Era um tempo de barbárie. No entanto, Gregório Magno, vai ao encontro das necessidades do povo e torna-se um pastor fantástico. Podemos dizer literalmente que ele foi o “salvador” da cidade de Roma em várias ocasiões durante a vida. Mas não somente: foi o “salvador” de muitas pessoas e de muitas almas, na cidade de Roma e no mundo inteiro, principalmente com os seus escritos, como grande mestre espiritual; com seus comentários às Sagradas Escrituras, sobretudo ao Livro de Jó, que ficou tão famoso; com a sua Regra Pastoral, que foi um luzeiro para toda a Idade Média e ainda o é hoje. Gregório Magno é, portanto, um farol em seus ensinamentos, que brotam da contemplação. Foi um homem que contemplou e transmitiu aos outros as verdades contempladas. Esse é o segredo de todos os santos pastores. Porém, nós modernos, que nos achamos mais sábios e melhores do que eles, queremos ser primeiro Martas agitadas e pensamos que vamos salvar muita gente… Na verdade, estamos colocando em perigo a nossa alma e a dos outros! — Que São Gregório Magno nos ilumine e, do Céu, interceda por nós..”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_ 


 Padre Joaozinho:

Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...