terça-feira, 30 de agosto de 2022

📆 *31 de Agosto de 2022 (4a Feira)*

 📆 *31 de Agosto de 2022 (4a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*QUARTA-FEIRA DA XXII SEMANA COMUM* (Cor Verde) 

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. RAIMUNDO NONATO, CARDEAL, SACERDOTE MERCEDÁRIO / SS. JOSÉ DE ARIMATEIA E NICODEMOS, DISCÍPULOS DO SENHOR / B. ALFREDO ILDEFONSO SCHUSTER, CARDEAL / ARISTIDES E AMADO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam. *(Sl 85, 3. 5)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - 1 Coríntios 3, 1-9*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

1Irmãos, não pude falar-vos como a pessoas espirituais. Tive que vos falar como a pessoas carnais, como a crianças na vida em Cristo. 

2Pude oferecer-vos somente leite, não alimento sólido, pois ainda não éreis capazes de tomá-lo. E nem atualmente sois capazes de receber alimento sólido, 

3visto que ainda sois carnais. As rivalidades e rixas que existem aí, no meio de vós, acaso não mostram que sois carnais e que procedeis de acordo com os impulsos naturais?

4Quando um declara: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, não estais procedendo como pessoas simplesmente naturais? 

5Pois, o que é Apolo? O que é Paulo? Não passam de servidores, pelos quais chegastes à fé. E cada um deles exerce seu serviço segundo o dom recebido de Deus. 

6Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é que fazia crescer. 

7De modo que nem o que planta, nem o que rega são, propriamente, importantes. Quem é importante é aquele que faz crescer: Deus.

8Aquele que planta e aquele que rega formam uma unidade, mas cada um receberá o seu próprio salário, proporcional ao seu trabalho. 

9Com efeito, nós somos cooperadores de Deus, e vós sois lavoura de Deus, construção de Deus.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Coríntios 3, 1-9*

 *Reflexão - “As rixas, as rivalidades, são sinais de pouca maturidade espiritual”*

“É o Espírito Santo é quem trabalha em nós e nos faz amadurecer. Portanto, o nosso crescimento espiritual não depende da nossa idade cronológica, mas da crescente entrega do nosso entendimento e do nosso raciocínio lógico ao Espírito Santo para que Ele complete em nós a Sua obra. O que faz a diferença, entre o homem espiritual e o homem carnal é, justamente, a prática das suas ações quando guiadas pelo Espírito Santo ou dirigidas pela sua natureza humana. Sinal de pouca maturidade espiritual são as rixas, as rivalidades, as fofocas, os partidos, os ciúmes, as preferências que vemos acontecer cada dia mais, até dentro da Igreja. Quantas vezes nós vemos pessoas já idosas agindo como se fossem crianças, tomando partido, fazendo questão por coisas supérfluas, que não lhe são necessárias! Porque continuamos infantis é que estes fatos ocorrem e nós não suportamos um alimento mais sólido e mais consistente. O alimento sólido tem como substância os nossos atos de renúncia, de despojamento, de perdão, de partilha, de compreensão. Damos prova de maturidade espiritual quando aprendemos a ceder o lugar, a fazer as coisas por amor deixando os nossos interesses de lado. O homem alimentado pelo Espírito Santo consegue fazer proezas que na sua humanidade, naturalmente não conseguiria. Cada um de nós tem uma função no reino de Deus e a importância relativa. Nenhum de nós é maior do que o outro na edificação da Igreja de Jesus Cristo. Como diz São Paulo, um é o que planta, outro é quem rega, mas Deus é quem faz crescer a obra. As pessoas passam! Elas são apenas como faróis que indicam o Caminho que nos leva ao encontro de Deus. O Caminho é Jesus, portanto, não devemos nunca nos indispor com ninguém, tomando partido ou posição a favor ou contra alguém, – Como anda o seu relacionamento com as pessoas? – Você costuma valorizar mais a uns do que os outros? – Existe alguém com quem você não fala, a quem você não cumprimenta?  - Saiba você que se assim for você é um homem – mulher, que ainda não cresceu, continua infantil, sem compromisso com Deus.”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 32*

🗣 *Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Ele contempla do lugar onde reside e vê a todos os que habitam sobre a terra. Ele formou o coração de cada um e por todos os seus atos se interessa.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Por isso o nosso coração se alegra nele, seu santo nome é nossa única esperança.🗣

_ _ _ _ _ _

 ↪ *Salmo - 32*

 *Reflexão* - “Precisamos sempre ter em mente de que somos a herança de Deus e de que Ele está sempre muito perto de nós conhece os nossos anseios, nossas fraquezas e também as nossas forças.  Ele nos escolheu e, por isso, se interessa por nós. Assim sendo, podemos crescer e prosperar, ter esperança e sonhar, porque o Senhor nos olha dos altos céus e observa todas as nossas boas intenções. Nada que fizermos será em vão e todas as nossas boas ações terão uma recompensa. Podemos esperar confiantes no Senhor, pois Ele é o nosso auxílio e proteção.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 4, 38-44*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho. *(Lc 4, 18)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 

39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los.

40Ao pôr-do-sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus colocava as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias.

42Ao raiar do dia, Jesus saiu, e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo que os deixasse. 

43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa-nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 

44E pregava nas sinagogas da Judeia.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Jesus quer instalar-se em nossa casa.”*

“Jesus se instala em nossa vida para desinstalar-nos dos nossos pecados, e exigir-nos, como dever de gratidão e resposta natural de amor, a disponibilidade de O servirmos em tudo quanto for de seu interesse e de sua Igreja. Circunstâncias. — a) De tempo. Mateus situa logo após a cura do servo do centurião a narração da cura da sogra de Pedro; mas Marcos e Lucas, que costumam seguir mais fielmente a ordem cronológica, a colocam depois da cura do endemoniado da sinagoga de Cafarnaum: “Assim que (lt. protinus; gr. καὶ εὐθὺς) saíram da sinagoga, dirigiram-se […] à casa de Simão” (Mc 1, 29). — De lugar. Como Pedro e André fossem cidadãos de Betsaida (cf. Jo 1, 44), e se fale da casa de Pedro e André na narração, dizem alguns autores que o milagre teria ocorrido em Betsaida. No entanto, Marcos e Lucas ensinam de modo explícito que Jesus foi direto da sinagoga (de Cafarnaum) para a casa de Simão, o que não poderia ter acontecido, é claro, em duas cidades distintas. Há, portanto, duas respostas possíveis para essa dificuldade: a) ou Pedro e André, oriundos de Betsaida, moravam em Cafarnaum, b) ou moravam de fato em Betsaida, mas como tinham de permanecer por muito tempo ou com frequência em Cafarnaum por causa dos negócios, teriam ali algum tipo de domicílio de passagem, provavelmente na casa da sogra de Simão. Explicação do texto (cf. Mt 8, 14-17). — V. 14-15. Foi então Jesus à casa de Pedro (a pedido ou do próprio Pedro ou de alguém da mesma família), cuja sogra estava de cama (isto é, numa esteira de junco estendida no chão, como era costume à época), com febre (em Lucas: sofrendo com febre alta, πυρετῷ μεγάλῳ). E (em Marcos: Aproximando-se Ele; em Lucas: Inclinando-se sobre ela) tomou-lhe a mão (acrescenta Marcos: e levantou-a, e Lucas: ordenou Ele à febre), e a febre a deixou. Ela levantou-se e pôs-se a servi-los. V. 16. Pela tarde (Marcos e Lucas acrescentam: Depois do pôr do sol), isto é, passado já o dia de sábado, trouxeram a Cristo todos os que sofriam de algum mal, para que Ele lhes impusesse as mãos, de modo que a cidade inteira se reuniu diante da porta da casa de Pedro. Baseados no que diz Marcos: Ele curou muitos, concluem alguns autores que nem todos foram curados, senão que alguns doentes, seja por falta de disposição, seja pela hora já avançada, seja enfim por qualquer outra razão, teriam sido mandados embora. Mas insinuam o contrário tanto Mateus, que diz: curou todos os enfermos, quanto Lucas, segundo o qual Jesus, impondo-lhes a mão, isto é, a cada um, os sarava. Onde Marcos diz muitos, portanto, deve-se entender todos. V. 17. Assim se cumpriu a predição do pro­feta Isaías: Tomou as nossas enfermidades e sobrecarregou-se dos nossos males (Is 53, 4). As palavras são citadas conforme o texto hebraico. O sentido pretendido pelo profeta é: o Messias tomou, isto é, assumiu em si as enfermidades e dores que nós mesmos deveríamos suportar por nossos pecados. Para que o evangelista não pareça desviar-se do sentido da profecia, excogitaram-se três possibilidades: a) Mateus utiliza o texto em sentido acomodatício (é a sentença, v.gr., de Maldonado); b) admitida a teoria — defendida por alguns intérpretes — do duplo sentido literal, Mateus quis ver nas mesmas palavras um sentido distinto do pretendido pelo profeta; c) Mateus cita o texto segundo o mesmo sentido que o profeta ou, antes, em um sentido que se deduz, por raciocínio, do sentido literal. Cristo, ao expiar a pena dos pecados, recebeu também o poder de purificar os próprios pecados, assim como as sequelas do pecado, a saber: as enfermidades, doenças, dores etc.; e, por consequência, ao curar enfermidades e dores corporais, Cristo mostrava claramente estar assumindo em si mesmo os nossos pecados. Duas coisas nos ensina a entrada de Cristo na casa de Simão: 1) quem acolhe Cristo em sua vida, confiando-lhe tudo o que tem, jamais é defraudado nem perde o que entregou, mas ganha muito mais, pois ganha o tudo que é Nosso Senhor: “Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou” (Lc 4, 39); 2) Jesus se instala em nossa vida para desinstalar-nos dos nossos pecados: “Ela se levantou”, e exigir-nos, como dever de gratidão e resposta natural de amor, a disponibilidade de O servirmos em tudo quanto for de seu interesse e de sua Igreja: “E começou a servi-los” (ibid.). “Eia pois”, escreve S. João Crisóstomos, “recebamos também nós a Jesus. Quando Ele entrar em nós, tê-lO-emos em mente e coração, e então extinguirá Ele a chama das vontades desvairadas, e nos excitará e fará valentes em espírito para O servirmos, isto é, para levarmos a cabo o que é do seu agrado” (In Lucam 4, 38).”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


 Padre Joaozinho:

Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...