terça-feira, 30 de agosto de 2022

📆 *28 de Agosto de 2022 (Domingo)*

 📆 *28 de Agosto de 2022 (Domingo)*

_ _ _ _ _ _

*DOMINGO DA XXII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. AGOSTINHO, BISPO DE HIPONA E DOUTOR DA IGREJA / S. HERMES, MÁRTIR / VIVIANO E JOÃO III.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam. *(Sl 85, 3. 5)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Eclesiástico 3, 19-21. 30-31*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Eclesiástico.

Filho, realiza teus trabalhos com mansidão e serás amado mais do que um homem generoso. 20Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade, e assim encontrarás graça diante do Senhor. Muitos são altaneiros e ilustres, mas é aos humildes que ele revela seus mistérios. 

21Pois grande é o poder do Senhor, mas ele é glorificado pelos humildes.

30Para o mal do orgulhoso não existe remédio, pois uma planta de pecado está enraizada nele, e ele não compreende. 

31O homem inteligente reflete sobre as palavras dos sábios, e com ouvido atento deseja a sabedoria.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Eclesiástico 3, 19-21. 30-31*

 *Reflexão - “O homem inteligente”*

“Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade e assim encontrarás graça diante do Senhor”! Este é o conselho do Livro do Eclesiástico! Às vezes, temos a impressão de que todas as pessoas que possuem bens e poder aqui na terra estão sujeitas a ser também, orgulhosas e cheias de soberba. No entanto, a leitura nos dá a receita para que, mesmo cheios de bens e de poder aqui na terra, também sejamos grandes diante de Deus: ser manso e humilde de coração. Isto significa que uma coisa não nos impede de viver a outra, pelo contrário, o homem que possui muitos bens, mas reconhece a sua dependência de Deus, pode exercer a humildade e encontrar graça diante do Senhor. O orgulho, a vaidade e o egoísmo estão enraizados em nós por causa do pecado, todavia, quando colocamos a nossa inteligência a serviço de Deus e refletimos nos Seus ensinamentos de ouvidos atentos, nós nos apossamos da Sua sabedoria e podemos praticar a mansidão, para assim, sermos amados mais do que um homem generoso. O homem manso tem um coração rendido a Deus, por isso, vale mais do que muitas ofertas feitas pelo homem prepotente. Ele é considerado por Deus um homem inteligente.  Aos humildes e simples é que Deus revela os Seus mistérios, isto é, àqueles que não buscam coisas grandiosas e se encantam com as coisas simples da vida. Peçamos ao Senhor que nos dê um coração manso e humilde para que a nossa inteligência seja iluminada pelo Seu amor e alcancemos a sabedoria dos justos. – O que você entende por humildade? – Você é uma pessoa humilde, ou melhor, que reconhece seus limites e agradece ao Senhor pelas suas potencialidades?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 67*

🗣 *”Com carinho preparastes uma mesa para o pobre.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Os justos se alegram na presença do Senhor, rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome! O seu nome é Senhor: exultai diante dele!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor: é assim o nosso Deus em sua santa habitação. É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Derramastes lá do alto uma chuva generosa, e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes; e ali vosso rebanho encontrou sua morada; com carinho preparastes essa terra para o pobre.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 67*

 *Reflexão* - “Quem tem um coração humilde se rejubila na presença do Senhor e exulta de alegria diante da Sua Majestade. O Senhor nos acolhe dentro do Seu coração e nos protege das intempéries do mundo. O órfão e a viúva, os deserdados, os prisioneiros, isto é, os que sofrem, mas  confiam Nele recebem lá do alto uma chuva generosa de bênção. Todos nós que nos consideramos pequeninos, temos a esperança de um dia, nos sentar à mesa do Senhor para o Banquete que Ele nos preparou.”

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - Hebreus 12, 18-19. 22-24a*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos: 18Vós não vos aproximastes de uma realidade palpável: “fogo ardente e escuridão, trevas e tempestade, 

19som da trombeta e voz poderosa”, que os ouvintes suplicaram não continuasse.

22Mas vós vos aproximastes do monte Sião e da cidade do Deus vivo, a Jerusalém celeste; da reunião festiva de milhões de anjos; 

23da assembleia dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus; de Deus, o Juiz de todos; dos espíritos dos justos, que chegaram à perfeição;

24ade Jesus, mediador da nova aliança.

*Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Hebreus 12, 18-19. 22-24a*

 *Reflexão - “Jesus é o Mediador da Nova Aliança”*

“A mensagem desta leitura nos enche de alegria e esperança, pois nos motiva a perceber que Deus não está longe de nós, muito pelo contrário, está muito perto e participa da nossa caminhada aqui na terra. Os antigos viram a Sua manifestação nos milagres e prodígios quando foram retirados da escravidão do Egito. Hoje, nós vemos a manifestação de Deus por meio da fé em Jesus Cristo que veio ao mundo nos retirar da escravidão do pecado e, assim, unir a terra ao céu nos revelando a face do Pai. Portanto, podemos perfeitamente contemplar a realidade espiritual que do céu se une a nós, na “reunião festiva de milhões de anjos e da assembleia dos primogênitos”. Todos nós deveríamos viver aqui na terra na perspectiva do céu tendo como meta e objetivo de vida alcançar a perfeição dos justos. Basta que tenhamos consciência de que Jesus é o Mediador da Nova Aliança que Deus fez com os homens e é Ele quem nos justifica diante do Pai. Mesmo sendo pecadores nós temos a graça da redenção por mérito de nosso Senhor Jesus Cristo, por isso, não devemos desanimar diante das nossas fraquezas, mas colocá-las diante do Pai cheio de misericórdia e de amor por todos aqueles (as) que Dele se aproximam, com espírito contrito. Não precisamos ouvir o som da trombeta e voz poderosa, basta somente que escutemos o nosso coração pulsando para perceber que é aí a morada do Deus vivo. O Senhor nos fala através dos nossos pensamentos, sentimentos e anseios. São palavras de amor, de consolo, de incentivo e de perdão.  - Pare um pouco agora e perceba a voz de Deus que lhe fala através das batidas do seu coração.”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Lucas 14, 1. 7-14*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou de manso e humilde coração! *(Mt 11, 29ab)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola:

8“Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 

9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 

10Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 

11Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”.

12E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 

13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 

14Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Três razões para a humildade.”*

“Ao mandar que procuremos “os últimos lugares”, o Evangelho deste domingo dá a ocasião de refletirmos sobre a humildade. Presente na alma humana de Cristo, na Virgem Maria e em todos os santos, essa virtude é a escada que faz Deus descer à terra e nós subirmos ao Céu. Podemos alcançar, assistidos pela graça divina, um coração “manso e humilde” como o de Nosso Senhor. Meditação. — O Evangelho deste domingo propõe-nos algumas lições sobre a virtude da humildade. No texto de São Lucas, Jesus é convidado para participar de um banquete na casa de um fariseu e, notando que os demais convidados escolhiam os primeiros lugares, Ele decide então contar-lhes uma parábola. Nosso Senhor ensina-lhes a discrição e a generosidade, porque a recompensa do humilde é a ressurreição; “porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”. De fato, e como ensina Santo Agostinho, o crescimento na santidade se mede pelo crescimento na humildade, porquanto essa virtude é aquela que nos crava no chão da realidade. A raiz etimológica da palavra “humildade”, em grego, é ταπεινός, da qual também deriva a palavra “tapete”. O humilde é, portanto, aquele que se faz bem pequeno, que se coloca no seu devido lugar, no chão da verdade, como um tapete. Afinal de contas, a humildade nos faz enxergar, em primeiro lugar, que somos pecadores miseráveis, e, por isso, dignos de pena e compaixão. Não existe nenhuma razão verdadeira para querermos, por nós mesmos, “os primeiros lugares”. A nossa reação diante de Deus deve ser aquela de São Pedro: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou pecador”. Ademais, a humildade nos recorda que somos apenas criaturas, ou seja, o nosso ser precisa ser sustentado pelo Criador. A nós cabem, portanto, as mesmas palavras que Cristo dirigiu a Santa Catarina de Sena, num de seus diálogos: “Catarina, tu sabes quem eu sou? Tu sabes quem tu és?”. “Não, Senhor”, disse ela. E Jesus lhe respondeu: “Eu sou aquele que sou e tu és aquela que não é”. Mas a razão principal para sermos humildes é o exemplo de Cristo. Por amor a nós, Ele aceitou a missão do Pai e “humilhou-se a si mesmo”, como diz São Paulo, “tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fl 2, 8). Mesmo sendo de condição divina, Jesus fez-se pequeno para nos servir e redimir. Daí que os santos aceitassem ser humilhados por amor a Deus. A glória do Céu é, ao fim e ao cabo, o resplandecer dessa caridade, dessa humildade por amor a Cristo que tivermos praticado aqui na terra. Na parábola que Jesus conta no Evangelho de hoje, Ele exorta os demais convidados a nunca convidarem amigos, irmãos, parentes e vizinhos ricos para uma festa, porque “estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa”. Ao contrário, Ele nos pede para convidarmos justamente aqueles que não podem retribuir nada além da própria presença. Agindo assim, estaremos nos configurando a Deus, que nos ama sabendo que não podemos dar-lhe uma resposta à altura, a não ser o reconhecimento de nossa pobreza.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_ 


 Padre Joaozinho:

Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...