quarta-feira, 17 de agosto de 2022

📆 *18 de Agosto de 2022 (5a Feira)*

 📆 *18 de Agosto de 2022 (5a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*QUINTA-FEIRA DA XX SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. HELENA / S. AGAPITO / SANTO ALBERTO HURTADO. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar, e contemplai a face do vosso Ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil. *(Sl 83, 10-11)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas, que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Ezequiel 36, 23-28*

_ _ _ _ _ _

✉Leitura da Profecia de Ezequiel.

Assim fala o Senhor: 23“Vou mostrar a santidade do meu grande nome, que profanastes no meio das nações. As nações saberão que eu sou o Senhor – oráculo do Senhor Deus – quando eu manifestar minha santidade à vista delas por meio de vós. 

24Eu vos tirarei do meio das nações, vos reunirei de todos os países e vos conduzirei para a vossa terra. 

25Derramarei sobre vós uma água pura, e sereis purificados. Eu vos purificarei de todas as impurezas e de todos os ídolos. 

26Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós. Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne; 

27porei o meu espírito dentro de vós e farei com que sigais a minha lei e cuideis de observar os meus mandamentos. 

28Habitareis no país que dei a vossos pais. Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Ezequiel 36, 23-28*

 *Reflexão - “Um coração de carne”*

“Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne”!  Este juramento do Pai é dirigido a todas as gerações da humanidade, em todos os tempos, e abrange os povos de todas as nações.  O Senhor almeja manifestar a Sua santidade na nossa vida substituindo o nosso coração de pedra por um coração de carne apto a escutar a Sua voz e seguir a Sua Lei. Porque somos Sua criação, feitos à Sua imagem e semelhança é que Deus deseja nos fazer santos, assim como Ele é Santo. Por isso, Ele promete derramar sobre nós uma água pura que tira todas as impurezas da nossa alma nos tornando capazes de acolher o coração novo, cheio do Seu Espírito.  Aqui está, portanto, o cerne da promessa de vida nova, pelo Espírito Santo, que o Pai fez a toda a humanidade. Precisamos assumir, hoje, a Promessa do Pai, que se cumpre na medida em que nos apossamos do Espírito Santo. Essa obra admirável, Deus quer realizá-la em nós durante todos os dias da nossa vida, em qualquer circunstância que estejamos. Basta que nos deixemos aquietar em Suas mãos entregando a Ele a nossa vontade arrogante e de dura cerviz. Com o coração renovado e cheio do Espírito Santo nós podemos seguir a lei do Senhor, observar os Seus mandamentos e viver desde já na casa do Pai, sendo Seu povo e Ele o nosso Deus. Se pudéssemos todos os dias meditar sobre estas promessas que o Senhor nos faz, tomando consciência desta realidade, com certeza, os nossos momentos aqui na terra seriam muito mais proveitosos, porque estaríamos manifestando a santidade do nosso Deus por meio das nossas ações. – Você costuma pedir ao Senhor que retire do seu corpo o coração de pedra e lhe dê um coração de carne? – O que você entende por um coração de carne? – Você tem manifestado ao mundo a santidade de Deus por meio das suas atitudes? – Você acredita nas promessas do Senhor? – Você tem o Espírito Santo?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 50*

🗣 *”Eu hei de derramar sobre vós uma água pura, e de vossas imundícies sereis purificados.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Ensinarei vosso caminho aos pecadores, e para vós se voltarão os transviados.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo -  50*

 *Reflexão* - “A oração do salmista confirma o desejo interior de santidade que o Senhor nos acena na primeira leitura. Se tentarmos rezar este salmo de todo o nosso coração, com certeza a obra que Deus deseja realizar no nosso interior começará a dar bons frutos. Um coração puro, um espírito decidido, a alegria de ser salvo, um espírito generoso são prodígios que nós devemos suplicar a Deus para que tenhamos uma vida plena do Seu amor.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 22, 1-14*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! *(Cf. Sl 94, 8ab)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, 1Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, 

2dizendo: “O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho. 

3E mandou os seus empregados para chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir. 

4O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!’ 

5Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, 

6outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram. 

7O rei ficou indignado e mandou suas tropas, para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles. 

8Em seguida, o rei disse aos empregados: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. 

9Portanto, ide até as encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes’. 

10Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. 

11Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa 

12e perguntou-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu. 

13Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Ali haverá choro e ranger de dentes’. 

14Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Como entraste aqui sem o traje de festa?”*

“Sem a veste da graça de Deus, podemos até pertencer à Igreja pelo batismo e pela fé, mas, faltando-nos a caridade, não podemos participar nem do banquete eucarístico, nesta vida, nem das bodas definitivas do Cordeiro, no Céu. Meditação. — 1.“Naquele tempo”, diz S. Mateus, “Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo”. A perícope deste Evangelho pode ser dividida em duas partes. Em primeiro lugar, a parábola de Nosso Senhor trata da união entre Deus e a humanidade por meio de uma figura: o banquete nupcial, para o qual o rei mandou “chamar os convidados”. O texto diz, porém, que ninguém se interessou pelo convite real, e mesmo diante da insistência do rei, os convidados se mostraram ainda mais arredios; “um foi para o seu campo”, afirma Jesus, “outro para os seus negócios, outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram”. Indignado com tamanha desfeita, sua majestade enviou “suas tropas para matar aqueles assassinos” e, “em seguida”, disse aos seus empregados que fossem às encruzilhadas dos caminhos e convidassem à festa todos os que encontrassem. O banquete nupcial é o mesmo citado por S. João no livro do Apocalipse (cf. 19, 9). Deus, por pura e livre vontade, quer que sua criação mais sublime, o gênero humano, participe de sua felicidade no Céu. Na parábola, Jesus manifesta, de um lado, a insistência divina, por assim dizer, que não desiste de convidar os homens para uma participação mais perfeita no mistério da Trindade, e, do outro, a ingratidão do povo escolhido, que, a cada gesto de benevolência de Deus, se torna mais cruel e irreverente. Mas o resultado dessa contraposição redunda em benefício de toda a humanidade, e não só de um povo: como não estivessem dispostos a corresponder à graça, os primeiros convidados são preteridos pelo rei, que vai em busca dos mais humildes e esquecidos nas encruzilhadas. E assim a sala da casa do rei fica “cheia de convidados”. 2.A segunda parte da parábola trata precisamente da atitude desses novos convidados, que foram ao banquete. “Quando o rei entrou para ver os convidados”, narra Jesus, “observou aí um homem que não estava usando traje de festa”. O rei da parábola zanga-se com a situação e expulsa esse homem, mandando jogá-lo fora na escuridão, lugar de “choro e ranger de dentes”. Mas qual seria a justificativa para essa punição? É o que responde S. Gregório Magno numa das suas homilias: “Entra, pois nas bodas, mas não leva a veste nupcial, aquele que, pertencendo à Igreja Católica, tem fé, mas lhe falta a caridade”. Ou seja, dentro do Corpo Místico de Cristo, temos dois tipos de pessoas: primeiro, aqueles que estão em estado de graça e procuram crescer na santidade, e segundo, aqueles que, embora fazendo parte da Igreja por conta do Batismo, não se importam, porém, com a graça santificante nem procuram cultivá-la. A estes últimos falta o amor e, por isso, também não podem comer do banquete. A conclusão do Evangelho é a seguinte: todos somos chamados à felicidade eterna, mas “poucos são escolhidos” para tomar parte no banquete. Os convidados precisam revestir-se com a veste nupcial, ou seja, precisam progredir no amor para se manterem em amizade com o rei. No tempo da Igreja, portanto, Deus convida os homens para o banquete eucarístico, onde todos podemos exercitar nossa fé, empenhando uma devoção afetiva, que deve produzir um efeito em nossa alma: a transformação pelo amor. As comunhões eucarísticas são uma ocasião perfeita para fazer crescer em nós a caridade. Por isso, não é razoável a atitude de quem, a pretexto da pandemia, julgue desnecessária ou mesmo irrelevante a frequência à Santa Missa. Ao contrário, um bom católico sempre tem fome de Eucaristia, porque “o que o alimento material produz na nossa vida corporal, realiza-o a Comunhão, de modo admirável, na nossa vida espiritual” (Catecismo, n. 1392). Daí que, repetindo as palavras do Apocalipse, a liturgia da Santa Missa diga sempre, antes de cada comunhão dos fiéis: “Felizes os convidados para a Ceia do Senhor”. Oração.— Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Padre Joaozinho:


Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...