domingo, 14 de agosto de 2022

📆 *13 de Agosto de 2022 (Sábado)*

 📆 *13 de Agosto de 2022 (Sábado)*

_ _ _ _ _ _

*SÁBADO DA XIX SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SANTA DULCE DOS POBRES / S. JOÃO BERCHMANS, JESUÍTA / SS. PONCIANO, PAPA E HIPÓLITO, PRESBÍTERO / SANTA FILOMENA / S. CASSIANO / S. MÁXIMO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Considerai, Senhor, vossa aliança, e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa, e não desprezeis o clamor de quem vos busca. *(Sl 73, 20. 19. 22. 23)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Ezequiel 18, 1-10. 13b. 30-32*

_ _ _ _ _ _

✉Leitura da Profecia de Ezequiel.

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 

2“Que provérbio é esse que andais repetindo em Israel: ‘Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos ficaram embotados?’ 

3Juro por minha vida — oráculo do Senhor Deus —, já não haverá quem repita esse provérbio em Israel. 

4Todas as vidas me pertencem. Tanto a vida do pai como a vida do filho são minhas. Aquele que pecar é que deve morrer.

5Se um homem é justo e pratica o direito e a justiça, 

6não participa de refeições rituais sobre os montes, não levanta os olhos para os ídolos da casa de Israel, não desonra a mulher do próximo, nem se aproxima da mulher menstruada; 

7se não oprime ninguém, devolve o penhor devido, não pratica roubos, dá alimento ao faminto e cobre de vestes o que está nu; 

8se não empresta com usura, nem cobra juros, afasta sua mão da injustiça, e julga imparcialmente entre homem e mulher; 

9se vive conforme as minhas leis e guarda os meus preceitos, praticando-os fielmente, tal homem é justo e, com certeza, viverá — oráculo do Senhor Deus.

10Mas, se tiver um filho violento e assassino, que pratica uma dessas ações, 

13bporque fez todas essas coisas abomináveis, com certeza, morrerá; ele é responsável pela sua própria morte.

30Pois bem, vou julgar cada um de vós, ó casa de Israel, segundo a sua conduta — oráculo do Senhor Deus. Arrependei-vos, convertei-vos de todas as vossas transgressões, a fim de não terdes ocasião de cair em pecado. 

31Afastai-vos de todos os pecados que praticais. Criai para vós um coração novo e um espírito novo. Por que haveis de morrer, ó casa de Israel? 

32Pois eu não sinto prazer na morte de ninguém — oráculo do Senhor Deus. Convertei-vos e vivereis!”

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Ezequiel 18, 1-10. 13b. 30-32*

 *Reflexão - “Não podemos nos justificar por causa dos erros da nossa família.”*

“Diante desta profecia de Ezequiel todos nós devemos deixar de lado as ideias que nos levam a julgar as pessoas tendo como referência a vida dos seus antepassados. O Senhor nos fala da responsabilidade de cada um de nós perante as nossas ações. Embora um bom ou mau exemplo tenha influência na nossa história, não podemos afirmar que o filho tenha que repetir os erros dos seus pais.  Ao Senhor pertence a vida de um e de outro e o filho não será condenado por causa dos pecados cometidos pelo seu pai nem tampouco o pai terá que assumir a culpa pelos pecados dos seus filhos. Deus é justo e sabe discernir o que cabe a cada um de nós, pois, o Seu objetivo é a nossa salvação, e Ele não sente prazer na morte de ninguém. Dessa maneira, podemos estar tranquilos (as), e, mesmo que na história dos nossos antepassados existam aberrações, transgressões e sofrimentos, o Senhor Deus olha o nosso coração e sabe de todas as nossas motivações.  Não podemos nos esconder nem nos justificar por causa dos erros da nossa família, pois, o Senhor quer a conversão de cada um de nós, pessoalmente. Enquanto ainda permanecemos aqui na terra Deus está sempre a nos atrair com palavras de ânimo: “Arrependei-vos, convertei-vos de todas as vossas transgressões”! “Criai para vós um coração novo e um espírito novo!”  Portanto, ainda há tempo para mudar a história da nossa família e assumir a vida nova que o Pai nos promete e que nos foi conquistada pelo Filho, no poder do Espírito Santo! -  Você costuma julgar as pessoas pelos seus antepassados? – E você, tem se acomodado no erro, justificando-se que isto é normal na sua família? – Você já assumiu a vida nova que o Senhor lhe oferece?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 50*

🗣 *”Ó Senhor, criai em mim um coração que seja puro!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Ensinarei vosso caminho aos pecadores, e para vós se voltarão os transviados.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 50*

 *Reflexão* - “Este salmo é conhecido como o salmo da misericórdia. Nesta oração nós reconhecemos que o pecado mora sempre conosco, reconhecemos a nossa limitação, porém, imploramos ao Senhor um coração que seja puro. Nós sabemos que somos pecadores, mas confiamos que o Senhor nos fará vencer o pecado, com a assistência do Seu Espírito Santo! – Reze este salmo hoje com muito fervor!”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 19, 13-15*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! *(Cf. Mt 11, 25)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, 13levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 

14Então Jesus disse: “Deixai as crianças e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. 

15E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Por que é das crianças o Reino dos Céus?”*

““O Reino dos Céus é das crianças”. O que é que Jesus quer dizer com esta palavra? Vejam, nós temos de compreender que, na realidade, toda a vida espiritual é um processo de renascimento, ou seja, algo precisa morrer em nós e algo precisa nascer. Por isso, dizer: “Deixai vir a mim as criancinhas porque delas é o Reino dos Céus” não significa que o ser humano, no seu estado natural infantil, é realmente aquele que deve ir para o Céu e que é santo. Não é isso. Jesus está fazendo uma analogia: assim como uma criança realmente confia nos seus pais, também a alma do santo chegou a uma tal entrega a Deus que se deixa transformar por Ele. Nós podemos dizer que ela nasceu de novo e é como uma criança. É uma analogia, portanto. Se nós formos olhar para as crianças, tais quais nós encontramos em nossa casa, vamos perceber um duplo aspecto: por um lado, essa confiança, uma certa ingenuidade, uma certa simplicidade infantil que é o que Jesus está pregando como ponto de partida para esse impulso: “Assim deve ser a alma do santo que entra no reino do céu”; mas se a gente virar a moeda, nós vemos também que as crianças são marcadas pelo egoísmo porque, infelizmente, por causa do pecado original, nós temos essa tendência para o egoísmo, e não é esse o tipo de coisa que nós devemos imitar, não é essa a criança que entra no reino dos céus. Ali, nós estamos vendo o homem velho, que está em todos nós por causa do pecado original, e é este homem velho que precisa morrer. Portanto, é um processo de morte e de ressurreição, ou seja, nós precisamos matar em nós o homem velho para que nasça a criança, o filho de Deus totalmente confiante em Deus e, assim, nós possamos trilhar o caminho da santidade. Sendo bem prático: como é que isso acontece? Nós sabemos o que causa em nós o não sermos confiantes em Deus como crianças, nos entregarmos como criancinhas no colo do Pai: é o fato de que as nossas paixões desordenadas, por causa do pecado original, nos impedem. Nós somos, infelizmente, como crianças mimadas que querem tudo e acham-se o centro do mundo: “Seja feita a minha vontade, assim na terra como no céu”. Concretamente, o que precisamos fazer é nos dedicar a Deus em obras de apostolado. Quando nós, tendo uma vida de oração, depois nos dedicamos a Deus levando os irmãos para Deus, essas obras de apostolado têm a capacidade de matar dentro de nós o homem velho. Ou seja, a nossa doação, a nossa entrega, a nossa generosidade para com os irmãos exige de nós paciência, carregar a cruz do dia a dia, ser perseverante, perdoar as ofensas, e tudo isso vai como que matando o homem velho dentro de nós. Então, na nossa vida espiritual, quando rezamos, devemos nos entregar nos braços do Pai como criancinhas, mas sabendo que, nas obras de apostolado, “infelizmente”, nós entramos no cadinho da humilhação e numa espécie de “betoneira” que vai moendo — digamos assim — as nossas paixões desordenadas para matar o homem velho e fazer com que realmente nos entreguemos nos braços do Pai como crianças confiantes. “Deixai vir a mim as criancinhas”. Nosso Senhor Jesus Cristo diz isso a nós hoje, diz isso a mim. Eu preciso ser como criança para ir a Ele, para docilmente me entregar nos braços dele como um filho se entrega confiante nos braços do pai. Mas, para isso, o homem velho precisa morrer; pois, como está escrito no Evangelho de João: “É necessário nascer de novo”.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Padre Joaozinho:

Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...