sexta-feira, 5 de agosto de 2022

📆 *05 de Agosto de 2022 (6a Feira)*

 📆 *05 de Agosto de 2022 (6a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SEXTA-FEIRA DA XVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SANTO OSVALDO / CASSIANO / EMÍDIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Meus Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não tardeis mais. *(Sl 69, 2. 6)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação, e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Naum 2, 1. 3; 3, 1-3. 6-7*

_ _ _ _ _ _

✉Leitura da Profecia de Naum.

2, 1“Eis sobre os montes os passos de um mensageiro, que anuncia a paz. Ó Judá, celebra tuas festas, cumpre tuas promessas: nunca mais Belial pisará teu solo; ele foi aniquilado. 

3O Senhor há de restaurar a grandeza de Jacó, assim como a grandeza de Israel, pois os ladrões os saquearam e devastaram suas videiras.

3, 1Ai de ti, cidade sanguinária, cheia de imposturas, cheia de espoliação e de incessante rapinagem. 

2Estalo de chicotes, fragor de rodas, cavalos relinchando, ringir de carros impetuosos, cavaleiros à carga,

3espadas brilhando e lanças reluzentes, trucidados sem conta, mortos aos montes; cadáveres sem fim, tropeça-se sobre os corpos.

6Farei cair sobre ti tuas abominações, e te lançarei em rosto merecidos insultos; de ti farei um exemplo. 

7Assim, todos os que te virem, fugirão para longe, dizendo: ‘Nínive está em ruínas! Quem terá compaixão dela? Onde achar quem a console?’”

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Naum 2, 1. 3; 3, 1-3. 6-7*

 *Reflexão - “É promessa de Deus a nossa libertação em Jesus Cristo.”*

“Precisamos colocar na nossa vida a mensagem da Palavra de Deus para que nos motive a ter esperança nos dias de guerra. A leitura  de hoje nos fala de um tempo de perseguição e a promessa de paz e de restauração. É promessa de Deus a nossa libertação em Jesus Cristo. Todas as profecias se cumprem na pessoa de Jesus que veio para salvar e redimir a humanidade, antes condenada à escravidão do pecado. Os perseguidores e devastadores de que fala a profecia de Naum (cidade sanguinária) são aqueles que querem destruir a obra que Deus quer realizar nos nossos corações. São eles instrumentos do demônio, do maligno que tenta levar o povo de Deus para o inferno. Assim, pois, através da profecia de Naum, Deus nos anuncia a paz, porque a Sua justiça chegará e a paz é fruto da Sua justiça. Precisamos hoje também escutar a voz dos mensageiros da paz, porém a paz que o Senhor nos promete não é acomodação, mas sim, a luta pelo bem comum, pela concórdia, pelo amor mútuo, enfim, a luta contra o pecado. Esta luta tem sabor de vitória e de paz porque nos faz viver em consonância com a salvação que Jesus veio nos trazer.  – O Senhor quer restaurar a sua grandeza. O que isto significará para você? – Você tem sido mensageiro da paz no mundo? – Você tem lutado contra o pecado?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - Dt 32, 35-41*

🗣 *”Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Já vem o dia em que serão arruinados e o seu destino se apressa em chegar. Porque o Senhor fará justiça ao seu povo e salvará todos aqueles que o servem.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Saibam todos que eu sou, somente eu, e não existe outro Deus além de mim: quem mata e faz viver, sou eu somente, sou eu que firo e eu que torno a curar.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Se eu afiar a minha espada reluzente e com as minhas próprias mãos fizer justiça, dos adversários todos hei de me vingar e vou retribuir aos que odeiam.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - Dt 32, 35-41*

 *Reflexão* - “O Senhor fará justiça ao seu povo e salvará a todos aqueles que o servem. Deus se apresenta como aquele que tudo pode e em quem nós podemos confiar. Ele tem poder para dar e para tirar, de abaixar e de elevar. Para salvar o homem Ele tanto pode ferir como curar. “Saibam todos que eu sou, somente eu, e não existe outro Deus além de mim!” Esta é a Palavra de Deus que meditamos como salmo, hoje!”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 16, 24-28*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles! *(Mt 5, 10)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 

25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.

26De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 

27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 

28Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Renúncia, a essência do cristianismo.” 

"Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida?" No Evangelho de ontem, Cristo revelou a Simão Pedro os sofrimentos que, para a nossa salvação, Ele ainda havia de suportar; no de hoje, revela-nos a nós, resgatados pela efusão de seu preciosíssimo sangue, a necessidade de renunciarmos ao "homem velho" que vive dentre de nós e, renascidos pela morte do Batismo, tomarmos a nossa cruz e O seguirmos: "Se alguém quer me seguir", ordena o Senhor, "renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga". A estas exigentes palavras resume-se, por assim dizer, a essência da religião cristã, pois não é possível ser discípulo de Jesus quem, de sua parte, não quer percorrer os caminhos por que Ele mesmo quis passar. De fato, assim como o Filho do Homem muito teve de sofrer na mão dos chefes do povo, a fim de que, pela sua Paixão, fôssemos livres da escravidão do demônio e do pecado, assim também cada fiel tem de saber carregar suas cruzes diárias, que, embora causem sim dor e sofrimento, são o meio por que o nosso querido Deus-Pai quer conduzir-nos à glória da Ressurreição do seu bem-amado Filho. Peçamos pois a Nosso Senhor que nos dê graça e força para, configurados a Ele, podermos passar com fé e coragem as páscoas que nesta vida nos ajudam a nascer para a glória do Céu.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_

 Padre Joaozinho:

Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:

Padre Reginaldo Manzotti (Site):

Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):


Liturgia das Horas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...