quarta-feira, 13 de julho de 2022

📆 *18 de Julho de 2022 (2a Feira)*

 📆 *18 de Julho de 2022 (2a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SEGUNDA-FEIRA DA XVI SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde – Ofício do Dia)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. BRUNO DE SEGNI, BISPO / SÃO FREDERICO DE UTRECHT / S. EMILIANO, MÁRTIR / SANTO ARNULFO DE METZ / ESTÁCIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício, e dar graças ao vosso nome, porque sois bom. *(Sl 53, 6. 8)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Miquéias 6, 1-4. 6-8*

_ _ _ _ _ _

✉Leitura da Profecia de Miqueias. 

1Ouvi o que diz o Senhor: “Levanta-te, convoca um julgamento perante os montes e faze que as colinas ouçam tua voz”.

2Ouvi, montes, as razões do Senhor em juízo, escutai-o, fundamentos da terra; a pendência do Senhor é com seu povo, ele disputa em juízo contra Israel. 

3“Povo meu, que é que te fiz? Em que te fui penoso? Responde-me. 

4Eu te retirei da terra do Egito e te libertei da casa de servidão, e pus à tua frente Moisés, Aarão e Maria”.

6“Que oferta farei ao Senhor, digna dele, ao ajoelhar-me diante do Deus altíssimo? Acaso oferecerei holocaustos e novilhos de um ano? 

7Acaso agradam ao Senhor carneiros aos milhares e torrentes de óleo? Porventura ofertaria eu o meu primogênito, por um crime meu, o fruto do meu sangue pelos pecados da minha vida?” 

8Foi-te revelado, ó homem, o que é o bem, e o que o Senhor exige de ti: principalmente praticar a justiça e amar a misericórdia, e caminhar solícito com teu Deus.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Miquéias 6, 1-4. 6-8*

 *Reflexão - “O Clamor de Deus.”*

“O povo de Israel libertado da escravidão do Egito continuava obstinadamente a praticar a injustiça e a impiedade, por isso, falando em nome de Deus o Profeta o interpela: “Povo meu, que é que te fiz?” Este clamor de Deus hoje nos motiva a refletir também sobre a nossa rebeldia diante da Sua bondade e da Sua misericórdia. Somos rebeldes quando não ouvimos a Palavra do Senhor que nos convoca a praticar o direito e a justiça. Na verdade nem atentamos para o fato de que Deus Pai já nos libertou de todas as nossas iniquidades quando nos mandou o Seu Filho para morrer por cada um de nós. Continuamos inventando modo para atrair a atenção de Deus, com promessas, sacrifícios e rituais a fim de apagar as nossas transgressões, quando, na realidade, Ele mesmo já nos revelou o que espera de nós: praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar junto com Ele. Ninguém tem a capacidade de se livrar da morte eterna por seus próprios méritos, nem que para isso, oferecesse até a vida de um filho seu. O que Deus quer de nós é somente que tenhamos um coração dócil ao Seu governo e tudo mais nós veremos acontecer. – Você já entendeu o que Deus espera de si? – Você acha muito difícil entregar-se à Sua vontade? – O que significa para você o direito e a justiça? – Diante de Deus como você acha que tem sido o seu proceder? - Você acha que as suas ações têm agradado a Deus?   – Você tem feito tudo por amor ou por obrigação?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 49*

🗣 *A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.”*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ “Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios!” Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ “Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.🗣

_ _ _ _ _ _

5️⃣ Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus”.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 49*

 *Reflexão* - “Não precisamos fazer outra coisa a não ser o que diz o salmo: o nosso proceder reto nos mostrará a salvação que vem de Deus. O salmista é bem claro em nos mostrar o que agrada a Deus: “Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim, é que me honra de verdade”. Os preceitos do Senhor só têm valia quando os praticamos com um coração bem-intencionado, centrado, não nos nossos interesses, mas com o intuito de colaborar na obra de salvação do Senhor.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 12, 38-42*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! *(cf. Sl 94, 8ab)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 

39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. 

40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 

41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 

42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Cristo, o novo Jonas.”*

“No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”. Alguns dos circunstantes, escribas e fariseus, diziam a Jesus: “Mestre queremos ver um sinal” do céu (cf. Lc 11, 16) “realizado por ti”, isto é, alguma visão celeste ou milagre esplendoroso, como os que se esperavam ver no tempo do Messias. Jesus porém, como afluíssem as multidões (cf. Lc 11, 29), respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera”, por ter rompido várias vezes a aliança firmada com Deus (cf. Is 1, 21; 50, 1; Ez 16; Os 2, 5 etc.), “busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas”, quer dizer, pedem milagres, não por desejo de conhecer a verdade, mas por vã curiosidade; no entanto, o Senhor se recusou a aceder ao pedido deles, nem lhes deu outro sinal além daquele que liam ter sido feito por Jonas. — Do v. 40 inferem alguns autores que Cristo se refere à ressurreição: “Com efeito, assim como Jonas […], assim também o Filho do Homem” etc.; Maldonado e, depois dele, a maior parte dos autores o interpretam em referência não tanto à ressurreição como à pregação do Reino de Deus, o que parece concordar melhor com os versículos seguintes e a versão paralela de S. Lucas: “Como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem o será para esta geração” (Lc 11, 30). O sinal prometido por Nosso Senhor, por conseguinte, é o próprio profeta Jonas ou, antes, a renovação em Cristo da mesma missão divina, sua milagrosa liberação da morte e a pregação do arrependimento, mas com a seguinte diferença: enquanto no tempo do primeiro Jonas os ninivitas deram dignos frutos de penitência, os fariseus se negaram a obedecer ao novo Jonas, de longe superior ao primeiro, que dele era tipo e figura. — V. 41-42. No dia do Juízo, os ninivitas e a rainha de Sabá (dos sabeus, na Arábia Feliz), indicada perifrasticamente como rainha do Sul (isto é, da parte meridional da Arábia), se levantará ressuscitada para testemunhar contra os contemporâneos de Cristo; os pagãos, com efeito, obedientes à pregação de Jonas, fizeram penitência: enquanto uma rainha veio “dos confins da terra”, isto é, de uma região longínqua, para ouvir a sabedoria de Salomão e adorar o Deus verdadeiro (cf. 1Rs 10, 1), os judeus não quiseram sequer dar ouvidos a Cristo, infinitamente maior do que Jonas e Salomão [1], por ser verdadeiramente Deus, e não um simples profeta.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...