terça-feira, 12 de julho de 2022

📆 *11 de Julho de 2022 (2a Feira)*

 📆 *11 de Julho de 2022 (2a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SEGUNDA-FEIRA DA XV SEMANA DO TEMPO COMUM - SÃO BENTO ABADE E PAI DOS MONGES* (Branco, Prefácio Comum ou dos Santos – Ofício da Memória)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. BENTO ABADE, PADROEIRO DA EUROPA / S. PIO I, PAPA / OLGA, OLIVÉRIO E PLUNKET.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Senhor, porção de minha herança e minha taça, tendes em mãos o meu destino; coube-me por sorte a boa parte; sim, é bela a herança que me cabe! *(Sl 15, 5-6)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, que fizestes o abade São Bento preclaro mestre na escola do vosso serviço, concedei que, nada preferindo ao vosso amor, corramos de coração dilatado no caminho dos vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Isaías 1, 10-17*

_ _ _ _ _ _

✉Leitura do Livro do Profeta Isaías. 

10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 

11Que me importa a abundância de vossos sacrifícios? — diz o Senhor. Estou farto de holocaustos de carneiros e de gordura de animais cevados; do sangue de touros, de cordeiros e de bodes, não me agrado.

12Quando entrais para vos apresentar diante de mim, quem vos pediu para pisardes os meus átrios? 

13Não continueis a trazer oferendas vazias! O incenso é para mim uma abominação! Não suporto lua nova, sábado, convocação de assembleia: iniquidade com reunião solene! 

14Vossas luas novas e vossas solenidades, eu as detesto! Elas são para mim um peso, estou cansado de suportá-las.

15Quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos. Ainda que multipliqueis a oração, eu não ouço: Vossas mãos estão cheias de sangue! 

16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 

17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 1, 10-17*

 *Reflexão - “Deus olha para o coração.”*

“Muitas vezes o Senhor abomina as nossas práticas e o nosso sacrifício porque eles denotam falsidade.  A leitura de hoje, então, nos alerta para o significado das nossas ações e quais os frutos que estamos produzindo por meio dos nossos feitos.   A beleza dos nossos gestos reside na autenticidade com que os praticamos e quando há coerência entre o interior e o exterior. A oferta que fizermos ao Senhor só terá acolhida se o nosso coração acompanhar o nosso gesto. Mas do que a palavra ou a ação Deus olha para o coração. O reconhecimento da nossa miséria diante do Senhor tem muito mais valor do que muitos jejuns e sacrifícios que oferecemos sem convicção. “Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente”, diz o Senhor! Aprender a fazer o bem e deixar de fazer o mal será a melhor oferenda que nós podemos apresentar a Deus. A prática do bem apaga uma multidão dos nossos pecados e o louvor e a oração que entoamos a Deus só subirá aos céus se tivermos com as nossas mãos limpas. Sempre é tempo de conversão e de arrependimento. O Senhor nos faz um apelo, portanto, vigiemos as nossas ações e as nossas reações diante das atitudes das outras pessoas. Às vezes nós não somos os primeiros a fazer coisas erradas, mas diante do que fazem conosco, nós reagimos e nos vingamos cometendo atos que mancham as nossas mãos. – A sua ação tem consonância com o seu coração? – O que você poderá estar fazendo somente para aparecer? – Isto tem dado resultado? – Qual tem sido a sua reação diante das injustiças que cometem contra você?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 49*

🗣 *A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que honra de verdade. A todo homem que procede retamente eu mostrarei a salvação que vem de Deus.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 49*

 *Reflexão* - “O nosso proceder reto é consequência do nosso coração contrito. A este, sim, o Senhor mostra a Sua salvação. É algo real, tangível, eminente porque sincero. Deus não censura os nossos sacrifícios, porém eles são aceitos na medida em que nós assumimos os Seus ensinamentos. O sacrifício de louvor que nós oferecemos a Deus deverá ter coerência com as nossas atitudes e a nossa vivência. Se não, não tem valia!”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 10, 34 – 11, 1*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles! *(Mt 5, 10)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10, 34“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 

35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 

36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 

37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 

38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. 

39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 

40Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 

41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 

42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. 

11, 1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Buscai primeiro a Deus!”*

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas. Celebramos hoje a memória de São Bento de Núrsia, pai do Ocidente, que, por meio de sua famosa Regra monástica [1], transformou para sempre a história da humanidade. No capítulo V da Regra, São Bento nos fala de uma das características essenciais da vida cristã: a obediência, primeiro grau da humildade e fundamento sobre o qual, juntamente com a virtude da fé, se ergue todo o nosso edifício espiritual. Primus humilitatis gradus est obœdientia sine mora, “O primeiro grau da humildade é uma obediência sem demora”, quer dizer, que não se perde em contemporizações nem cálculos. Por isso a obediência e, por conseguinte, o princípio de uma santidade frutuosa só convém àqueles que nada estimam mais do que a Cristo: Hæc convenit his, qui nihil sibi a Christo carius existimant, isto é, aos que, desejando ser santos, quer por medo ao inferno (seu propter metum gehennæ), quer por amor à glória da vida eterna (vel propter gloriam vitæ æternæ), começam a alimentar o desejo de se unir ao Senhor, cuja vontade se dispõem a realizar o mais prontamente possível: Moram pati nesciant in faciendo. Essa pressa em agradar a Cristo, para com Ele estar unido, não é mais do que um sinal da presença da virtude da esperança. Prova disso é que os obedientes e, portanto, os humildes e cheios de fé, apoderados do desejo de vida eterna, “lançam-se como de assalto ao caminho estreito do qual dissera o Senhor: ‘Estreito é o caminho que leva à vida’” (Jo 6,38): Ideo, angustam viam arripiunt, isto é, tomam com violência, sabendo dos percalços que terão pela frente, todos os meios conducentes à salvação, pois “o reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos”, os decididos e determinados, “que o conquistam” (Mt 11,12). Isso significa na prática que é absolutamente imprescindível que nos disponhamos com vontade firme e constante a pagar o preço de chegarmos santos ao Céu: a) separar um tempo para rezar todos os dias, segundo as possibilidades do estado de vida de cada um; b) determinar-se a amar a Deus com toda a intensidade possível no único momento que temos, que é o presente; c) organizar-se para receber, não só com mais frequência, mas com mais fruto e melhor preparo os sacramentos da Penitência e da Eucaristia. — De olhos fixos no Senhor, que nada nos distraia, nada nos desanime: lancemo-nos de assalto à vida espiritual, pois estreito é o caminho que leva ao reino dos céus, e são os violentos que o conquistam.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...