sexta-feira, 1 de julho de 2022

📆 *02 de Julho de 2022 (Sábado)*

 📆 *02 de Julho de 2022 (Sábado)*

_ _ _ _ _ _

*SÁBADO DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde – Ofício do Dia)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SS. PROCESSO E MARTINIANO, MÁRTIRES ROMANOS / SÃO BERNARDINO REALINO / OTO DE BAMBERGA, MONEGUNDES E PEDRO DE LUXEMBURGO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria. *(Sl 46, 2)*


_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Amós 9, 11-15*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Profecia de Amós. 

Assim diz o Senhor: 11“Naquele dia, reerguerei a tenda de Davi, em ruínas, e consertarei seus estragos, levantando-a dos escombros, e reconstruindo tudo, como nos dias de outrora;

12deste modo possuirão todos o resto de Edom e das outras nações, que são chamadas com o meu nome, diz o Senhor, que tudo isso realiza.

13Eis que dias virão, diz o Senhor, em que se seguirão de perto quem ara e quem ceifa, o que pisa as uvas e o que lança a semente; os montes destilarão vinho e as colinas parecerão liquefazer-se. 

14Mudarei a sorte de Israel, meu povo, cativo; eles reconstruirão as cidades devastadas, e as habitarão, plantarão vinhas e tomarão o vinho, cultivarão pomares e comerão seus frutos.

15Eu os plantarei sobre o seu solo e eles nunca mais serão arrancados de sua terra, que eu lhes dei”, diz o Senhor teu Deus.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Amós 9, 11-15*

 *Reflexão - “A unidade no meio da diversidade.”* 

“O Senhor nos acena com a Salvação e nos promete reconstruir a nossa cabana arruinada. Somos hoje como a tenda de Davi que Deus prometeu restaurar consertando os estragos que o mundo tem feito em nós e nos fazendo voltar aos dias de outrora. Por meio de nós e da nossa convivência familiar e social, Ele quer estabelecer a unidade no meio da diversidade: “seguirão de perto quem ara e quem ceifa, o que pisa as uvas e o que lança a semente”!  Sim, o projeto de Deus para nós é de restauração e reconstrução do nosso ser de uma maneira integral, corpo, alma e espírito mudando completamente a nossa sorte, isto é, a nossa perspectiva de vida. O Senhor promete nos reconstruir e nos capacitar para que estejamos aptos a viver uma vida de abundância, desde já aqui na terra.  O Salvador já veio e se entregou por nós e nos dá condições para esta reconstrução. A consequência será a paz que reinará nos nossos corações se nos abrimos a esta obra divina. Deste modo, nós nos sentiremos firmes na terra nova que o Senhor nos estabeleceu, usufruindo das virtudes e dos dons com que fomos presenteados, dando frutos de amor no meio onde vivemos. No entanto, precisamos dizer sim a Deus, precisamos deixar as obras do homem velho e nos apossar do homem novo cheio do Espírito Santo. Precisamos descobrir a ação de Deus a partir dos nossos relacionamentos e é dentro da nossa casa, com a nossa família, que Deus deseja nos formar no amor, na verdade e na justiça. – Você já sente a restauração que Deus que realizar em si e na sua família? – Como estão os seus relacionamentos na sua família, na comunidade e na sociedade? – Você já admite que as outras pessoas possam ser diferentes de você? – Você aceita o outro como ele é?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 84*

🗣 *O Senhor anunciará a paz para o seu povo.*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração.🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 84*

 *Reflexão* - “A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão”, isto é o que reza o salmo 84. O homem novo tem coração e mentalidade novos. A paz de coração é a marca que identifica todas as pessoas que sentem o amor de Deus. A certeza de que Ele é bom e providencia para nós coisas boas, nos fará continuar firmes na fidelidade à vivência da Sua Lei.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 9, 14-17*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. *(Jo 10, 27)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 

15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.

16Ninguém coloca remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 

17Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se coloca em odres novos, e assim os dois se conservam”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Sem a graça, nada somos.”*

“Sem a renovação que a graça opera em nós, somos como panos e odres velhos, incapazes de, com as próprias forças, suportar as exigências da vida cristã. No Evangelho de hoje, um grupo de discípulos de S. João Batista pergunta ao Senhor por que Ele e os que o seguem não jejuam. Em sua resposta, Jesus se serve de três comparações: a do esposo, a do remendo novo em pano velho e a do vinho novo em odres velhos. Embora a tradição espiritual da Igreja interprete de distintos modos essas três figuras, vale a pena considerar o que a este respeito nos legou um beneditino do século IX, Remígio de Auxerre, alguns de cujos pensamentos foram compilados por S. Tomás de Aquino em sua Catena Aurea (cf. In Matth., c. 9, l. 3). Escreve Remígio que Jesus não pede aos discípulos que jejuem porque, quais panos e odres velhos, eles não foram ainda renovados pela doutrina evangélica, isto é, pela graça divina. Cristo não passou ainda pelo mistério pascal nem lhes enviou o Espírito Santo, de maneira que, privados do auxílio divino, não convinha aos discípulos entregar-se a práticas de penitência mais rigorosas, devido ao risco de perderam a fé por falta de perseverança e austeridade. Essa leitura permite pôr em evidência, de um lado, o primado da graça, sem a qual nada podemos fazer (cf. Jo 15, 5), e, de outro, a disposição providencial com que Deus, no tempo e do modo oportunos, dá a cada um a ajuda que lhe basta. Não podemos, é verdade, ser santos com nossas próprias forças, mas podemos sê-lo, sim, com a graça que Ele nunca cansa de nos enviar, pois quer “que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2, 4). Essa verdade deve ser um estímulo a que peçamos sempre, com confiança e humildade, as graças de que precisamos e nos lembremos de que, sem o sustento de Deus, todos os nossos jejuns, todas as nossas mortificações, tornam-se obra morta e sem valor. Saibamos, pois, reconhecer-nos como mendigos da graça, radicalmente necessitados daquele que, “segundo o seu beneplácito, realiza em nós o querer e o executar” (Fp 2, 13).”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...