quarta-feira, 22 de junho de 2022

📆 *24 de Junho de 2022 (6a Feira)*

 📆 *24 de Junho de 2022 (6a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS* (Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio – Ofício da Solenidade)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA / SS. JOÃO E FESTO / FAUSTO E FIRMO. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Eis os pensamentos do seu Coração, que permanecem ao longo das gerações: libertar da morte todos os homens e conservar-lhes a vida em tempo de penúria. *(Sl 32, 11. 19)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração do vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber, desta fonte de vida, uma torrente de graças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Ezequiel 34, 11-16*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Profecia de Ezequiel.

Assim diz o Senhor Deus: “Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas. 12Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que forem dispersadas num dia de nuvens e escuridão. 

13Vou retirar minhas ovelhas do meio dos povos e recolhê-las do meio dos países para conduzi-las à sua terra. Vou apascentar as ovelhas sobre os montes de Israel, nos vales dos riachos e em todas as regiões habitáveis do país. 

14Vou apascentá-las em boas pastagens e nos altos montes de Israel estará o seu abrigo. Ali repousarão em prados verdejantes e pastarão em férteis pastagens sobre os montes de Israel. 

15Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar — oráculo do Senhor Deus —. 

16Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-la conforme o direito”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Ezequiel 34, 11-16*

 *Reflexão - “O Senhor está sempre nos buscando.”*

“O profeta toma como símbolo a ovelha para mostrar a necessidade que o homem tem de um pastor que o conduza, que o atraia e que cuide de si. Todos nós somos ovelhas do rebanho de Jesus, que nos adquiriu com o preço do Seu sangue e, por isso, somos incessantemente procuradas pelo nosso Pastor. Jesus é o nosso Pastor, e nós também, assim como as ovelhas estamos sempre nos dispersando a cada momento, quando pecamos e nos distanciando de Deus. Em qualquer circunstância, doentes, perdidas ou ovelhas gordas e fortes o Senhor está nos buscando. Para todos nós o pastor tem um tratamento diferenciado e adequado segundo as diversas situações em que nos encontramos. Jesus Cristo é o pastor e quer nos apascentar e nos dar repouso conforme o direito, isto é, de acordo com o que é justo para nós. Só Ele sabe fazer distinção entre as ovelhas, os carneiros e bodes. Ele conhece a nossa realidade, as nossas razões e os nossos anseios. Porém, nós precisamos nos sentir como ovelhas necessitadas e dependentes do Seu pastoreio. Se formos ovelhas gordas e fortes nós devemos permanecer fiéis perto do Pastor e nos deixarmos vigiar por Ele para que não nos enfraqueçamos. Deus cuida de nós com amor e, se nos deixarmos contagiar com este amor, nós teremos alimento com fartura e jamais precisaremos sair do Seu redil.  - E você como se sente? Ovelha perdida, doente, dispersa, ou forte e gorda? -Você tem sentido a ação do pastor que cuida de você? – Você precisa ser pastoreada?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 22*

🗣 *O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma.*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 22*

 *Reflexão* - “Quando fazemos a experiência de nos colocar sob a guarda do pastor nós também provamos de tudo quanto o salmista descreve. Experimentamos o descanso, o refrigério, temos as nossas forças restauradas e somos fortalecidos para enfrentar as tribulações da nossa vida. Assim sendo, podemos garantir e proclamar que a felicidade e o bem hão de nos seguir por toda vida e que, um dia, nós também habitaremos na casa do Senhor, para sempre.” 

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - Romanos 5, 5b-11*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 5bO amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado. 

6Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo morreu pelos ímpios, no tempo marcado. 

7Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. 

8Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. 

9Muito mais agora, que já estamos justificados pelo sangue de Cristo, seremos salvos da ira por ele. 

10Quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele pela morte do seu Filho; quanto mais agora, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida! 

11Ainda mais: Nós nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. É por ele que, já desde o tempo presente, recebemos a reconciliação.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Romanos 5, 5b-11*

 *Reflexão - “O cristão é alguém a quem Deus ama.”*

“O texto começa com uma referência ao amor de Deus, “derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo” (vers. 5). Aqui refere-se algo de essencial na nossa experiência religiosa: o cristão não é um “pobre coitado”, que se tornou escravo de fórmulas e de ritos e que vive prisioneiro de uma moral pré-histórica ou de uma hierarquia centralizadora; mas é, fundamentalmente, alguém a quem Deus ama… Nunca será demais insistir nesta evidência: Deus ama-nos. É essa a grande “boa notícia” que Paulo quer propor a todos os homens. A prova desse amor é essa história incrível de Jesus de Nazaré, o Filho, a quem o Pai enviou ao mundo para “justificar” esses homens mergulhados numa história de egoísmo e de pecado e para os reconciliar definitivamente consigo. Paulo convida-nos a reparar nesse facto espantoso: Deus, o Pai, não passou a amar-nos quando nos convertemos; amou-nos desde sempre e, por isso, enviou o Filho ao nosso encontro “quando éramos ainda pecadores” (vers. 8). É claro que agora, salvos pelo sangue de Jesus, inseridos numa dinâmica de vida nova, temos ainda mais razões para esperar que Deus nos ame e continue a derramar sobre nós a sua vida (vers. 9-10). Esta é a raiz da nossa esperança.

Que significa dizer que fomos “justificados” e “reconciliados” com Deus pelo sangue de Jesus (vers. 9-11)? Significa que o Pai exigiu a morte do Filho em nosso lugar, a fim de nos poder perdoar as nossas faltas? Não. Significa que o Pai tinha um projeto de vida e de salvação para nós e que enviou o Filho ao nosso encontro para nos apresentar esse projeto… A morte do Filho foi o resultado do confronto do projeto libertador do Pai com o ódio, o egoísmo, a opressão que dominavam o mundo… Mas, se esse projeto foi cumprido – apesar das resistências – até ao dom da vida do Filho, isso demonstra a imensidão do amor de Deus.” 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 15, 3-7*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Eu sou o bom pastor. Conheço minhas ovelhas e elas me conhecem. *(Jo 10, 14)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, 3Jesus contou aos escribas e fariseus esta parábola: 

4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 

5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 

6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 

7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Um Coração que ama e quer ser amado.”*

“Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade, a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus”. Celebramos hoje com grande alegria a solenidade do S. Coração de Jesus, símbolo concreto do amor que Cristo nos tem e que nós, infelizmente, muitas vezes recompensamos com ingratidões, ultrajes e indiferenças. E para podermos compreender melhor a profundidade da caridade de Cristo para conosco, vale a pena escutar o que diz S. Paulo em sua Epístola aos Efésios: “Por esta causa”, escreve ele, “dobro os joe­lhos em presença do Pai” (Ef 3, 14), cujo amor, revelado já no Antigo Testamento, se manifesta em toda a sua plenitude no amor encarnado que Jesus traz dentro de seu Coração. Revelado, pois, em Cristo o amor de Deus aos homens, é agora necessário, conclui o Apóstolo, que sejamos “poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do nosso homem interior” (Ef 3, 16). Ora, esse fortalecimento interior, que nos torna aptos para conhecer e corresponder ao amor de Cristo, se fundamenta nas duas virtudes teologais mais importantes: “Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade” (Ef 3, 17): a fé, princípio da salvação, fundamento e raiz de toda justificação, é a base sobre a qual se há-de erguer o edifício da nossa vida espiritual, porque sem ela é impossível agradar a Deus e chegar à comunhão de seus filhos; a caridade, por seu turno, é a forma que dá a esta mesma fé a sua perfeição última, tornando-a capaz de compreender em verdade “qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade”, isto é, de conhecer o amor “de Cristo, que desafia todo o conhecimento” (Ef 3, 18s). É assim, com uma fé firme, fortalecida pela caridade que só o Espírito Santo pode difundir em nossos corações, que poderemos ter hoje uma mais exata noção do quanto nos ama o S. Coração de Jesus e, portanto, experimentar pela ação do mesmo Espírito o desejo de corresponder a tamanho amor com todo o amor de que formos capazes. Que o amantíssimo Coração do nosso divino Redentor nos conceda, do seu tesouro de graças e misericórdias, a graça de uma fé inabalável na verdade do seu amor por nós, e que o Espírito Santo que nos foi dado infunda em nossos corações o dom de uma caridade perfeita, que fará da nossa fé uma realidade viva e operante, que não se contenta em saber-se amada, porque anseia amar de volta, sob os impulsos de uma vontade dócil à graça e cativada pelo amor de Cristo. — Ó S. Coração de Jesus, dá-nos o amor com que queres que te amemos!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/) e 2ª Leitura, Padres Dehonianos (https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3903)_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...