sexta-feira, 17 de junho de 2022

📆 *19 de Junho de 2022 (Domingo)*

 📆 *19 de Junho de 2022 (Domingo)*

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*XII DOMINGO DO TEMPO COMUM* (Verde, Glória, Creio – IV Semana do Saltério)

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😇 *Santos do dia* 

S. ROMUALDO, ABADE / S. JULIANA FALCONIERI / SS. GERVÁSIO E PROTÁSIO. 

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⛪ *Antífona de entrada:*

O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu Ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos. *(Sl 27, 8-9)*

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☀ *Oração do Dia*

Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

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📖 *1a Leitura - Zacarias 12, 10-11; 13, 1*

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✉ Leitura da Profecia de Zacarias.

Assim diz o Senhor: 10“Derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de oração; eles olharão para mim. Ao que eles feriram de morte, hão de chorá-lo, como se chora a perda de um filho único, e hão de sentir por ele a dor que se sente pela morte de um primogênito.

11Naquele dia, haverá um grande pranto em Jerusalém, como foi o de Adadremon, no campo de Magedo.

13, 1Naquele dia, haverá uma fonte acessível à casa de Davi e aos habitantes de Jerusalém, para ablução e purificação”.

 *Palavra do Senhor.*

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↪ *1a Leitura - Zacarias 12, 10-11; 13, 1*

 *Reflexão - “Deus está sempre do nosso lado”*

¨Esta figura do “trespassado” faz-nos pensar em todos os “profetas” que lutam pela justiça e pela verdade e que são torturados, vilipendiados, massacrados por causa do seu testemunho incómodo. A identificação do “trespassado” com o próprio Deus diz-nos que o profeta nunca está só e perdido face ao ódio do mundo, mas que Deus está sempre do seu lado; diz-nos, também, que é de Deus que brota a missão profética, mesmo quando ela incomoda e questiona os homens. Fomos constituídos profetas no momento da nossa opção por Cristo (Baptismo). Como se tem “cumprido” a nossa missão profética? Na fidelidade e no empenho, ou na preguiça e no comodismo? No medo que paralisa, ou na inquebrantável confiança no Deus que está ao nosso lado? Como acolhemos a interpelação e o questionamento dos outros profetas que Deus envia ao nosso encontro? Com desprezo e arrogância, com frieza e indiferença? Ou com a convicção de que é o próprio Deus que, através deles, nos interpela? Este texto garante-nos que o sofrimento por causa do testemunho profético não é em vão. Do testemunho profético – mesmo quando “cumprido” na dor, na dificuldade, no fracasso aos olhos do mundo – resultará sempre a transformação dos corações, a conversão e, portanto, o nascimento de um mundo novo.”

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📖 *Salmo - 62*

🗣 *A minh’alma tem sede de vós, como a terra sedenta, ó meu Deus!”*

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1⃣ Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja.🗣

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2⃣ Como terra sedenta e sem água, venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida: e por isso meus lábios vos louvam.🗣

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3⃣Quero, pois, vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!🗣

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4️⃣ Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta.🗣

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↪ *Salmo - 62*

 *Reflexão* - “O salmista retrata neste cântico o itinerário da nossa alma que tem sede de Deus: “Desde a aurora, ansioso vos busco! A minha alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja como terra sedenta e sem água”!  A nossa maior esperança é, portanto, saciar a nossa alma no grande banquete do reino dos céus. O amor do Senhor vale muito mais que a nossa vida, nele, pois, deve estar colocada a nossa alegria e a nossa ventura. Reze o salmo de hoje com um cântico que o Espírito lhe inspirar.”

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📖 *2a Leitura - Gálatas 3, 26-29* 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.

Irmãos: 26Vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. 

27Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.

28O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só, em Jesus Cristo.

29Sendo de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.

 *Palavra do Senhor.*

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↪ *2a Leitura - Gálatas 3, 26-29*

 *Reflexão - “O cristão é, fundamentalmente, aquele que se “revestiu de Cristo”*

“O cristão é, fundamentalmente, aquele que se “revestiu de Cristo”. Que significa isto, em concreto? Que assinamos um documento no qual nos comprometemos a viver como baptizados? Que respeitamos apenas as leis e orientações da hierarquia? Que nos comprometemos somente a ir à missa ao domingo, a ir a Fátima uma vez por ano e a rezar o terço de vez em quando? Ou significa que assumimos o compromisso de viver como Cristo, de assumir os seus valores, de fazer da nossa vida um dom de amor, de nos entregarmos até à morte para construir um mundo de justiça e de paz para todos? Para os judeus, contemporâneos de Jesus e de Paulo de Tarso, os pagãos e as mulheres eram gente discriminada. “Dou-te graças, Deus altíssimo – diz uma célebre oração rabínica – porque não me fizeste pagão, escravo ou mulher”. Paulo proclama, neste texto, que, a partir da nossa identificação com Cristo, toda a discriminação entre os homens e, sobretudo entre os cristãos, carece de sentido. A Igreja soube tirar as consequências deste facto? Como acolhemos os estrangeiros, os discriminados, os divorciados, os homossexuais, os drogados, as mulheres? Como filhos iguais do mesmo Deus, ou como irmãos “coitados”, que é preciso tolerar e tratar com caridade mas que não são iguais nem têm a mesma dignidade dos outros?”

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🍞🍇 *Evangelho - Lucas 9, 18-24*

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 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Minhas ovelhas escutam minha voz, minha voz estão elas a escutar; eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar. *(Jo 10, 27)*_

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 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Certo dia, 18Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?”

19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.

20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”.

21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 

24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”.

 *Palavra da Salvação.*

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↪ *REFLEXÃO*

 *“E vós”, católicos, “quem dizeis que eu sou?”*

“Se se perguntasse aos homens de hoje quem eles pensam ser Jesus Cristo, de modo geral, respostas muito positivas seriam dadas: uns diriam que é um “iluminado”; outros, que é um “espírito-guia”; outros ainda, que é um “profeta”. Mas, em um mundo contaminado pelo indiferentismo religioso, onde o que vale é “crer em alguma coisa”, quem está disposto a reconhecer no filho da Virgem Maria o “Cristo de Deus”, como fizeram os Apóstolos e como faz ao longo dos séculos a santa Igreja Católica? Meditação — 1.O Evangelho deste domingo traz à tona uma questão bastante atual: afinal, quem é Jesus de Nazaré? Boa parte de seus contemporâneos via-o com bons olhos, e chegava mesmo a acreditar que seria Elias ou João Batista. Seja como for, essas opiniões, por mais positivas que fossem, não correspondiam à identidade de Jesus. Eram apenas opiniões generalizadas. Do mesmo modo, as pessoas do mundo de hoje até gostam de Jesus e enxergam nele uma “pessoa iluminada”. Mas poucos estão convictos de que Ele seja mesmo o “Filho de Deus” encarnado. A pergunta sobre a real identidade de Jesus de Nazaré está fatalmente ligada àquela ideia religiosa, muito disseminada atualmente, de que “o importante mesmo é crer em alguma coisa”. De acordo com essa mentalidade, todas as religiões seriam expressão de um único e mesmo Deus. Portanto, não faria sentido defender a primazia de qualquer religião sobre as demais, pois, de um lado, isso seria uma grosseria e, do outro, geraria divisões na comunidade dos homens. A atitude religiosa mais correta seria, no fim das contas, a do indiferentismo. 2.O verdadeiro cristianismo, no entanto, é uma pedra de tropeço para essa mentalidade, pois a fé dos Apóstolos sustenta há dois mil anos que Jesus, o filho de Maria, não foi simplesmente um “profeta”, mas uma Pessoa Divina que se encarnou neste mundo, a fim de redimir a humanidade de seus pecados. Aquela criança na manjedoura era, por natureza, o regente de todo o universo, o alfa e o ômega, o princípio e o fim. A fé católica professa, pois, algo incompatível com o indiferentismo religioso. Para nós, Jesus não é um “iluminado” ou um “espírito-guia”. Ele é o próprio Deus. O escândalo do cristianismo é que ele põe em xeque todas as outras religiões. Ou elas estão certas e o cristianismo errado, ou o cristianismo está certo e nós temos de abraçá-lo. Não há outra alternativa. Ainda que muçulmanos e budistas vejam Jesus como um “profeta” ou “outro Buda”, não podemos dizer que a opinião deles vale tanto quanto a Tradição Apostólica. Deus tem de ser encontrado em Jesus Cristo, o Verbo encarnado que veio a este mundo para nos trazer a redenção. Qualquer doutrina diferente dessa não pode ser chamada de cristianismo, nem ser aceita pelos católicos como uma religião verdadeira. 3.Nos últimos 300 anos, uma mentalidade maçônica tomou conta da cultura, diluindo o cristianismo no caldo relativista que a maçonaria propõe às sociedades modernas. As pessoas estão pensando como os maçons, mesmo que não o sejam de fato. Para eles, tanto vale a Revelação da Bíblia Sagrada quanto a de qualquer outra religião. Mas isso não é cristianismo, nem jamais será. À pergunta de Jesus — “e vós, quem dizeis que eu sou?” — os católicos só podemos dar uma única resposta: “Meu Senhor e meu Deus”. Essa profissão de fé não significa, porém, um desprezo pelos que não creem em Cristo, mas um chamado para que eles venham fazer parte desta mesma família católica. E o mesmo dizemos aos cristãos não-católicos. Esse mesmo Jesus encarnado deixou-nos um sacramento pelo qual devemos dar a nossa própria vida. Dentro dos sacrários existe um ser humano vivo, ao qual todos devemos nos dobrar. A nossa santa Igreja Católica é a única e verdadeira Igreja de Cristo, que se fez homem na história e está presente na Divina Eucaristia. Por isso é que, unidos a Pedro, iremos professar até o fim dos séculos a única religião, que o Pai do Céu lhe revelou: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!” (Mt 16, 16). Oração— “Escutai, Senhor, a voz de minha oração, tende piedade de mim e ouvi-me. Fala-vos meu coração, minha face vos busca; a vossa face, ó Senhor, eu a procuro. Não escondais de mim vosso semblante” (Sl 26, 7-9). Propósito— Meditar, com o documento da Congregação para a Doutrina da Fé, sobre a inconciliabilidade entre fé cristã e maçonaria.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Dehonianos (Blog: https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3835)_


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